O preço acho elevado claro mas é o mesmo que o ipad air 2 64gb. Se olharmos para android temos o Samsung T805 também nos mesmo valores.
Não fosse a valorizaçao do $ teriamos isto a 499€ que seria bem mais competitivo.
Para mim esse tipo de racíocinio é um erro sistemático que a MS e os seus proponentes mais acérrimos faz.
Quem compra um iPad típicamente é para aceder à Internet via browser, lêr uns emails, ouvir musica, vêr vídeos, facebook, lêr umas revistas ou livros, gestão pessoal de tarefas. Para esse efeito o software do iPad e as sua ergonomia é bem mais eficáz. Por outro lado quem quer algo mais como edição de fotografia tens na App Store coisas muito melhores que no Windows e que aproveitam melhor as capacidades do dispositivo. Mais, quem estiver no ecossistema Apple tem uma série de vantagens como o "Continuity" permitindo uma interoperabilidade entre dispositivos neste momento impar no mercado.
Quem compra algo com este processador do Surface 3 a pensar que vai ter muito mais que isto mas pior vai ficar desapontado. Tem o Office penso que é muito bom mas perde a versatilidade que o iPad oferece como Tablet. Ao nível de desktop também nãp terá muto mais que isso. E quem pensa que vai puder usar aplicações desktop mais sofisticadas como o Lightroom para edição de fotografia vai ficar muito desapontado e na prática pior que num iPad. O meu SP3 Core i7 já se engasga com LR por vêzes, então com este nem quero pensar (para mim dá). Para desenvolvimento aplicações não sei como o Surface 3, o meu SP3 dá perfeitamente e sobra. O grande trunfo do Surface 3 para mim é a potencialidade de aplicações futuras que façam uso da caneta e outras coisas mais, principalmente para estudantes e executivos de alto nível. Há também aqui a possibilidade de atrair o utilizador comum pelo Office e por ter uma ergonomia muito melhor que qualquer outro tablet Windows na minha opinião claro.
No entanto o problema principal vai ser o preço. E porquê pergunta-se, quando o iPad Air não é assim tão diferente? A primeira coisa a ter m conta é que é um formato de tablet com potencialidades por realizar num mercado em que a concorrência está muito mais á frente, está já numa faze de consolidação das potencialidades dos seus dispositivos.
Tendo em conta este cenário não é comparável. Repare-se que a quando do lançamento do iPhone, primeira versão, pese embora fosse um disposivivo com mais potencial que outros topos de gama da altura, veio mais barato que esses. Por isso mesmo. Depois quando apareceu o iPad a mesma coisa. As pessoas não se lembram quanto é que custava um na altura um Nokia topo de gama, ou um Windows um UMPC, ou mesmo um Tablet PC. Os preços andavam nos 1000 euros.
Ao colocarem o seu disposivo mais barato a somar á inovação fácilmente reconhecível a coisa explodio de interesse porque o público achava por isso que o preço não era de todo desajustado sem qualquer esforço. Não era uma pechincha, mas também não era o mesmo que se pedia pelos topos de gama da concorrência, além de ser claramente melhor!
Repare-se, a Apple também poderia ter colocado os seus dispositivos a 1000 euros na versão base, seguindo o vosso raciocínio. Mas o que aconteceu a seguir nunca. mas nunca iria acontecer.
EDIT: Indo um pouco mais além que isto e esta é a parte mais interessante... Claramente a MS tem um problema crónico nos tablets e smartphones que ameaçam o seu negócio no mercado de consumo. Pese embora tenha feito esforços louváveis ao nível da optimização do SO para estes formatos nunca conseguio resolver o seguinte:
1) Falta de utilizadores
2) Falta de apps/serviços competitivas
Estas coisa andam a par. Falta de utilizadores provoca ausência de apps móveis, e ausência de apps móveis provoca ausência de utilizadores. É uma pescadinha de rabo na boca. Por outro lado tem sido muito "tímida" em atacar a coisa ao nível do pricing dos seus dispositivos, colocando-os ao mesmo preço da concorrência, por vêzes de uma forma totalmente absurda. Tanto que os retailers começam pouco tempo depois a fazer promoções com reduções drásticas. Não só isso como preço dos disposivos em um ano em muitos casos desce em 40% ou mais,. Uma táctica que claramente não funcionou.
Estas apps móveis, ou simplesmente apps ou como o Steve Jobs gostava de as chamar, Post-era PC apps, são muito importantes!!!!
Para isto a Microsoft tem um enorme trunfo na manga. Um virus chamado Windows 10! Se não pisar a bola pode muito bem resolver este problema. Repare-se o Windows 10 coloca estas apps móveis no Desktop. Ou seja ao contrário do qque acontece no Windows 8.1, em que práticamente á dois ambientes. Um Post-PC Era e outro PC era, o que resultou no facto de quem usa o Desktop pouco ou nada usa as apps móveis, o Windows 10 não. As Post-PC Apps correm no desktop como qualquer outra aplicação. Ou seja trás estas apps para o desktop.
Isto pode potencialmente fazer com que os utilizadores de desktop comecem a usar e a apreciar estas post-pc Apps. Até porque não há nada fundamentalmente errado nelas para serem usadas no desktop. Mas fundamentalmente o mercado destas Windows Post-PC apps deixa de ser apenas os Windows Tablets e Windows Smartphone que é comparativamente desinteressante devido á fraca adopçãp, e passa a ser todo o mundo Windows. E o mundo Windows tem ainda uma dimensão muito maior que o mundo iOS ou Android.
Ou seja, com isto a MS pretende estimular o seu mercado de post-pc apps e por via disso resolver os dois pontos que acima indiquei. É uma arma muito poderosa e é independente se o Surface 3 ou o SP3 vendem bem ou mal. A influência disto espera-se ser muito positiva para futuros modelos.
Falando um pouco da XBOX One e da abertura ás Post-PC apps e ao Windows 10, com a inclusão de uma app store que se crê irá adoptar o mesmo esquema que no que acontece nos seus Tablets, Smarphones e Desktop. Isto, deixa de ser um modelo extramente fechado como é agora. Não se pense que isto acontece apenas e só por causa da TV. Acontece também como consequência de se tentar resolver o problema que tem nos Windows Tablets e Smartphones. Pegue-se por exemplo na Google. Não existem apps nativas da Google para Smartphones e Tablets Windows que toda a gente quer mas existe na XBOX One, por exemplo o Youtube. A Google ao converter esta app para o Windows 10, não deixa de existir qualquer motivação técnológica ou argumentar a simples falta de utiliadores para a disponibilizar nos Smartphones, Tablets e Desktop's Windows. Pegue-se numa app como o Plex que já existe para os 4 tipos de dispositivos, se convertida a experiência pode-se tornar mais interessante. Pegue-se no Facebook, Instagram e muitas outras que se possa imaginar. Imagine-se estar a vêr-se um programa na TV e fazer-se um post no facebook com um screenshot, ou mesmo o trecho de um programa dado na TV com um comentário. E o mesmo programa funcionar nos 4 dispositivos.
Claro isto tudo depende muito da taxa da adopção do Windows 10 nas secretárias e portáteis existentes. O melhor que pode acontecer á MS é o Windows 10 tornar-se viral. Dai mesmo esta estratégia peer-to-peer de deployment ... Sem Windows 10 nas secretárias e portáteis padrão, nada feito. Por isso é que estão a permitir upgrades gratuítos para o Windows 10 para todos os que tenham SO's anteriores registados. A regra do primeiro ano é mais para faer-se pressão para a actualização. É uma regra que a meu ver é cumprida se a adopção for rápida e interessante durante esse ano. Se não for, penso mesmo que poderá ser alargada para mais anos.
O Windows 10 pode-se tornar-se no virus que a MS precisa, tal como o iPhone e o iOS para a Apple.
Abraço.
EDIT: Repare-se os smartphones e tablets Apple são uma ameaça, pela simples razão que nada impede a Apple lançar um Macbook a 599 euros PVP para atrair ainda mais pessoas para o seu ecossistema e para o seu desktop. Alguns podem pensar "A Apple nunca irá fazer isso". Bem, "nunca" é uma palavra muito estranha.