Microsoft Lumia 950

Enquanto isso, ontem resolvi fazer o rollback ao 950, em jeito de "tira-teimas" para testar a performance e autonomia de cada uma das versões, durante pelo menos uma semana.

Aproveitei e restaurei uma cópia de segurança mais antiga, do tempo em que o mtalk ainda funcionava, mas não tive sorte, continua inoperacional.

Bem, se não fosse por algumas particularidades como aqueles sons de notificação agudos que já nem me lembrava, algumas app's a correr em versões mais antigas, como a da Fitbit ou a Light Social, numa versão que não funciona com Windows Hello, e receber os relatórios de entrega das sms como mensagens à parte, e quase parecia que nem tinha feito rollback para a Threshold 2 10586.318 de 11/2015..

De resto algum "stuttering" nalgumas animações, um bug estranho que não me deixa guardar as capturas de ecrã no SD, mas permite na memória interna, e siga..

Falando nisso, uma coisa que me sempre me irritou era o GT Racing 2 correr de forma inconsistente, aos "engasganços" no CU e FCU neste 950 e correr perfeitamente fluído no 930.

Claramente não é falta de RAM, pois o 930 tem 2GB e o 950 3GB, portanto só me ocorre ser falta de optimização do SoC Snapdragon 808, quando comparado como o Snapdragon 800 do 930.
Vai daí e voltei a instalar (sempre na memória interna) e apesar de melhor, ainda se faz notar, embora de forma mais discreta.. estranho.

Daqui a uns dias salta obrigatoriamente para o AU, já que o sistema, apesar de me ter permitido adiar a actualização até dia 12, está constantemente a notificar-me para actualizar.

Era de qualquer forma inevitável, sem possibilidade de descarregar o pacote de voz do Brasil que me permitiria ativar a Cortana, e isto de receber mensagens de entrega de sms, em vez de simples relatórios de entrega não dava para mim.

Instalei o Antutu v6.05 e agora à medida que for actualizando para as versões seguintes, vou testando performance e autonomia.

De resto, ao usar o 930 enquanto este 950 estava a viajar atrás no tempo, apercebi-me do quanto me habituei ao glance, e a única alternativa mais parecida ao que estou habituado nos meus Lumias 925/930/950 é o Samsung Galaxy J7 2017, por me permitir ter ecrã "always on" (Always On Display) em substituição do glance, bem como um ecrã Amoled ao mesmo nível..
O resto só instalando app's Microsoft e um lancher com tiles, será o mais próximo de um Lumia que conseguirei em android..

E amanhã é sexta-feira :)
Abraço a todos.
 
Não é nada que não tenha já sido dito por aqui mas o 808 e o 810 foram os piores SoC gama media/alta e topo de gama que a Snapdragon lançou nos últimos anos, isso aliado a falta de optimização do W10m com serviços mínimos dá o resto...

Quanto ao AMOLED nos smartphones apesar da preferência pela tecnologia não deixo de comprar um smartphone por não ter e o que não faltam são smartphones no mercado com ecrãs de qualidade de topo mesmo sendo IPS, em relação ao glance/always on felizmente existe algo chamado ambient display no Lineage OS :

Ambient_Display-1.jpg


LineageOS-15.1-Ambient-Display-Settings.png

Claro que "out of the box" existem OEM que o fazem e outros não, se não forem por outros caminhos cabe a cada um fazer as suas escolhas.
 
Da primeira imagem gosto, já da segunda... :wscared: É mesmo estilo android essas definições, tão brinquedinho...:D

Vou mas é dormir, que quando vi @bseixas perto da uma da manhã, pensei que tinha saído o Surface Phone :rofl: Vou então esticar-me na horizontal e sonhar...:D
 
@cribeiro

"Estilo brinquedinho" ou não pelo menos está no sitio em que deve estar e não é preciso um GPS para encontrar opções, ao contrário do glance no W10m que em cada smartphone parece estar num sitio diferente, isto claro quando tem a opção lá... :-D

Quanto ao Surface Phone, fazes bem em esperar deitado por ele. :D
 
As definições do Android não são assim tão perfeitas como fazem ver...
É mesmo nelas que é preciso o tal 'GPS' para se encontrar isto ou aquilo. Por vezes é necessário andar á pesca em menus e submenus e 'subsubmenus' e por aí fora.
 
Nada é perfeito, ainda assim as definições em Android desde 2015 (quando saiu o W10m) que me pareceram mais bem organizadas do que no W10m, não é coisa de agora.
 
As definições do Windows phone nunca foram muito organizadas. Contudo, a situação melhorou progressivamente desde o Update 2 do Windows Phone 8.1.
 
Última edição:
Bem, hoje o 950DS acordou-me ao som daquele brutal alarme que parece um grilo a tocar sintetizador, dos tempos em que entrei para iNSIDER com a build 10052, onde isso já vai :-D
Já nem me lembrava desse toque de despertar, que de suave nada tinha..

Pudesse eu enfiar a 10536, a última do projeto Astoria e ainda corria app's android na boa, cheguei a ter o meu smartwatch sincronizado com as notificações que recebia via minha conta do Google.. Nessa altura o Windows 10 Mobile estava bastante promissor, mas começava também a esbarrar nos primeiros sinais de resistência por parte da Google e alguns devs..

Fora isso está a ser uma experiência revivalista interessante (quase em jeito de reformado a passear de autocaravana :biglaugh:) e vai ser uma boa forma de relembrar o quanto o Windows 10 mobile evoluiu, até infelizmente estagnar.

@bseixas estive a pesquisar esse Lineage OS, confesso que gostei bastante do dark mode, "à la Windows metro" e suporte para "glance", DESDE que o hardware do dispositivo o suporte, provavelmente será preciso ecrãs com capacidade de "display memory", como o TFT do meu Lumia 532DS ou o IPS do meu 640DS.

Sabes de isso vem já pré-instalado em algum modelo?
Queria algo a funcionar já a sair da caixa, já não me sinto com pachorra para andar com mods, sideloads e afins.
Senão, para já continua o Galaxy J7 2017 como possível candidato.

Quanto ás definições, cada um com a sua opinião, mas tendo aqui em casa um iPhone 6S e vários tablets e smartphones android até ao 6, continuo a preferir as do Windows 10 Mobile, da AU pra cima, bem longe do caos que era no 8.1..
 
@Dark Ang3L

Que eu saiba não há nada out of the box com Lineage OS, mas a coisa também resume-se a escolheres um smartphone que o suporte, alterar a recovery para TWRP e flashar o zip.

Tem outra vantagem que é poder optar por hardware "obsoleto" a melhor PVP sem estar a condicionar a escolha por causa da versão Android e dos updates, aliás, esta é uma das coisas positivas de Android que sabendo o que se está a comprar não se fica dependente das vontades do OEM quando esta fecha a torneira a novas versões do OS ao fim de 2 anos (ou antes) apesar do hardware dar para muito mais, como acontece no W10m e no mercado em geral.

Samsung em updates continua a ser uma nódoa especialmente em gama baixa/média, tenho um familiar com um J3 de 2017 que update para o Oreo nem vê-lo e duvido que o venha a receber sequer.
 
O que me chateia é a bateria, que dura tão pouco.

Isso é uma das razões que me levou a fazer esta experiência.
No FCU o meu 950DS andava a aquecer muito ultimamente, e por vezes aos 30%, bastava tentar fazer fotos em HDR ou vídeos a 60fps e apagava.
Ainda vou na build de lançamento a 10586.318 Threshold 2, mas para já, com o mesmo uso, não voltei a notar aquecimento.
Já na bateria, apesar de ainda não se ter apagado, continuo a ter de lhe dar um carga intermedia, em 4h perdi 50%.

Quando saltar para a AU, deve melhorar, espero, pois está bastante mais optimizada.
Depois faço mais uma ronda de testes.

EDIT: Já concluí a ronda de testes com a AU e nada a apontar, Gt Racing com o tal suave engasganço, mas a AU é bem mais optimizada no uso do dia-a-dia.

Entretanto já dei o salto para a CU e apesar de o SO estar ainda mais flluído/reativo, a nível 3D nota-se uma tendência.. a cada update a performance 3D ressente-se ligeiramente, e o resultado no Antutu, que vale o que vale, vai baixando.

E já noto no GT Racing esses engasganços a ficarem mais notórios, mas troco de bom grado performance em jogos por um SO mais fluído.

Segundo os testes do Steve, do AAWP, a performance do sistema é até 20% superior face à AU.
Já O FCU, segundo o próprio, não acrescenta nada à CU.
 
Última edição:
O que eu vou fazer nos próximos dias, ou horas (depende da disposição :D), é activar o rádio.

Como não parece ser uma coisa com muito impacto não deve haver problema.
 
Então sempre vais ficar pela FCU?
A FCU não melhora em relação á CU porque é exatamente a mesma versão mas com um patch cumulativo.

Se fosse, por exemplo no meu Nokia Lumia 925, dual-core e 1GB de ram, ficaria sem problemas, que nos casos de modelos sem expansão de memória via SD como o meu 925 e o 930, tem a mais-valia de poder fazer reset às app's e ir limpando a quantidade parva de dados que o Facebook e Messenger acumulam, por exemplo, gerindo melhor o espaço utilizável.

Mas no caso do meu 950DS, a menos que a Microsoft traga alguma versão marada e cheia de bugs, acho que temos todos interesse em atualizar.. para isso mesmo, para estar atualizado nem que seja ao nível de correção de erros/segurança.
E também pelo facto das specs do 950DS serem mais que adequadas para lidar com o peso maior das versões mais recentes.
Agora se olhasse apenas à performance, a AU é realmente a que reúne o melhor compromisso entre leveza/funcionalidade/compatibilidade (app's).

O facto é que no exemplo que dei, o GT Racing 2 (lançado a 19/06/2014 para Windows phone), o meu jogo racing favorito, a fluidez é 100% no 930 a correr a CU.
No 950DS o nível de detalhe é exatamente o mesmo, mas a taxa de fps é "aos soluços" e só encontro explicação na (falta de) optimização do jogo, já que outros títulos da Gameloft como Asphalt 8, Asphalt Xtreme, Asphalt Overdrive ou o Asphalt Street Storm (removido da loja por motivos que inquietantemente me ultrapassam), isso não é perceptível.

A fazer fé no que a Qualcomm diz, o hexacore do 950 em gaming usa 2x córtex A57 a 1.8Ghz +Adreno 418 a 1440x2560 564ppi

O 930 usa um quadcore, ou seja 4x Krait 400 a 2.2Ghz +Adreno 330 a 1080x1920 441ppi

Se os 4 cores funcionam em simultâneo ou não, não faço ideia, sei é que aqui tudo corre top, mesmo com 1GB de ram a menos face ao 950, pelo que não será esse o limitador..

A maior resolução do 950 poderia explicar isso, mas para isso, os restantes títulos manifestariam o mesmo comportamento, por isso julgo ser mesmo uma questão de optimização..

Seja como for, o 950 reúne características que adoro e que seria de esperar, quase 3 anos depois de sair, serem banais ou pelo menos mais fáceis de encontrar na concorrência:

Amoled
Desbloqueio por iris (ou face)
Glance (ou Always On Display)
DDTW/DDTS
USB-C/fast charge
(o Continuum não é fator decisivo para mim)

A nível do SO, o tema escuro, principalmente para usar à noite :)

Quantas vezes dou por mim a bater no ecrã do Galaxy Note, ou a olhar para aquilo à espera de ver as horas ou se tenho notificações :biglaugh:

E sim, O Alcatel Idol 4s ou o HP Elite X3 podem ter um Snapdragon 820 e melhor gráfica, mas não têm glance, algo que até no meu Lumia 532DS com um simples LCD a Microsoft implementou!
E não tinha grande impacto na bateria, não entendo por que não vejo o mesmo em android ou ios, está mais que provado que não tem de ser um ultra caro amoled xpto para ter isso, enfim.

Estiveram tão à frente do seu tempo, hoje vêm os outros apresentar funções semelhantes como se estivessem a inovar.
Mas ainda bem, porque ao menos podemos ter hipótese de encontrar nesses outros a capacidade para fazer o que a Microsoft não quis ou foi capaz de fazer.

EDIT: uma razão para usar a FCU poderá ser a app oficial do Twitter, PWA.

"Twitter’s new Windows app is built on open web standards, powered by the fast and efficient Microsoft Edge engine in Windows 10. As a Progressive Web App integrated with the Windows platform, Twitter enhanced the in-app experience with unique UWP differentiators like share integration, and more, while building from a common core of web code. For more on the work surrounding PWAs, see here.

The new app replaces previous Twitter Windows desktop and mobile apps, and we encourage you to download the new Twitter app for Windows 10 from Microsoft Store today!

*Available on Windows 10 PCs and tablets. To download this app, your PC or tablet must be running the Windows 10 Fall Creators Update or Windows 10 April 2018 Update.

:arrow: https://blogs.windows.com/windowsex...or-windows-10-available-from-microsoft-store/
 
Última edição:
@Dark Ang3L

Sobre a performance lá está, ao contrário do que possa parecer a performance do Snapdragon 808 do 950 não é assim tão melhor que o 801 do 930 e além disso ainda existe a diferença de resolução entre ambos, no final com a menor optimização da maioria do que saiu para W10m não me surpreende nada que um jogo possa correr pior no 950 do que no 930 mesmo este último tendo menos 1Gb RAM.

Quanto às caracteristicas que referes, podem ser mais ou menos banais talvez não seja é pelo PVP que estás disposto a pagar (AMOLED é raro ver em smarphones baratos, existe o Nubia M2 mas é a excepção à regra) e quanto à questão do DTTW e Glance por mais que se aprecie a verdade é que com o sensor de impressão digital e LED de notificações na maioria dos casos acabam por ser algo redundante embora pudessem perfeitamente coexistir.

Se queres gastar pouco num Android provavelmente vais ter de deixar cair o AMOLED e coisas como o DTTW ou Glance visto que o caminho escolhido foi outro, mas pelo que leio aqui aquilo que tu procuras em Android é um Oneplus. :D
 
Capacidade igual à original?

A minha primeira já deve estar aganhar algum vício. A usar dados (4G) com watsapp e browser chega aos 20% e desliga-se.
Como puxa mais assim, com dados, o andamento da percentagem no canto superior não deve acompanhar a velocidade real de descarregamento e acontece isso.
Ou deve haver alguma coisa no sistema que não reconhece bem a carga existente.

E se se trocar de bateria com alguma frequência (tirar a 1, por a 2, mais tarde voltar a por a 1, etc, por exemplo) o sistema deve ficar "baralhado" e confundir a noção de carga que existe. Se calhar devia fazer o tal "reset" de levar a bateria até descarregar totalmente e depis carregar totalmente, mas nem sempre há tempo.
 
Suporta carregamento rápido? A que mandei vir da rounded ao fim de 4 meses berrou. E eles com garantia de 3 meses mandaram-me ir dar uma volta ao bilhar grande. Aproveito para deixar aqui o mau feedback deles!
 
Suporta carregamento rápido? A que mandei vir da rounded ao fim de 4 meses berrou. E eles com garantia de 3 meses mandaram-me ir dar uma volta ao bilhar grande. Aproveito para deixar aqui o mau feedback deles!

Estranho. São sediados na Holanda, deviam ter que cumprir com as normas europeias... Eu encomendei uma para o meu 950 XL deve estar a fazer 3 meses e até agora não tenho tido problemas.
 
Pois, mas apos alta discussão no chat com eles nem assim. A minha nao deu stress no inicio, mas no último mes era vários reboots aleatórios. Carregamento ate aos 100% e passado 4 horas tava a 40% e se mexesse no tlm desligava. Agora ando com a original, embora com pouca autonomia
 
Back
Topo