Artigo Microsoft has been granted a patent on 'Page Up' and 'Page Down' keystrokes.

smpme

Power Member
The software giant applied for the patent in 2005, and was granted it on August 19, 2008. US patent number 7,415,666 describes "a method and system in a document viewer for scrolling a substantially exact increment in a document, such as one page, regardless of whether the zoom is such that some, all or one page is currently being viewed".
The patent's listed 'inventors' are Timothy Sellers, Heather Grantham and Joshua Dersch. However, Page Up and Page Down keyboard buttons have been in existence for at least quarter of a century, as evidenced by this image of a 1981 IBM PC keyboard.
"In one implementation, pressing a Page Down or Page Up keyboard key/button allows a user to begin at any starting vertical location within a page, and navigate to that same location on the next or previous page," reads the patent's summary.
"For example, if a user is viewing a page starting in a viewing area from the middle of that page and ending at the bottom, a Page Down command will cause the next page to be shown in the viewing area starting at the middle of the next page and ending at the bottom of the next page. Similar behavior occurs when there is more than one column of pages being displayed in a row," states the summary.
Microsoft has a long history of applying for, and being granted patents for, inventions that many argue--and can sometimes demonstrate--were based on earlier work carried out by others, or based on a common, self-evident idea.
One example is the company's patent on a mouse wheel that can scroll up and down; another is its patent on double-clicking buttons. The company received its 5,000th patent from the US Patent and Trademark Office in March 2006, and is currently approaching the 10,000 mark.
fonte: http://news.zdnet.com/2424-9595_22-218626.html

WTF?!
 
Última edição pelo moderador:
Que cena...

A M$ é pior que um polvo no registo das patentes. Uma patente para a funcionalidade das teclas page up/page down?? E há quase 10 000 destas coisas?

Será que alguem leva isso a sério e lhes tem de pagar alguma coisa de cada vez que faz um programita basico?

Eu gosto é da maneira como eles descrevem a funcionalidade como se fosse algo de espantoso... WTF mesmo!
 
Epá, digam-me que isto não é verdade. Digam-me que um gajo que queira criar uma aplicação/programa que use as funções da tecla PgUp/PgDown, não tem que pagar o quer que seja à M$ devido à patente....
 
Mas qual é a vossa preocupação? se eles entenderam fazer a patente devem ter um bom motivo para isso.

Se fosse outra gigante do mercado ou uma empresa desconhecida ninguém pegava no assunto.
 
Mas qual é a vossa preocupação? se eles entenderam fazer a patente devem ter um bom motivo para isso.

Se fosse outra gigante do mercado ou uma empresa desconhecida ninguém pegava no assunto.


Simplesmente tais teclas jamais deviam pertencer a uma patente... Até podia ser a empresa do Zé Manel da esquina que era a mesma parvoíce!!
 
Simplesmente tais teclas jamais deviam pertencer a uma patente... Até podia ser a empresa do Zé Manel da esquina que era a mesma parvoíce!!

Gostava era de saber esse grande motivo.. cumps

E se a patente fosse para a tecla Shift era menos parvoíce :p ?

Alguma coisa devem estar a preparar. Talvez algo que tenha a ver com o Seven ou o seu sucessor. A patente muitas vezes não é só para se apropriar de uma determinada coisa mas sim para evitar que ela caia nas mãos erradas.
 
E se a patente fosse para a tecla Shift era menos parvoíce :p ?

Alguma coisa devem estar a preparar. Talvez algo que tenha a ver com o Seven ou o seu sucessor. A patente muitas vezes não é só para se apropriar de uma determinada coisa mas sim para evitar que ela caia nas mãos erradas.

Juro que achei que tavas a ser irónico no teu post anterior...

O problema da M$ é ter dinheiro e engenheiros a mais com demasiado tempo livre nas mãos (espero que não sejas um deles)! 10,000 patentes idiotas, por favor... ponham mas é esse pessoal a trabalhar no Seven como dizes para ver se apagam o fracasso do Vista o mais depressa possível.

Além disso estou bem certo que se lhes tivesses de pagar por cada uma parvoice dessas, acho que não existiriam quaisquer projectos open-source...
 
Vista um fracasso? em certos conjuntos máquinas-utilizadores, acredito que sim. Noutros é um SO muito bom, estável, rápido e eficiente. Mas isto é off-topic.

Não estava a ser irónico. A verdade é que nenhum de nós sabe o que se está a cozinhar nessas empresas. A Microsoft tem uma divisão de periféricos (entre eles precisamente teclados), faz programas, sistemas operativos e jogos. Eu sem saber o que se passa dentro das 4 paredes da empresa não sou capaz de dizer que é "uma estupidez". No fim até pode ter sido uma jogada brilhante ou uma maneira de se defender de alguma coisa. Ninguém sabe!
 
Vista um fracasso? em certos conjuntos máquinas-utilizadores, acredito que sim. Noutros é um SO muito bom, estável, rápido e eficiente. Mas isto é off-topic.

Não estava a ser irónico. A verdade é que nenhum de nós sabe o que se está a cozinhar nessas empresas. A Microsoft tem uma divisão de periféricos (entre eles precisamente teclados), faz programas, sistemas operativos e jogos. Eu sem saber o que se passa dentro das 4 paredes da empresa não sou capaz de dizer que é "uma estupidez". No fim até pode ter sido uma jogada brilhante ou uma maneira de se defender de alguma coisa. Ninguém sabe!

Va fracasso também não, exagerei um bocado. Eu até gosto do Vista... só tenho pena de ter menor convergência em relação à maioria das distribuições de Linux - ainda não foi desta que meteram uma consola em condições, um windows explorer decente e multiplos desktops, por exemplo. Quem sabe, no Seven percam a vergonha... mas acho que não. Ja foram acusados de imitar o Mac OS X com o Vista, que mal tem serem acusados de imitar o Linux?

Enfim offtopics a parte... continuo a dizer que qualquer que seja a estratégia - registar 10 000 patentes dakele tipo é uma estupidez e é completamente INEFICAZ. Prova: existencia de software NÃO comercial open-source (que até usa o page-down e page-up e de certeza que outras centezas dessas 10 000 pateticas patentes) sem pagarem um tostão à M$.
 
Última edição:
Acho que ninguém reparou que o texto não descreve o funcionamento habitual dessas teclas.

at any starting vertical location within a page

Estive a fazer experiências com o OpenOffice.org e com o Adobe Reader e o que essas teclas fazem é deslocar o cursosr um ecrã, não uma página.
 
Back
Topo