Microsoft Lumia 950

É a realidade, UI à parte que gostos não se discutem as únicas coisas em que o 950 não deixa ficar mal em 2018 são o ecrã e a camera mas no resto envelheceu muito mal, como aliás, na plataforma em geral visto muitas das questões serem inerentes a esta.

Quanto ao comparar preços ser justo ou não, curioso que quando é para comparar com smartphones de 600 ou 1000 paus a idade já não seja tão relevante ou tão injusto. :D
 
Se envelheceu mal ou não está sujeito a debate, mas que a alguns users o 950 deixa saudades é algo que só mesmo eles podem dizer.

A mim irá deixar saudades certamente, pelo tlm em si mas principalmente pelo SO. But life goes on...
 
Sentimentos saudosistas são outra coisa e também não é o que está em debate (pelo menos da minha parte), mas se colocaram o 950 na gaveta e mudaram para outra coisa por algum motivo terá sido e quanto à UI é obvio que ia entregar uma experiência diferente (melhor ou pior como disse antes é subjectivo embora a UI do W10m seja de facto o melhor que a plataforma entregou).

Agora se não estão satisfeitos com o upgrade que escolheram, então se calhar para serem mais justos com a comparação talvez devessem ter gasto o mesmo num Android em relação ao que gastaram no 950 e não "só" 150/200€.. :rolleyes:
 
Sim uma comparação mais justa será com um gama media\alta ou mesmo alta que era o que 950 era na sua altura. Claro que é um sistema que no ultimo ano e meio ficou parado no tempo e as comparações tambem terão que ter isso em conta.

O meu 950 custou em promocao novo 250€ e pretendo dar +- o mesmo por um substituto que me dure os mesmos 2 anos (tal como o 720 e o 735)
 
Se envelheceu mal ou não está sujeito a debate, mas que a alguns users o 950 deixa saudades é algo que só mesmo eles podem dizer.

A mim irá deixar saudades certamente, pelo tlm em si mas principalmente pelo SO. But life goes on...
falar de envelhecimentos sem nunca ter tido nenhum é no minimo hilariante. anyways, eu n tenho saudades nenhumas do meu 950 (xl) nem quero saber o q é q se compra ou como é q se pode comparar pela simples razão de n estar a pensar trocar. no dia em q isso acontecer é irrelevante o preço q o meu custa ou custou pk posso n ter a mesma disponibilidade/intenção financeira q tive na altura. pouco importa tb o preço de um Xiaomi se n tiver um á venda onde eu decidir gastar os meus tostões.
 
A questão do envelhecimento é factual e um problema transversal à plataforma derivado das diversas lacunas da mesma, não é preciso ter um 950 nem um mestrado para o constatar pelo menos para quem tiver noção claro. :redface:
 
Bom, eu mandei vir um android da Deco, só para ter uma noção da evolução da coisa, uma vez que parei no 5.1 no Note 3 Neo e não fiquei nada impressionado.

Dei umas voltas num Startrail da Meo, quad core 64 bit e 4G e também não me disse grande coisa.. O da Deco vem com android 7, quem sabe fico com uma ideia da viabilidade de investir num com android 8/8.1

Quanto ao meu 950DS, a bateria começa a dar sinais de cansaço.. por vezes se puxar por ele aos 30%, com fotos em HDR ou videos FHD 60fps, vai abaixo.
E ultimamente aquece bastante, quer em uso, quer a carregar.
Foi o principal motivo para ter feito o Hard Reset, mas não valeu de muito.

Ainda devo tentar um rollback para a AU com o WRDT, caso fique pior, mas ainda não vejo alternativa viável no android para dar o salto.
 
@Dark Ang3L

E irás continuar a não ficar impressionado, um Android da DECO é o mesmo que arranjar um Lumia 550 e tirar conclusões sobre a realidade entregue pelo W10m. :neutral:

Se achas que é assim que vais ter uma noção da realidade/evolução de Android em 2018 garantidamente irás continuar a elogiar o 950 e o W10m, além disso a qualidade da experiência não se resume à versão Android que o smartphone tem mas também pela qualidade do resto (coisa que smartphones oferta da DECO não têm) e podia-te dar "n" exemplos de smartphones esquecidos no Android 6.0.1 que entregam muito mais do que outros com versões mais recentes do OS.

Depois ainda querem que a malta leve isto a sério aqui... :D
 
A malta leva isto a sério, o problema é que não está para torrar muito dinheiro para testar um sistema concorrente. Tem medo de se queimar ainda mais, que o investimento que fez no 950XL.:D

Eu se quiser continuar no windows mobile, não vou comprar um flagship só para testar a concorrência. Por aqui vai ser como quando vim para o windows mobile, mando a minha esposa à frente só para ver como param as coisas.:D Isto claro se o 950XL não tiver nenhum acidente, ou o spotify e o edge deixar de funcionar de vez.:rofl:
 
@cribeiro

Ninguém falou em comprar um flagship para testar a concorrência e ver a sua evolução mas com o Android da DECO as conclusões/comparações devem ser brilhantes... :-D

Não é preciso gastar muitos € para ter uma boa experiência em Android, agora não será com smartphones da DECO ou aqueles de operadora até 100 paus que a irão ter, mas também é verdade que se aqui têm topos de gama como o 950/950 XL também não é justo andar a comparar com gama baixa/média em Android por mais que esta tenha ofertas com qualidade imbativeis para aquilo que custam ou tenham evoluido nestes 3 anos. :neutral:
 
@cribeiro

Ninguém falou em comprar um flagship para testar a concorrência e ver a sua evolução mas com o Android da DECO as conclusões/comparações devem ser brilhantes... :-D

Não é preciso gastar muitos € para ter uma boa experiência em Android, agora não será com smartphones da DECO ou aqueles de operadora até 100 paus que a irão ter, mas também é verdade que se aqui têm topos de gama como o 950/950 XL também não é justo andar a comparar com gama baixa/média em Android por mais que esta tenha ofertas com qualidade imbativeis para aquilo que custam ou tenham evoluido nestes 3 anos. :neutral:

Então quanto teria de gastar, e a partir de que modelos, e com que versão de android?

Porque a logica do da Deco foi mesmo essa ver, a evolução do SO.

Se esse quadcore com 1GB for tão capaz no android 7, como o meu Lumia 640DS, com especificações aproximadas, o é no W10 mobile, já dará para perceber se valerá a pena investir num android com 8/8.1

Eu quando andava com o Galaxy Note 3 Neo com 2GB de ram e 16GB de armazenamento no android 4.3 e 4.4 andava super satisfeito com a performance, até atualizar para o 5.1 oficial.

Se pudesse nunca o teria feito, ficou cheio de lag e freezes, ainda à pouco fiz reposição de fábrica, na esperança que isso desaparecesse e adivinha.. nada mudou.

Por isso estou a tentar perceber o que funcionará melhor.. de nada vale ir para a ultima e supostamente melhor versão do android sem saber o necessário para o correr bem.
Aliás, para existir uma versão "lite" 8.1 GO, já diz qualquer coisa.
 
@Dark Ang3L

Sim, Android está muito mais optimizado/leve no 7.x e 8.x do que aquilo que estava no 5.x, agora se achas que vais tirar grandes conclusões ou perceber o que é necessário para "correr bem" Android com o smartphone da DECO de oferta (com uma ROM martelada e malware de origem) tu é que sabes e boa sorte com isso. ;)

Aquilo que eu sei é que a experiência no Samsung é tua experiência, nunca foi a minha que também já passei por hardware (um mais modesto outro nem tanto) com Android 5.x e embora a coisa generalizado só tenha assentado poeira com o 6.x, nunca foi uma má experiência longe disso no meu caso claro está, o OnePlus One que também saiu em 2014 com o 4.4 está no 8.1 e nunca esteve melhor.

Um Quad core com 2Gb RAM e 16Gb ROM corre perfeitamente Android até mesmo na "velhinha" versão 6.0 (quanto mais no 7 ou 8), isto para um gama baixa sem grandes limitações sendo que depois existe gama média que não será certamente pelo hardware/versão OS/experiência que entregam que as tuas conclusões não serão positivas, mas queres um bom exemplo que vai completamente contra o preconceito que leio aqui constantemente de quando se fala de Android? Le Eco X522. Está preso no Android 6.0 (de forma oficial que existem custom ROMs com versões mais recentes) e não é por isso que deixa de entregar uma experiência brutal para aquilo que custa, 80 paus. :D

Pensava é que nesta fase do campeonato, o mito de que o W10m é muito leve e Android muito pesado e mal optimizado já tivesse caído por terra mas mesmo que fosse verdade não é difícil comprar algo com 3Gb ou 4Gb RAM/32Gb ROM e um SoC decente por meia dúzia de tostões, logo o mais ou menos optimizado acaba por ser uma não questão até.


EDIT:


E antes que venhas falar no 640 com 1Gb RAM e 8Gb ROM que corre bem o W10m (também tive um e ainda há um 640 XL cá por casa), na realidade é mais "corre bem" que certamente não classificarás a experiência no 950 como igual que não é a mesma coisa, além disso ao preço a que estão os 2Gb/16Gb ou mesmo 3Gb/32Gb em Android só quereria 1Gb/8Gb em 2018 se fosse por masoquismo.
 
Última edição:
Sim, de acordo com tudo isso.
A ideia é entender o que corre de forma mais fluida em hardware semelhante ao do 640.

A minha experiência no mundo android resume-se a um Wiko Ozzy, a um Samsung Galaxy Note 3 Neo e a um Meo Startrail 8 DS.

Só gostei da performance dos 2GB de ram e 16GB de armazenamento no Samsung, e apenas enquanto esteve no android 4.3 e 4.4
Atualizei via OTA para o 5.1 a pensar que estava a fazer uma grande coisa, e se arrependimento matasse..

Por isso estou a ser cauteloso agora.
Ao ponto de ter lido varias reviews sobre a versão Go do android 8.1, a tal talhada especialmente para dispositivos low cost com 1GB de ram ou menos e digamos que não estou muito impressionado.

Daí estar a interpretar a info que leio online que o android 7 é mais leve que o 8, ou até mesmo o 8.1 Go.

Aliás parece até ser mais reativo que o 6, que no meu Startrail com quadcore de 64bit e 1GB ram, não me deixou muito impressionado.

Estou a tentar navegar no meio de tanta info, precisamente para me aventurar sem me arrepender.

Por exemplo, desconhecia esse modelo Le Eco 522x, mas em principio vou para modelos vendidos pela MEO porque tenho pontos para queimar num modelo mais acessível, ou se estiver certo que vale a pena investir em determinado modelo de android, até ir para modelos mais caros.

Tens de entender que desde que comprei o meu primeiro Lumia, para aí à 3 anos, estou desatualizado do android e por isso a navegar em águas "obscuras"..
 
@Dark Ang3L

Naquilo que te posso ajudar é para esqueceres o Android Go que não se justifica seja pelos PVP a que se vendem essas versões GO, seja pelo que custam smartphones com mais do que 1Gb RAM/8Gb ROM, e que embora versões mais recentes do OS será melhor mas não te garante uma experiência melhor automaticamente que o hardware também conta.

Agora se vais reduzir a coisa a pontos da MEO também me parece natural que o mais certo seja continuares a não ficares impressionado, não sei quantos pontos tens mas quando com os 80€ que dei como exemplo compras isto percebes porque digo não é assim que lá vais ainda para mais quando já tens o exemplo do Startrail, um Leagoo M9 custa 55€ e envergonha tudo o que é "low cost" rebranded de operadora (liguei-o e a primeira coisa que fez foi receber um update de 14 Agosto embora isto não deve ser algo importante para ti ao estares a considerar smartphones de operadora).

Resumindo, não tens ficado impressionado seja com o que tens ou tens lido porque tens andado a ver as coisas erradas, na minha modesta opinião. ;)
 
Bom, então se bem entendi, devo procurar qualquer coisa a partir de 2GB de ram e pelo menos android 6?
Android 8 correrá em condições em 2GB ou é para esquecer?

Tenho pontos suficientes para um Sony Xperia A1, octa-core com 3GB de ram, por 395 pontos + 114€, pena é ser feio como tudo..

Ou a um Huawei P8 Lite 2017, de características semelhantes e sensivelmente pelo mesmo valor, ambos android 7.

Ou se for para Y5/Y6 2018, já tenho acesso ao Oreo, a valores ainda mais simpáticos.. não sei é se o correm fluído em 2GB de ram.

Percebes a minha dúvida? É uma combinação parva de specs e versões android, sem entender muito bem o que corre bem o quê.

Ao menos em Windows Mobile havia mais harmonia, o hardware era mais homogeneo e não havia tanta variação de versões de SO.

Bom, o da Deco sempre servirá para perceber a diferença entre o 6 e o 7..
 
Última edição:
Já te respondi a isso antes nos posts anteriores.

Não é preciso um mestrado para escolher um smartphone Android e mais harmonia/homegénia aqui em W10m só se fosse em hardware overpriced e pouca escolha ou nenhuma, se achas que isso era melhor e te facilitava a vida como consumidor é a tua opinão e perspectiva da coisa mas não podia estar mais em desacordo.
 
Última edição:
Bom, de uma forma mais suava: em WM tinhas menos opções, logo era mais fácil perceber low, mid e high end.

Resumindo, RAM nunca é demais, OK, os 6 GB de alguns novos flagship são um abuso.

ROM nunca 16GB, ou então tens que ter SD e alguma gestão do espaço.

Eu favoreço sempre processadores da Samsung, os Exynos ou então os Qualcomm.

Os Mediatek estão melhores que há uns anos, mas correm atrás ainda, pelo menos no topo.

Entre esses vai pelo que gostas mais, o Sony deverá ser melhor a nível de fotografia mas não garanto.

Não conheço a politica de actualização da Sony. A da Huawei é errática. Dizem estar e melhorar.

Vê também se gostas mais de mexer num ou noutro, os Huawei têm uma versão do SO própria que agrada a uns e outros odeiam, a da Sony penso estar muito básica agora, há uns anos era muito pesada.
 
Bom, de uma forma mais suava: em WM tinhas menos opções, logo era mais fácil perceber low, mid e high end.

Resumindo, RAM nunca é demais, OK, os 6 GB de alguns novos flagship são um abuso.

ROM nunca 16GB, ou então tens que ter SD e alguma gestão do espaço.

Eu favoreço sempre processadores da Samsung, os Exynos ou então os Qualcomm.

Os Mediatek estão melhores que há uns anos, mas correm atrás ainda, pelo menos no topo.

Entre esses vai pelo que gostas mais, o Sony deverá ser melhor a nível de fotografia mas não garanto.

Não conheço a politica de actualização da Sony. A da Huawei é errática. Dizem estar e melhorar.

Vê também se gostas mais de mexer num ou noutro, os Huawei têm uma versão do SO própria que agrada a uns e outros odeiam, a da Sony penso estar muito básica agora, há uns anos era muito pesada.

Sim, essa coisa de alguns meterem "skins" em cima do android, ainda ajuda mais à confusão:)

Pelo que tenho entretanto pesquisado, 2GB não basta para correr fluido o android 8.1 Oreo, portanto teria de ter pelo menos 3GB de ram como o meu 950DS, ou mais na condição de ter processador de 64bit para tirar partido disso.
Armazenamento, se for uma versão do android que deixe instalar app's no SD tudo bem, senão tem mesmo de ter acima de 16GB.

Samsung, sou fã dos Amoled, mas nada da estética, parece sempre a mesma coisa.

E sim, já vi que alguns mediatek parecem não ter "cavalagem" que chegue, o 6737 que tenho no Startrail da Meo é a prova disso, plo menos com android 6 e 1GB de ram.
Falando nisso, acho que nunca houve um telemóvel Windows 8/10 com mediatek.

Pena o android ser tão "flat" as live tiles são mesmo algo que adoro nos meus Lumias.

Ainda vou regredir o meu 950 DS com a WRDT, só mesmo para comparar as varias versões do 10, mas acho que vai ser inevitável, estou a ficar alarmado com a quantidade de app's jogos que desaparecem da loja, algumas já nem pela biblioteca consigo instalar, ou pura e simplesmente já não funcionam :(

Obrigado a todos pelo vosso input, a gastar dinheiro será para o rentabilizar pelo menos por 2 anitos, por isso quero esmiuçar bem a coisa :)
 
Back
Topo