Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Tenho vários ficheiros, um para cada mês, com algumas estatísticas sobre um serviço.
Depois tenho um outro ficheiro onde tenciono ir buscar os totais dos outros ficheiros, para fazer uma estatística geral.

Nesse ficheiro, coloco na célula um = e depois selecciono a célula que quero do ficheiro correspondente ao mês em questão.

Funciona... desde que eu não feche o ficheiro do mês e/ou o da estatística geral.
Se fechar um deles, as células ficam com o erro #REF!, embora nada tenha mudado...

Como posso resolver isto?

pode ser mais asustador, mas o resultado final é sempre melhor.

assumindo que tens os ficheiros do mes sempre na mesma pasta/pastas,
  1. no ficheiro principal vai a tab "Data"
  2. "From File" -> "From folder"
  3. escolhe a pasta principal com os restantes
  4. vai ler e deves escolher o que queres fazer com os ficheiros
  5. ...
  6. profit
tens aqui um tutorial

Tenho um excel com mais de 1000 linhas.
Numa das colunas tenho uma lista suspensa com centenas de hipóteses.
É possível inserir uma função de autocompletar nesta lista? Ou de reduzir as opções na lista suspensa se eu inserir algumas palavras-chave?
Assim como o documento está tenho que fazer scroll até encontrar a opção pretendida.

Eu fiz isso há uns tempos da seguinte forma:
Tenho a folha "Dados Clientes" que é onde tenho a base de dados dos clientes, organizado assim: Nº Cliente | Nome Cliente | Contacto Cliente | ... tudo devidamente preenchido.

código da célula K3: =SE(Folha1!B3="";"";Folha1!B3)
código da célula K4: =FILTRAR(NomeCliente;É.NÚM(PROCURAR(D3;NomeCliente)))

Nota: a tabela "NomeCliente" criei ao selecionar a coluna toda "Nome Cliente" e nomear a mesma na "Caixa de nome" que está atrás da barra das fórmulas.

Na "Folha1" a lista está definida da seguinte forma:

Assim que começo a introduzir o nome do cliente que efetua o pedido na célula da lista, é logo filtrado para os que correspondem ao texto. Espero que tenha conseguido explicar de forma a entenderes.

Tenho uma coluna (A) em que cada linha tem uma data, introduzida à mão.
Tenho uma outra coluna (B) que calcula uma nova data a partir da data na coluna A, adicionando 10 dias.

Pretendo criar uma formatação condicional tal que
  • Se a data em B for HOJE, a célula fica verde (feito);
  • Se a data em B for AMANHÃ, a célula fica amarela (feito);
  • Se a data em B já tiver passado, a célula fica vermelha (é isto que falta)

As duas primeiras dão para fazer de forma automática, porque o próprio criador das condições permite definir o HOJE e o AMANHÃ.
A outra não dá, tenho que fazer uma fórmula à mão.
O problema é que não estou a ver como fazer de forma a que uma fórmula funcione para todas as linhas (podem ser umas dezenas, talvez 100+) de forma independente.

É simples:
- Seleccionas as células que queres formatar.
- Vais à formatação condicional e escolhes "Nova Regra".
- Escolhes a segunda opção: "Formatar apenas células que contêm".
- Nas opções mais abaixo, escolhes "Menos que" e no campo ao lado colocas =HOJE().

Isto vai formatar todas as células com data anterior ao dia de hoje, ou seja datas que já passaram.

É possível criar um perfil de formatação de células? De forma a q eu consiga aplicar determinadas formatações de uma só vez e não célula a células.

Isto é, imagine-se um EXCEL para gerir os horários de uma empresa.

Tenho uma coluna para cada dia do ano e uma linha por funcionário.

Cada célula corresponde à um horário de um determinado funcionário.

Para cada horário tenho regras de formatação condicional (se estiver de férias fica a verde, se estiver de folga fica a amarelo, etc...).

O problema é o seguinte: se eu quiser criar uma nova regra de formatação condicional vou ter que o fazer para todas as células da minha folha. Isto é impraticável.

Há forma de contrariar isto?

É possível criar um perfil de formatação de células? De forma a q eu consiga aplicar determinadas formatações de uma só vez e não célula a células.

Isto é, imagine-se um EXCEL para gerir os horários de uma empresa.

Tenho uma coluna para cada dia do ano e uma linha por funcionário.

Cada célula corresponde à um horário de um determinado funcionário.

Para cada horário tenho regras de formatação condicional (se estiver de férias fica a verde, se estiver de folga fica a amarelo, etc...).

O problema é o seguinte: se eu quiser criar uma nova regra de formatação condicional vou ter que o fazer para todas as células da minha folha. Isto é impraticável.

Há forma de contrariar isto?
Se percebi bem o problema, aplicas a formatação condicional a uma célula única com recurso a uma fórmula. O cuidado que tens de ter é, nessa fórmula, onde por exemplo aparece =$F$11=1, tens de tirar os $, ficando =F11=1 para que a formatação condicional vá mudando de célula para célula de acordo com o "movimento".

Boa tarde.

Quero que uma célula apresente o meu conteúdo de outra célula (e se possível, a mesma formatação).

Por exemplo, quero que a célula F26 devolva o conteúdo da célula F08.

Mas ao fazer isso, se a célula F08 não contiver nada, é devolvido o valor zero. Como faço para não devolver nada?

E já agora, existe forma de assumir a mesma formatação?

Podes usar um if(A1=0;"";A1), mas vai dar erro se quiseres fazer fórmulas. Outra opção é formatação condicional com 0 igual a letra branca.

Então e se quiser aplicar a mesma regra de formatação condicional para diferentes textos?

Por exemplo, quero criar uma única regra para que o valor «Grupo 1» e «Grupo 2» fiquem automaticamente com a mesma formatação. Só o estou a conseguir fazer com 2 regras (1 para cada).

O problema é que quero aplicar esta regra a múltiplas células. Ou seja, consigo aplicar a regra a uma célula mas quando tento estender a outras células não funciona.
Penso que não é possível, a não ser que nas primeira tenhas um conditional formatting e depois copies o mesmo conditional formating para as segundas. Dessa forma, quando a formatação altera na primeira, vai altera na segunda. Mas só funciona para conditional formating que é pré definida, o que é algo limitador.

Agora formatações manuais, tipo decidir querer esta a bold, aquela a amarelo e a outra em fundo rosa e depois ter as segundas também na mesma formatação penso que só com VBA.

Numa fórmula excel com referências para um excel externo, é possível, de alguma forma, se o nome desse livro for alterado, a fórmula no primeiro excel alterar automaticamente?

Por exemplo tenho esta fórmula:

=CONTAR.SE.S([REGISTOS.xlsx]2024!$D$4:$D$5000;"SIM";[REGISTOS.xlsx]2024!$G$4:G$5000;B60)

Esta fórmula contém um argumento que vai buscar informação a outro ficheiro excel com o nome REGISTOS, mais concretamente à folha 2024.

Mas se eu alterar o nome deste segundo Excel, por exemplo para REGISTOS2, a fórmula do primeiro excel vai perder a sua referência.

Existe forma de fazer estas alterações à fórmula ocorrerem automaticamente?

Numa fórmula excel com referências para um excel externo, é possível, de alguma forma, se o nome desse livro for alterado, a fórmula no primeiro excel alterar automaticamente?

Por exemplo tenho esta fórmula:

=CONTAR.SE.S([REGISTOS.xlsx]2024!$D$4:$D$5000;"SIM";[REGISTOS.xlsx]2024!$G$4:G$5000;B60)

Esta fórmula contém um argumento que vai buscar informação a outro ficheiro excel com o nome REGISTOS, mais concretamente à folha 2024.

Mas se eu alterar o nome deste segundo Excel, por exemplo para REGISTOS2, a fórmula do primeiro excel vai perder a sua referência.

Existe forma de fazer estas alterações à fórmula ocorrerem automaticamente?
Que eu saiba só se tiveres abertos ambos os ficheiros abertos.

No teu exemplo, se tiveres o REGISTOS aberto e fizeres save as REGISTOS2, a folha que está ligada ao REGISTOS vai actualizar as formulas para REGISTOS2, desde que também esteja aberta no momento em que fazes save as.

Tenho uma tabela com varias colunas e numa delas estão valores em €. O que queria é que todos os dias, automaticamente me fosse atualizado o valor com uma taxa anual de 4%. De salientar que tenho o Excel em Português. Obrigado

Back