Browser Microsoft Edge

O Microsoft Edge com base no Chromium já se encontra disponível na release final.

ukHpIJj.png


Após instalação irá sobrepor-se ao Edge legacy/nativo, que desaparecerá. Por essa razão não será possível desinstalar o novo Edge com base no Chromium.

Link directo da Microsoft: https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=2069324&Channel=Stable
Pelos vistos é possível ou anular a instalação da versão Chromium, ou ter ambas as versões instaladas lado a lado
 
A respeito disso estou a escrever esta resposta a correr o Edge em Linux usando o Wine via Lutris...
Como não existe um script Lutris, tive que instalar manualmente com um WINEPREFIX separado usando o Wine padrão de sistema que não têm problema na instalação, e depois criar manualmente a ficha de identificação. :002:

Recomenda-se que transfera a versão Windows 7 para evitar problemas, uma vez que na versão Windows 10 terá que aceitar correr o WUSA para aceder ao Windows Update (O Wine Staging 5.0 já suporta WUSA, porém é conveniente evitar extras) :002:

No entanto requer obrigatoriamente as seguintes opções:
1. Ligar o DXVK, ou terá um ecrã preto ou uma performance horrível.
2. Instalar as versões do Wine dos repositórios do Lutris que contenham o suporte experimental para renderização Vulkan em janelas (child window rendering), do qual felizmente a versão 5.0-Lutris já é um exemplo actualizado.
3. Active o sandbox nas opções do Lutris, para melhor protecção.
4. Instale drivers com suporte API Vulkan 1.1 or superior.

Com isso verifico que sites como o Youtube abrem bem os vídeos com aceleração gráfica via DirectX 11 (aí o DXVK faz milagres), que doutra forma (WineD3D) teria uma performance sofrível.
O site zwame abre bem, e permite usar as ferramentas.
Existe algum lag em certas operações, quando se abre abas com outras a correr (especialmente com vídeo FullHD), embora recupere depressa.
Abre os ficheiros PDF no leitor interno, e até imprime para ficheiro PDF sem problemas! :n1qshok:
No entanto falha sempre em fazer um download genérico.
Certas operações podem crashar o browser, infelizmente.
 
Última edição:
Quem utiliza este browser sabe dizer se vale a pena comparado com o Google Chrome, por exemplo? Eu queria experimentá-lo mas não sei como actualizar o Edge que veio com o Windows, visto que tenho as actualizaçoes automáticas desligadas, faço tudo à unha, e o MEC faz actualizações do Windows durante a instalação. Eu estou no Windows 10 Pro x64 v1809, o meu hardware é velhote, a motherboard e o processador já têm 8 anos, tenho medo de actualizar para a 2004 e ser incompatível, como já vi em muitos casos por aí. Há alguma maneira de fazer o update totalmente offline, sem precisar do Windows Update?
 
O novo Edge tem a mesma base que o google chrome, ou seja chromium, tem algumas melhorias, mas é basicamente igual, tudo o que usas no chrome dá para usar no Edge, é tudo uma questão de preferências.

Se queres testar tens aqui a versão offline para instalar --> clicar aqui <-

Quanto a ter uma versão do windows 10 mais velha e updates desativados, olha que isso mais tarde ou mais cedo vais ter problemas, pois há aplicações que a dada altura vão requisitar update para uma versão do Windows mais recente se as queres continuar a utilizar, e não há forma de contornar offline, pois as coisas são cada vez mais dependentes do Windows update.
 
O novo Edge tem a mesma base que o google chrome, ou seja chromium, tem algumas melhorias, mas é basicamente igual, tudo o que usas no chrome dá para usar no Edge, é tudo uma questão de preferências.

OK!

Se queres testar tens aqui a versão offline para instalar --> clicar aqui <-

E não pede ficheiros do Windows Update?

Quanto a ter uma versão do windows 10 mais velha e updates desativados, olha que isso mais tarde ou mais cedo vais ter problemas, pois há aplicações que a dada altura vão requisitar update para uma versão do Windows mais recente se as queres continuar a utilizar, e não há forma de contornar offline, pois as coisas são cada vez mais dependentes do Windows update.

Eu sei disso mas até Novembro deste ano a Microsoft ainda dá assistência ao 1809, depois tomo coragem e instalo a versão mais recente. Já instalei no meu portátil e correu tudo bem, mas tem um hardware mais novo. Enfim, vamos ver como corre.
 
cascao1970

Pois era a situação que eu tinha referido atrás, o novo edge quando foi lançado já se ia na versão 1903 e depois passou a ser definitivo na ultima versão 2004.
 
Eu troquei do chrome para o chromium edge á meses e nunca mais volto atras, mais lightweight que o chrome e faco o mesmo nele, a quantidade de ram e cpu que o edge usa é bastante menos comparado com o chrome também, nao vejo nenhuma razao para o meu uso pessoal para alguma vez instalar o chrome outra vez.
 
Tenho usado o novo Edge e estava bastante satisfeito.

Mas tenho um problema muito chato. Em muitos campos de pesquisa o input do teclado não é considerado durante uns segundos. Ficando o browser quase 'frozen'. Passados alguns segundos (2 até 10seg) todas as letras que escrevi aparecem de uma vez.

Tenho o Edge e W10 atualizados. Tudo o resto funciona normalmente no PC. Tenho o Kaspersky Total Security e quando o desligo parece ficar tudo normal.

Arruína-me a produtividade e não estou a conseguir resolver esta questão. O AV nunca tinha dado qualquer tipo de problema.
 
Tenho usado o novo Edge e estava bastante satisfeito.

Mas tenho um problema muito chato. Em muitos campos de pesquisa o input do teclado não é considerado durante uns segundos. Ficando o browser quase 'frozen'. Passados alguns segundos (2 até 10seg) todas as letras que escrevi aparecem de uma vez.

Tenho o Edge e W10 atualizados. Tudo o resto funciona normalmente no PC. Tenho o Kaspersky Total Security e quando o desligo parece ficar tudo normal.

Arruína-me a produtividade e não estou a conseguir resolver esta questão. O AV nunca tinha dado qualquer tipo de problema.

Deverá ser mesmo do av, nao tenho esse problema. Tenta adicionar o edge á whitelist?
 
Shark00n

Há muito tempo que me deixei ficar pelo Windows defender que serve bem para o uso que dou ao pc, no entanto o Kaspersky é de facto um excelente antivírus sem duvida nenhuma, mas peca por ser demasiado intrusivo, o que acaba por originar situações como a que descreves, e se o pc já não for recente pior ainda, tenho muita gente conhecida que acabou por abandonar o mesmo por além de ser demasiado intrusivo, consumia demasiados recursos e fartaram-se ou ficaram-se pelo defender como eu ou optaram por outros antivírus.
 
Deverá ser mesmo do av, nao tenho esse problema. Tenta adicionar o edge á whitelist?

Obrigado! Não resolveu, infelizmente.

Mas já encontrei a solução:
No Kaspersky ir a Settings > Additional > Network, remover check em 'Trafic Processing'.
E ficou finalmente resolvido! :winknu:


Shark00n

Há muito tempo que me deixei ficar pelo Windows defender que serve bem para o uso que dou ao pc, no entanto o Kaspersky é de facto um excelente antivírus sem duvida nenhuma, mas peca por ser demasiado intrusivo, o que acaba por originar situações como a que descreves, e se o pc já não for recente pior ainda, tenho muita gente conhecida que acabou por abandonar o mesmo por além de ser demasiado intrusivo, consumia demasiados recursos e fartaram-se ou ficaram-se pelo defender como eu ou optaram por outros antivírus.

Não tive AV imensos anos. O Kaspersky TS fez-me mudar. Gosto e este é realmente o primeiro problema que encontro.
Além da ótima proteção em tempo real, tem um 'Game mode' e na altura arranjei uma licença para 3 máquinas, 3 anos por 20€ :P
 
Alguém sente muito menos fluidez no scoll em PDFs e em zoom in/zoom out em PDFs neste novo Edge?

Sinceramente o anterior era perfeito neste aspeto e o novo é só meh.
 
Back
Topo