• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos:Quatro anos depois, chega a hora de revisitar Cyberpunk 2077. Leiam a nossa análise neste link!

XBOX Microsoft Gaming

Pois, ARM parece-me pouco viável.

Quer dizer, nem é uma questão de ser viável, seria caso a Xbox fosse uma plataforma para continuar por várias gerações, seria um processo de transição e pronto. Agora se a próxima Xbox for realmente a ultima consola deles, parece-me contra producente estarem a pedir aos devs que se acomodem a uma arquitetura nova, ainda por cima quando é um investimento que não é para ser feito a longo prazo.

É pedir para muitos devs não se darem ao trabalho de lançar uma versão do jogo nessa consola.

É isto, ou então estamos todos enganados e os gajos têm um Proton da vida que corre tudo o que é x86 sem problemas. Mas aí... como esses "conversores" têm sempre alguma perda de eficiência, vale a pena ir-se por aí, se depois for para todos os devs fazerem jogos desenhados para x86?

Acho dificil ser ARM devido à programação.
Nenhum estúdio vai andar a portar jogos especificamente de X86 para ARM, o Proton/DXVK/VKD3D da vida já sabem correr jogos x86 em ARM, mas ainda se está muitos nos early days.

Como assim criar código especificamente?

O Unreal Engine 5 por exemplo, suporta ARM em Windows.
Basicamente, estás a fazer o jogo em UE5, e automaticamente vai suportar tudo se assim o entenderes, sem teres trabalho quase nenhum.

Os motores de jogo hoje em dia são muito evoluídos, nada a ver com antigamente. E mesmo assim antigamente tinhas Cpu's como o CELL que era bem mais complicado e lançavam jogos na mesma na PS3 e na X360 ao mesmo tempo.

A Nintendo Switch 1 e a Nintendo Switch 2 é ARM. Como é que eles fazem?
Principalmente agora na NS2, vais ter jogos comuns entre a consola e a geração atual da PS5 e X1.

Pois, ARM parece-me pouco viável.

Quer dizer, nem é uma questão de ser viável, seria caso a Xbox fosse uma plataforma para continuar por várias gerações, seria um processo de transição e pronto. Agora se a próxima Xbox for realmente a ultima consola deles, parece-me contra producente estarem a pedir aos devs que se acomodem a uma arquitetura nova, ainda por cima quando é um investimento que não é para ser feito a longo prazo.
O que vejo de negativo de arm é o power do gpu ainda não ter o bump necessário para competir com os gpus gama superior atuais, isto para consola caseira e analisando o Snapdragon Elite X. Mas para portátil faz bem mais sentido que as soluções de headhelds atuais x86. Ficava xbox e switch no mesmo barco.

E a médio/longo prazo o futuro passa por Arm. Daqui a 8/9 anos já até apostava que haverá á venda mais portáteis e desktops windows com arm que x86.

O que vejo de negativo de arm é o power do gpu ainda não ter o bump necessário para competir com os gpus gama superior atuais, isto para consola caseira e analisando o Snapdragon Elite X. Mas para portátil faz bem mais sentido que as soluções de headhelds atuais x86. Ficava xbox e switch no mesmo barco.
Eles podem usar um GPU dedicado da AMD, por exemplo.

Ah sim true. Estava mais a pensar nos M da Apple e pensei que os Snapdragon também dependessem apenas nos Adreno bloqueando o resto.

Como assim criar código especificamente?

O Unreal Engine 5 por exemplo, suporta ARM em Windows.
Basicamente, estás a fazer o jogo em UE5, e automaticamente vai suportar tudo se assim o entenderes, sem teres trabalho quase nenhum.

Não estás a perceber, isto não é assim AUTOMATICAMENTE.
Isto não é só carregar num botão e está feito, tens milhares de métodos e funções custom implementados num jogo que podem simplesmente não ser compatíveis e vais ter de obrigar a dev team em alguns casos a refatorizar muitas dessas funções para conseguirem correr em ARM.
Eu não disse que a switch não corre os jogos, mas precisas sempre de um port específico para ela.

Se as dev team já se queixam da Series S por terem de baixar gráficos e dar downgrade num par de texturas, achas que vão andar a reescrever metade dos métodos custom que têm para ser compatível com uma handheld da xbox?

Segundo ponto, estás a falar do Unreal, o unity penso que também tem isso, mas depois para os que tem soluções in-house? Ainda vão ter de reescrever mais, felizmente os que tem motores in-house tem malta muito competente, mas ainda assim, volto a frisar

Não é como lançar um jogo na series S, é literalmente como lançar um jogo numa switch que é uma consola totalmente diferente.
Não é como lançar um jogo na Steam Deck em que na maioria dos casos o Proton faz tudo sozinho e a dev team na maioria dos casos a única preocupação que tem é ter um preset bloqueado para consola ou text size maior.

Se fossem com X86/X64 os jogos automaticamente correm lá, só tem de ajustar os gráficos e aumentar o text size.
Se forem com ARM implica a maioria das dev teams terem de mobilizar pelo menos 1 dezena de pessoas durante semanas, senão meses, implica um QA demorada e um custo grande.
A Switch vende tanto como as consolas grandes, justifica-lhes este custo.

Uma handheld da xbox, não me parece que vá vender que justifique esse esforço por parte das dev teams.
Assumindo que vão de ARM e não tem algo tipo Proton, vai ser um tiro no pé do tamanho meteorito!

Última edição:
Uma questão, a Microsoft em algum lado oficial disse que a próxima geração de hardware vai ser a última que eles produzem?

Ou os inúmeros replies aqui no forum a dizer isso é só spread the fake news?

Não estás a perceber.
Isto não é só carregar num botão e está feito, tens milhares de métodos e funções custom implementados num jogo que podem simplesmente não ser compatíveis e vais ter de obrigar a dev team em alguns casos a refatorizar muitas dessas funções para conseguirem correr em ARM.

E o Unreal Engine 5 não faz isso automaticamente?

Olha o caso do DirectX na Xbox, enquanto a PS5 usa GNM que é uma API de baixo nivel.
Achas que as funções também não são diferentes entre ambos? São diferentes mas o motor de jogo é que trata de tudo.

E não estou a falar em teres um jogo que já existe e depois portar para ARM. Estou a falar de ser desenvolvido ao mesmo tempo para ambas, usando o motor de jogo.

Eu não disse que a switch não corre os jogos, mas acaba por ter de se fazer um port específico para uma plataforma inteiramente nova.

Vais começar a ter jogos que vão ter lançamento simultâneo no PC, PS5, Xbox e Switch 2, não tenhas duvidas, e a Switch 2 será ARM ao contrario das outras.

Eles já se queixam da Series S por terem de baixar gráficos e dar downgrade num par de texturas, achas que vão andar a reescrever metade dos métodos custom que têm para ser compatível com uma handheld da xbox?

Ainda mais trabalho vão ter com a Switch 2, que é mais fraca que a Series S.

Segundo ponto, estás a falar do Unreal, o unity penso que também tem isso, mas depois para os que tem soluções in-house? Ainda vão ter de reescrever mais, felizmente os que tem motores in-house tem malta muito competente, mas ainda assim, volto a frisar

Os motores In house vão suportar tudo, até porque todos vão querer lançar os seus jogos na Switch.
A CDPR já tem o Cyberpunk a correr na Switch 2, achas que é assim tão complicado? Aliás, já existe uma catrefada de ports anunciados para a Switch 2, e acredita que perderam bem mais tempo a conseguir colocar o jogo a correr bem em hardware mais fraco do que no resto.

Uma questão, a Microsoft em algum lado oficial disse que a próxima geração de hardware vai ser a última que eles produzem?
Nunca disse. É mais a teoria de que a próxima geração será a última antes da transição para ser só cloud gaming (supondo que a próxima geração dura entre 2027 e 2033/34).

Uma handheld da xbox, não me parece que vá vender que justifique esse esforço por parte das dev teams.
Há sempre a hipótese de a Sony seguir um caminho similar e passar a Arm na próxima geração.

@Ansatsu Acho que continuas sem perceber a gravidade da coisa.

Estás certo em muita coisa e o que pode salvar a handheld da Xbox nos lançamentos novos, é o facto de já o estarem a fazer para a switch 2.

O problema da portátil da Xbox de ser ARM é que os teus jogos não estão automaticamente lá, requer esforço das dev teams como mencionei e o modelo de negócio da Microsoft assenta no GAMEPASS.

Explica-me lá como é que tu vais vender uma consola handheld em que do catálogo do gamepass só vais ter meia dúzia de jogos compatíveis no lançamento (assumindo que não tem uma compatibility layer e vão correr os jogos nativamente)?

Desculpa, mas custa-me imenso a acreditar que tenham seguido esta rota.

@lmikotas Já houve aí diversos rumores que a Sony vai manter-se nos APUs da AMD.

Explica-me lá como é que tu vais vender uma consola handheld em que do catálogo do gamepass só vais ter meia dúzia de jogos compatíveis no lançamento (assumindo que não tem uma compatibility layer e vão correr os jogos nativamente)?
Talvez isto já seja uma dica para o futuro:
“As a Principal Software Engineer in Xbox, you will coordinate across teams to define and implement the Xbox backward compatibility game security system to protect game assets while improving the experience for our customers. You will work with other experienced emulation engineers to deliver high quality solutions that not only protect game content but also improve the experience of installing compatible games. You will be a key contributor to the technology solutions developed to emulate legacy games on modern platforms,” the job listing reads. The job offering also mentions synergies across the Xbox and Windows gaming ecosystem, and the position will require candidates to create solutions that “enable system level emulation across the catalog of Xbox content.”
via

Ou os inúmeros replies aqui no forum a dizer isso é só spread the fake news?
Não. É mais doom and gloom. É wishful thinking thinking para outros.

O pessoal pensa em demasia. A minha única preocupação é estar cá quando existir a geração depois da próxima. Se estiver não existirão opções, Xbox ou outras para jogar.

Acredito perfeitamente que caso a MS decida abandonar o Hardware (que não acredito que o faça nos próximos tempos) que vai criar forma de termos todos os jogos adquiridos na Store da Xbox, acessiveis no PC.

Assim reduz um pouco a moça que possa vir a causar de a MS abandonar o mercado de consolas.

Multiple Xbox-Related Showcases Officially Confirmed For Next Month​

Get ready for a busy SGF 2025

@purexbox

Multiple Xbox-Related Showcases Officially Confirmed For Next Month

It's almost that time of the year again! The Xbox Games Showcase 2025 is just around the corner, and it's set to be joined by a barrage of other showcases at the same time - many of which will feature Xbox-related reveals as well.

This is all part of Summer Game Fest season, previously known as E3 season, with pretty much every showcase taking place within just a few days (or even hours) of each other. It all kicks off with Summer Game Fest Live on June 6th, while other particularly notable events include the Future Games Show, the PC Gaming Show (hopefully featuring some PC Game Pass reveals) and the yet-to-be-announced Ubisoft Forward show.

Obviously the main event for us is the Xbox Showcase though, followed by the Outer Worlds 2 Direct!

News Xbox Games Showcase 2025 & Outer Worlds 2 Direct Announced For June​

"This year we will again have a double feature"

We're going to provide a more comprehensive look at all of next month's Xbox-related showcases nearer the time and when they've all been announced, but for now, here's what's been confirmed for Summer Game Fest 2025 so far:

(To give you an idea of what to expect, most of the links below are roundups for last year's coverage)

Eu em relação a essa independência que tu falas, já basicamente disse o que tinha te a dizer no passado sabado, e a meu ver nem faz muito sentido porque daquilo que se sabe o previsto é a microsoft lançar outra consola de tv, portanto acho que estás a exagerar um pouco.

Entretanto começa a mentalizar que as empresas querem lucros ao final do ano, se isso não acontecer a porta é fechada e isso é igual para todos.

Eu a fazer um pouco agora de futurologia, não me parece que a microsoft vá vender a próxima consola na base do prejuízo, portanto ao lançar é com lucro, e esta sim vai depender muito das vendas, se as vendas forem fracas pode efectivamente ser a ultima consola xbox.
Não é questão de mentalizar porque as coisas não funcionam assim de maneira tão simplista. Nem um orçamento de uma PME funciona assim quanto mais numa empresa desta dimensão com orçamento maior que alguns países. O que conta é o objectivo global e a estratégia da empresa, não é o cada departamento de forma individual dar lucro.

Se fosse assim o departamento de RH não existia nem o de desenvolvimento porque não dão lucro directo. Mas claro que existem, em "défice" permanente, porque a sua existência permite que outros departamentos e sectores funcionem e deem lucro.
E aqui a questão é, qual o motivo de eles manter uma operação mesmo com ligeiro prejuízo conforme disseste, quando eles podem otimizar para dar lucro?
Já tinha explicado no outro post de forma mais detalhada mas posso repetir de forma resumida. Essa suposta "optimização" pode correr mal, e se calhar ao fazerem isso só vão optimizar o curto prazo à custa do longo prazo. Pode-se especular mas ninguém pode ter a certeza, neste momento (nem eles), do que realmente o futuro lhes reservará ao irem por esse caminho.
Para uma nintendo ou sony a microsoft é um cliente como uma capcom ou square enix, eles não vão aumentar a taxa só porque a microsoft gera muito dinheiro, isso não faz sentido nenhum.
Se acharem que a MS é uma ameaça ao seu negócio, ou que possa vir a ser, pode ser do seu interesse que não tenha sucesso neste sector e parta para outra para os deixar "em paz". O que não falta é quem faça jogos, e não represente um potencial rival. Acontece a toda a hora em todos os sectores.
Dentro da estratégia da microsoft eu sei o que a mesma pretende, o que ela pretende é espalhar por tudo o que é canto o seu serviço game pass, e lucrar ao máximo possivel os seus ips, portanto sim a consola neste momento nem é propriamente uma prioridade.
Não sei se sabes...pensas que sabes, se calhar nem eles sabem :D. Ou se calhar hoje sabem...e amanhã mudam de ideias. Já nem sequer era a primeira vez :)

Lucrar com os IP's até dou de barato. Agora, como é que com a tecnologia actual, vão "espalhar o Gamepass por tudo o que é canto", se não tiverem uma consola para o exibirem?

Streaming já vimos que ainda não está lá, não estou a ver as pessoas pagarem aquele preço e jogarem uma experiência sub-par face a uma consola. Resta o pc...porque não estou a ver o gamepass ir para a uma consola da Sony ou Nintendo, estás a ver isso a acontecer? A concorrer com os seus próprios serviços? :berlusca:

Como disse no post anterior...se acabarem com a consola, penso que a prazo o gamepass é para acabar também, será o caminho natural. Já neste momento eles têm tido dificuldade em explorá-lo como querem, estão sempre com números inferiores ao pretendido.

De qualquer maneira, e tal como disseste, já nos estamos a repetir e provavelmente a chatear aqui o pessoal, e não pretendia "monopolizar" o tópico com uma coisas destas.

Acho que até concordamos em algumas coisas mas temos visões diferentes de como eles deveriam agir e/ou do potencial sucesso da mudança de direção (se realmente acontecer sequer). Por mim já estou esclarecido e acho que já dissemos o que tínhamos a dizer sem estar a cair num loop.

Última edição:
Back