XBOX Microsoft Gaming

Seria muito irrealista a Xbox criar uma espécie de SteamDeck para a sala, em que basicamente qualquer jogo de PC corre nessa consola?

Assim evitava-se ter de programar especificamente para a Xbox e qualquer jogo que saísse em PC, saía na Xbox, podendo haver um profile de definições ajustados à consola, como já vemos acontecer com a SteamDeck.

Seria muito irrealista a Xbox criar uma espécie de SteamDeck para a sala, em que basicamente qualquer jogo de PC corre nessa consola?

Assim evitava-se ter de programar especificamente para a Xbox e qualquer jogo que saísse em PC, saía na Xbox, podendo haver um profile de definições ajustados à consola, como já vemos acontecer com a SteamDeck.
Todas as outras handhelds com Windows correm os jogos Xbox... A Steamdeck não o faz nativamente porque usa o OS da Steam.

Eu preferia uma portátil com SO da Xbox, com settings definidos para a mesma. Se quiser uma experiência mais genética já teria as atuais portáteis.

A Xbox tem feito tudo para o pessoal abandonar a consola. No entanto se apresentarem uma boa consola next Gen, junto com uma portátil, vão ter que me aturar a dobrar.

Yep.
Em Fevereiro comecei a olhar com cuidado para algo que substitui-se o meu presente esquema(Xbox para multplataformas+exclusivos+Game pass e de olho numa PS5 para jogar alguns exclusivos da Sony).

Ok,nada de links do pc part picker.Eu deixo uma lista então.

AMD Ryzen 7 7800X3D
Thermalright Peerless Assassin 120
Asus ROG STRIX B650E-I
Corsair Vengeance 32 GB DDR5-6000
Western Digital WD_Black SN850X 2 TB
Zotac GAMING Trinity GeForce RTX 4070 Ti SUPER 16 GB
Corsair 2000D RGB AIRFLOW
Corsair SF850L 850 W

Isto é o meu futuro. Ou pelo menos algo do género. E digo algo do genero porque eu vou esperar até um dos dois estarolas(mais certo ser a MS) meter hardware next gen cá fora para dimensionar o meu investimento. Assim eu tenho uma ideia da baseline de desenvolvimento durante uns valentes anos,e que tipo de força bruta extra vou precisar.

Em 2026 isso está desactualizado, e a não ser que vás pelos usados, consegues nessa altura melhor novo pelo mesmo valor que dás por esses specs agora.

Não vale muito a pena estar a pensar numa build agora para ter como base para daqui a 2 ou 3 anos, e ir dimensionando/actualizando as coisas com o tempo, se é isso que pensas fazer, porque a tech no PC anda (e em contra-partida, desactualiza) bem mais depressa do que nas consolas, que se aguentam por obrigação os 6 anos de uma geração.

Quando chegares à altura de comprar, já pouco deverá restar desse teu croqui inicial, pelo que acaba por ser um exercício inútil do ponto de vista prático.

Eles podiam era meter a biblioteca dos jogos adquiridos na MS, acessíveis no PC :P
Por exemplo, fiquei surpreendido de ter comprado o upgrade ao Starfield na Xbox e ter acesso no PC.

Sei que é bastante difícil o fazerem mas era incrível. Já que estão a apostar tanto no PC.

Admira-me como ainda não conhecias isto: https://www.xbox.com/pt-PT/games/xbox-play-anywhere (link oficial)

E depois existem outros jogos que não são Play Anywhere, mas têm cross-buy entre consolas e PC (como o The Touryst e mais uns quantos) e cross-progression entre consola e PC, como o Halo MCC, embora tenham um SKU para consola e outro para PC.

Daí que o combo Xbox + PC também tenha os seus usos/vantagens.

Última edição:
Em 2026 isso está desactualizado, e a não ser que vás pelos usados, consegues nessa altura melhor novo pelo mesmo valor que dás por esses specs agora.

Não vale muito a pena estar a pensar numa build agora para ter como base para daqui a 2 ou 3 anos, e ir dimensionando/actualizando as coisas com o tempo, se é isso que pensas fazer, porque a tech no PC anda (e em contra-partida, desactualiza) bem mais depressa do que nas consolas, que se aguentam por obrigação os 6 anos de uma geração.

Quando chegares à altura de comprar, já pouco deverá restar desse teu croqui inicial, pelo que acaba por ser um exercício inútil do ponto de vista prático.

Admira-me como ainda não conhecias isto: https://www.xbox.com/pt-PT/games/xbox-play-anywhere (link oficial)

E depois existem outros jogos que não são Play Anywhere, mas têm cross-buy entre consolas e PC (como o The Touryst e mais uns quantos) e cross-progression entre consola e PC, como o Halo MCC, embora tenham um SKU para consola e outro para PC.

Daí que o combo Xbox + PC também tenha os seus usos/vantagens.

Em minha defesa,eu disse depois " ou algo do genero". A ideia sempre foi esperar pela próxima geração de cpus e gpus,mas depois pensei que mais um ano e tinha o refresh das gráficase novos cpus e podia perceber o que a badeline de poder da gen seria com a sucessora da Series X.

Todas as outras handhelds com Windows correm os jogos Xbox... A Steamdeck não o faz nativamente porque usa o OS da Steam.

A ideia dele acho que seria mesmo um OS Windows,para poder correr tudo. Apenas com uma skin / UI em cima da Xbox, para ser uma experiência mais estilo consola.

O Steam OS também te permite passar para o modo desktop e usar como um PC. A M$ pode fazer exatamente a mesma coisa. E acredito até que seja isso que pretendem com a tal "Xbox Handheld" de que se vai falando volta e meia.

Na próxima gen, se calhar a ideia deles até pode ser: em vez de ter 2 consolas caseiras sempre dependentes da TV (series S e X) onde 1 delas é mais fraca, passam é a ter uma "series S" a ser a handheld" e uma "series X" a ser a unica oferta que é completamente dependente da TV. Aí depois os jogos têm é que deixar de ser obrigados a sair nas 2 consolas, evitando se alguns dos problemas que se têm visto atualmente com a series S.

Essa jogada de transportar a S para um formato handheld seria uma jogada de mestre. Que venham mais dispositivos portáteis que eu agradeço.

A ideia dele acho que seria mesmo um OS Windows,para poder correr tudo. Apenas com uma skin / UI em cima da Xbox, para ser uma experiência mais estilo consola.

O Steam OS também te permite passar para o modo desktop e usar como um PC. A M$ pode fazer exatamente a mesma coisa. E acredito até que seja isso que pretendem com a tal "Xbox Handheld" de que se vai falando volta e meia.

Na próxima gen, se calhar a ideia deles até pode ser: em vez de ter 2 consolas caseiras sempre dependentes da TV (series S e X) onde 1 delas é mais fraca, passam é a ter uma "series S" a ser a handheld" e uma "series X" a ser a unica oferta que é completamente dependente da TV. Aí depois os jogos têm é que deixar de ser obrigados a sair nas 2 consolas, evitando se alguns dos problemas que se têm visto atualmente com a series S.

Supostamente é a Sony que vai separar a Vita 2 das consolas caseiras. A portátil da MS é que supostamente é a Series S da próxima gen,daí ter de saírem as duas ao mesmo tempo.
Supostamente...

Isso da "Vita 2" só ver para crer.

Uma Xbox Handheld, principalmente se suportar jogos Windows, Steam, etc, tem tudo para ser um enorme sucesso.

Na Sony não é assim tão linear porque seria certamente um sistema fechado, com OS proprietário (tipo a Switch) e seria preciso então ter catálogo para justificar isso. Tem mais tendência para correr mal tal como aconteceu com a Vita.

Essa jogada de transportar a S para um formato handheld seria uma jogada de mestre. Que venham mais dispositivos portáteis que eu agradeço.

Devemos estar a chegar ao ponto que não deve ser muito complicado colocar hardware da potencia da potencia da S em formato handheld, com a vantagem que os jogos poderiam correr sempre a 720p (não é necessário 1080p para aquele tamanho de ecrã).

Devemos estar a chegar ao ponto que não deve ser muito complicado colocar hardware da potencia da potencia da S em formato handheld
Ainda não estamos nesse ponto. Talvez mais 2 anos.

Mas aí sai nova gen e a diferença desse tipo de performance para a nova gen será enorme. daí dizer que não podem depois obrigar a que os jogos corram nas duas.

Se a tecnologia (o standard USB vá) o permitisse, até podiam era pensar em ter só 1 modelo, handheld, edepois oferecerem 2 docks, uma basica que apenas faz ligação à TV, e outra que tivesse uma GPU mais potente integrada. Nessa segunda dock, o CPU dentro da consola funcionaria com melhor performance pois não teria de dividir TDP em arrefecimento com a GPU integrada.

Falei do standard USB porque isto já existe nos dias de hoje (ex: ROG Ally X), mas o atual standard acho que ainda corta imenso da performance, por limites de bandwidth.

Aí era mais fácil os jogos só suportarem uma consola. O problema é talvez depois a performance no geral perder para uma consola 100% dedicada à TV. Mas também olhando aos resultados atuais da Series X (que é mais potente que uma PS5), não creio que esse seja o maior problema com que a malta da Xbox teria que se preocupar. E era uma ideia interessante, sem duvida, pois permitia na mesma oferecer vários SKUs a vários preços diferentes.

Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.

Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.

Pode haver malta que simplesmente só queira jogar jogos da playstation e xbox e apenas querer portabilidade.
As marcas lançam as suas respectivas consolas portateis a preço mais barato que o steamdeck.

No caso de uma portátil Xbox acredito que não será muito diferente de ter uma Ally, mas isso não invalida que algo a correr o(s) SO da Xbox se tenha acesso a keys baratas... É que isso já acontece com a Xbox no geral há anos(e não falo só de comprar em mercados estrangeiros).

Eu se a Xbox na próxima geração oferecer uma handheld(que dê na mesma para ligar a monitor) e uma fixa sou gajo para comprar ambas, uma substitui a Series S e a outra a X.

No caso de uma portátil Xbox acredito que não será muito diferente de ter uma Ally, mas isso não invalida que algo a correr o(s) SO da Xbox se tenha acesso a keys baratas... É que isso já acontece com a Xbox no geral há anos(e não falo só de comprar em mercados estrangeiros).
Quando falo keys baratas refiro-me a todo o tipo de lojas, e não estar limitado ao ecossistema ps/ms, tens a epic/gog/steam/etc, poder ir a qualquer agregador de preços como gg.deals, e por muito que se tente nada consegue bater a biblioteca no pc especialmente na steam, isto sem contar que se a portátil existir dúvido que não te obriguem a pagar live/ps+ para jogares online, esse é o maior retorno financeiro das marcas atualmente logo a seguir estão os royalties dos jogos nas stores próprias.

Quando falo keys baratas refiro-me a todo o tipo de lojas, e não estar limitado ao ecossistema ps/ms, tens a epic/gog/steam/etc, poder ir a qualquer agregador de preços como gg.deals, e por muito que se tente nada consegue bater a biblioteca no pc especialmente na steam, isto sem contar que se a portátil existir dúvido que não te obriguem a pagar live/ps+ para jogares online, esse é o maior retorno financeiro das marcas atualmente logo a seguir estão os royalties dos jogos nas stores próprias.
Percebido. De qualquer forma a Xbox nisso é mais permissiva, lembro-me de comprar o PUBG por uma ninharia antes de sair(na altura era pago o jogo) e jogar na Xbox One S. Na PS4 nunca consegui tais preços.

Pagar o online se for como está o Gamepass Ultimate não me choca nada já que tiro bastante partido dele seja na consola, seja no telemóvel, seja no PC.

Não deixas de ter razão, mas como disse acima há malta que não quer isso.
Só quer jogar os jogos da xbox e da playstation, se houver a possibilidade de fazer isso de forma portátil.

1. Steamdeck é um PC, não é hardware verdadeiramente dedicado a 100% como todas as consolas o são. Apesar de se aproximar com o OS dedicado, acomoda-se ao universo sem fim de jogos que recebe podem muito bem estarem a lixar-se para o Deck, coisa que não acontece numa consola dedicada com software nativo/curado.
2. Uma consola de massa vai ser bem mais que marginalmente barata que o Deck (specs por specs).
3. Não deves bem estar bem a viver no mesmo mundo que moi, e totalmente alheio dos preço "sem mercado" que se arranja rouba nas Store estrangeiras. arregalavas os olhos.
4. Acheivements. os OG gangstas. (tudo o resto é sósias. gud nouf', mas cópias)
5. Quais exclusivos e de quem hoje em dia... o PC não conta, lol?

Eu quero!
Mas tudo depende do preço.
A plataforma que mais gosto de jogar é a Switch e basta ver o hardware dela comparado ao PC que tenho. Mesmo assim, dou por mim a gastar muito mais tempo na Switch que no PC.

Não procuro máquinas como o Ally a preços, que na minha opinião, estão completamente fora do que procuro. Se lançarem uma "XBOX SERIES XS" (lol...) handheld, sou gajo para a comprar.

Back