1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por J_NUK_A, 29 de Agosto de 2008. (Respostas: 827; Visualizações: 77621)

1. DisturbedGod

DisturbedGod 1st Folding then Sex

Boas nunofls,

Vê lá se é isto que queres, na célula D1 introduz a seguinte função:

=SE(C1="h";A1&B1;"")
    Se o valor da célula C1 for igual a h então junta a célula A1 e B1. Se o valor de C1 for diferente que h então não acontece nada. Esta fórmula depende do que queres procurar na coluna C.

2. BolaBrancaV7

BolaBrancaV7 Power Member

Isto é uma dúvida que tens de um caso que estás a fazer ou é algum exercício para a escola? Esse título é muito específico.

Para teres um Vlookup a devolver valores de duas células diferentes tens de escrever duas fórmulas e juntar com o operador &

Algo assim: =VLOOKUP(D1;A1:C20;2;FALSE)&VLOOKUP(D1;A1:C20;3;FALSE)

3. Boas Vasco,
    Não é para escola, é para o trabalho. Envio link, o que pretendo é o que esta na coluna F.
    https://drive.google.com/open?id=1cnLvFEtQ3AFVrPmtvNwbHPkiz35K2RH81zjYchfnCvI

Podem ajudar?

4. BolaBrancaV7

BolaBrancaV7 Power Member

Qual é o número máximo de repetições? Se for no máximo duas, acho que é fazível, se for diverso, penso que (através de fórmulas) não seja fácil de devolver na mesma célula.

Safas-te com o Inglês? Esta explicação parece-me a mais próxima daquilo que eu utilizaria: https://www.ablebits.com/office-addins-blog/2017/02/22/vlookup-multiple-values-excel/

5. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Formatação Condicional

Conforme o valor de uma determinada célula, a linha (até ao fim da tabela) onde essa célula está fica de uma determinada cor.
    Por exemplo, se a célula A1 tiver o valor de 1, essa linha (1) fica verde. Se tiver o valor de 0, fica vermelha (o exemplo é com 1 e 0, mas pode ser com valores de texto, e pode ser mais que 2 valores).

Estou a conseguir fazer isto, mas para uma linha de cada vez, em vez de para a tabela toda de uma vez só.
    Como poderei fazer para uma tabela inteira, de uma vez só?

Desde já agradeço a ajuda :)

6. cfmdias

cfmdias Power Member

Seleccionas todas células ou colunas onde queres a formatação.

Vais ao Conditional Formatting, escolhes "New Rule".

Depois escolhes "Use a formula...", e em baixo onde diz "Format values where..." colocas $A1="0". Depois clicas em format e escolhes a formatação pretendida.

Repetes os passos para os outros valores que pretendes (1, 2, etc).

;)

7. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Já fiz isso. O problema é que isso só funciona com os valores da célula A1. E as outras linhas? A2, A3, etc...
    O problema está aqui. Fazer para meia dúzia de linhas é fácil, mesmo que tenha que fazer uma linha de cada vez.
    Mas e fazer para uma tabela inteira, com centenas de linhas?

8. cfmdias

cfmdias Power Member

Tens que fazer exactamente pela ordem que indiquei.

Por exemplo, se queres que esta regra se aplique da coluna A à coluna P, antes de criares a regra, seleccionas estas colunas.

Entra na opção Conditional Formatting e escolhe "Manage Rules", tem que estar parecido com isto:

https://imgur.com/a/GUCPi4K

9. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Fiz exactamente como disseste, não dá. Fica a tabela toda vermelha ou verde consoante o valor da célula que eu defino para o teste lógico, e só dessa célula.

10. ppt

ppt Power Member

Tens de mudar
    =$B$4=0
    para
    =$B4=0 (como o @cfmdias tem no seu exemplo)

Como tens, estás a fixar a linha 4 e ele vai fazer o teste sempre com essa linha.

11. ][_PWNN_][

][_PWNN_][ Power Member

Ah... pormenores :-D não tinha reparado nisso.

12. redrose

redrose Power Member

Pessoal, preciso de contar o nº de células numa tabela que tenham números terminados num determinado algarismo.
    Sei que para palavras é fácil utilizando por exemplo =CONTAR.SE(A2:A5;"*s")
    Como faço para números?

Obrigado!

13. ppt

ppt Power Member

Sendo apenas números inteiros:

Podes descobrir o resto da divisão por 10
    =RESTO(A1;10)
    e depois
    =CONTAR.SE(B1:B5;5)

Também podes converter para texto usando
    =TEXTO(A1;"#")
    e depois
    =CONTAR.SE(B1:B5;"*5")
    , mas é uma solução menos elegante e eficiente.

14. redrose

redrose Power Member

Então tenho de fazer uma tabela a partir da original onde calculo todos os restos de divisão por 10 e depois nessa é que conto os valores que quero? É isso? ou posso fazer diretamente a partir da tabela original?

15. ppt

ppt Power Member

Estive a pesquisar no Google e encontrei isto que funciona:
    =SOMARPRODUTO(--(MOD(A1:A5;10)=5))

Tenho de perceber o que fazem os "--".

16. redrose

redrose Power Member

Não consigo aplicar isso.
    Dá erro.

17. cfmdias

cfmdias Power Member

Experimenta assim:
    =SUMPRODUCT(--(RIGHT(A1:A5)="8"))

Se quiseres que a formula vá buscar o valor a contar noutra célula, essa terá que estar formatada como texto e não como numero, senão não funciona.

Ex:
    =SUMPRODUCT(--(RIGHT(A1:A5)=B2))

18. redrose

redrose Power Member

Não estou a conseguir. Será de ter os valores em linha e não coluna?

19. redrose

redrose Power Member

Bem, acabei por fazer com esta sugestão do @ppt . Fiz uma tabela com os restos da divisão e depois fiz a contagem nessa tabela.
    Obrigado.

Agora tenho outro problema:

Na mesma tabela quero contar os nºs que começam por algarismos entre 3 e 6 em cada linha.
    Tem uma dificuldade extra que é o facto de não querer contar nºs só com um algarismo.
    Ou seja, deve contar nºs começados por 3, 4, 5 e 6, se e só se o nº tiver 2 algarismos.
    Isto acontece porque quem fez a tabela fez mal e, por exemplo, o nº4 não deveria ser 4 mas sim 04.
    Se alguém tiver uma ideia ágil de adicionar o "0" que falta neste nº com um só algarismo, também podemos tentar irt por aí.

20. ppt

ppt Power Member

Ora bem, para mostrares o 0 antes do 4, podes formatar o número com a formatação personalizada 00 (vai escrever 04). Mas o 4 continua a ser 4 em valor.

Para verificares se o número verifica as condições que impões, colocas um teste que resulta em 1 se for verdadeiro e em 0 se for falso, e depois somas para ter o total:
    =SE(E(NÚM.CARACT(A1=2);(A1-RESTO(A1;10))/10>=3;(A1-RESTO(A1;10))/10<=6);1;0)