Tablet Microsoft Surface Go

lmikotas

Power Member
a22846a66a9efc6e928501b2d30471a4-1024x1024.jpg

Meet Surface Go, starting at $399 MSRP, it’s the smallest and most affordable Surface yet

https://blogs.windows.com/devices/2...the-smallest-and-most-affordable-surface-yet/


Surface Go is Microsoft´s Big Bet on a Tiny-Computer Future
https://www.wired.com/story/surface-go-microsofts-big-bet-on-a-tiny-computer-future/



Especificações técnicas
Software
Windows 10 no modo S
Avaliação de 30 dias do Microsoft Office 365 Casa
Dimensões
245 mm x 175 mm x 8,3 mm (9,65" x 6,9" x 0,33")
Peso
A partir de 522 gramas, não incluindo a Capa Teclado
Armazenamento
Unidade eMMC: 64 GB
Unidade de estado sólido (SSD): 128 GB
Ecrã
Ecrã: PixelSense™ de 10"
Resolução: 1800 x 1200 (217 PPI)
Proporção: 3:2
Relação de contraste: 1500:1
Toque: multitoque de 10 pontos
Vidro Corning® Gorilla® Glass 3
Duração da bateria
Até 9 horas de reprodução de vídeo
Processador
Processador Intel® Pentium® Gold 4415Y
Segurança
TPM 2.0 para uma segurança de nível empresarial
Proteção de nível empresarial com início de sessão facial Windows Hello
Memória
4 GB ou 8 GB de RAM
Rede Sem Fios
Wi-Fi: compatível com IEEE 802.11 a/b/g/n/ac
Tecnologia sem fios Bluetooth 4.1
Ligações
1x USB-C
Entrada para auscultadores de 3,5 mm
1x porta Surface Connect
Porta para Capa Teclado para Surface
Leitor de cartões microSDXC
Compatível com Surface Dial* (interação fora do ecrã)
Câmaras, vídeo e áudio
Câmara de autenticação facial Windows Hello (frontal)
Câmara frontal de 5 MP com vídeo HD no Skype a 1080p
Câmara posterior de 8 MP com focagem automática e gravação de vídeo HD 1080p
Microfone individual
Colunas estéreo de 2 W com Dolby® Audio™ Premium
Placa gráfica
Placa gráfica Intel® HD 615
Exterior
Estrutura: Magnésio
Cor: Prateado
Botões físicos: Volume, Ligar/Desligar
Sensores
Sensor de luz ambiente
Acelerómetro
Giroscópio
Magnetómetro
Conteúdo da embalagem
Surface Go
Fonte de alimentação
Guia de Introdução
Documentos de segurança e garantia

https://www.microsoft.com/pt-pt/p/surface-go/

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

DESTAQUES DO TÓPICO


Pontos positivos e negativos pelo @AudigyMaster: https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-7#post-15464706

Surpreendeu-me:

colunas stereo com um som muito agradável pois na MS Store o ambiente era muito ruidoso para poder ter a devida noção(não ficam surpreendentemente muito atrás das do meu MBPr);
ecrã com um brilho acima da média e excelente contraste(+laminado aka LOCA[Liquid optically clear adhesive]);
teclado é retro-iluminado e agradável, demonstra que é possível fazer teclas de baixo perfil sem inventar demasiado(têm um toque mais apreciável que o butterfly mechanism da Apple mas sem os problemas destes);
aquece relativamente pouco para um design fanless e um CPU CISC;
boa solidez do chassi, não dá a impressão de ser particularmente frágil;
peso, ~600g é uma pluma para um full OS;
cold boot up time rapidíssimo, menos de 10s;
Windows Hello, autenticação facial é uma forma rápida e segura q.b. de fazer login;
surface connector, magnético, simples de ligar e desligar. É um autentico MagSafe dos tempos modernos(tendo em conta que foi depreciado pela Apple).


Poderia ser melhor:

~6H com um uso despreocupado, isto já fora do modo S. Podia ser melhor, digamos que é aceitável tendo em conta que tem um peso total de cerca de 600g e permite recarregar via USB-C através de por exemplo uma powerbank;
performance just enough, há que ter noção que é um Clio. Se podia ser melhor, certamente, mas é completamente adequado para alguma produtividade e lazer;
preço do teclado+touchpad algo excessivo, 100+. Está visto que o tio Nadella tirou ideias do preçário do Smart Keyboard do tio Cook.



Undervolting ao Surface Go pelo @AudigyMaster
https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-15#post-15703215

Aqui fica o meu método de undervolting no Surface Go, através da manipulação directa dos MSR registers do CPU.
O undervolting aplicado foi extensivamente testado no meu Surface Go. No entanto como mesmo 2 dies provenientes da mesma wafer podem apresentar uma performance e overhead diferentes, não é de descurar que o que funciona no meu poderá não funcionar no vosso. Não é de todo um processo irreversível felizmente, em caso de instabilidade basta desligar o tablet e voltar a ligar para proceder ao reset dos registers e voltar às voltagens padrão.

1 Fazer download a aplicação RWEverything e extrair(não precisa de ser instalada):
http://rweverything.com/downloads/RwPortableX64V1.7.zip

2 Fazer download dos ficheiros "4415Y.rw" e "run_undervolting.bat". Coloca-los na pasta da aplicação. Correr o .bat file.
https://audigymaster.github.io/4415Y.rw
https://audigymaster.github.io/run_undervolting.bat

3(opcional) Para automatizar o processo durante o boot do SO, colocar um atalho do .bat file dentro da seguinte pasta(atenção! só e depois só de testarem durante vários dias e perante vários loads que o undervolting aplicado não origina instabilidade nos vossos Surface Go):
Código:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\StartUp

4 Usar a aplicação HWMonitor(https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.38.zip) para confirmar a aplicação do undervolting. Deverá indicar:

sgoundervolting.png


Update: https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-18#post-15950085
\
Um update aos valores de undervolting. Agora com -40mV ao System Agent(memory/PCIe controller) e -60mV ao GPU unslice(decoding e encoding de video).

>wrmsr 0x150 0x80000011 0xf4600000 > CPU VCore -90mV
>wrmsr 0x150 0x80000111 0xf8400000 > GPU -60mV
>wrmsr 0x150 0x80000211 0xf4600000 > CPU Cache -90mV
>wrmsr 0x150 0x80000311 0xf8400000 > GPU unslice -60mV
>wrmsr 0x150 0x80000411 0xfae00000 > Sys Agent -40mV


Basta substituir o ficheiro 4415Y.rw pelo actualizado(ver link em baixo):
https://audigymaster.github.io/4415Y.rw



Tweak às ligações de rede pelo @AudigyMaster

Resumidamente, o packet coalescing é um método de caching que impede que todo e qualquer packet interrompa o hardware. Não só este método reduz o processing overhead como também se traduz em melhorias no consumo de energia em ambientes com tráfego de rede constante e regular(ex: streaming).

Por predefinição o packet coalescing vem desactivado, em parte porque tecnicamente este pode gerar um aumento da latência final da ligação. Na realidade essas oscilações são mínimas e praticamente imperceptíveis num ambiente normal, e exceptuando unicamente casos muito específicos como por exemplo network gaming(onde o Surface Go dificilmente se insere), faz todo o sentido proceder à sua activação.

Para activar, basta ir ao Gestor de Dispositivos > Placas de rede > Qualcomm Atheros QCA61X4A (...) > Propriedades > Separador avançadas > D0 Packetcoalescing > Enable:

HvQFvma.png




Instalação manual dos drivers da Intel
iGPU 615 (requer que não estejam a usar o Windows no modo S) pelo @AudigyMaster https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-18#post-15986016

  • Recomendo que instales manualmente os drivers da Intel para o iGPU 615(link: https://downloadcenter.intel.com/product/96554/Intel-HD-Graphics-615). Contêm melhorias significativas na performance em aceleração 3D e enco/decoding de vídeo, bem como em termos de autonomia. Podes alterar vários parâmetros de gestão energética e performance no separador System > Power, com vista a uma utilização que dê primazia à performance ou autonomia(podes aplicar com base na utilização ligada à corrente ou em modo bateria):
kLgENAg.png


NOTA: Após instalação, terás que omitir a entrada relativa aos drivers desactualizados que a Microsoft força no seu update catalog(link: http://download.microsoft.com/download/F/2/2/F22D5FDB-59CD-4275-8C95-1BE17BF70B21/wushowhide.diagcab), basta fazer "hide" às seguintes entradas:

9clX9Hz.png


  • A experiência oferecida pelo Edge é actualmente sofrível e classifica-se neste momento como abandonware. Recomendo vivamente que optes por outro browser como por exemplo o Chrome ou o Edge dev com base no Chromium.


  • Caso utilizes o SGo ligado à corrente por longos períodos de tempo, de modo a prolongares a vida útil da bateria, poderás activar o modo Kiosk na UEFI. Esse modo limita o carregamento da bateria a unicamente 50%(evitando a formação de plating e consequente degradação acelerada da bateria).



Desinstalar os drivers antigos pelo @AudigyMaster https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-18#post-15999333

Por vezes os drivers desactualizados presentemente instalados geram incompatibilidades com a instalação dos novos e o processo aborta.

De modo a evitar essas situações, deves desinstalar e apagar os ficheiros desses drivers via Device Manager, antes de proceder à instalação dos novos, basta seguires os seguintes passos:
JLDpisf.png


eyLnrMT.png


De seguida basta seguires os passos neste post: https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-18#post-15986016

Alguma dúvida expõe.

Bugu1990 disse:
@AudigyMaster estive a ler e há gente que usa um utilitário chamado ThrottleStop para fazer undervolt ao Go.
Tens conhecimento desse utilitário? Sabes em que medida esse processo difere do teu?
Já agora, por curiosidade, se no teu ficheiro RW quiser alterar os valores de undervolt, basta editar o ficheiro no Notepad?

Obrigado.
Pessoalmente não uso o ThrottleStop porque prefiro ter o controlo do que é escrito nos registos do CPU(MSR). Pode parecer contra intuitivo devido à ausência de user interface mas torna-se menos propenso a criar instabilidade pois só os registos especificados é que são alterados, nada mais.

Sim, o ficheiro .rw reúne os endereços dos registos(voláteis ou seja terá que ser reaplicado a cada reboot) do processador a escrever, bem como qual os valores hexadecimais desejados. Podes abrir com qualquer editor de texto e alterar os valores de modo a ajustar o offset do undervolting.

Vamos supor que desejamos fazer undervolting ao GPU, representado pela entrada abaixo no ficheiro .rw:

>wrmsr 0x150 0x80000111 0x????????

De modo a sabermos o que colocar nos ??? para um valor exemplo de -60mV teremos que fazer alguns cálculos.

Multiplicamos -60 por 1.024 = -61.44.

Arredondar para -61.

Converter esse decimal para hexadecimal(podes usar a calculadora do Windows em modo programador, ter em conta unicamente os primeiros 8 dígitos a contar da direita) = ‭0x‭‭ffffffc3‬:
prMdoG6.png


Fazer left shift de 21 bits (tecla Lsh na calculadora, ter em conta 8 dígitos a contar pela direita mas excluir os 3 primeiros, ou seja começar a contar pelo 4º) = ‭0xf8600000‬‬:
449gpV6.png


Depois basta pegar na entrada inicial e colocar o hex obtido:

>wrmsr 0x150 0x80000111 0x???????? [PASSA PARA] >wrmsr 0x150 0x80000111 0xf8600000

Basta fazer save e correr o .bat de modo a aplicar os valores.

Resumindo, os index de todos os componentes:

>wrmsr 0x150 0x80000011 0x???????? > CPU VCore
>wrmsr 0x150 0x80000111 0x???????? > GPU voltage
>wrmsr 0x150 0x80000211 0x???????? > CPU Cache voltage
>wrmsr 0x150 0x80000311 0x???????? > GPU unslice voltage
>wrmsr 0x150 0x80000411 0x???????? > Sys Agent voltage
 
Última edição pelo moderador:
Um tablet Eee PC? E com windows S!
Mas este "SO" nao tinha morrido ou é todos os anos uma nova tentativa de ganhar o "student martket"
 
Fiquei muito dividido com este lançamento. Ainda não formei uma opinião definitiva mas alguns pontos para já.

Vamos começar com o preço. É muito enganador o preço porque a discussão tem que ser com o teclado. Não me faz sentido não comprar um teclado. Eventualmente podia comprar-se apenas a caneta mas não faz muito sentido pelo ponto que vou referir a seguir.

As aplicações não estão optimizadas para touch. Independentemente do Windows 10S ou mudarem para o Windows 10 que é gratuito não há muitas aplicações optimizadas para touch pelo que se para consumo de informação ou entretenimento a opção touch é viável, o Windows 10 necessita de um teclado e rato. O que me leva ao ponto seguinte.

Para quem é este dispositivo? Nesta gama de preços fico com dificuldade de ver a quem se dirige. Como portátil é muito limitado no armazenamento e também na performance. É um dual core fraco. Pode ser uma solução com OneDrive mas isso implica ter internet e de preferência com uma velocidade interessante mas como dispositivo para mobilidade pode não ser sempre o caso.
Não consigo deixar de pensar que as aplicações que existem para o iPad são muito mais adaptadas para touch.

Se tivesse que comprar um computador possivelmente iria para um portátil com todos os constrangimentos que têm em termos de peso e eventualmente menor autonomia.

Veremos se é um sucesso ou não. Uma coisa é para mim clara, isto era o dispositivo que o Windows RT devia ter sido á muitos anos atrás.
 
Por acaso concordo com o @Metro e fico cheio de dúvidas - tal como tinha ficado com o Surface Laptop que ainda hoje não o compreendo.

Acho um absurdo total o facto do teclado e caneta não fazerem parte do pacote, e olhando para a forma como os preços escalam entre versões o termo "LowCost" vai perdendo força e fica perigosamente próximo do preço de um Surface Pro (base). Quanto ao ambiente touch, embora achar que foi dado um passo atrás relativamente ao W8, acho que é usável e para reprodução de media até existe uma boa oferta na Store ... o problema maior é a visão a longo prazo.

A Framework UWP está morta e com a teimosia da Microsoft em se manter ausente de um mercado essencial, somando as suas atitudes no que diz respeito a suporte e aposta em tecnologias e SOs 3rd Parties só demonstram que o futuro será mais negro, não claro. Resumindo, nada está a ser feito para conquistar os Developers, e sem eles não há Software que por sua vez acresce ao valor do Hardware que comercializam. Ficamos-nos então pelo Software Legacy.

Querem comercializar Hardware sem um ecossistema de Software próprio para o tipo de equipamento. Querem fazer o percurso num sentido, enquanto que a Apple fará o percurso contrário como deu para ver no último WWDC. Um está correcto, o outro errado.

Não compreendo o espaço que este Surface Go e o Laptop ocupam.

Já agora, relativamente aos [Inserir Profile do tipo de Utilizador - estudantes/enterprise/etc.], a MS continua sem querer compreender que nenhum [Inserir Profile] o é 24/7.
 
Última edição:
Mas este "SO" nao tinha morrido ou é todos os anos uma nova tentativa de ganhar o "student martket"
q eu saiba é o mesmo q a concorrência faz todos os anos.
Já agora, relativamente aos [Inserir Profile do tipo de Utilizador - estudantes/enterprise/etc.], a MS continua sem querer compreender que nenhum [Inserir Profile] o é 24/7.
hoje em dia quem vive com pcs tem mais do q um. o q a MS está a fazer é q exista um pc certo para cada tipo de atividade. é o q fazem os profissionais. n conheces nenhum mecânico q tenha uma só chave, certo? a ferramenta certa faz toda a diferença.
Não compreendo o espaço que este Surface Go e o Laptop ocupam.
um é um portátil, outro um tablet. simples :p
 
Não sou mecânico, mas tenho as minhas ferramentas para fazer a bricolage. Prefiro uma chave hibrida onde posso mudar a cabeça que ter que andar com várias chaves.

Fazendo um paralelismo, ironicamente este era o propósito da linha Surface.

Talvez numa outra galáxia (por exemplo Andromeda) seja possível compreender a existência deste Go e do Laptop, nesta não compreendo honestamente. Cada caso é um caso, mas para cada um deles acho que um Surface Pro é um substituto facilmente superior ... sendo complementado por um Smartphone/Phablet para cenários onde é necessária maior portabilidade.

Acho que havia mais espaço para uma descida de preços da linha Surface (pelo menos os Surface Pro de entrada) de forma a chegar a carteiras mais limitadas que para este Go.

Mas pronto, eu também sou daqueles sonhadores/imbecis que aguarda um equipamento que faça do Smartphone/Tablet aquilo que o Surface original fez do Tablet/Laptop.
 

Why did Microsoft build the Surface Go?
Microsoft's new Surface Go isn't just another, cheaper Surface. Microsoft has plans to try to capture a bigger piece of the overall PC/tablet pie with this device.
https://www.zdnet.com/google-amp/article/why-did-microsoft-build-the-surface-go/?

Microsoft’s $399 Surface Go aims to stand out from iPads or Chromebooks
Surface Go is a risky bet on the budget Windows experience
https://www.theverge.com/2018/7/10/17552250/microsoft-surface-go-tablet-competition-ipad-chromebooks


Preço em Portugal é de 449€ para o modelo 64GB/4GB e 599€ para o de 128GB/8GB.
 
Última edição:


Preço em Portugal é de 449€ para o modelo 64GB/4GB e 599€ para o de 128GB/8GB.

Sendo realistico é 549€ para o modelo base e 700 para o outro porque comprar um surface para usar o teclado virtual do windows é um big no no.

Por esse preço devia de vir pelo menos um m3, mas ha que esperar por alguma review ;)
 
fico cheio de dúvidas - tal como tinha ficado com o Surface Laptop que ainda hoje não o compreendo.

O Surface laptop está engraçado, mas como o Windows é um sistema aberto com muitas outras opções de hardware acabamos a comparar com outros equipamentos e a decisão já fica mais complicada.

Acho um absurdo total o facto do teclado e caneta não fazerem parte do pacote, e olhando para a forma como os preços escalam entre versões o termo "LowCost" vai perdendo força e fica perigosamente próximo do preço de um Surface Pro (base).

É um disparate e dizer isto:

Preço em Portugal é de 449€ para o modelo 64GB/4GB e 599€ para o de 128GB/8GB.

Não é apresentar os dados da forma correta. Porque o custo tem que ser com o teclado adicionado. Pelo menos, já estou a excluir a caneta que nem toda a gente pode necessitar. Mas perdem uma boa funcionalidade do OneNote que é provavelmente a melhor aplicação da Microsoft na minha opinião claro.

Quanto ao ambiente touch, embora achar que foi dado um passo atrás relativamente ao W8, acho que é usável

Eu concordo que é usável mas quando penso isso imediatamente penso onde posso colocar o meu dinheiro em que a experiência seja melhor.

Resumindo, nada está a ser feito para conquistar os Developers, e sem eles não há Software que por sua vez acresce ao valor do Hardware que comercializam.

A Microsoft escolheu outro caminho e os resultados financeiros estão a dar-lhe razão mas ao estar a descurar isto estão a abrir uma porta que vai ser difícil de recuperar.

Querem comercializar Hardware sem um ecossistema de Software próprio para o tipo de equipamento.

A mim parece-me impossível eles conseguirem fazer isso quando têm tantos parceiros. Mas já perceberam pela Apple que no hardware há muito dinheiro.

hoje em dia quem vive com pcs tem mais do q um. o q a MS está a fazer é q exista um pc certo para cada tipo de atividade. é o q fazem os profissionais. n conheces nenhum mecânico q tenha uma só chave, certo? a ferramenta certa faz toda a diferença.

Tem mais do que um mais ou menos. E um dos que tem não correr Windows de certeza que é o smartphone. E espero que cada vez mais pessoas adicionem um tablet ao smartphone e não um PC. Eu objetivamente não me consigo ver a adicionar este equipamento aos que já tenho. O que me trás não é suficiente.

Microsoft's new Surface Go isn't just another, cheaper Surface. Microsoft has plans to try to capture a bigger piece of the overall PC/tablet pie with this device.

Esta parte eu percebi. Mas sem software que o faça mesmo brilhar...
 
O Surface laptop está engraçado, mas como o Windows é um sistema aberto com muitas outras opções de hardware acabamos a comparar com outros equipamentos e a decisão já fica mais complicada.

Mas mesmo como equipamento, é um portátil bonito mas não é muito mais do que isso. Diga-mos que não tem um elemento diferenciador que caracteriza quase todos os equipamentos com a marca "Surface". Além disso tem opções questionáveis como o facto de ter Touch mas não ter a flexibilidade (ângulos de dobragem) que permitem explorar tal característica da melhor maneira.

Depois é como dizes, acaba por ser canabalizado por tantas outras opções com relações qualidade/preço mais em conta.

Eu concordo que é usável mas quando penso isso imediatamente penso onde posso colocar o meu dinheiro em que a experiência seja melhor.

Concordo que a UX (experiência) é o mais importante, mas não troco a versatilidade e poder de um SO de Desktop (com capacidades de adaptabilidade a outros formatos como o W10 é e continua a caminhar para ser - porquê que o faz não se percebe porque a cada dia que passa torna-se cada vez mais tarde) com qualquer um dos outros claramente mais orientados/pensados para uma única forma de utilização.

Daí eu ser um dos tais imbecis que referi antes ;)

A Microsoft escolheu outro caminho e os resultados financeiros estão a dar-lhe razão mas ao estar a descurar isto estão a abrir uma porta que vai ser difícil de recuperar.

Óbvio.

A curto prazo os número falam por si, mas a longo prazo vai pagar bem caro. Hoje está a colocar-se na sombra dos outros e com isto gerações crescem e vivem sem a Microsoft nas suas vidas. Hoje temos pessoas cujo primeiro contacto com Software Microsoft ocorre no mundo do trabalho ou na Universidade.

Obviamente que este simples facto tem um impacto tremendo nas comunidades de Developers Windows/Microsoft. Facilmente vejo o C# morto quando orientado ao Frontend sendo algo exclusivamente usado em Backends (que com o .NET Core nem sequer estarão a correr em SOs Microsoft).

É muito bom e um enorme mérito ter uma cultura multi-plataforma e uma versatilidade tal que lhe permite estar em diferentes locais e arquiteturas, mas é preciso manter um equlibrio nesta balança. Infelizmente isso foi perdido e a Microsoft de Nadella trocou a personalidade por uma postura de subjugação só para que os outros o possam ver como um Cool Kid.

No final das contas acaba por ser FriendZoned por toda a gente: é bem visto, mas ninguém lhe quer pegar, usar ou mimar.

A mim parece-me impossível eles conseguirem fazer isso quando têm tantos parceiros. Mas já perceberam pela Apple que no hardware há muito dinheiro.

Haver dinheiro há, a questão é que um dos segredos da Apple é o casamento do Hardware com o Software, e a Microsoft embora ter uma excelente equipa no departamento Surface, e ter um SO que pessoalmente acho superior aos outros (por uma questão de todo o trabalho que foi e está a ser feito e que conferem uma versatilidade extrema ao mesmo - só de ver onde o W10 já foi colocado a funcionar), faltam-lhe três coisas atualmente:

- Cultura de "primeiro os de casa depois os de fora" (nunca a Apple iria disponibilizar algo primeiro para SOs de terceiros que os próprios, mesmo com <15% de MarketShare);
- Comunidade 3rd Party (nunca a Apple colocaria os seus Devs em cheque dando preferência a outras tecnologias que não o ObjectiveC/Swift);
- A confiança que nasce destes dois pontos e permite à Apple estar forte não sendo líder nem no Mobile nem no Desktop.

Tudo isto é impossível na Microsoft atual, até porque diariamente e em qualquer meio de comunicação (desde um mísero Tweet de um funcionário a um Evento em larga escala como uma Build) dão mais uma pedrada na comunidade de Developers das suas próprias tecnologias.

Nadella trocou os resultados a curto prazo por um futuro incerto para imensos actores essenciais para o tal ecossistema que necessitam para triunfar. Infelizmente sei do que falo.
 
O Surface Go 8GB/128GB (620€, preço microsoft) custa sensivelmente menos 340€ que o Surface Pro m3 4GB/128GB (959€, preço microsoft).

Penso que há efetivamente uma redução do custo proporcional às menos boas características.

Para ser possível comparar com os preços praticados fora da Microsoft no caso do Pro, temos que aguardar também que apareçam preços fora da Microsoft para o Go (e aguardar uns meses após o lançamento).

EDIT Preços Microsoft PT:
Surface Go 4GB/64GB 460€
Surface Go 8GB/128GB 620€
Capa teclado Signature 130€
Capa teclado 100€
Rato 40€
 
Última edição:
Sendo realistico é 549€ para o modelo base e 700 para o outro porque comprar um surface para usar o teclado virtual do windows é um big no no.
já ouviste falar de teclados Bluetooth? é q começam nos 15€ e vão até onde quiseres. só compras o da MS se quiseres...

Tem mais do que um mais ou menos. E um dos que tem não correr Windows de certeza que é o smartphone. E espero que cada vez mais pessoas adicionem um tablet ao smartphone e não um PC. Eu objetivamente não me consigo ver a adicionar este equipamento aos que já tenho. O que me trás não é suficiente.
eu falo de pcs e n de telemóveis. quem vive da informática tem, de certeza, mais q um pc. salvo raros casos em q um qualquer serve.
eu vivo da informatica e tb n me vejo a comprar este, plo menos por enquanto mas se a vida mudar e tiver de ser menos sedentária, este é um dos q levarei em conta.
Depois é como dizes, acaba por ser canabalizado por tantas outras opções com relações qualidade/preço mais em conta.
lol a sério q existem mais opções com melhor relação qualidade/preço? parece q andavas a pensar q a linha surface era o melhor exemplo de hw qualidade/preço :p
A curto prazo os número falam por si, mas a longo prazo vai pagar bem caro. Hoje está a colocar-se na sombra dos outros e com isto gerações crescem e vivem sem a Microsoft nas suas vidas
a MS vai chegar ao "one trillion" muito brevemente. estás a afirmar q ela devia ter nos smartphones aquilo q a google e a apple têm neste momento? n sei se ganharias alguma coisa em ter uma empresa de quase "three trillions" e uma apple ou google q quase nem se notavam.
- Cultura de "primeiro os de casa depois os de fora"
da casa? quais? quem? :p
- Comunidade 3rd Party
comunidade? qual comunidade? :p
Tudo isto é impossível na Microsoft atual
ora bem, se responderes ás minhas ultimas perguntas percebes porquê.
o q a MS tem (ainda) são os tradicionais devs win32 e eventualmente outros q programam para uwp, mas q em tamanho e peso em nada têm a ver com as software houses q produzem win32 e essas n precisam q a MS lhes mostre nada nem querem saber onde programa nem para quem.
 
Qual é o teclado Bluetooth que dá para ligar ao Surface e que o torna num só equipamento e não em duas "peças" separadas?
E qual o teclado com bluetooth, pequeno e com trackpad?



Ver se apanho alguma promo com o Surface Go 4GB/64GB 460€ + teclado a bom preço.

Só quero saber se os 64gb são emmc são rápidos
 
Existem duas e são da Microsoft. Não são propriamente baratas.
Mas quem sou eu para questionar tal coisa, cá em casa mora um teclado da Microsoft de 100 euros.
 
já ouviste falar de teclados Bluetooth? é q começam nos 15€ e vão até onde quiseres. só compras o da MS se quiseres...

O objectivo destes equipamentos é ser extremamente portatil, desculpa la se acho que um teclado separado não seja o ideal para isto, e como eu pensam muitos. Alem de que um bom teclado bluetooth não foge do preço de um desses e a maioria sem trackpad, alias uso um diariamente no desktop ;)
 
Back
Topo