• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos:Quatro anos depois, chega a hora de revisitar Cyberpunk 2077. Leiam a nossa análise neste link!

XBOX Microsoft Gaming

Isso nem é questão, apenas espero que as coisas não se tornem incomportáveis para muita gente e que resulte em cada vez menos investimento dos estúdios ou até o fecho dos mesmos.

Sem competição, isso será natural acontecer.

Deixa de existir a competição para terem o preço mais baixo do mercado, isso irá resultar em preços mais altos.

Deixa de existir a necessidade de enterrar milhões e mais milhões em first parties para os consumidores escolherem a sua consola pelos seus exclusivos, o que resultará em first parties com possivelmente menor qualidade.

São consequências naturais de falta de concorrência.

E é por este motivo que me faz confusão a defesa dos lucros destas empresas milionárias em detrimento dos consumidores que sem eles este hobbie faz caput.

Quem faz defesa dos lucros destas empresas são os seus accionistas, nós não temos voto na matéria a não ser votar com a carteira, e isto seja Microsoft, Sony ou Nintendo.

De início provavelmente, depois vão começando a colocar de lado ou a fazer exigências que a MS vai ter de aceitar, porque lá está, deixou de ter plataforma própria para lançar os jogos, portanto sujeita-se como qualquer outra vulgar empresa de vídeos jogos ao que eles lá quiserem lançar, ou achas que essas empresas não arranjam alternativas e quem faça jogos? Nada que o tempo não resolva.

Desculpa, mas tens vivido em que mundo?

Alguma vez viste a Sony a tentar enterrar a Sega? Todos os jogos que a Sega quer lançar na consola da Sony, simplesmente lança, e já foram rivais.

Mesma coisa com a Sega a lançar jogos na Nintendo, os eternos rivais desde o início.

Mas alguma vez a Sony ia dizer que a Microsoft não podia lançar na PS6 um Call of Duty? Um The Elder Scroll's, um Forza Horizon, etc?

A Microsoft lançava os jogos na Nintendo e a Sony dizia que não? :joker:

Última edição:

Alguma vez viste a Sony a tentar enterrar a Sega? Todos os jogos que a Sega quer lançar na consola da Sony, simplesmente lança, e já foram rivais.

Mesma coisa com a Sega a lançar jogos na Nintendo, os eternos rivais desde o início.

Mas alguma vez a Sony ia dizer que a Microsoft não podia lançar na PS6 um Call of Duty? Um The Elder Scroll's, um Forza Horizon, etc?

Deixa lá, não estás a atingir o ponto, está-te a passar ao lado, estás a pensar pequeno.

Ou não, só o facto de estares a comparar à Sega diz tudo, e se o caminho é esse realmente está tudo dito, é o caminho que já apontei, irrelevância a prazo. Mas se o objetivo for esses trocos à custa da sua posição global então a estratégia é espectacular ;)

Última edição:
Sem competição, isso será natural acontecer.

Deixa de existir a competição para terem o preço mais baixo do mercado, isso irá resultar em preços mais altos.

Deixa de existir a necessidade de enterrar milhões e mais milhões em first parties para os consumidores escolherem a sua consola pelos seus exclusivos, o que resultará em first parties com possivelmente menor qualidade.

São consequências naturais de falta de concorrência.

Quem faz defesa dos lucros destas empresas são os seus accionistas, nós não temos voto na matéria a não ser votar com a carteira, e isto seja Microsoft, Sony ou Nintendo.

Com dois platform holders,a Activision conseguiu apertar os tomates à MS para ter uma percentagem melhor que a que tinha com a ameaça de não meter jogos lá. Com apenas um platform holder,achas que esse platform holder não ia ter o poder de nessa situação dizer "Boa sorte a não publicar aqui lol.".

Não, ninguém vai ganhar nada com isso, daí eu ter dito que vai haver muita gente a miar... Deixar a Sony com(quase) o monopólio deste hobby vai ter o efeito contrário ao que a maioria julga que será benéfico, vai tudo encarecer(ainda mais).

Tu hoje em dia mesmo com os três players no mercado das consolas, tens a nintendo que aumentou em 20 e 30 euros o preço dos jogos para a nintendo switch2, vão passar de 59.99€ para 79.99 ou 89.99, portanto com ou sem monopólio cada empresa faz aquilo que apetece/ condições de mercado.

A steam têm praticamente 85 por cento do mercado do pc ( portanto têm o monopolio/domina o mercado do pc ), e a microsoft que têm uma store no pc não deixa de produzir para a steam por um simples facto que é de lá que vêm o lucro.

Se perder esta independência, passa a estar na mãos das outras empresas que vão começar progressivamente a esmifrá-la e fazerem o que querem, porque depois só elas é que têm o ecossistema, e hardware, para correr os jogos.

Para uma steam/nintendo/sony o que eles querem é os 30 por cento de lucro, de resto não vão dizer não, caso uma microsoft decida meter lá os jogos.

A microsoft quer é lucro, eles a estarem a lançar para a nintendo ou sony é a mesma coisa que fazem com a steam aos anos.

@dark 179 é um caminho, uma questão de ambição e posicionamento. De troca de uma posição de poder concorrer noutro patamar, para uma de concorrer em algo porventura mais rentável/ confortável no imediato, mas que obviamente lhes fecha possibilidades no futuro, nem que seja como posição de alavancagem em negociações. Também poderá abrir outras portas por deixarem de ter esse poder.

Os IP’s que hoje são os fortes, amanhã podem não ser, as coisas estão sempre a mudar mas isso nem é o mais importante. Eles são livres de seguir o seu caminho e, basicamente, desistir de concorrer em certo tipo de mercado.
Também acatarão com as consequências de ficarem totalmente, ou quase, dependentes de terceiros em certas coisas, é factual. Se vai correr bem ou não depois logo se vê.

@dark 179 é um caminho, uma questão de ambição e posicionamento. De troca de uma posição de poder concorrer noutro patamar, para uma de concorrer em algo porventura mais rentável/ confortável no imediato, mas que obviamente lhes fecha possibilidades no futuro, nem que seja como posição de alavancagem em negociações. Também poderá abrir outras portas por deixarem de ter esse poder.

Os IP’s que hoje são os fortes, amanhã podem não ser, as coisas estão sempre a mudar mas isso nem é o mais importante. Eles são livres de seguir o seu caminho e, basicamente, desistir de concorrer em certo tipo de mercado.
Também acatarão com as consequências de ficarem totalmente, ou quase, dependentes de terceiros em certas coisas, é factual. Se vai correr bem ou não depois logo se vê.
Acho que estás a exagerar demasiado, a microsoft a lançar para uma nintendo ou sony não perde negociações nenhumas, conforme disse em cima, há anos que a microsoft lança para o steam e o steam é concorrente.

Para uma nintendo ou sony é completamente indeferente, eles querem é o lucro deles de 30 por cento sobre o software vendido, de resto se quiseres colocar software és bem vindo, nem eles vão aumentar essa taxa de lucro.

Tu falas de uma posição de poder, em relação a quê ao hardware?

É que se for em relação ao hardware então esquece lá isso, a microsoft sempre foi a que ficou em 3º lugar no que toca a consolas vendidas, eles sabem que de uma forma direta em termos de sucesso de vendas não estão ao mesmo nível de uma nintendo ou sony, alías a unica consola da microsoft que tiveste de maior sucesso foi a xbox360 e mesmo essa ainda vendeu menos 10 milhões de unidades do que a ps3 sendo que nessa geração foi a nintendo wii que mais vendeu em termos de consolas.

Hoje em dia para a microsoft o que é importante é o game pass e o acesso ao mesmo, e é nisso que eles estão a meter as fichas todas, se estão a fazer certo ou errado só eles sabem.

Não é por acaso que hoje em dia a publicidade é queres jogar game pass?

Então compra um televisor lg compatível e liga o cabo rj45 e sê feliz.

O marketing da microsoft nos últimos anos não têm sido sobre os exclusivos mas sim sobre um serviço chamado game pass, aí é que está a diferença.

A consola é um dos muitos acessos para chegar a esse serviço

Deixa lá, não estás a atingir o ponto, está-te a passar ao lado, estás a pensar pequeno.

Ou não, só o facto de estares a comparar à Sega diz tudo, e se o caminho é esse realmente está tudo dito, é o caminho que já apontei, irrelevância a prazo. Mas se o objetivo for esses trocos à custa da sua posição global então a estratégia é espectacular ;)

Esquece, fica lá com as tuas teorias sem qualquer nexo.

Com dois platform holders,a Activision conseguiu apertar os tomates à MS para ter uma percentagem melhor que a que tinha com a ameaça de não meter jogos lá. Com apenas um platform holder,achas que esse platform holder não ia ter o poder de nessa situação dizer "Boa sorte a não publicar aqui lol.".

Exatamente, a ABK é que colocou a pressão no platform holder e não o oposto, só me dás razão.

Alguma vez um Platform Holder ia negar-se a receber jogos do maior publisher e perder os 30% de todos os jogos vendidos?

A Microsoft é que podia chegar à beira da Sony e dizer: "Ou baixas a percentagem para 10 ou 20%, ou todos os meus jogos incluindo jogos como Call of Duty e The Elder Scroll's saem na Nintendo e PC e nada na Playstation."

Tu hoje em dia mesmo com os três players no mercado das consolas, tens a nintendo que aumentou em 20 e 30 euros o preço dos jogos para a nintendo switch2, vão passar de 59.99€ para 79.99 ou 89.99, portanto com ou sem monopólio cada empresa faz aquilo que apetece/ condições de mercado.

A Nintendo no segmento deles já há muito que não têm concorrência, por isso é que os preços são altos e continuam sempre altos.

Se na atual geração não tivesse existido Xbox, achas que a PS5 tinha sido lançada a 499€?
A Sony que esperou até à última para ver os preços da Xbox e igualar para não ficar mais cara?

Sem concorrência, os preços sobem, quanto mais rápido te aperceberes disso, mas fácil será depois aceitar.

A Nintendo no segmento deles já há muito que não têm concorrência, por isso é que os preços são altos e continuam sempre altos.
Se na atual geração não tivesse existido Xbox, achas que a PS5 tinha sido lançada a 499€?
A Sony que esperou até à última para ver os preços da Xbox e igualar para não ficar mais cara?

A Nintendo é um exemplo de que o facto de estar sozinha não quer dizer que estejam livres para atirar qualquer preço. Acho também que o custo dos jogos da Nintendo refletem a altíssima qualidade dos mesmos, e é por isso que não sentem a necessidade de baixar os preços.

Se a Xbox acabar, não é o fim do mundo. Acho até que pode ser melhor, já que o espaço poderá ser ocupado por sistemas operativos open-source a correr em mini-PCs chineses feitos para gaming (especialmente com APU mais potentes) — o que tornaria o hardware mais acessível e permitiria o acesso a várias lojas digitais.

Não entendo muito bem este apego pela consola (hardware). 🙂 Para mim, é mesmo só os jogos e poder joga-los no sofá com o meu controller.

Última edição:
Acho que estás a exagerar demasiado, a microsoft a lançar para uma nintendo ou sony não perde negociações nenhumas, conforme disse em cima, há anos que a microsoft lança para o steam e o steam é concorrente.
É possível, também é possível que estejam a desvalorizar.
Para uma nintendo ou sony é completamente indeferente, eles querem é o lucro deles de 30 por cento sobre o software vendido, de resto se quiseres colocar software és bem vindo, nem eles vão aumentar essa taxa de lucro.
Há muitas maneiras de cortar os pés a outras empresas, se acharem que lhes convém. Aliás, até hoje fazem isso.
Tu falas de uma posição de poder, em relação a quê ao hardware?
Sim, obviamente. Uma coisa é teres uma plataforma tua, e fazes o que quiseres, ou até usas isso como alavanca etc, outra é não teres. Acho que não é necessário grandes explicações sobre o que isso implica sendo sincero.
É que se for em relação ao hardware então esquece lá isso, a microsoft sempre foi a que ficou em 3º lugar no que toca a consolas vendidas, eles sabem que de uma forma direta em termos de sucesso de vendas não estão ao mesmo nível de uma nintendo ou sony, alías a unica consola da microsoft que tiveste de maior sucesso foi a xbox360 e mesmo essa ainda vendeu menos 10 milhões de unidades do que a ps3 sendo que nessa geração foi a nintendo wii que mais vendeu em termos de consolas.
Não é relevante estar em 2°,1° ou 3.º. O que interessa é a independência e o poder que isso lhe confere. E estar num lugar hoje não significa que amanhã não possa mudar.
Hoje em dia para a microsoft o que é importante é o game pass e o acesso ao mesmo, e é nisso que eles estão a meter as fichas todas, se estão a fazer certo ou errado só eles sabem.

Não é por acaso que hoje em dia a publicidade é queres jogar game pass?

Então compra um televisor lg compatível e liga o cabo rj45 e sê feliz.
A sério? Olha até tenho uma Lg oled e tudo, que espectáculo. Nem sabia :facepalm: (ironia) . Comentário desnecessário desculpa lá que diga. E achas que é equivalente a jogar numa consola? Consegues seriamente dizer isso?
O marketing da microsoft nos últimos anos não têm sido sobre os exclusivos mas sim sobre um serviço chamado game pass, aí é que está a diferença.

A consola é um dos muitos acessos para chegar a esse serviço
É “só” o melhor dos acessos. E isso, para já pelo menos, vais fazendo diferença. Mete o pessoal a jogar exclusivamente em streaming e vamos ver como corre.

E isto, num contexto onde hoje em dia o GamePass já está algo sofrido em subscrições. Então chegando a esse ponto…é ler o que já escrevi lá para trás. Se calhar começa a não fazer sentido e acaba a prazo.
Esquece, fica lá com as tuas teorias sem qualquer nexo.
Não é por não concordares ou não gostares delas que significa que sejam teorias sem nexo ou da conspiração. Nem sequer se classificam como teorias. São opiniões.

A Nintendo é um exemplo de que o facto de estar sozinha não quer dizer que estejam livres para atirar qualquer preço. Acho também que o custo dos jogos da Nintendo refletem a altíssima qualidade dos mesmos, e é por isso que não sentem a necessidade de baixar os preços.

Se a Xbox acabar, não é o fim do mundo. Acho até que pode ser melhor, já que o espaço poderá ser ocupado por sistemas operativos open-source a correr em mini-PCs chineses feitos para gaming (especialmente com APU mais potentes) — o que tornaria o hardware mais acessível e permitiria o acesso a várias lojas digitais.

Não entendo muito bem este apego pela consola (hardware). 🙂 Para mim, é mesmo só os jogos e poder joga-los no sofá com o meu controller.

Ainda para mais, basta construir um pc, e chapar um bazzite e está ali uma “consola”. Não é tão plug-n-play como uma consola mas também não é um bicho de 7 cabeças.

O mercado irá ajustar-se.

Desde que não acabem com o gamepass, por mim está bom 👀

Não é por não concordares ou não gostares delas que significa que sejam teorias sem nexo ou da conspiração. Nem sequer se classificam como teorias. São opiniões.
Sim, já todos sabemos que se a Microsoft não lançar uma consola, todos os seus jogos das suas dezenas de Estúdios, vão morrer todos pois a Sony e a Nintendo não vão deixar os jogos serem lançados, pois querem de perder os 30% de cada venda.

Aliás, a Sony até já fez isso actualmente, não deixa a Microsoft lançar os seus jogos na Playstation, aliás, a Sony nem chorou baba e ranho para garantir que a Microsoft continuava a lançar o Call of Duty na Playstation /s.

É isso mesmo, teoria da conspiração sem qualquer ponta de nexo e lógica.

Este comentário só pode ser a brincar.... Eles literalmente atiraram o preço da switch 2 e jogos bem lá para cima.
Ou então não devemos estar no mesmo mundo.

Claramente que a perda de concorrência é sempre uma coisa boa... só que não.
Sistemas operativos open sources em APUs não são consolas e no passado já demonstraram ser um falhanço.

Diz isso a quem joga Pokemon.
E verdade seja dita podemos até fazer um exercício com o melhor dos melhores da Nintendo: um GTA6 só vale mais 10 dólares(assumindo que a Take Two decide ir para a frente com o tal preço de 100 dolares) que um Tears of the Kingdom?

Quem não fosse para a concorrência ia para o cloud gaming,em vez de comprar charutos na ***** e tentar instalar Proton.

Este comentário só pode ser a brincar.... Eles literalmente atiraram o preço da switch 2 e jogos bem lá para cima.

Não invalida o que eu disse se leres com atenção.

Claramente que a perda de concorrência é sempre uma coisa boa... só que não.
Sistemas operativos open sources em APUs não são consolas e no passado já demonstraram ser um falhanço.

O que não falta são falhanços que eventuamente vingaram-se. Os ingredientes estão cá: o PC tornou-se agora numa máquina onde se pode jogar os IPs da Sony e da Microsoft, o Linux - graças aos esforços da Valve - está-se a tornar numa máquina onde podes jogar qualquer jogo do PC. Os APUs estão a ficar mais potentes. Tal como o Android/TV, o que falta é um OS que abstrai-a o hardware e apresena uma store (ou mais :), organize as apps, e ponha-nos a jogar o mais depressa possível.

Quem não fosse para a concorrência ia para o cloud gaming,em vez de comprar charutos na ***** e tentar instalar Proton.

Acho que consolas open-source só fazem sentido se esconderem o facto de serem PCs, como é obvio.

Diz isso a quem joga Pokemon.

Não conheço ninguém que joga Pokemon. Mas eu comprei a switch só para jogar o BOTW e o TOTK, e depois de termina-los, vendi-os. Foi uma das melhores experiências de jogos que tive.

Sem concorrência, os preços sobem, quanto mais rápido te aperceberes disso, mas fácil será depois aceitar.
Acredito que na próxima geração o pessoal pode esquecer consolas de tv por menos de 600/700 euros, por vários motivos.

1. Tanto a Amd como a Nvidia têm aumentado consideravelmente as margens de lucro.

2. A matéria prima está cada vez mais cara e cada vez mais requisitada.

3. Tanto uma microsoft como uma sony não vão estar a lançar uma consola com prejuizo para eles isso já acabou, agora pelo menos têm que ter lucro mesmo que esse lucro seja minimo, e isso também acontece pelo simples facto que hoje em dia tens muito software gratuito que faz com que as pessoas comprem menos software pago, o que está a resultar em despedimentos de estudios principalmente AAA, isto também afeta o hardware visto que mandas uma consola para um mercado que depois nem com o software vais ter o respetivo lucro.

4. Os salários a aumentar o pessoal não pode pedir que as coisas também não aumentam, de facto aqui é a matemática basica, se tens um estúdio com 400 pessoas, pessoas essas que querem aumentos saláriais todos os anos quem vai suportar o custo desses salários vai ser o consumidor final, senão vender fecha se.

Respondendo a tua pergunta a ps5 foi vendido com prejuizo e a xbox series x ainda teve um prejuizo maior, na próxima geração não vais ter nada disso, elas serão vendidas a base do lucro nem que esse lucro seja minimo.

De resto a sony não esperou nem vai esperar por ninguem, mais ao menos daquilo que se sabe a próxima consola da microsoft saí em 2026 e a da sony saí em 2027 ou mais tarde que isso.

Isto com concorrência ou sem concorrência os preços sobem na mesma, é por voces acreditarem no pai natal que depois lixam se.

Basta ver o caso dos smartphones que dantes compravas os top de gama por 500 e agora pagas 1200, ainda me lembro quando comprei o meu lg g3 foi o topo de gama da lg na altura que saiu e eu paguei 400 euros por ele passado 4 meses de ele ter saído, tinha certas carateristicas que mais nenhum smartphone tinha como por exemplo ter sido o primeiro smartphone com ecra 1440 quad hd.

Tu no pc também tens concorrencia ( amd vs intel vs nvidia ) e os preços lá é sempre a subir então nas gráficas já nem o ceu é o limite.

Ainda me lembro quando dei 200 euros pelo intel 2500k em 2011 que na altura era só o segundo melhor processador para gaming, neste momento o segundo melhor processador para gaming é capaz de ser 9800x3d e custa 540 euros, pois já da ter uma ideia e o caso das gráfica eu dantes dava 300 euros por gráficas midle range e agora essas mesmas placas custam 800/1000 euros.

Há muitas maneiras de cortar os pés a outras empresas, se acharem que lhes convém. Aliás, até hoje fazem isso.

Uma sony ou nintendo quer é lucros, prejudicar a vida de outros não faz sentido, mas já agora dá exemplos??
Sim, obviamente. Uma coisa é teres uma plataforma tua, e fazes o que quiseres, ou até usas isso como alavanca etc, outra é não teres. Acho que não é necessário grandes explicações sobre o que isso implica sendo sincero.

Não é relevante estar em 2°,1° ou 3.º. O que interessa é a independência e o poder que isso lhe confere. E estar num lugar hoje não significa que amanhã não possa mudar.

A microsoft têm uma store deles só para pc entretanto porque é que achas que eles lançam para a concorrência que é a steam?

Lançam porque é na steam que está o lucro, portanto a independência conta pouco se não se tiver lucros isto no final no mês, é preciso agradar aos acionistas, não te esquecas que a microsoft é uma empresa cotada na bolsa, eles não querem independência querem lucros.

E quanto ao poder, poder de quê? Cada ano que passa vende se cada vez menos consolas da microsoft e eles não estão preocupados com a mesma, o marketing conforme te disse em cima é game pass e a possibilidade de jogares esse serviço em todos os sítios possíveis.

A sério? Olha até tenho uma Lg oled e tudo, que espectáculo. Nem sabia :facepalm: (ironia) . Comentário desnecessário desculpa lá que diga. E achas que é equivalente a jogar numa consola? Consegues seriamente dizer isso?

É “só” o melhor dos acessos. E isso, para já pelo menos, vais fazendo diferença. Mete o pessoal a jogar exclusivamente em streaming e vamos ver como corre.

A consola é só o melhor dos acessos para ti, secalhar para o outro é o pc, e para o outro o smartphone e a possibilidade de jogar sem tem que pagar hardware para muita gente faz muito sentido.

São 600 euros que poupas ou mais que isso provavelmente na próxima consola, um dos problemas do cloud é a latência/pings etc etc eu falei te nas tvs porque como têm entrada rj45 já resolvem muitos dos problemas que o wi-fi têm, bem e a microsoft mais cedo ou mais tarde vai ter que fazer melhoramentos a nível de infraestruturas para o cloud, senão estou em erro a unica vez que fizeram essa atualização foi pouco tempo depois do lançamento da xbox series x.

Back