Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.
Todas as outras handhelds com Windows correm os jogos Xbox... A Steamdeck não o faz nativamente porque usa o OS da Steam.Seria muito irrealista a Xbox criar uma espécie de SteamDeck para a sala, em que basicamente qualquer jogo de PC corre nessa consola?
Assim evitava-se ter de programar especificamente para a Xbox e qualquer jogo que saísse em PC, saía na Xbox, podendo haver um profile de definições ajustados à consola, como já vemos acontecer com a SteamDeck.
Yep.
Em Fevereiro comecei a olhar com cuidado para algo que substitui-se o meu presente esquema(Xbox para multplataformas+exclusivos+Game pass e de olho numa PS5 para jogar alguns exclusivos da Sony).
Ok,nada de links do pc part picker.Eu deixo uma lista então.
AMD Ryzen 7 7800X3D
Thermalright Peerless Assassin 120
Asus ROG STRIX B650E-I
Corsair Vengeance 32 GB DDR5-6000
Western Digital WD_Black SN850X 2 TB
Zotac GAMING Trinity GeForce RTX 4070 Ti SUPER 16 GB
Corsair 2000D RGB AIRFLOW
Corsair SF850L 850 W
Isto é o meu futuro. Ou pelo menos algo do género. E digo algo do genero porque eu vou esperar até um dos dois estarolas(mais certo ser a MS) meter hardware next gen cá fora para dimensionar o meu investimento. Assim eu tenho uma ideia da baseline de desenvolvimento durante uns valentes anos,e que tipo de força bruta extra vou precisar.
Eles podiam era meter a biblioteca dos jogos adquiridos na MS, acessíveis no PC
Por exemplo, fiquei surpreendido de ter comprado o upgrade ao Starfield na Xbox e ter acesso no PC.
Sei que é bastante difícil o fazerem mas era incrível. Já que estão a apostar tanto no PC.
Em 2026 isso está desactualizado, e a não ser que vás pelos usados, consegues nessa altura melhor novo pelo mesmo valor que dás por esses specs agora.
Não vale muito a pena estar a pensar numa build agora para ter como base para daqui a 2 ou 3 anos, e ir dimensionando/actualizando as coisas com o tempo, se é isso que pensas fazer, porque a tech no PC anda (e em contra-partida, desactualiza) bem mais depressa do que nas consolas, que se aguentam por obrigação os 6 anos de uma geração.
Quando chegares à altura de comprar, já pouco deverá restar desse teu croqui inicial, pelo que acaba por ser um exercício inútil do ponto de vista prático.
Admira-me como ainda não conhecias isto: https://www.xbox.com/pt-PT/games/xbox-play-anywhere (link oficial)
E depois existem outros jogos que não são Play Anywhere, mas têm cross-buy entre consolas e PC (como o The Touryst e mais uns quantos) e cross-progression entre consola e PC, como o Halo MCC, embora tenham um SKU para consola e outro para PC.
Daí que o combo Xbox + PC também tenha os seus usos/vantagens.
Todas as outras handhelds com Windows correm os jogos Xbox... A Steamdeck não o faz nativamente porque usa o OS da Steam.
A ideia dele acho que seria mesmo um OS Windows,para poder correr tudo. Apenas com uma skin / UI em cima da Xbox, para ser uma experiência mais estilo consola.
O Steam OS também te permite passar para o modo desktop e usar como um PC. A M$ pode fazer exatamente a mesma coisa. E acredito até que seja isso que pretendem com a tal "Xbox Handheld" de que se vai falando volta e meia.
Na próxima gen, se calhar a ideia deles até pode ser: em vez de ter 2 consolas caseiras sempre dependentes da TV (series S e X) onde 1 delas é mais fraca, passam é a ter uma "series S" a ser a handheld" e uma "series X" a ser a unica oferta que é completamente dependente da TV. Aí depois os jogos têm é que deixar de ser obrigados a sair nas 2 consolas, evitando se alguns dos problemas que se têm visto atualmente com a series S.
Essa jogada de transportar a S para um formato handheld seria uma jogada de mestre. Que venham mais dispositivos portáteis que eu agradeço.
Ainda não estamos nesse ponto. Talvez mais 2 anos.Devemos estar a chegar ao ponto que não deve ser muito complicado colocar hardware da potencia da potencia da S em formato handheld
Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.
No caso de uma portátil Xbox acredito que não será muito diferente de ter uma Ally, mas isso não invalida que algo a correr o(s) SO da Xbox se tenha acesso a keys baratas... É que isso já acontece com a Xbox no geral há anos(e não falo só de comprar em mercados estrangeiros).Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.
Quando falo keys baratas refiro-me a todo o tipo de lojas, e não estar limitado ao ecossistema ps/ms, tens a epic/gog/steam/etc, poder ir a qualquer agregador de preços como gg.deals, e por muito que se tente nada consegue bater a biblioteca no pc especialmente na steam, isto sem contar que se a portátil existir dúvido que não te obriguem a pagar live/ps+ para jogares online, esse é o maior retorno financeiro das marcas atualmente logo a seguir estão os royalties dos jogos nas stores próprias.No caso de uma portátil Xbox acredito que não será muito diferente de ter uma Ally, mas isso não invalida que algo a correr o(s) SO da Xbox se tenha acesso a keys baratas... É que isso já acontece com a Xbox no geral há anos(e não falo só de comprar em mercados estrangeiros).
Percebido. De qualquer forma a Xbox nisso é mais permissiva, lembro-me de comprar o PUBG por uma ninharia antes de sair(na altura era pago o jogo) e jogar na Xbox One S. Na PS4 nunca consegui tais preços.Quando falo keys baratas refiro-me a todo o tipo de lojas, e não estar limitado ao ecossistema ps/ms, tens a epic/gog/steam/etc, poder ir a qualquer agregador de preços como gg.deals, e por muito que se tente nada consegue bater a biblioteca no pc especialmente na steam, isto sem contar que se a portátil existir dúvido que não te obriguem a pagar live/ps+ para jogares online, esse é o maior retorno financeiro das marcas atualmente logo a seguir estão os royalties dos jogos nas stores próprias.
Quando falo keys baratas refiro-me a todo o tipo de lojas, e não estar limitado ao ecossistema ps/ms, tens a epic/gog/steam/etc, poder ir a qualquer agregador de preços como gg.deals, e por muito que se tente nada consegue bater a biblioteca no pc especialmente na steam, isto sem contar que se a portátil existir dúvido que não te obriguem a pagar live/ps+ para jogares online, esse é o maior retorno financeiro das marcas atualmente logo a seguir estão os royalties dos jogos nas stores próprias.
1. Steamdeck é um PC, não é hardware verdadeiramente dedicado a 100% como todas as consolas o são. Apesar de se aproximar com o OS dedicado, acomoda-se ao universo sem fim de jogos que recebe podem muito bem estarem a lixar-se para o Deck, coisa que não acontece numa consola dedicada com software nativo/curado.Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.
Eu quero!Qual é a vantagem de haver uma portátil ps ou xbox? Quando existem steamdeck, allys e afins onde podem correr qualquer OS e nao estão limitados a nenhum tipo de loja, podem usar key shops para comprar jogos a preço da uva mijona e até usufruir do gamepass? A não ser que os specs sejam extraordinários e o preço bastante competitivo e mesmo não estou a ver quem quererá uma consola assim, especialmente considerando que os exclusivos tem vindo sempre a sair no pc.