1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Microsoft processa Tom Tom !

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por John Silva, 26 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 131; Visualizações: 11814)

  1. John Silva

    John Silva Power Member

    "Microsoft sues TomTom over Linux and other patent claims.
    Microsoft filed suit against TomTom today, alleging that the in-car navigation company's devices violate eight of its patents -- including three that relate to TomTom's implementation of the Linux kernel.
    It's believed to be the first time Microsoft has filed a patent suit over Linux, after claiming for years that elements of the open-source operating system violate its patents. However, Microsoft says open-source software is not the intended focal point of the action. Five of the alleged patent violations relate to proprietary software.
    Microsoft says it filed the case as a last resort, after trying for more than a year to reach an agreement with TomTom. We've requested comment from TomTom, and we'll update this post with the company's response.
    The case, in U.S. District Court in Seattle and the International Trade Commission, is the third time Microsoft has brought such a suit, said Horacio Gutierrez, Microsoft corporate vice president and deputy general counsel for intellectual property. Both of the previous suits settled after they were filed. By comparison, Microsoft has struck more than 500 patent licensing deals in the past five years.
    [Update: Here are the complaints filed in federal court: PDF, 10 pages and at the ITC: PDF, 25 pages.]
    "In exceptional cases such as this one, when a pragmatic business agreement cannot be reached, we feel that we really have no choice but to pursue legal action to protect our innovations and our partners who license them," Gutierrez said.
    Five of the patents in dispute relate to in-car navigation technologies, while the other three involve file-management techniques. Gutierrez said Microsoft has reached licensing agreements with with other in-car navigation vendors over the same patents, and it remains open to "quickly resolving" the TomTom dispute through licensing.
    Microsoft has said previously that Linux and other open-source programs violate more than 200 of its patents -- elevating the tension that has long existed between Microsoft and the open-source community. Asked if this TomTom case is the start of a broader legal campaign over those alleged violations, Gutierrez said no.
    "Microsoft respects and appreciates the important role that open-source software plays in our industry and we respect and appreciate the passion and the great contribution that open-source developers make in our industry," Gutierrez said. He said that respect and appreciation is "not inconsistent with our respect for intellectual-property rights."
    Microsoft's most recent patent suit was against Primax Technologies, over computer mice."

    fonte: http://www.techflash.com/microsoft/...ents_in_case_with_Linux_subplot_40305732.html

    Resumindo, não sei se hei de rir ou chorar perante estas notícias !
    Qualquer dia a MS processa-me por tirar catotas no nariz porque o Bill já o fazia anos antes de eu o fazer ! :-D
    Mais uma vez, parece-me claramente um método típico de pressão. Ou seja, não estás conosco, estás contra nós !
     
  2. tgferreira_13

    tgferreira_13 Power Member

    O mundo onde vivemos...

    Pois... Infelizmente, neste mundo onde vivemos, a maioria das pessoas utiliza este "lema": Se não estás connosco, estás contra nós.

    É bastante mau, visto que as pessoas devia saber que a opção "abestenção" também existe. E então falando de "Grandes gigantes empresariais", a concorrência é enorme, e por isso, todas as coisinhas servem para "Picar" e tentar "eliminar" todos os concorrentes, mesmo que sub-entendidos. Enfim, este é o mundo onde vivemos, e apesar das poucas excepções que existem de outras pessoas iguais a nós, deveríamos se começar a pensar neste "lema" também: "A União faz a força", de modo a evitar futuras situações iguais a esta. Enfim, uma vergonha...

    Cumps.
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Mais uma idiotice chapada da microsoft.

    Será que eles não percebem que cada vez mais estão a isolar-se do resto do mundo, com esta constante de atitude de prepotência?

    Além de não ganharem absolutamente nada com isto (porque é tão ridículo que não pode mesmo dar em nada), cada vez ficam com uma imagem mais apagada e isolada, e só têm a perder.

    E depois ainda há quem defenda as patentes de software ... brilhante.
     
  4. timber

    timber Zwame Advisor

    Bem eles estão a processar exactamente o que? Até podem ter razão.
     
  5. Mitch

    Mitch Banido

    epá isso não interessa, falar mal é que é porreiro :002:
     
  6. petersaints

    petersaints Power Member

    É pá pelo que percebi a MS tem montes de patentes (estúpidas ou não tem) e outras empresas e a comunidade opensource parece não respeitá-las... Agora se têm razão ou não... preciso de mais dados :P
     
  7. paulojreis

    paulojreis Power Member

    Não percebo a ligação do Tom Tom ao kernel Linux... os GPS da TomTom não correm Windows CE?
     
  8. lothar_m

    lothar_m Power Member

    nopes. correm uma versão modificada do kernel linux... a vida tem destas surpresas.

    mais info aqui
     
    Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  9. paulojreis

    paulojreis Power Member

    Obrigado pelo link :)

    Como sempre ouvi falar de pessoal q corria o SW TomTom em GPSs da NDrive ou da Mio (dispositivos) Windows CE, pensei a aplicação fosse uma aplicação Windows a correr... Windows!
     
  10. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Estão a implicar principalmente com o VFAT (usado para ler/escrever os cartões que contêm os mapas e para ligar os dispositivos de GPS aos computadores em modo de escrita, para updates, por exemplo) ... é genial. Tinham que processar meio mundo, basicamente.

    Já agora (não é para o Timber), agradecia-se que antes de mandarem bitaites vão ler as notícias para saberem do que estão a falar, e para não caírem no ridículo de acharem que há pessoas que só comentam "para falar mal".

    Basicamente estão a usar a TomTom como bode expiatório do uso do Linux em vez de usar o software deles. É tão ridículo, mas tão ridículo, que até me dá uma certa pena da microsoft.

    No fim de contas, o que querem é chular dinheiro ao maior fabricante mundial de dispositivos GPS, o que está bem patente nesta frase:

    É giro viver à custa do trabalho dos outros ...
     
    Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  11. flsantos

    flsantos Power Member

    Tal como o ruimoura frisou, o problema até não é nas acções em tribunal (que para mim são ridículas), porque legalmente a microsoft até pode ter razão.
    O problema de fundo é mesmo a questão das patentes de software.
     
  12. John Silva

    John Silva Power Member

    Mitch, não se trata de dizer mal, se a MS está a ser prejudicada tem os meis legais ao seu dispor para defender os seus interesses.
    No passado recente, a MS alcançou acordos com empresas tendo como peio de persuasão o recurso aos tribunais, aliás, como pensas que existem acordos entre a MS e a Novell e a MS e a Xandros por exº ? Foi tipo "ou assinas o acordo ou processamos-te por violares 100 ou 200 patentes!"... e como as empresas não andam a nadar em dinheiro como a MS, acabam por escolher o mal menor.
    Neste caso, não me admirava nada sair um acordo qualquer com a Tom Tom e todos sorrirem para a fotografia e o processo fosse anulado. Resumindo, pura persuasão.

    Sabias que a MS tem patenteado o Page Up e Page Down ? Ridículo ! Mas como essas há muito mais .... O problema é que nos EUA se patenteia de qualquer maneira mesmo que o autor nada tenha a ver com quem vai registar. Tenho conhecimento no ramo da electrónica patentes recentemente registadas de partes de circuitos que são domínio público à décadas! Felizmente, a UE não vai muito nessa conversa.... Qualquer dia aparece um tolinho a dizer que patenteou as bolinhas de sabão.... Há que ter bom senso e saber distinguir as coisas. Neste caso, duvido que a Tom Tom tenha infrigido de forma consciente seja lá o que for.
    Se leste a última parte, verás que a MS está a processar a Primax por causa dos ratos .... a ver vamos no que isto vai dar.
     
  13. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Gostava de ver quais são as patentes em causa, para não falar sem saber.


    De qualquer forma, sou contra as patentes de software, porque há coisas que não devem de todo ser patenteadas.
    Uma coisa é patentear um algoritmo específico, outra é patentear protocolos de comunicação, sistemas de ficheiros ou ideias.

    No caso do vfat, que parece ser uma das patentes visadas, acho uma completamente idiotice. A microsoft não só não deveria ter direito a registar essa patente, como deveria ser obrigada a abrir o sistema de ficheiro vfat e ntfs. O ntfs não ser acessível através de outros sistemas operativos foi durante anos um grande entrave a que as pessoas usassem linux. Ninguém queria o ntfs para usar como sistema de ficheiros principal (agora que é possível usar, ninguém o faz fora do windows), mas é importantíssimo para partilhas ficheiros entre sistemas operativos que usem o mesmo disco.


    Outras patentes ridiculas da microsoft são por exemplo, o click do rato ter acções diferentes dependendo do tempo que for pressionado. É uma ideia tão simples que não entendo como pode ser patenteada, especialmente quando já era usada antes.
     
  14. Xkorp

    Xkorp Power Member

    Se a patente é deles então estão no seu direito.
    Se fosse a Apple, estava no seu direito de defender a sua propriedade intelectual, é a Microsoft pronto...

    Quando é que metem na cabeça que uma empresa existe para gerar retorno no seu investimento?
     
  15. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Essa conversa de vitimização da Microsoft é absurda ... Quero lá saber se é a Microsoft ou se é a Apple, as acusações em causa são ridículas, até porque estão a usar a TomTom como alvo da guerra contra o Linux.

    É tipo uma brincadeira de miúdos de 6 anos, a fazerem birra.

    A partir de agora, tudo o que se fazia tinha que se pagar uma "renda" à microsoft ou à apple ou ao raio que o parta só porque se lembraram de registar aquilo como invenção deles (não quer dizer que tenham inventado, mas que foram eles que o registaram como propriedade intelectual, o que é ainda mais brilhante)

    Paleio de quem gosta de viver à custa dos outros e de controlar monopólios.
     
    Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  16. Xkorp

    Xkorp Power Member

    A vitimização de que falas foi em resposta ao que eu considero uma notícia postada aqui com o único intuito de flamar, visto que nem trata de linux directamente.

    Patentes ridículas sempre existiram, se costumas seguir o site macrumors ou appleinsider, volta e meia vês lá umas patentes que, na minha opinião, são no mínimo anormais.

    A Apple também anda a gabar-se do seu OS, em que uma boa parte dele é freeBSD. Dizem as más línguas que é inclusive freeBSD com Aqua em cima e mais uns pózinhos da sininho. Vês alguém a queixar-se?

    Já cansa um bocado ver posts destes, acho que já deviam ter uma tag --> "Release the hounds!"
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Mas aí é que tu te enganas :-)

    Trata de Linux, e muito directamente, porque é mais um ataque ridículo da microsoft a este. Como já perceberam que directamente não vão lá (a não ser com os tótós da Novell) atacam quem usa tecnologia open source em vez de usar o software da microsoft, sendo que assim deixam de ganhar a "renda do monopólio".

    Não há pachorra para estas patetices da microsoft, sinceramente.

    edit: já agora, aconselho esta leitura, quem vem no seguimento das patetices da ms -- http://en.wikipedia.org/wiki/Submarine_patent
     
    Última edição: 26 de Fevereiro de 2009
  18. John Silva

    John Silva Power Member

    Coloquei esta notícia para comentarmos. Cada um terá a sua opinião e desde que haja respeito mútuo não vejo qual seja o problema, a não ser que haja tabús neste fórum que eu desconheça.
    Este assunto tem o nome Linux espalhado pelo "corpo" todo...
     
  19. Xkorp

    Xkorp Power Member


    Estes dois parágrafos comparando com o teu último post são mesmo a dar-lhe para o políticamente correcto..:002:

    Ao menos assumam os flames, somos todos adultos aqui.
     
  20. timber

    timber Zwame Advisor

    Pelo que percebi isto ao fim do dia é um processo de defesa de monopólio

    Se não se conseguir ter aceso ao FAT, tem que se usar um sistema de base Windows.

    A MS está a tentar aniquilar o uso do Linux como SO de GPSs (e genericamente de qualquer dispositivo que use cartões de memória)
     

Partilhar esta Página