1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Microsoft "Surface" - Discussão Geral

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por blastarr, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 74; Visualizações: 7001)

1. blastarr

blastarr Power Member

Eu devo ser bruxo (Koncaman, tu sabes do que falo :D):

http://www.microsoft.com/surface/

BTW, se a Apple tinha planos para criar um interface à la iPhone para os Macs, parece que afinal vão acabar por copiar esta ideia da Microsoft originalmente apresentada (sob a forma de um protótipo) na CES, já no início deste ano.
    A diferença é que este interface corre sobre a API já existente no Windows Vista, a Windows Presentation Foundation (do qual o interface AERO Glass do Vista foi apenas o primeiro resultado visível publicamente).
    Ou seja, não me admirava nada que em breve este desktop estivesse disponível como opção no Vista, especialmente para os Tablet PC's.

Última edição: 30 de Maio de 2007
  2. Favas

Favas Power Member

Muito fixe mesmo.
    Nem imagino o preço disso tendo em conta o preço actual dos touchscreens de grandes dimensões...

Sem duvida, mas o pessoal prefere fazer um videozinho com o show-off das mariquices que o Beryl consegue fazer Vs Aero Glass do Vista, esquecem-se que o sistema operativo da Microsoft é 90% dos casos uma workstation nas maos dos seus clientes e não uma consola, entertimento, whatever...

3. lightMC

lightMC Power Member

afnal nem falta muito para a extinçao dos ratos.

Isto está simplesmente genial.

e basta apenas meter os nossos dispositivos em cima do ecrã e arrastar os conteúdos, para os dispositivos com as nossas próprias mãos!

4. oscarolim

oscarolim Power Member

Onde é que eu já vi aquele tipo de movimentos e interacção? Ah pois, no iPhone... a microsoft não podia ser mais descarada, mas já imagino que na publicidade estará lá algures do género "Os primeiros a introduzir este tipo de interacção" (isto depois do iPhone já estar a 2 ou 3 anos no mercado :p).

Pelas demos apresentadas no site, pareceu-me mais um produto pa putos (tipo aqueles magic boards) que algo com utilidade prática. Talvez venha a servir para CAD (se der para melhorar o rigor de desenho), mas mesmo assim tenho duvidas k isso aconteça, pois não tou a ver alguem a usar regra e esquadro em cima de um ecrâ daqueles. Enfim, mais um ripoff by Microsoft.

5. Benjamin Breeg

Benjamin Breeg Power Member

E benchs disto já há? :x2:

6. lightMC

lightMC Power Member

e o iPhone é um produto pra putos? :zzz:

7. jatbas

jatbas Power Member

Mais um ripoff porque?? Vão inventar gestos estranhos só porque alguém já se lembrou de usar o arrastar com o dedo. Alias, há já muito tempo que a microsoft tem este esquema do, para referir algo que tem no site, livro de fotografias, não tem culpa que entretanto tenha surgido o iPhone.

Isto cada vez mais está com o espírito que se vive nos autmoveis :P com a bmw a acusar a audi de roubar as linhas :P e a num sei o que a dizer que xtpo está a usar os manometros que iam ser incluidos no proximo modelo :P

8. Kain

Kain Power Member

Offtopic:
    Ripoff?? mas alguem axa que algo deste genero é criado de um dia para o outro? ou que a microsoft tem programadores( e não so) a espera das inovações dos outros para copiar??

Desculpem la mas se querem criticar alguma coisa critiquem pela tecnologia ou funcionalidade, mas não venham criticar so porque gostam mais da marca x ou y.

Grow up.....

Sorry é so um desabafo....

Ontopic:

Bem se eles conseguire fazer este nivel de interacção e rapidez vai ser um espetaculo. Tá mto fixe a ideia da mesa e da base pa copos, mas, imagino quanto é q não deveria ficar uma mesa com um monitor daquele tamanho?:x2:

9. Mt bom sim senhor,

vejo q no futuro os DJ´s das discos vao mixar sobre um monitor

nice

10. Stylus

Stylus Power Member

Afinal aquilo que vimos no filme "A Ilha" não está assim tão longe.. e de certa forma até parece mais desenvolvido, mto bem, mm.

Agora quanto à questão dos ratos e isso... são coisas diferentes. Um interface de media center tb n substitui o convencional, n tem nada a haver, cada makina o seu uso! Falando mm no CAD que uso e mto, n m parece k seja este o caminho, pelo menos para projectar... embora para apresentações seja fabuloso, como eu estava a dizer... são coisas diferentes.

Tb n m parece k seja ripoff de nada, todos nós ao longo dos tempos temos visto que os caminhos do desenvolvimento de certas coisas convergem e só fazem sentido seguirem aquela forma, n interessa ser mto diferente.. interessa é ser melhor, é isso k interessa.

E se estão a falar de ripoff então jà a apple tinha copiado a alguém, por exemplo à Phillips que tem na Holanda no Homelab varios gadgets do genero à mto tempo, inclusive um espelho de casa de banho que faz de balança, mede altura, faz zooms a zonas da cara para a makilhagem e mostra a parte de tras da cabeça para vermos o penteado... e nem precisamos de tocar no espelho (ecrã) para interagir, ele reconhece os movimentos a cerca de 5cm para k n fikem lá dedadas!

11. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Bem os aumentos para a produtividade advindos desta fabulosa inovação parecem ser realmente...nulos.
    Preocupem-se em fazer SO's seguros e estáveis em vez de ***** inúteis.

12. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

És um verdadeiro visionário... fica-te pelas folhas de papel que são mais seguras :rolleyes:

Os videos são excelentes! Pode ser um dos componentes da tal casa digital do futuro, onde todos os aparelhos estão ligados centralmente.

Ter uma mesa destas na sala para gerir o media center, comprar online, jogar trivial e board games :D

13. Taveirada

Taveirada Power Member

Antes de começarem a dizer que a microsoft fez isto e aquilo... agradeçam a um sr. chamado Jeff Han.

Aí fica a apresentação da sua ideia em Fevereiro de 2006:
    http://www.youtube.com/watch?v=QKh1Rv0PlOQ

Aqui está mais uma apresentação do surface:

http://crave.cnet.com/8301-1_105-9723647-1.html?tag=cnetfd.mt

Isto vai alterar todo o paradigma de interfaces! O Iphone é só o primeiro caso... depois vem isto.... e outros virão.
    A microsoft pensa colocar isto à venda ainda este ano, mas com preços entre 5k e 10k dolares. Não é para já que vai ser massivo.
    Penso que o hardware vai ser usado com vários sistemas base... e esse hardware não vai demorar muito a ser massificado noutras empresas e marcas. Talvez saia mais cedo para o publico noutra marca que não a microsoft.

14. Taveirada

Taveirada Power Member

Hein?! Isto é uma alteração do paradigma! Não deixa de ser um hardware com um software por baixo! Vão haver vários softwares para este hardware... como há vários monitores ligados a mac osx, linux, XP etc etc

15. blastarr

blastarr Power Member

Infelizmente para ti, o Bill Gates já estava a demonstrar isto na CES dois dias antes de o iPhone ser apresentado na MacWorld.
    Lá se vai todo o teu argumento por água abaixo...

16. oscarolim

oscarolim Power Member

Até parece que foi preciso esperar pelo macWorld para saber do iPhone... só não vê quem tapa os olhos... isto para mim é (mais) um ripoff da microsoft. E não, não sou um macfanboy, pois tenho 3 pcs com Vista e apenas 1 ibook. Mas as verdades são para serem ditas :)
    Mas a microsoft faz bem, quem puder ganhar com isto que ganhe. Só eu não tenho dinheiro para investir :P

Utilidades práticas disto a curto prazo... além de servir para substituir os magic boards para os putos (e o iPhone não é para putos, não era isso que quis dizer na minha primeira intervenção), poderá servir para sistemas de navegação (com um tamanho mais reduzido obviamente :p). Substituir teclado e rato? Não me parece, pelo menos não a curto prazo. Na medicina também poderá ter sucesso (imagino um par de possibilidades que se podem fazer com isto).

E porque é que eu digo que isto não vai substituir teclado e rato? Joguem CS com isso :p

17. blastarr

blastarr Power Member

Já conhecias o interface do iPhone antes da Macworld ?
    Se é um rip-off, onde é que está a fonte de inspiração ? Há mais alguém a preparar soluções destas para venda nos tempos mais próximos ?

Não digas disparates. Quero ver o que dizes quando a Apple lançar a sua versão do TabletPC. Será que já não vai ser um rip-off nessa altura ? :P

18. Favas

Favas Power Member

Como é que alguem pode dizer que isto:
    é ripoff de isto:
    sem se aperceber que está a cair no ridiculo?
    Tá dito.

EDIT: tava praqui a olhar.. de facto sao parecidos :002: mas um é uma mesa e outro um telemovel! >(

19. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Atenção... nesta fase do campeonato comparar equipamentos como sendo a fonte da ideia é ridículo , já que ainda estamos no domínio de conceitos...

Aqui apresentam.se conceitos... já conhecidos das apresentações de 2006 do JEff Han e anteriores a isso... no fundo nada mudou...apenas tem um novo carimbo e representante mundial

Em termos de ripoff de marcas, ambas vão"comprar" conceitos a quem tem tempo e fundos ilimitados para investigar/investir que são as universidades (mais uma vez fica aqui provado)...

Neste caso os conceitos são principalmente o multitouch no lado do hardware, , que segundo o que se sabe a Apple patenteou, comunicações sem fios e a interface que neste caso está muito boa... mais uma vez nota-se um dedo especial da equipa da MS MCenter, e aí kudus para a MS.!!!

No entanto aqui só estão representados conceitos, e olhem se esperam que antes do fim do ano isto seja possível, sabem muito bem que é impossível... senão vejamos...

1 - Resizing e manuseamento de ficheiros (icones) com 2 dedos já existe, iphone já o demonstrou, tal como era já conhecido nos videos do Jeff...
    2 - Comunicação com telemóveis/Telefones e equipamentos sem fios... o BT já anda aí há muito tempo, aqui provavelmente numa nova versão
    3 - interface linda... é software... tudo se programa... e aqui está o ponto forte desta apresentação... o wow factor, o "so what"...

E agora vem aquilo que complica e mancha esta apresentação como sendo algo já apresentado/utilizável, apontando-a isso sim lá para 2008/9 if whenever nestes moldes...

4- Identificação do equipamento... BT identifica, desde que emparelhado... não vi isso em lado nenhum, e ainda que estivesse tudo aberto em termos de segurança, como é que encostando ao monitor fazes a identificação com sucesso? e se colocares dois equipamentos em simultaneo como é que ele sabe qual é? peso? área ocupada? já viste o que isso significa em base de dados de informação de equipamentos?

5- identificação de cartão de crédito? hã?!??! what? como é que comunicas com o chip/banda magnética?

6- Aquela da máquina fotográfica é superinteressante... mas já alguma vez importaste fotos por BT a partir de uma máquina... não é bem assim com aquela velocidade... e mais vale enfiar um cabo USB 2.0 e mesmo assim... esperas.

7- utilidade em casa... Crianças... esquece... a minha filha adora estar em pé em cima da mesa da sala :)

Atenção que não quero menosprezar os conceitos... são excepcionais, vão ser o futuro e impulsionados pela MS vão ser mais cedo que esperamos... mas uma coisa é fazer uma apresentação, outra é meter um conjunto de intenções a funcionar, especialmente quando tu não controlas o hardware.

Resumindo...
    Falta penar muito, e não é a MS e a APPLE que se vão degladiar... os conceitos estão na mesa... agora os outros mercados que se desunhem!
    Tudo o que está demonstrado e é fazível até ao fim do ano, não é novidade,e a aí a Apple bate em time-to-market tecnológico, com uma área de aplicação diferente!... e se isto vai custar entre 5 a 10 mil USD... vai ter tanta saída como os UMPCS

De qualquer das formas, um mega-kudus para a Microsoft e sua divisão de interfaces de utilizador, que se desmarca de tudo o que é o conceito microsoft tal como aconteceu na apresentação do MCEnter edition!!!! Aí sim.. uma interface aparentemente flawless, fácil de usar, mega intuitiva em que até conseguiu surpreender tudo e todos... mesmo nós, habitués destas andanças!

Parabéns MS!

-------- Adenda------------

À tecnologia usada para identificação do equipamento chama-se "object recognition" yeah.. right...

20. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

estou a ver aquilo a ser aplicado em bastantes sitios, imagina aquilo como fonte de informação espalhada em aeroportos, terminais de comboios e coisas assim, até na rua como genero de balcao de informações.

está completamente brutal, se fosse rico ia já buscar 1. não sei porque mas faz-me lembrar algo do minory report ou lá como era o nome do filme.

Partilhar esta Página