Eu em relação a essa independência que tu falas, já basicamente disse o que tinha te a dizer no passado sabado, e a meu ver nem faz muito sentido porque daquilo que se sabe o previsto é a microsoft lançar outra consola de tv, portanto acho que estás a exagerar um pouco.
Entretanto começa a mentalizar que as empresas querem lucros ao final do ano, se isso não acontecer a porta é fechada e isso é igual para todos.
Eu a fazer um pouco agora de futurologia, não me parece que a microsoft vá vender a próxima consola na base do prejuízo, portanto ao lançar é com lucro, e esta sim vai depender muito das vendas, se as vendas forem fracas pode efectivamente ser a ultima consola xbox.
Não é questão de mentalizar porque as coisas não funcionam assim de maneira tão simplista. Nem um orçamento de uma PME funciona assim quanto mais numa empresa desta dimensão com orçamento maior que alguns países. O que conta é o objectivo global e a estratégia da empresa, não é o cada departamento de forma individual dar lucro.
Se fosse assim o departamento de RH não existia nem o de desenvolvimento porque não dão lucro directo. Mas claro que existem, em "défice" permanente, porque a sua existência permite que outros departamentos e sectores funcionem e deem lucro.
E aqui a questão é, qual o motivo de eles manter uma operação mesmo com ligeiro prejuízo conforme disseste, quando eles podem otimizar para dar lucro?
Já tinha explicado no outro post de forma mais detalhada mas posso repetir de forma resumida. Essa suposta "optimização" pode correr mal, e se calhar ao fazerem isso só vão optimizar o curto prazo à custa do longo prazo. Pode-se especular mas ninguém pode ter a certeza, neste momento (nem eles), do que realmente o futuro lhes reservará ao irem por esse caminho.
Para uma nintendo ou sony a microsoft é um cliente como uma capcom ou square enix, eles não vão aumentar a taxa só porque a microsoft gera muito dinheiro, isso não faz sentido nenhum.
Se acharem que a MS é uma ameaça ao seu negócio, ou que possa vir a ser, pode ser do seu interesse que não tenha sucesso neste sector e parta para outra para os deixar "em paz". O que não falta é quem faça jogos, e não represente um potencial rival. Acontece a toda a hora em todos os sectores.
Dentro da estratégia da microsoft eu sei o que a mesma pretende, o que ela pretende é espalhar por tudo o que é canto o seu serviço game pass, e lucrar ao máximo possivel os seus ips, portanto sim a consola neste momento nem é propriamente uma prioridade.
Não sei se sabes...pensas que sabes, se calhar nem eles sabem

. Ou se calhar hoje sabem...e amanhã mudam de ideias. Já nem sequer era a primeira vez
Lucrar com os IP's até dou de barato. Agora, como é que com a tecnologia actual, vão "espalhar o Gamepass por tudo o que é canto", se não tiverem uma consola para o exibirem?
Streaming já vimos que ainda não está lá, não estou a ver as pessoas pagarem aquele preço e jogarem uma experiência sub-par face a uma consola. Resta o pc...porque não estou a ver o gamepass ir para a uma consola da Sony ou Nintendo, estás a ver isso a acontecer? A concorrer com os seus próprios serviços?
Como disse no post anterior...se acabarem com a consola, penso que a prazo o gamepass é para acabar também, será o caminho natural. Já neste momento eles têm tido dificuldade em explorá-lo como querem, estão sempre com números inferiores ao pretendido.
De qualquer maneira, e tal como disseste, já nos estamos a repetir e provavelmente a chatear aqui o pessoal, e não pretendia "monopolizar" o tópico com uma coisas destas.
Acho que até concordamos em algumas coisas mas temos visões diferentes de como eles deveriam agir e/ou do potencial sucesso da mudança de direção (se realmente acontecer sequer). Por mim já estou esclarecido e acho que já dissemos o que tínhamos a dizer sem estar a cair num loop.