1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Microsoft Hyper-V R2

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por Nemesis11, 18 de Novembro de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 16294)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Este artigo é um pequeno tutorial de como obter o Windows 2008 R2 Trial, instalar o Hyper-V R2 e de como criar simples máquinas virtuais em windows.

O Hyper-v é um produto que incorpora um hypervisor e algumas ferramentas para o gerir.

Ao contrário do Vmware Workstation ou do Virtualbox, o software de virtualização não fica "por cima" do sistema operativo. Tem acesso directo ao hardware.

A quem pode interessar o Hyper-V R2?
    Quem quiser ter um ambiente complexo numa ou mais máquina de testes e os produtos "desktop" não forem suficientes.
    Quem quiser ter um ou mais servidores em produção que contenham diversos sistemas operativos a correr na mesma máquina.

Por último, de referir que existem alternativas, também grátis, ao Microsoft Hyper-V R2. As três mais conhecidas:
    - Citrix XenServer -> http://citrix.com/English/ps2/produc...ntentID=683148
    - Microsoft Hyper-V server -> http://www.microsoft.com/windowsserv...perv-main.aspx
    - Vmware Esx 4i -> http://www.vmware.com/products/esxi/

Cada produto tem as suas vantagens e desvantagens e este post não serve para discutir qual é o melhor.

De referir que o tutorial é da versão do Hyper-V R2 dentro do Windows 2008 e não o Hyper-V Server, que é um produto grátis à parte.

A nível de hardware, em príncipio tudo o que tem drivers para windows deve funcionar, mas tive problemas com placas de rede Realtek. Usei Intel Pro 1000.

Por último só mostro a instalação de máquinas virtuais Windows e não linux, pelo limitado suporte a nível de distribuições e outras limitações ( suporte só para 1 vcpu e legacy network ).

Primeiro que tudo pode-se obter a trial de 180 dias do Windows 2008 R2 em http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/trial-software.aspx

A instalação do Windows 2008 é o "normal". Pode ser next next next ou podem costumizar.

Este é o primeiro ecrã depois da instalação do Windows 2008. Neste ecrã podem alterar as definições principais do sistema operativo.

Uma das primeiras acções a tomar, normalmente, é fixar um ip ao servidor de Hyper-V.

Alterar o computer name.

Efectuar todos os updates que estiverem disponíveis.

Activar a trial, activando o computador. Não é necessário colocar qualquer serial key.

No ecrã principal, carregar em "Add a role" e escolher "Hyper-V". Carregar em "Next".

Escolher a ou as placas de rede onde ficarão as redes virtuais.

Confirmar os settings e carregar em "Install".

Efectuar o close e reiniciar a máquina.

Depois do reboot, devemos ter um ecrã de confirmação que a instalação foi bem sucedida.

Na parte de rede, pode-se ver que foi criado um dispositivo virtual.

Aceder a "Administrative tools" e carregar em Hyper-V manager.
    De referir que com o RSAT se pode gerir o Hyper-V remotamente a partir de um windows 7 ou Vista.

Este é o ecrã principal da consola mmc do Hyper-V.

No "Virtual Network manager", podemos definir as propriedades da placa de rede, propriedades de mac address e adicionar novas redes.

Nos settings do servidor, podemos escolher onde ficam fisicamente as máquinas virtuais e outras propriedades, como de teclado e rato.

Para criar uma nova máquina virtual, aceder a "Actions", "New", "Virtual Machine"

O ecrã inicial do wizard.

Escolher o nome da máquina virtual, neste caso será um "Windows 2008 R2".

Escolher a memória Ram assignada à máquina virtual.

Configurar a parte de rede. Escolher a rede onde vai estar ligada a máquina.

Escolher o nome do disco, tamanho e local.

Escolher de onde vai ser instalado o sistema operativo. Neste caso o "D:".

Carregar em "Finish" para acabar a criação da máquina virtual.

Se acedermos aos "Settings" da máquina virtual, temos acesso a mais opções.

Por exemplo, colocar a máquina virtual com dois processadores.

No fim de configurarmos a máquina, carregar em "Start".

Abrir a consola de visualização e proceder à normal instalação do Windows 2008.

Instalação do Windows 2008 e impacto na máquina física.

Task manager com dois processadores dentro da máquina virtual.
    De referir que neste caso não é necessário instalar quaisquer drivers ou tools, porque já estão incluídos no sistema operativo.

Criar uma segunda máquina virtual para um Windows XP.

Todos os menus para configurar a vm são os mesmos. Pode-se arrancar com a máquina virtual e começar a instalar o XP.

No fim da instalação, aceder a "Action" e "Insert Integration services setup disk".

No XP é iniciado a instalação dos drivers.

No fim da instalação efectuar um restart à máquina virtual.

Device manager do windows XP com os drivers instalados.

E é tudo, um simples guia para o Hyper-V R2.
    Muito mais se pode fazer com este produto, como liga-lo a um System Center Virtual Machine Manager, que também é um produto pago, mas que adiciona features ao produto.
    No entanto, para um servidor caseiro de testes, este guia serve :).

2. syqe

syqe Power Member

Boas,

Os meus parabéns, criaste um tutorial porreiro para quem nunca mexeu com este novo brinquedo.

Pessoalmente utilizo o Hyper-V regularmente para laboratórios e o seu potencial é enorme, ainda não tive oportunidade de experimentar a versão R2, notas alguma diferença?

Já agora diz-me, falas em:
    Porque dizes isto? Pelo que sei ao instalar o role, todos as ligações são configuradas de acordo, ou não?

3. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

É uma solução "parecida" às soluções bare-metal do esxi e do xen. A diferença para uma distro red hat alterada, é que este corre windows :)

Mas é porreiro para quem quer acumular mais um role num servidor 2008.

Bom tutorial.

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Apenas porque um servidor normalmente não fica por dhcp. Apenas isso.

A consola do Esxi não corre Linux. Parece mas não é. O Esx normal é que corre uma consola derivada do Rhel 4, se não estou em erro.

5. syqe

syqe Power Member

Isso claro, apenas pensei que tivesses a referenciar isso devido ao Hyper-V.

Duvida desfeita ;)

6. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

Sim, eu referia-me ao "core" do esxi, e não à consola de gestão (a yellow firmware console :D )
    Do ESX (o não i) a consola é baseada no RH Enterprise.

O que dei como exemplo foi mais no sentido de dizer que o Hyper-V é um esquema semelhante ao esx ou ao xen, só que corre integrado no windows, ao invés dos outros dois

7. É possível instalar uma distro linux em cima do Hyper-V?

8. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

pena a exigencia de um processador com virtualização, intel VT ou AMD-v, por exemplo.. (à imagem do que acontece com o windows XP mode para o windows 7)
    infelizmente, tenho clientes com alguns proliant comprados ha 3 ou 4 anos por uma pipa de massa, que vão ver certamente a vida encurtada à pala disto, e da migração para o server 2008 (e infelizmente a incompatibilização de algumas aplicações com este sistema)..

Última edição: 20 de Novembro de 2009
  9. exxtreme

exxtreme Power Member

Embora nao suporte todas oficialmente (quase nenhuma para ser franco), eu usei fedora e ubuntu no hyper-v sem problemas. So nao consegues intalar os serviços para a virtual machine. Mas corre razoavelmente bem.

Nem me fales nisso. "Tenho" 4 proliants "enrrascados" por n suportarem AMD-v. Tanto os 2xDual-core como os Quad-core não suportam. Aquilo foi migrado pa server 2008 para tentar eliminar o vmware. Qual foi o meu espanto qdo no final vi que não tinham suporte para AMD-v.
    La continuam com o vmware (nao e que me queixe do vmware, nunca deu problemas. Mas queria evitar estar a instalar mais uma aplicação a parte)

10. NPinho

NPinho I folded Myself

pessoal, preciso de ajuda, de alguém que perceba bem do Microsofy Hyper-V server (free)

Tenho neste momento uma maquina com um S.O. Windows e um S.O. Linux, a gestão do hyper-v server é feita num portatil com Win7 que se ligar o equipamento hyperV server

a minha questão é, como fazer backups.... com os S.O. a correr, pelo que sei, se fosse Windows 2008 com Hyper-V tinha o Windows BACKUP que faz imagem do disco (?), mas neste caso, como é apenas Hyper-V Server, precisava de fazer "imagem" com os discos virtuais (VHD) a correr.... e se possivel, fazer backup para um outro equipamento na internet, via SSH ou algo com alguma segurança

Neste caso, o hyper-V é utilizado para ter mais que um S.O., e em caso de falha de hardware, suponho que a reposição seja rapida, pois basta instalar Hyper-V noutra maquina e os S.O. host nao precisam de reinstalação, certo?

nao sei se ajuda, mas equipamento HyperV tem 3 placas de rede, 1 para Linux, outra para windows, e a 3ª está para o Hyper-V

agradeço ajuda neste sentido.

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

12. Enjoy_&_Relax

Enjoy_&_Relax Power Member

Podes usar as snapshots, mas não é um bem considerado um backup, mas serve para o efeito.

http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd560637(WS.10).aspx

Bom guia para quem desconhece esta ferramenta.
    A nivel caseiro é uma boa solução mas considero um esxi bem mais agradável.

Mexo bastante em hyper-v, mas em cenários bem mais complexos. (com storages dedicadas, em cluster, varias networks, etc)

A nível empresarial ainda está muito longe da qualidade da soluções vmware, mas vai-se safando no mercado.
    O virtual machine manager da microsoft por exemplo é um terror ao lado do vcenter da vmware. Para não falar no networking do hyper-v que também é terrível.

A ver vamos o que aí vem no hyper-v 3.0

Última edição: 25 de Julho de 2011
  13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Como dizes, não é considerado backup e acho perigoso usar snapshots como backup, a não ser num servido home e mesmo assim, só se forem coisas pouco importantes.

Já nem me lembrava que tinha feito este guia.
    Sim, o Esxi é agradável em comparação com o Hyper-V, devido ao melhor suporte para máquinas "não Windows" e é um produto mais maduro.

A nível de compatibilidade, o que prefiro mais é Kvm. A ver se um dia faço um artigo do cluster caseiro que tenho, que é um Cluster Kvm, sem storage externa (usando drbd)

Bem verdade. Até com algumas placas de rede já tive problemas, se as colocar como Vm management e Vm network ao mesmo tempo.
    O Vcenter, especialmente a partir do 4, é bastante superior. Só não gosto da forma como se cria um cluster de Vcenter, para alta disponibilidade. (Só conheço no 3, no 4 não sei se é o mesmo filme).
    Mas no 5 parece que vai ser uma appliance.

Se alguém tiver curiosidade em ver:
    http://digitalwpc.com/Videos/AllVid...5c47-4b9e-987c-0dec4194058b/#fbid=xeCtyhEp9Qw

Partilhar esta Página