Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Mais uma vez muito obrigado! Você(s) aqui no fórum é(são) incansável(is).
Vou experimentar (e tentar aprender) com este código. Não tenho conhecimentos de programação. Ando a ler/ver vídeos sobre VBA, mas não é fácil aprender nem tenho muito tempo.
De qualquer modo, acho que encontrei uma outra solução sem macros. Criei uma tabela "sombra" ao lado da original, onde coloco os valores que serão incluídos na fórmula da formatação condicional.
Envio em anexo um exemplo porque pode ser útil a alguém -- e é uma forma de agradecer o cuidado que têm tido a ajudar-me :)
https://drive.google.com/file/d/1EuDbvrnzhN1CYpYBCgWEHtzF4sQvXrv8/view?usp=sharing
 
Mais uma vez muito obrigado! Você(s) aqui no fórum é(são) incansável(is).
Vou experimentar (e tentar aprender) com este código. Não tenho conhecimentos de programação. Ando a ler/ver vídeos sobre VBA, mas não é fácil aprender nem tenho muito tempo.
De qualquer modo, acho que encontrei uma outra solução sem macros. Criei uma tabela "sombra" ao lado da original, onde coloco os valores que serão incluídos na fórmula da formatação condicional.
Envio em anexo um exemplo porque pode ser útil a alguém -- e é uma forma de agradecer o cuidado que têm tido a ajudar-me :)
https://drive.google.com/file/d/1EuDbvrnzhN1CYpYBCgWEHtzF4sQvXrv8/view?usp=sharing
Obrigado pela partilha. Apesar de a sua solução ser menos "limpa", acaba por ser mais prática no dia-a-dia pois pode a qualquer momento adicionar novas tabelas sem ter de se preocupar em eliminar as formatações condicionais anteriores e voltar a correr a macro de raíz.
 
Malta uma questão: entrei agora no mundo VBA, por força de necessidade do sítio onde trabalho e da função (Engenheiro de produção) onde vou ter de criar algumas macros que me possibilitem explorar ainda mais e mais error proof determinados erros no chão de fábrica. Pergunto se porventura há algum livro mais aconselhado/curso que se possa fazer, até nível avançado (o básico estou a começar agora a fazer). Sendo que apenas tive C++ na faculdade já há uns anos valentes, espero que a lógica de programação ainda esteja presente na minah cabeça.
Por agora comecei um curso numa plataforma online, mas gosto sempre de ter o livro quando estou a estudar algo.
 
Malta uma questão: entrei agora no mundo VBA, por força de necessidade do sítio onde trabalho e da função (Engenheiro de produção) onde vou ter de criar algumas macros que me possibilitem explorar ainda mais e mais error proof determinados erros no chão de fábrica. Pergunto se porventura há algum livro mais aconselhado/curso que se possa fazer, até nível avançado (o básico estou a começar agora a fazer). Sendo que apenas tive C++ na faculdade já há uns anos valentes, espero que a lógica de programação ainda esteja presente na minah cabeça.
Por agora comecei um curso numa plataforma online, mas gosto sempre de ter o livro quando estou a estudar algo.
Se não tiver mesmo de ser em VBA, recomendaria explorares a linguagem Python.

Se tens mesmo de usar folhas Excel e não quiseres usar uma linguagem "externa", a minha recomendação é ires fazendo pesquisas no Google para cada passo que queiras fazer em que estejas a ter dificuldades.
 
Ainda bem que encontrei esta zona, estou com uma dificuldade em criar uma formatação condicional, mas algo complexa, nem sei se é possível.
Tenho duas tabelas em sheets diferentes
1ª Tabela
Coluna A (nome produto) Col. B (gordura min) Col. C (gordura máx) Col. D( água Min.) Col. E (Água máx.)

Na 2ª tabela
Irão sendo feitos registos diferentes por exemplo

Coluna A (produto) Col. B (resultado gordura) Col. C (resultado água)

O que eu quero é que para cada resultado coloque verde ou vermelho caso esteja dentro ou fora daquele intervalo.
De notar que os intervalos são diferentes para cada produto.

Qual a melhor maneira de fazer isto?
 
Não sei se consegues fazer isso apenas com formatação condicional, mas se fizeres umas fórmulas "If" ao lado da tabela que até poderão estar escondidas acho que dá para fazer o que queres.
 
Ainda bem que encontrei esta zona, estou com uma dificuldade em criar uma formatação condicional, mas algo complexa, nem sei se é possível.
Tenho duas tabelas em sheets diferentes
1ª Tabela
Coluna A (nome produto) Col. B (gordura min) Col. C (gordura máx) Col. D( água Min.) Col. E (Água máx.)

Na 2ª tabela
Irão sendo feitos registos diferentes por exemplo

Coluna A (produto) Col. B (resultado gordura) Col. C (resultado água)

O que eu quero é que para cada resultado coloque verde ou vermelho caso esteja dentro ou fora daquele intervalo.
De notar que os intervalos são diferentes para cada produto.

Qual a melhor maneira de fazer isto?
Possível, é: https://transfer.sapo.pt/downloads/...b6-1b6a965ccca5/sapotransfer-5ea383d440b79QD/

Apenas tem um exemplo, depois terias de replicar algo semelhante para a água e para os valores que ficam a vermelho. De notar que na fórmula da formatação condicional A2 e B2 estão sem os $ para que a formatação condicional vá mudando a célula a testar enquanto vai sendo aplicada a um conjunto de valores. Caso contrário, na linha 3 iria usar A2 e B2 como teste em vez de usar A3 e B3.

Mas eu diria que o melhor é fazeres como o @MacFreak95 sugeriu e teres uma coluna adicional que faça o cálculo da condição e depois usar essa coluna como fonte para a formatação condicional. Fica mais claro e mais simples de detetar erros.
 
Malta andei a ver online mas não consegui encontrar solução para isto.

Tenho uma macro a correr que me copia dados de um excel para outro. Estes 2 excels estão os dois na mesma pasta no onedrive. Acontece que se estiver a depurar o código, quando vou a abrir o excel de destino com o comando workbooks.open, ele basicamente processa o resto da macro sem eu ter dado ordem para tal.

Esta situação acontece se eu tiver os ficheiros no onedrive. Se os colocar no disco do PC isto já não se sucede. Alguém já passou por isto? Não tem a ver com a tecla shift, a macro corre através de um botão na planilha.

Ando às voltas para tentar resolver isto e não estou a conseguir.
No final dessa passagem de dados dou ordem para guardar e fechar este 2º Excel e isso acontece, no entanto a sincronização não é feita, o ficheiro fica no estado de sincronização pendente e tenho quase a certeza que é devido a este erro.
 
Tenho um Shelly EM que me contabiliza o consumo do carro elétrico. Exportei os dados mas vem tudo numa coluna apenas. Há forma de ir buscar, de forma automática, o valor dos kWh?

QvaTWUe.png


Edit: Já me consegui desenrascar. Dados - Texto para Colunas :D
 
Última edição:
Precisava de uma ajuda tenho um Excel formatado para organizar os dados por datas da mais antiga para a mais recente , se meter por exemplo 20/11 ele assume 20 de Novembro de 2022 mas se meter 01/02 ele assume de 2022 e não de 2023 consigo alterar isto?
 
Tenho aqui um Excel para contagem de dinheiro do caixa diário no trabalho em que se coloca o número de moedas/notas para cada moeda/nota e no final soma o total de moedas com o total de notas e faz o total do valor em dinheiro.
Este resultado é comparado com o que é suposto ter de dinheiro no caixa tendo em conta todas as vendas a pronto/despesas, etc e se estiverem os 2 valores iguais fiz forma de aparecer "ESTÁ OK" a verde, se estiver a faltar "FALTA xxx€" a vermelho, se estiver a restar "TEM A MAIS xxx€" a amarelo.
Já reparei que às vezes mesmo estando o valor igual visualmente, aparece por exemplo "TEM A MAIS 0.00€", supus que tem a haver com arredondamentos, fiz numa célula para mostrar várias casas decimais e realmente está a dar tipo 0.000000001 a mais e está a assumir esse 0.000000001 além de só aparecerem 2 casas decimais.
Como pode isto acontecer, se supostamente, apenas são calculados (somas e multiplicações) de valores com, no máximo 2 casas decimais.

(é apenas uma questão de estética porque sei que está ok, mas se houvesse forma fácil de ficar ok ainda corrigia)
Segue abaixo 2 exemplos para melhor visualização:

bZilG1x.jpg


YLuCeMP.jpg
 
Última edição:
Já consegui mas acho estranho na mesma, já agora se alguém souber explicar o porquê...

A célula do "saldo para o dia seguinte" em vez de ser na realidade 567.4200000 é 567,419999999999, fiz =ARRED a 2 casas e já aparece o "ESTÁ OK", conseguem explicar porque o resultado de 1378.70 - 811.28 no excel dá 567,419999999999 em vez de 567.42?
 
Última edição:
Penso estar relacionado com isto: https://docs.python.org/2/tutorial/floatingpoint.html

Nomeadamente:
Código:
>>> 0.1 + 0.2
0.30000000000000004
"Note that this is in the very nature of binary floating-point: this is not a bug in Python, and it is not a bug in your code either. You’ll see the same kind of thing in all languages that support your hardware’s floating-point arithmetic (although some languages may not display the difference by default, or in all output modes)."
 
Boa noite. Criei uma grelha em Excel que recorre a macros. Gostaria de usá-la on-line, mas quer o Excel do Office Online, quer o Google Sheets não permitem o uso de macros. Haverá algum outro espaço on-line onde isso seja possível? Se não, que outro software on-line aconselhariam a usar em substituição do Excel? Muito obrigado.
 
Afinal parece que posso usar Macros no Google Sheets...
Encontrei aqui um vídeo interessante sobre o assunto, que resolve o meu problema.
Fica aqui para quem interesse:
 
Boa noite a todos. Meu problema é simplesinho, mas não estou conseguindo resolver sozinho:
Preciso arredondar para o múltiplo de 5 mais próximo, após a virgula.
Por exemplo: 2,33 = 2. 2,66 = 2,5. 3,99 = 4. Etc.
Quando eu uso ARREDONDAR.PARA.BAIXO, ele me da 2,3, por exemplo. Não sei como explicar pro Excel que só quero múltiplos de 5. Tem como?
 
o chatgtp é uma coisa fantastica

in excel how to round to a decimal number to a multiple of 5

To round a decimal number to a multiple of 5 in Excel, you can use the following formula:
=MROUND(original number, 0.05)
For example, if the original number is 2.48, the formula would be:
=MROUND(2.48, 0.05)
And the result would be 2.5, which is the nearest multiple of 5.
 
Obrigado! Foi quase isso.
Tive que achar a formula MROUND pro Excel em portugues e é MARRED. Tentei igualzinho e ficou =MARRED (2,33;0,05) e ele dava 2,4.
Quando tentei =MARRED (2,33;0,5) ele arredondou pra 2,5 certinho! Muito obrigado rjSampaio.
 
Back
Topo