Tablet Microsoft Surface Go

boas inicialmente andava à procura de um portaitl leve.
Como os preços sāo muito elevados, virei-me para os tablets, procuro algo para navegar na net, e trabalhar em documentos word e execel.
O essencial seria ter a caneta para poder escrever e desenhar directamente no tablet.
este surface seria o ideal ou por o preço do mesmo arranjo melhor?

Como sugeri ao user @Survivor mais acima, para essencialmente navegar e trabalhar num ou outro documento(+ suporte pen) não te irás sair mal com um iPad. Se necessitas obrigatoriamente de aplicações exclusivas ao Windows(store e fora desta) num contexto de mobilidade regular, o Surface Go é uma opção válida. Há no entanto que ter atenção que a não ser que tenhas um monitor externo onde o ligar não o sugeria como máquina principal para trabalhar continuamente por muitas horas devido à reduzida dimensão do ecrã. O mesmo digo para o iPad 10.5" e similares. Se desejas muito o form factor slate como PC principal, sugeria um iPad Pro de 12.9", o novo Pixelbook "tablet" >12" da Google(que será lançado no dia 9 de Out) ou então um Surface Pro 6 12"(que será lançado no dia 2 de Out - amanhã portanto).
 
Como sugeri ao user @Survivor mais acima, para essencialmente navegar e trabalhar num ou outro documento(+ suporte pen) não te irás sair mal com um iPad. Se necessitas obrigatoriamente de aplicações exclusivas ao Windows(store e fora desta) num contexto de mobilidade regular, o Surface Go é uma opção válida. Há no entanto que ter atenção que a não ser que tenhas um monitor externo onde o ligar não o sugeria como máquina principal para trabalhar continuamente por muitas horas devido à reduzida dimensão do ecrã. O mesmo digo para o iPad 10.5" e similares. Se desejas muito o form factor slate como PC principal, sugeria um iPad Pro de 12.9", o novo Pixelbook "tablet" >12" da Google(que será lançado no dia 9 de Out) ou então um Surface Pro 6 12"(que será lançado no dia 2 de Out - amanhã portanto).

As opções que deste são sem duvida melhores (surface pro), mas muito mais caras, nessa gama de preços, penso se não seria melhor optar por um portátil de dimensões reduzidas.
Quanto ao ligar a um ecrã externo, tenho um dell ultrasharp recente, onde costumo ligar o meu velhinho portátil.
Poderei optar por um surface pro, mas não seria para agora devido aos €€€, a minha intenção seria algo de preço acessível, na casa dos 300/400€ um pouco mais se compensar, como o surface go que custa mais um pouco.
Sei que existem várias opções chinesas deste género, mas fico com o pé atrás se valem ou não o dinheiro.
Quanto ao ipad, como nunca trabalhei com esse sistema, apenas uns breves contactos com um iphone e um mac, não sei se seria o ideal para mim, pois vejo o pessoal que os tem, tem tudo da Apple para ficar tudo interligado.
 
Com esse orçamento e tendo em conta o objetivo inicial (procuravas um portátil leve), ainda para mais tendo um monitor para ligar em casa eu se fosse a ti procurava um ultrabook de gama empresarial recondicionado. Tem aparecido negócios muito interessantes, eu próprio não estava comprador e acabei por comprar um.
 
recondicionados têm de ser muito baratos mesmo, praticamente dados, senão n vale a pena. o GO tem um processador fraco, mas mesmo assim ainda deve ser melhor q um intel 2Gen.
 
Não valem a pena!?

Importas-te de elaborar um pouco esse teu raciocínio visto eu não concordar com ele...

Cada vez mais acho que comprar tecnologia é como comprar carros, se não necessitamos mesmo do top/mais recente, comprar em segunda mão, desde que em bom estado, é sempre um melhor investimento mas pronto é apenas uma opinião.
 
Última edição:
o problema é q n sabes qd vai avariar e tudo o q é velho é mais propicio a isso. n tens garantia e provavelmente a bateria já n é o q era, isto se ainda trabalhar…
n precisas de comprar o topo, mas novo oferece sempre mais garantias.
tenho um 2Gen "engraçado" q na altura custou 600€ mas hoje n dava mais de 50€ por ele.
 
Entretanto saiu a review da Notebookcheck, bastante detalhada como é seu apanágio(versão em análise - 4/64GB):
https://www.notebookcheck.net/Microsoft-Surface-Go-Pentium-64GB-eMMC-Tablet-Review.336420.0.html

Pros

+ premium quality materials
+ perfectly made case
+ very robust chassis
+ no thermal throttling
+ bright high-contrast display
+ very low DeltaE 2000 deviations
+ high color space coverage
+ no clouding
+ microSD card reader
+ decent battery life
+ silent

Cons
- low in internal storage (64 GB)
- just one USB-C port
- PWM
- expensive accessories
 
A Notebookcheck foi além e recalibrou a color profile do Surface Go através do kit X-Rite i1Pro 2 de modo a atingir prestações ainda mais elevadas. Quem desejar aplicar no seu SGo pode fazer download da profile mais abaixo.

Image Color Matching file: https://www.notebookcheck.net/uploads/tx_nbc2/LQ100P1JX51.icm

It became very obvious to us that Microsoft has paid a lot of attention to choosing the right display. For example, it features a very high contrast ratio of 1,417:1 and a low black level of just 0.31 nits. Accordingly, colors pop and are rich in contrast without suffering from a bloom of any sort. Delta E deviations were very low out of the box. Nevertheless, we went through the arduous task of display calibration and were able to improve upon the already great values even more. As always, the resulting ICC profile can be found for download.
 
@AudigyMaster esses valores não vão variar de painel para painel? Cuidado ao fazer isso que ainda pode ficar pior, pelo menos se for como nas tvs.

Devido ao reduzido volume de produção tenho dúvidas que a Microsoft esteja a recorrer a vários fornecedores para este painel. Até ao momento tenho lido referências que são todos de origem Sharp.

No entanto a profile que coloquei já não se aplica, pelo facto que a MS lançou um update recente que veio melhorar/corrigir a calibração dos painéis do SGo: https://support.microsoft.com/en-us/help/4455978/surface-go-update-history

Quanto à minha experiência com o Go, tenho imensa pena que muitos se tenham afastado do modelo devido à primeira impressão. Após o update de Outubro, os pequenos engasgos e choppiness iniciais desaparecerem por completo(a actualização dos drivers do iGPU da Intel também resolveram muitos dos problemas). A experiência no Edge também subiu uns pontos. Neste momento apresenta uma performance mais uniforme e suave, bastante satisfatória para as características do modelo. O único ponto contra é a sua autonomia, que apesar de não ser completamente insatisfatória, poderia ser sem dúvida melhor se a MS tivesse optado por uma bateria de maiores dimensões, tirando este ponto estou completamente satisfeito.
 
Entretanto saiu um update ao firmware do Surface Go que introduz o Kiosk mode nas opções da UEFI.

É uma funcionalidade interessante e aparentemente simples(limita o carregamento a 50% da capacidade) que diminui o impacto na longevidade da bateria(e potencial acumulação de gases dentro da mesma fazendo-a expandir) de quem usa o seu Surface continuamente ou por longos períodos de tempo ligado ao carregador.

Só tenho pena de não poder ser accionável dentro do SO via toggle ou similar, é necessário fazer reboot e entrar na UEFI para poder ligar ou desligar essa opção(well sempre é melhor que nada, observando a inexistência de tal opção nos tablets da concorrência - quem já passou por JFK ou Newark certamente reparou nos iPads disponibilizados aos passageiros onde a grande maioria destes está com o ecrã solto ou bulged devido à expansão da bateria, essencialmente causado por esta estar constantemente a 100% de carga).
 
devia ser obrigatório em todo o hw com bateria integrada.
até devia dar mais: permitir desativar completamente o uso da bateria.
ainda esta semana "salvei" 2 portáteis da sucata. um com 3 anos e outro com 6. bastou abrir e "desligar" a bateria…
posto isto, e se os surface forem "impossíveis" de abrir, acho q vou começar a dar mais atenção á concorrência...
 
devia ser obrigatório em todo o hw com bateria integrada.
até devia dar mais: permitir desativar completamente o uso da bateria.
ainda esta semana "salvei" 2 portáteis da sucata. um com 3 anos e outro com 6. bastou abrir e "desligar" a bateria…
posto isto, e se os surface forem "impossíveis" de abrir, acho q vou começar a dar mais atenção á concorrência...

Deveria ser obrigatório em todo o hardware que se chama de Pro e/ou que de uma forma ou de outra é caracterizado como possível workstation/laptop replacement. Há que ter a noção de que as baterias são componentes consumíveis, têm limites físicos e químicos e são potencialmente voláteis.

Infelizmente é cada vez mais complexa a sua substituição pelo facto de que é usada como elemento decisivo no que obsolescência programada diz respeito. E nisto a linha Surface não é excepção, como a grande maioria da concorrência no mesmo form factor(tablet). Felizmente que neste caso(linha Surface) ao menos são disponibilizados meios de minimizar e reduzir um eventual desgaste acelerado ou até potencialmente volátil.
 
Olá a todos
Estou com uma dúvida que até a minha cabeça explodw
Eu estou indeciso entre o ipad e o surface go
Eu sei que os aplicativos que são lançados para mobile costumam ser lançados primeiro no iOS mas no surface (sem teclado) consigo jogar gta 4 na boa (jogo que eu gosto)
Vi também que a versão de 8gb RAM roda com gráficos no minimos
A bateria do surface go é 10% menor que o do ipad
Consigo rodar Linux (se quiser instalar mais pra frente) o é a possibilidade de adicionar emuladores de Android no surface
Funcionalidades já tem as que eu queria que era o modo noturno e a siri ou a cortana (não tenho preferência)
Se for no ipad depois acho que terei de comprar outros dispositivos da Apple para usufruir mais dos aplicativos
Não quero fazer jailbreak no ipad mas baixar. Coisas de graça no PC seria o ideal
E eu não sei qual é a melhor loja de aplicativos a app store ou se é a Windows store
Me ajuuuuuuda pfv
 
Mas precisas de algo que vai servir de computador princial em que necessitas de mais versatilidade (dado que falas em Linux) ou algo que vai servir principalmente como máquina de jogos e multimedia?

Acho que primeiro tens de definir muito bem de que forma pretendes usar o equipamento. Isso pode ajudar a eliminar a dúvida.
 
o que eu pretendo ao adquirir
Mas precisas de algo que vai servir de computador princial em que necessitas de mais versatilidade (dado que falas em Linux) ou algo que vai servir principalmente como máquina de jogos e multimedia?

Acho que primeiro tens de definir muito bem de que forma pretendes usar o equipamento. Isso pode ajudar a eliminar a dúvida.
um dos equipamentos é qual durará anos para jogos
o jogo mais pesado para ios é o fortnite (tambem funcionou no surface go)
mas nao sei se a rockstar se lansasse o gta 5 se daria para o ipad
no caso do surface roda
e tambem gostaria de experimentar copias de gta
tipo sleeping dogs true crime e etc
 
Não leves a mal, mas devias construir melhor as tuas frases e usar a pontuação correta.

Respondendo ao que questionas, não me parece que o Surface Go seja aquilo que pretendes. Não é uma máquina de jogos.
 
o que eu pretendo ao adquirir
um dos equipamentos é qual durará anos para jogos
o jogo mais pesado para ios é o fortnite (tambem funcionou no surface go)
mas nao sei se a rockstar se lansasse o gta 5 se daria para o ipad
no caso do surface roda
e tambem gostaria de experimentar copias de gta
tipo sleeping dogs true crime e etc

O Surface Go não é um dispositivo talhado para jogos, ponto. Nunca foi o seu objectivo. Há que entender os limites e objectivos deste tipo de equipamentos.
 
Back
Topo