Microsoft Excel - Dúvidas e Suporte

como o @pedrom20 disse, com um if da a formula é

Código:
=IF(A2="Pfizer";B2+21;B2)
se no A2 estiver escrito "Pfizer", escreve o valor de B2 (data inicial) + 21, se não, escreve o valor de B2

Código:
vacina    data inicial    data final
AstraZeneca     03/03/2020    03/03/2020
Moderna    03/03/2020    03/03/2020
Pfizer    03/03/2020    24/03/2020
 
Obrigado! só falta saber como incluir as três palavras (Se pfizer, acrescenta 21 dias, se Moderna, acrescenta 28 dias, se AstraZeneca, acrescenta 7*12 dias)

Estou aqui a tentar se é conjungando o if com o OR, mas não estou a conseguir
 
podias ter dito :P, so nao percebi o a conta da Astra, mas tu acertas

Código:
=IF(A2="Pfizer";B2+21;IF(A2="Moderna";B2+28;IF(A2="AstraZeneca";B2+12;"ERRO")))

Código:
vacina    data inicial    data final
AstraZeneca    03/03/2020    15/03/2020
Moderna    03/03/2020    31/03/2020
Pfizer    03/03/2020    24/03/2020
tasca    03/03/2020    ERRO
 
Perfeito! Estava a fechar o parêntesis para cada IF, por isso estava a dar errado e comecei a tentar com o OR e afins... Uma salganhada!

Muito obrigado!

Edit: a conta do Astra é por ser 12 semanas (12*7). Podia ter feito logo a conta e colocado o número de dias :)
 
Última edição:
podias ter dito :P, so nao percebi o a conta da Astra, mas tu acertas

Código:
=IF(A2="Pfizer";B2+21;IF(A2="Moderna";B2+28;IF(A2="AstraZeneca";B2+12;"ERRO")))

Código:
vacina    data inicial    data final
AstraZeneca    03/03/2020    15/03/2020
Moderna    03/03/2020    31/03/2020
Pfizer    03/03/2020    24/03/2020
tasca    03/03/2020    ERRO
É exactamente isso. Como estava no telemóvel e com pouco tempo não meti logo aqui a formula porque notei logo que teria de ser um if dentro de outro por ser com três condições [emoji28]
 
Boa tarde.

Existe forma de introduzir numeros no excel e de cada vez que sejam introduzidos sejam automaticamente somados e adicionados a um determinado dado (tipo formulário)?
Passo a explicar: No meu serviço fazemos muita coisa à mão e recebemos muito material diariamente. O meu chefe, como dá muito trabalho apontar tudo à mão o que nos passa pela frente, "pediu" para fazer algo em excel (o que eu pouco, ou nada percebo :/). Não sei porque se virou para o meu lado...Imaginemos por exemplo que no serviço de obstetricia há um material que passa 10x num dia. Há forma de numa folha de excel colocar à medida que vai passando por nós 1, 3, 5 e aquilo no final aparecer um somatório desses valores?
Não sei se me fiz entender, de qualquer forma, obrigado
 
Podes fazer isso através de uma macro.

Crias a lista com os materiais e na coluna do lado vais incrementar a vezes que isso te passa pelas mãos.

Consegues através de macros criar um botão que cada vez que clicas nesse botão ele vai adicionar o valor 1 ou o que estiver defenido à célula com o número de vezes que isso te passou pelas mãos.

Não sei se me fiz entender, mas quando estiver no PC posso explicar melhor
 
Boas

Tenho uma tabela excel onde tenho as facturas que tenho de pagar em cada mês. Tenho por exemplo uma coluna com o valor a pagar da EDP e na coluna a seguir tenho a data limite para pagar. Quando for pago, a data será substituída pela palavra pago. Depois segue-se outra coluna para a água, internet, telemóvel, etc. Só que acontece que por vezes esqueço-me da data e lá vem a multa. Gostaria por isso, que a data de pagamento fosse exportada para o calendário da Google, para que assim, não me esquecesse. Apareceria em determinado dia no calendário, pagamento EDP. Será que é possível?

Obrigado
 
Débito direto...

Edit: Respondendo à questão, penso que o Excel não é talhado para esse tipo de coisas. Nem sei se com uma macro será possível, mas até pode ser pois um ficheiro ICS (de calendário) deve ser um ficheiro de texto. Possivelmente existem aplicações para telemóvel que podem fazer isso melhor do que alguma vez conseguirás no excel, pelo que o ideal será procurar uma.
 
Boa tarde malta, uma questão.

Stdwtt5


https://ibb.co/1Lc821K


Fiz uma formatação condicional no conjunto das células a amarelo, de modo a me dar o maior valor. Queria agora replicar isso em cada linha, com os valores que estão a vermelho. Se fosse a linha toda bastava usar o pincel, mas sendo dados seletivos em cada linha, não estou a conseguir encontrar nada sobre isso. É que ainda são à volta de 200 linhas que tenho para fazer. ~

Obrigado desde já
 
Última edição:
Boa tarde malta, uma questão.

Stdwtt5

https://ibb.co/1Lc821K

Fiz uma formatação condicional no conjunto das células a amarelo, de modo a me dar o maior valor. Queria agora replicar isso em cada linha, com os valores que estão a vermelho. Se fosse a linha toda bastava usar o pincel, mas sendo dados seletivos em cada linha, não estou a conseguir encontrar nada sobre isso. É que ainda são à volta de 200 linhas que tenho para fazer. ~

Obrigado desde já
Vou repetir algo que coloquei na página anterior:

Vou assumir que a célula "Posto 2" é composta pelas células C1 e D1 (não deste mais informação, mas depois é só ajustar a fórmula às linhas/colunas reais:
  • Seleciona apenas a célula D4
  • Conditional Formatting > New Rule... > Use a formula to determine which cells to format
  • Formula: =D4=MAX($D4;$F4;$H4;$J4) ou =D4=MÁXIMO($D4;$F4;$H4;$J4) se o teu Excel estiver em português
  • Formatar como pretendes
Usa o pincel para copiares a formatação dessa célula D4 para todas as células em que te interessa colocar essa formatação condicional (pode ser coluna a coluna). Ao propagares com o pincel ele vai atualizar todas as partes "não fixas" da fórmula, pelo que o "D4" vai mudar de acordo com o local onde estás a aplicar o pincel e as células do MAX/MÁXIMO apenas vão mudando de linha.
 
Vou repetir algo que coloquei na página anterior:

Vou assumir que a célula "Posto 2" é composta pelas células C1 e D1 (não deste mais informação, mas depois é só ajustar a fórmula às linhas/colunas reais:
  • Seleciona apenas a célula D4
  • Conditional Formatting > New Rule... > Use a formula to determine which cells to format
  • Formula: =D4=MAX($D4;$F4;$H4;$J4) ou =D4=MÁXIMO($D4;$F4;$H4;$J4) se o teu Excel estiver em português
  • Formatar como pretendes
Usa o pincel para copiares a formatação dessa célula D4 para todas as células em que te interessa colocar essa formatação condicional (pode ser coluna a coluna). Ao propagares com o pincel ele vai atualizar todas as partes "não fixas" da fórmula, pelo que o "D4" vai mudar de acordo com o local onde estás a aplicar o pincel e as células do MAX/MÁXIMO apenas vão mudando de linha.

Muito obrigado pela ajuda!!
 
Outra questão, não sei se é possível fazer ou não.

https://ibb.co/88K6YFj

Tenho a seguinte imagem a título de exemplo. Gostava de poder fazer uma espécie de gráfico dinâmico da seguinte forma:

- Queria selecionar através do filtro na célula C3 por exemplo o Valor da célula C4, o que iria reduzir a minha tabela para aquela linha em específico. Queria depois que me fosse apresentado um gráfico com base nesses valores que tinha filtrado.
Se precisasse de criar outro gráfico com outros valores, por exemplo com o valor da célula D5, iria suceder o mesmo, ficando apenas o gráfico com os valores relativos a essa linha.
Não sei se estou a ser um pouco confuso, mas se tiverem dúvidas eu tento explicar de outra forma. A ideia era eu selecionar qualquer valor, gerar uma linha de valores e aparecer logo um gráfico. Tenho cerca de 200 linhas e gostava de ver os gráficos de forma independente, sem estar sempre a criar os mesmos à mão.
Obrigado a todos pela ajuda
 
Boa tarde,

Preciso de desenvolver um automatismo onde faça guardar e automaticamente copie os dados de uma tabela formatada para um novo ficheiro no formato Excel 5.0/95 livre de qualquer formatação conforme a imagem: Ver Exemplo.

A ideia é depois de preencher o ficheiro modelo, a macro gere um novo ficheiro com os dados para uma determinada pasta e substitua o ficheiro já existente. É possível?

Desde já agradeço toda a ajuda que me possa dar.
 
Olá! Estou com um problema em resolver uma fórmula no trabalho e isto está a dar comigo em doido, talvez me possam ajudar :)

O objectivo é preencher uma lista de alteração de preços. Assim, para um determinado valor percentual na coluna U, pretendo que me seja devolvido na coluna V um valor (que no caso é texto) de uma outra tabela ($Y$2:$AC$12), consoante a análise seja mensal, semestral ou anual. A célula $V$1 é onde está o menu que me permite mudar a análise para o período pretendido

A função que estou a utilizar é a seguinte: =PROCV(U17;$Y$2:$AC$12;CORRESP($V$1;$Y$2:$AC$2;0)). Esta função está a funcionar da forma que eu pretendo, mas o meu problema é que eu preciso que isto funcione com um intervalo e não com um valor.

A minha tabela ($Y$2:$AC$12) está construída da seguinte forma:

Valores (de...até)MensalSemestralTrimestral
-30%AlterarAlterarAnalisar
-20%AnalisarAnalisar
-10%Analisar

Assim, eu pretendo que, por exemplo, para o valor -26% me seja devolvido o valor correspondente a -20% e não a -30% como está a fazer actualmente.

Devo mudar a minha função ou são os dados da tabela que aqui exponho que devem ser alterados? Tenho a certeza que há uma solução fácil, mas simplesmente não a estou a ver :/

Obrigado desde já,
RS
 
Ora bem, tens de dividir isso em pequenas pesquisas.

Como os intervalos que indicas nas fórmulas não batem bem com o exemplo, vou adotar a tabela de baixo como referência para fórmulas das tabelas. Também alterei a ordem das linhas pelo motivo indicado abaixo.

YZAAAB
1
2Valores (de...até)MensalSemestralTrimestral
3-10%Analisar
4-20%AnalisarAnalisar
5-30%AlterarAlterarAnalisar

1.º Ver em que linha calha o valor da percentagem indicada na célula U17:

=CORRESP(U17;$Y$3:$Y$5;-1)

Com esta opção "-1" (para que no caso de "-26%" obtenhas "-20%"), os valores da tabela devem estar por ordem descendente, pelo que deves ter o valor "-10%" em primeiro lugar e o "-30%" em último. Talvez devas também acrescentar dados acima do "-10%" pois se a célula de entrada for "-5%" vai dar erro. Terias de ter por exemplo uma linha "0%" para ele saber o que fazer nesse intervalo de "0%" a "-9.999999%". Se o valor de entrada for "-54%" ele vai assumir sempre o "-30%".

2.º Ver em que coluna deve ser consultado o que pretendes:

=CORRESP($V$1;$Z$2:$AB$2;0)

3.º Obter a combinação linha/coluna que pretendes:

=ÍNDICE($Z$3:$AB$5;{FÓRMULA PASSO 1};{FÓRMULA PASSO 2})

isto é,

=ÍNDICE($Z$3:$AB$5;CORRESP(U17;$Y$3:$Y$5;-1);CORRESP($V$1;$Z$2:$AB$2;0))

######

Acho que isto resolve o teu problema, a menos que tenha percebido mal.
 
Back
Topo