Microsoft Surface 3

A minha pasta Windows tem neste momento 10GB (8GB em disco?!?).

Mas a pasta Windows não tem apenas coisas de sistema, acho que há programas que também adicionam ficheiros na mesma.

Os meus pais tem um tablet com 16GB, e esses sim tem pouco espaço, porque depois de instalado o Ofiice e outras coisas básicas, deixa de ter espaço para criar um segundo utilizador.
 
Exagero, atualmente ficas com 37GB livres. E o Windows 10 vai libertar ainda mais espaço:
http://www.theverge.com/2015/3/16/8226797/windows-10-storage-space-increases

Tudo é relativo. Os programas para o Windows Desktop tipicamente ocupam mais espaço que qualquer programa para iOS ou Android. Por exemplo o Office ocupa cerca de 3GB. Penso que toda a gente sabe que 37GB livres para um portátil/tablet Windows é curto. É possível gerir mas é curto. Enquanto que num Tablet padrão estás a nadar com esse espaço.

Quanto ao resto, vamos ver.

EDIT: Mas já estou habituado neste forum que qq coisa que diga em relação ao Windows estou errado. As coisas que refiro acabam no entanto por se verificar no terreno "more often then not".

Aguardem, em 4 meses estão a comprar esses Atoms com 64GB por 400 e picos euros e com promos até teclado levam.
 
Última edição:
Tudo é relativo. Os programas para o Windows Desktop tipicamente ocupam mais espaço que qualquer programa para iOS ou Android. Por exemplo o Office ocupa cerca de 3GB. Penso que toda a gente sabe que 37GB livres para um portátil/tablet Windows é curto. É possível gerir mas é curto. Enquanto que num Tablet padrão estás a nadar com esse espaço.
Isso também não vai ser um problema quando o Windows 10 sair. As Office apps que irão sair em breve (as equivalentes às do iOS e Android) serão muito mais pequenas. Por exemplo.
https://www.microsoft.com/en-us/store/apps/word-preview/9wzdncrfjb9s?wa=wsignin1.0

EDIT: O Office desktop, que é o mais completo, supostamente ocupa 3GB (apesar de no meu PC só ocupar isto, mas podem haver outras pastas noutros locais, portanto nem insisto nesta parte). E Office no iOS, no meu iPad, consume 1,88GB. Portanto, não se está a nadar assim tanto em espaço como dizes.


Quanto às promos, acho que é óbvio que vão haver, não sei é qual é a diferença face à concorrência, mas Ok.
 
Última edição:
Tudo é relativo. Os programas para o Windows Desktop tipicamente ocupam mais espaço que qualquer programa para iOS ou Android. Por exemplo o Office ocupa cerca de 3GB.

Se calhar porque o Office no Windows também é mais completo.

Eu tenho um Atom com 32GB (só aparece 24.6GB no pc), e a pasta do Office 365 é 1.7GB, que para além de uma versão mais completa, já vem com o Access e Publisher, logo esses 3GB tem de ser aquelas versões Pro com tudo e mais alguma coisa.

Neste momento, 3GB na pasta Programas, 3.4GB em aplicações (quase 100 aps), 3.3GB em Filmes e Séries, e fico com 3.05GB livres, não estou a nadar em espaço, mas ainda me dá para quase mais 100 apps...

64GB para mim é bem mais que suficiente.

PS: A comparar com o jogo StarWars Rebels, o Android é quem mais espaço consome...

iOS - 433MB
WP - 556MB
W8 - 651MB
Android - 1.1GB
 
Última edição:
Se vocês acham que um hibrido PC com processador Atom (os processadores de gama mais baixa que existem em PCs) e 64GB por 800 euros é adequado e está destinado ao sucesso quem sou eu para dizer o contrário :) (Já agora com LTE deve ficar pelos 900).

Fiquem bem.

PS: Sim, não faz sentido comprar isto sem teclado e caneta. Até porque a maioria que considera isto compra por ser hibrido não por ser um tablet um tablet, caso contrário não comprava . Daí o preço de 800 euros acima refiro (que não é 609 euros óbviamente) Claro que há sempre quem achasse o Windows RT era o máximo e que a Windows Store, está óptima e o problema está no marketin no entanto ...

Pode-se dizer ... as aplicações que vêm aí vão ser melhores e vão ocupar menos espaço que as aplicações desktop ... mas essas só vêm se houver quem compre os dispositivos em primeiro lugar, não o contrário. Se não houverem users não há apps, isso está mais que provado neste mercado bastante competitivo.

Pode-se pensar que com o Windows 10 e o facto das Windows Apps trabalharem lado a lado em janela com as desktop apps, potencialmente o número de clientes será muito maior e isso será o suficiente para atrair um vasto número de apps. Até porque até há data raros são os utilizadores de desktops que usam intensivamente Windows Apps / Modern Apps, Eu tenho a ideia que sim mas é algo que o pessoal vai esperar para vêr.

Entretanto apps muito interessantes como esta http://www.staffpad.net/ podem ser algo que atraia muita gente. Mas a $47? Para um estudante? Epa quantas apps tanto ou mais inovadoras que esta apareceram no iOS e no Android $2, $4, e $7 e $10? Muita gente compra estas coisas nesses mercados por impulso, só para vêr como é ou se defacto é aquilo que pretendem.

Bom, mas já estou a divagar. Isto é apena para dizer que a inovação no Windows é demasiado cara, por isso é que custa arrancar, e eventualmente morria na praia. Agora já não morre tão rápidamente porque há competição mas ...

Infelizmente o Surface 3 não é a excepção que confirma a regra que estava á espera em matéria d e preço.
 
Última edição:
Acho que ninguém disse que vai ser um sucesso, apenas se disse que o preço é alto devido à taxa de câmbio.

Surface 2:
Preço no States: 449$ (sem impostos)
Preço na Europa: 449€ (com impostos)
Preço americano em euros (+/- na altura em que foi lançado): 332€

Surface 3:
Preço no States: 499$ (sem impostos)
Preço na Europa: 599€ (com impostos)
Preço americano em euros (atualmente): 458€
Preço americano em euros (com a taxa de câmbio da altura em que o Surface 2 foi lançado): 369€

Não vês aqui uma relação? São 100 euros a mais.
 
@Trance, como disse, eu tenho um desses Atom's, com 1GB de Ram 32GB de memória, e funciona lindamente! Acredita em mim, ficarias estupefacto com o desempenho. (melhores 100€ que eu gastei em 2014)

Até o FM14 já instalei e joguei no tablet, com tempos de loading curtos, e fluído. Quanto às apps, há umas com qualidade, outras com menos, não há é em quantidade, mas em quantidade também temos os programas que correm em Windows, por isso, nunca senti falta de nada. E sim comprei um tablet... jogo, vejo vídeos, ouço música, navego, e até trabalho. Sem caneta e sem rato.

Se o Surface 3 é caro, depende, está caro para o que estamos habituados, porque o problema é que estamos a comparar com os produtos importados de 2014, pena é que a nossa taxa de cambio esteja uma lástima, e se reparares bem, as empresas andam a atualizar o preço dos produtos na Europa, seja a Apple, ou até as chinesas como o OnePlus.

Para comparar preços de 2015, compara a diferença de preço do novo MacBook nos EUA e na Europa.
 
Última edição:
A razão pela qual digo que não é linear no caso dos produtos da MS não é pelo PVP.

É verdade que os outros também fazem promos, mas não me recordo de nenhum a fazer promos em 4 meses após o lançamento cortar 350 euros e em determinados casos mais. Nunca ví isso a acontecer com o Android e muito menos com a Apple, no entanto as vendas é sempre a facturar.

E se cortam desta forma invulgar face a outros ecossistemas é porque:

1) Têm margem suficiente para cortar.
2) É para aumentar o volume de vendas e atrair mais utilizadores face ao um volume fraco de vendas. No fim ficam bem na figura aparentemente ... pois contas feitas para mim soa sempre a situação de recurso e não fica bem junto do público em geral.

Conclusão, não é linear. E é uma abordagem arriscadissima em que o cúmolo foi o desastre financeiro do Windows RT.

Simples.

O que me leva a questionar porque é que não entram logo com preços interessantes face á concorrência, em vêz de querer logo factorurar sobre inovação ainda duvidosa para o consumidor, por forma a impulsionar o ecossistema, inovação e o mercado de apps Windows em vêz de andarem com estes esquemas de recurso. Mais tarde, preços mais altos ok, mas agora precisam é de atrair utilizadores e terem utilizadores mais que contentes a passar a palavra etc etc. Enfim criar marca e estabelecer um conceito tal como uma startup. Não como uma mega corporação com uma marca que já teve melhores dias junto do consumidor final. Repare-se há muito miúdos que nem se quer sabem que XBOX é da Microsoft.
 
Agora pergunto
onde é que a Microsoft cortou 350€ em que produto seja...

Dá teclados, junta mais uma subscrição do Office 365, oferece mais um telemóvel com a compra, e outras coisas mais.

Fora isto tens o RT que cheguei a ver nas lojas a 200 e tal euros com teclado quando inicialmente estava a 500 e qualquer coisa sem teclado.

A grande maioria das pessoa não deve comprar quase nada directamente Microsoft porque normalmente encontra as mesmas coisas abaixo do PVP. Outra empresa que isso acontecia frequentemente era a Nokia. Numa outra situação onde isso acontecia era na loja XBOX Live dos jogos ... Um jogo nessa loja praticava apenas o PVP, custava $59 e logo alí na loja da esquina o mesmo jogo por $37 euros numa promo. Ou seja por promoções indirectas.

Não faço ideia dos preços de revenda praticados pela MS. Mas suspeito que não estão tão próximo do PVP como está a concorrência para o tipo de promoções indirectas que normalmente vemos feita por terceiros por forma a escoar stock que não é vendido.

Em suma, sim na Apple esse raciocínio funciona porque raramente encontras disposivos á venda fora da loja da Apple muito longe do PVP (a não ser produtos descontinuados) Mas com o mercado Windows não funciona de todo na minha opinião. Até produtos descontinuados no mercado Windows podes continuar a vêr á venda por vêzes pelo PVP praticado antes. É uma selva total.
 
Última edição:
O Office 365 vem com qualquer tablet, logo dizer que junta...

Anw... A único Lumia que vi num pack com o Surface foi o Lumia 520, que lá está é o Lumia mais barato que existia, e mesmo que se junte oferta de Teclado, fica muito longe dos teus 350€... e isto não foi 4 meses depois de sair.

Logo a minha pergunta mantêm-se... (ou não, não estou para discutir mais)

Quanto ao nos retailers o preço ser mais baixo que na loja Microsoft, se calhar é porque a Microsoft permite que estes compitam entre si, ao contrário da Apple que gere como se tivesse um monopólio, não deixando fazer promoções sem autorização, etc., muito bom para a empresa, péssimo para o consumidor. (ainda bem que defendes isto)

A discussão vai longa, cheia de ataques infundados (ora é a memória, ora é o atom, ora é o preço, depois o desconto), e a última coisa que me apetece é discutir preços com alguém que como disse bem "conhece melhor o ecossistema da Apple", o tipo de pessoa que para mim nunca pode dizer que algo está caro.
 
O Office 365 vem com qualquer tablet, logo dizer que junta....

Não veio com o SP3. Mas concordo contigo, também não estou para discutir mais este assunto.

Quanto ao ser péssimo para o consumidor, cada um faz as suas escolhas. Pessoalmente acho péssimo um tipo ao rubro por alturas do lançamento, quando está com todo o gaz, quando os developers estão com todo o gaz, ter que pagar estes preços desajustados. Passado 4 meses com venda duvidosas em número, as apps continuam nada de especial e ainda vemos outros a pagar menos 350 euro porque é bom e bonito os retailers poderem fazerem competição entre sí (para escoar stock). Entretanto quando os preços são interessantes já ninguém fala do dispositivo (ou fala-se muito pouco) ...

Eu preferia que os Retailers não podessem fazer tanta competição entre sí e paga-se logo um PVP 200 ou mesmo 300 euros mais baixo do que é actualmente, ou viesse logo com teclado e caneta, apenas para dar como exemplo (preços que os retailers acabam por fazer para escoar stock que não vendem). Penso que toda a gente beneficiaria. Uma cadeia de valor mais eficiente e menos especulativa. Principalmente num mundo que se compra cada vez mais pela net penso que a MS teria mais sucesso nas vendas e por conseguinte os developer teriam um mercado mais interessante.

PS: Não uses a palavra Monopólio com práticas como o "PVP é este e não vendes mais barato o meu produto sem a minha autorização". Isso não é monopólio. A Apple está longe de ter o monopólio seja do que fôr para já.
 
Última edição:
O preço acho elevado claro mas é o mesmo que o ipad air 2 64gb. Se olharmos para android temos o Samsung T805 também nos mesmo valores.

Não fosse a valorizaçao do $ teriamos isto a 499€ que seria bem mais competitivo.
 
O preço acho elevado claro mas é o mesmo que o ipad air 2 64gb. Se olharmos para android temos o Samsung T805 também nos mesmo valores.

Não fosse a valorizaçao do $ teriamos isto a 499€ que seria bem mais competitivo.

Para mim esse tipo de racíocinio é um erro sistemático que a MS e os seus proponentes mais acérrimos faz.

Quem compra um iPad típicamente é para aceder à Internet via browser, lêr uns emails, ouvir musica, vêr vídeos, facebook, lêr umas revistas ou livros, gestão pessoal de tarefas. Para esse efeito o software do iPad e as sua ergonomia é bem mais eficáz. Por outro lado quem quer algo mais como edição de fotografia tens na App Store coisas muito melhores que no Windows e que aproveitam melhor as capacidades do dispositivo. Mais, quem estiver no ecossistema Apple tem uma série de vantagens como o "Continuity" permitindo uma interoperabilidade entre dispositivos neste momento impar no mercado.

Quem compra algo com este processador do Surface 3 a pensar que vai ter muito mais que isto mas pior vai ficar desapontado. Tem o Office penso que é muito bom mas perde a versatilidade que o iPad oferece como Tablet. Ao nível de desktop também nãp terá muto mais que isso. E quem pensa que vai puder usar aplicações desktop mais sofisticadas como o Lightroom para edição de fotografia vai ficar muito desapontado e na prática pior que num iPad. O meu SP3 Core i7 já se engasga com LR por vêzes, então com este nem quero pensar (para mim dá). Para desenvolvimento aplicações não sei como o Surface 3, o meu SP3 dá perfeitamente e sobra. O grande trunfo do Surface 3 para mim é a potencialidade de aplicações futuras que façam uso da caneta e outras coisas mais, principalmente para estudantes e executivos de alto nível. Há também aqui a possibilidade de atrair o utilizador comum pelo Office e por ter uma ergonomia muito melhor que qualquer outro tablet Windows na minha opinião claro.

No entanto o problema principal vai ser o preço. E porquê pergunta-se, quando o iPad Air não é assim tão diferente? A primeira coisa a ter m conta é que é um formato de tablet com potencialidades por realizar num mercado em que a concorrência está muito mais á frente, está já numa faze de consolidação das potencialidades dos seus dispositivos.

Tendo em conta este cenário não é comparável. Repare-se que a quando do lançamento do iPhone, primeira versão, pese embora fosse um disposivivo com mais potencial que outros topos de gama da altura, veio mais barato que esses. Por isso mesmo. Depois quando apareceu o iPad a mesma coisa. As pessoas não se lembram quanto é que custava um na altura um Nokia topo de gama, ou um Windows um UMPC, ou mesmo um Tablet PC. Os preços andavam nos 1000 euros.

Ao colocarem o seu disposivo mais barato a somar á inovação fácilmente reconhecível a coisa explodio de interesse porque o público achava por isso que o preço não era de todo desajustado sem qualquer esforço. Não era uma pechincha, mas também não era o mesmo que se pedia pelos topos de gama da concorrência, além de ser claramente melhor!

Repare-se, a Apple também poderia ter colocado os seus dispositivos a 1000 euros na versão base, seguindo o vosso raciocínio. Mas o que aconteceu a seguir nunca. mas nunca iria acontecer.

EDIT: Indo um pouco mais além que isto e esta é a parte mais interessante... Claramente a MS tem um problema crónico nos tablets e smartphones que ameaçam o seu negócio no mercado de consumo. Pese embora tenha feito esforços louváveis ao nível da optimização do SO para estes formatos nunca conseguio resolver o seguinte:

1) Falta de utilizadores
2) Falta de apps/serviços competitivas

Estas coisa andam a par. Falta de utilizadores provoca ausência de apps móveis, e ausência de apps móveis provoca ausência de utilizadores. É uma pescadinha de rabo na boca. Por outro lado tem sido muito "tímida" em atacar a coisa ao nível do pricing dos seus dispositivos, colocando-os ao mesmo preço da concorrência, por vêzes de uma forma totalmente absurda. Tanto que os retailers começam pouco tempo depois a fazer promoções com reduções drásticas. Não só isso como preço dos disposivos em um ano em muitos casos desce em 40% ou mais,. Uma táctica que claramente não funcionou.

Estas apps móveis, ou simplesmente apps ou como o Steve Jobs gostava de as chamar, Post-era PC apps, são muito importantes!!!!

Para isto a Microsoft tem um enorme trunfo na manga. Um virus chamado Windows 10! Se não pisar a bola pode muito bem resolver este problema. Repare-se o Windows 10 coloca estas apps móveis no Desktop. Ou seja ao contrário do qque acontece no Windows 8.1, em que práticamente á dois ambientes. Um Post-PC Era e outro PC era, o que resultou no facto de quem usa o Desktop pouco ou nada usa as apps móveis, o Windows 10 não. As Post-PC Apps correm no desktop como qualquer outra aplicação. Ou seja trás estas apps para o desktop.

Isto pode potencialmente fazer com que os utilizadores de desktop comecem a usar e a apreciar estas post-pc Apps. Até porque não há nada fundamentalmente errado nelas para serem usadas no desktop. Mas fundamentalmente o mercado destas Windows Post-PC apps deixa de ser apenas os Windows Tablets e Windows Smartphone que é comparativamente desinteressante devido á fraca adopçãp, e passa a ser todo o mundo Windows. E o mundo Windows tem ainda uma dimensão muito maior que o mundo iOS ou Android.

Ou seja, com isto a MS pretende estimular o seu mercado de post-pc apps e por via disso resolver os dois pontos que acima indiquei. É uma arma muito poderosa e é independente se o Surface 3 ou o SP3 vendem bem ou mal. A influência disto espera-se ser muito positiva para futuros modelos.

Falando um pouco da XBOX One e da abertura ás Post-PC apps e ao Windows 10, com a inclusão de uma app store que se crê irá adoptar o mesmo esquema que no que acontece nos seus Tablets, Smarphones e Desktop. Isto, deixa de ser um modelo extramente fechado como é agora. Não se pense que isto acontece apenas e só por causa da TV. Acontece também como consequência de se tentar resolver o problema que tem nos Windows Tablets e Smartphones. Pegue-se por exemplo na Google. Não existem apps nativas da Google para Smartphones e Tablets Windows que toda a gente quer mas existe na XBOX One, por exemplo o Youtube. A Google ao converter esta app para o Windows 10, não deixa de existir qualquer motivação técnológica ou argumentar a simples falta de utiliadores para a disponibilizar nos Smartphones, Tablets e Desktop's Windows. Pegue-se numa app como o Plex que já existe para os 4 tipos de dispositivos, se convertida a experiência pode-se tornar mais interessante. Pegue-se no Facebook, Instagram e muitas outras que se possa imaginar. Imagine-se estar a vêr-se um programa na TV e fazer-se um post no facebook com um screenshot, ou mesmo o trecho de um programa dado na TV com um comentário. E o mesmo programa funcionar nos 4 dispositivos.


Claro isto tudo depende muito da taxa da adopção do Windows 10 nas secretárias e portáteis existentes. O melhor que pode acontecer á MS é o Windows 10 tornar-se viral. Dai mesmo esta estratégia peer-to-peer de deployment ... Sem Windows 10 nas secretárias e portáteis padrão, nada feito. Por isso é que estão a permitir upgrades gratuítos para o Windows 10 para todos os que tenham SO's anteriores registados. A regra do primeiro ano é mais para faer-se pressão para a actualização. É uma regra que a meu ver é cumprida se a adopção for rápida e interessante durante esse ano. Se não for, penso mesmo que poderá ser alargada para mais anos.

O Windows 10 pode-se tornar-se no virus que a MS precisa, tal como o iPhone e o iOS para a Apple.

Abraço.

EDIT: Repare-se os smartphones e tablets Apple são uma ameaça, pela simples razão que nada impede a Apple lançar um Macbook a 599 euros PVP para atrair ainda mais pessoas para o seu ecossistema e para o seu desktop. Alguns podem pensar "A Apple nunca irá fazer isso". Bem, "nunca" é uma palavra muito estranha.
 
Última edição:
Estava para comprar o Surface 3. Mas depois de ontem ter lido o panfleto da Worten, decidi me pelo Pro3.
Grande promo a deles, Surface Pro 3 (I5+128SSD+4RAM) + Teclado + Caneta = 899EUR (Desconto de 250EUR). Nem pensei duas vezes.

Quem tiver interessado a promo acaba no dia 5 deste mes ;)

ab
 
Back
Topo