Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

Boas. Tenho uma pequena dúvida, que desconfio que seja bastante simples para quem domina o Excel, cá vai:
1- ficheiro com uma tabela com 4 colunas
2- ficheiro com uma tabela com 2 colunas
No 1° ficheiro queria acrescentar uma coluna em que a informação posta em cada linha, texto, fosse introduzida automaticamente em resultado do que está na 1° coluna dessa tabela com o texto do ficheiro 2 na 2° coluna. De referir que em ambos os ficheiros os dados das 1° colunas são iguais, sendo que no 1° ficheiro repetem e no 2° ficheiro não. Obrigado
Acho que percebi o que queres.

Vou admitir que em cada ficheiro os dados começam na 2.ª linha, pois provavelmente terás cabeçalhos nas colunas.

No ficheiro 1, na célula E2 escreves:
=VLOOKUP(A2;[ficheiro2.xlsx]'Folha'!$A$2:$B$1048576;2;FALSE)
E depois copias essa fórmula para baixo.

A explicação da fórmula é esta: usar uma função de procura num conjunto de células, procurando o valor de A2 no "ficheiro2.xlsx", na folha com o nome "Folha", na primeira coluna da seleção de células dos dados que interessam, devolvendo o valor da coluna 2 dessa seleção, devendo o valor procurado corresponder exatamente ao valor encontrado ("FALSE").
 
Preciso de contar os 'Dog' com a data '17/12/2020' nesta tabela. O resultado deverá ser 3.



Já tentei combinações do COUNTIF e do VLOOKUP, sem sucesso.

Alguém me ajuda?
 
Acho que percebi o que queres.

Vou admitir que em cada ficheiro os dados começam na 2.ª linha, pois provavelmente terás cabeçalhos nas colunas.

No ficheiro 1, na célula E2 escreves:
=VLOOKUP(A2;[ficheiro2.xlsx]'Folha'!$A$2:$B$1048576;2;FALSE)
E depois copias essa fórmula para baixo.

A explicação da fórmula é esta: usar uma função de procura num conjunto de células, procurando o valor de A2 no "ficheiro2.xlsx", na folha com o nome "Folha", na primeira coluna da seleção de células dos dados que interessam, devolvendo o valor da coluna 2 dessa seleção, devendo o valor procurado corresponder exatamente ao valor encontrado ("FALSE").
OK.Obrigado
 
NR1uZC5.png


Queria que todos os números desta coluna começassem por "3.", as primeiras 3 linhas mudei à mão. Há forma de selecionar a coluna toda e acrescentar "3." no inicio de forma automática?
 
Numa coluna à parte, usas o concatenar para juntar "3." ao valor das células originais. Depois copias o resultado para a coluna original.
 
Olá a todos. A minha dúvida é sobre como posso usar o nome de um livro dentro de uma fórmula com a função INDIRETO. Estive a ver este vídeo, mas ele só explica como se pode usar o nome das folhas e não de um outro ficheiro. Desde já, o meu muito obrigado pela ajuda.
 
Olá a todos. A minha dúvida é sobre como posso usar o nome de um livro dentro de uma fórmula com a função INDIRETO. Estive a ver este vídeo, mas ele só explica como se pode usar o nome das folhas e não de um outro ficheiro. Desde já, o meu muito obrigado pela ajuda.
='[ficheiro.xlsx]Sheet1'!$A$1
ou
='C:\Users\utilizador\Desktop\[ficheiro.xlsx]Sheet1'!$A$1
 
='[ficheiro.xlsx]Sheet1'!$A$1
ou
='C:\Users\utilizador\Desktop\[ficheiro.xlsx]Sheet1'!$A$1

Agradeço a atenção dada ao meu problema, mas é um pouco mais complicado do que simplesmente colocar a designação do livro. A sugestão seria boa se eu tivesse um pequeno número de livros para consultar...
Referi a função INDIRETO na minha questão porque tenho algumas centenas de livros de que tenho de retirar informação e o copiar/colar leva uma eternidade...
A ideia é criar uma fórmula única em que a designação destes livros (os nomes são algarismos de 001 a 500) pudesse ser incrementada com o arrastamento do cursor.
Não sei se estou a conseguir explicar bem...
 
entao simplifica a coisa

controi a string com o nome do ficheiro a parte com o arrastar e depois usa na formula.

1a= 001
1b = "file_" & a1 & ".xlsx"

é so arrastares o a e b
 
Agradeço a atenção dada ao meu problema, mas é um pouco mais complicado do que simplesmente colocar a designação do livro. A sugestão seria boa se eu tivesse um pequeno número de livros para consultar...
Referi a função INDIRETO na minha questão porque tenho algumas centenas de livros de que tenho de retirar informação e o copiar/colar leva uma eternidade...
A ideia é criar uma fórmula única em que a designação destes livros (os nomes são algarismos de 001 a 500) pudesse ser incrementada com o arrastamento do cursor.
Não sei se estou a conseguir explicar bem...
Hum... Agora percebi o problema, o INDIRETO não permite ligar a ficheiros externos...
 
entao simplifica a coisa

controi a string com o nome do ficheiro a parte com o arrastar e depois usa na formula.

1a= 001
1b = "file_" & a1 & ".xlsx"

é so arrastares o a e b

Obrigado pela resposta, mas não está a funcionar.
Para compreender melhor -- com o exemplo que me deu, o que aparece escrito na célula é: file_001.xlsx (não o seu conteúdo).
 
Haverá outra solução? Com outra função?
Ora bem, estou a imaginar que isto será algo para fazer 1 vez ou pontualmente. Se for o caso, acho que isto soluciona:

Escrever na célula A1:
001

Escrever na célula B1 o seguinte, adaptado ao teu caso, como é óbvio:
=CONCAT("substituir'C:\Users\utilizador\Desktop\["&A1&".xlsx]Sheet1'!A1")

Propagar para baixo as células de modo a teres a lista de caminhos a consultar, iniciando com a palavra "substituir".

Copiar os caminhos na coluna B para a coluna C, escolhendo colar como valores.

Selecionar as células da coluna C e no Find and Replace substituir a palavra "substituir" por "=", o que faz com que se transforme em fórmula.

Fiz aqui assim e funcionou.
 
Back
Topo