Tablet Microsoft Surface Go

Sim, nem foi updates nem nada, nem overheating porra... Fiquei mesmo desiludido/triste porque estava tão satisfeito com ele e tem sido o meu companheiro de todas as viagens

A assistência costuma ser rápida?

Realmente é estranho, não conheço casos similares dentro deste modelo.

Uma possibilidade é ter ocorrido um pico de tensão que fritou qualquer coisa dentro do Go, não é comum mas pessoalmente já tive a infelicidade de me acontecer a um amplificador da Technics e a um portátil. Posto isto instalei um filtro no quadro de modo a abranger toda a casa e até hoje nunca mais tive problemas.

Quanto à assistência, depende muito a quem compraste. Se foi pela amazon rapidamente te enviam outro/devolvem o dinheiro. Já pelas lojas físicas a coisa pode ser mais morosa.
 
@AudigyMaster o estranho é que todo o material está responsivo, sensor do reconhecimento facial aparenta estar funcional (pisca vermelho para reconhecer), teclado também funciona, consigo ouvir os sons do windows, mas o Surface nem ligado a um monitor externo reagia.

Comprei a uma loja física mas accionei a assistência no chat da MS mesmo. Recolheram hoje pela UPS.
 
@AudigyMaster o estranho é que todo o material está responsivo, sensor do reconhecimento facial aparenta estar funcional (pisca vermelho para reconhecer), teclado também funciona, consigo ouvir os sons do windows, mas o Surface nem ligado a um monitor externo reagia.

Comprei a uma loja física mas accionei a assistência no chat da MS mesmo. Recolheram hoje pela UPS.

Costumo estar a par destes assuntos, principalmente via https://www.reddit.com/r/Surface/ e até ao momento não recordo casos similares dentro deste modelo. Não aparenta por isso ser um problema crónico, tiveste simplesmente azar, seja por factores externos(pico de tensão) ou simplesmente mau contacto interno nalgum ribbon cable.

Fizeste bem em falar directamente com a MS, rapidamente tens isso resolvido. Vai dando noticias se possível.
 
Chegou o dispositivo de substituição na sexta-feira. Instalei apenas as coisas mais necessárias, VS, PS e uma outra ferramenta. Usei o .bat de Undervolt e tive um BS apenas a fazer streaming de Netflix e o Surface ficou super quente. É normal? @AudigyMaster

De resto está tudo ok, ainda tentei perguntar à MS o que se teria passado com o outro, mas não me responderam.
 
Chegou o dispositivo de substituição na sexta-feira. Instalei apenas as coisas mais necessárias, VS, PS e uma outra ferramenta. Usei o .bat de Undervolt e tive um BS apenas a fazer streaming de Netflix e o Surface ficou super quente. É normal? @AudigyMaster

De resto está tudo ok, ainda tentei perguntar à MS o que se teria passado com o outro, mas não me responderam.

Existe sempre uma certa variância na margem de estabilidade, infelizmente o die desse que recebeste não consegue funcionar de forma estável com essas voltagens enquanto o teu anterior conseguia. Não há nada de errado nisso, é normal, simplesmente tiveste pouca sorte. Quanto a temperaturas, o undervolting causa precisamente o contrário. Nunca baixar a voltagem de um componente aumenta as fugas térmicas pois estas ultimas estão relacionadas com a primeira, menor voltagem menos quantidade de energia sobra para ser libertada sob a forma de calor. Se aqueceu em demasia temo que algo se esteja a passar no teu sistema, possivelmente estava a instalar vários updates em background enquanto estavas no Netflix? O que é certo é que se continuar algo se passa com essa unidade. Verifica as temperaturas com este software: https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.40.zip Tipicamente não deverás observar temperaturas acima dos 65ºC em load e 45ºC em standby.

Para fazeres undervolting na tua máquina com sucesso, terás que afinar as voltagens para valores adaptados à margem especifica dessa unidade. Recomendo que uses a aplicação ThrottleStop: https://www.techpowerup.com/download/techpowerup-throttlestop/ Tens imensos tutoriais na net de como afinar as voltagens do teu processador com esse software, se tiveres alguma dúvida expõe que eu tento ajudar.
 
Novos drivers para iGPUs da Intel com melhorias palpáveis na aceleração de video.

Infelizmente a Microsoft continua a não actualizar os drivers presentes no seu update catalog, o que torna necessário o download e instalação manual via Download Center da Intel:

https://downloadcenter.intel.com/product/96554/Intel-HD-Graphics-615

Após instalação do novo driver executar a seguinte tool de modo a "esconder" o driver antigo presente no update catalog(Next>Hide updates>"Intel Corporation - Display" & "Intel Corporation - Extension"):

http://download.microsoft.com/download/f/2/2/f22d5fdb-59cd-4275-8c95-1be17bf70b21/wushowhide.diagcab
 
Estou a ponderar comprar um Surface GO e gostava de saber opiniões.

Para dar um bocado de contexto, a ideia não é substituir o Desktop que tenho (apesar de ter pensado nisso), mas sim ter um complemento que me permita fazer o "mesmo". Já tive um Surface Pro 3 (64GB, CPU i3) e vendi porque deixei de precisar na altura, mas nunca me desiludiu em performance, apenas em espaço de SSD.

Não vai ser usado para gaming, tirando alguns jogos leves (MTG, Heartstone, e afins).

Tenho um iPad Mini 4 (já antiguito de 2014), e a ideia será para substituir pelo que em termos de performance tem de ser, no minimo, igual :)

Normalmente o iPad é utilizado para:

- Filmes
- Netflix
- Youtube
- Spotify
- Mail
- Internet browsing
- Skype
- Joguitos tipicos da App Store (é um iPad Mini, não corre o ultimo grito em jogos lol)

Já ponderei num Surface Pro 3 ou mesmo Surface Pro 2 (2º mão arranjam-se bons negócios), mas penso que a bateria deste Surface Go seja melhor.

Ou seja, o que gostava mesmo mesmo de saber é:

- Comportar-se-á de forma semelhante ou melhor do que um iPad Mini 4?
- Vou sentir pior performance comparativamente ao Surface Pro 3 i3?
- Para o tipo de utilização que mencionei, estou seguro?

Many thanks :)
 
Estou a ponderar comprar um Surface GO e gostava de saber opiniões.

Para dar um bocado de contexto, a ideia não é substituir o Desktop que tenho (apesar de ter pensado nisso), mas sim ter um complemento que me permita fazer o "mesmo". Já tive um Surface Pro 3 (64GB, CPU i3) e vendi porque deixei de precisar na altura, mas nunca me desiludiu em performance, apenas em espaço de SSD.

Não vai ser usado para gaming, tirando alguns jogos leves (MTG, Heartstone, e afins).

Tenho um iPad Mini 4 (já antiguito de 2014), e a ideia será para substituir pelo que em termos de performance tem de ser, no minimo, igual :)

Normalmente o iPad é utilizado para:

- Filmes
- Netflix
- Youtube
- Spotify
- Mail
- Internet browsing
- Skype
- Joguitos tipicos da App Store (é um iPad Mini, não corre o ultimo grito em jogos lol)

Já ponderei num Surface Pro 3 ou mesmo Surface Pro 2 (2º mão arranjam-se bons negócios), mas penso que a bateria deste Surface Go seja melhor.

Ou seja, o que gostava mesmo mesmo de saber é:

- Comportar-se-á de forma semelhante ou melhor do que um iPad Mini 4?
- Vou sentir pior performance comparativamente ao Surface Pro 3 i3?
- Para o tipo de utilização que mencionei, estou seguro?

Many thanks :)

Acho que o primeiro problema no teu raciocínio é estabeleceres elementos comparativos entre o iPad e o Surface. São equipamentos completamente distintos, com filosofias e origens um pouco antagónicas. Compreendo que as semelhanças do seu form factor possam induzir nesse sentido, aliás longe de ser algo inédito neste tópico.

O iPad representa um produto altamente simplificado, fortemente optimizado para tarefas especificas e para o consumo de informação. Como tal apresenta uma celeridade, autonomia e segurança dignas de nota.

O Surface é um produto híbrido, uma representação de uma velha tecnologia adaptada. Apesar do Windows ter percorrido um longo caminho no que toca à usabilidade, continua a ser um dinossauro com um manto por cima. Como todos os produtos adaptados, sofrem por não terem sido originalmente projectados para tal. Resultado, não o consideraria um produto simples, nem diria que é talhado para quem deseje uma experiência pura de plug and play. É no entanto bom para quem precise do que o Windows tem para oferecer, especialmente num contexto altamente móvel.

Para o teu leque de tarefas sem dúvida que recomendo um iPad sem qualquer hesitação. Nenhuma destas requer software unicamente disponível no Windows, ou com a complexidade presente neste.
 
Acho que o primeiro problema no teu raciocínio é estabeleceres elementos comparativos entre o iPad e o Surface. São equipamentos completamente distintos, com filosofias e origens um pouco antagónicas. Compreendo que as semelhanças do seu form factor possam induzir nesse sentido, aliás longe de ser algo inédito neste tópico.

O iPad representa um produto altamente simplificado, fortemente optimizado para tarefas especificas e para o consumo de informação. Como tal apresenta uma celeridade, autonomia e segurança dignas de nota.

O Surface é um produto híbrido, uma representação de uma velha tecnologia adaptada. Apesar do Windows ter percorrido um longo caminho no que toca à usabilidade, continua a ser um dinossauro com um manto por cima. Como todos os produtos adaptados, sofrem por não terem sido originalmente projectados para tal. Resultado, não o consideraria um produto simples, nem diria que é talhado para quem deseje uma experiência pura de plug and play. É no entanto bom para quem precise do que o Windows tem para oferecer, especialmente num contexto altamente móvel.

Para o teu leque de tarefas sem dúvida que recomendo um iPad sem qualquer hesitação. Nenhuma destas requer software unicamente disponível no Windows, ou com a complexidade presente neste.

Thanks pela opinião.

No entanto acabei por ir buscar um Surface GO, estou agora mesmo a fazer a primeira configuração :)

Que ratos sem fios e sem dongle USB recomendam? Anda para ai um rato da Microsoft também bastante publicitado, não anda? Não o Arc Mouse, esse era bizarro, mas um rato com um formato mais especifico.
 
(...)
Que ratos sem fios e sem dongle USB recomendam? Anda para ai um rato da Microsoft também bastante publicitado, não anda? Não o Arc Mouse, esse era bizarro, mas um rato com um formato mais especifico.

Num contexto móvel uso exclusivamente o touchpad de vidro presente no Surface Cover. A MS lançou um rato dentro desta linha Surface mas sinceramente o seu design pouco ergonómico não me convence. Prefiro de longe soluções tipo o velhinho Microsoft Intellimouse Explorer ou Logitech MX5**.

Quanto a dongles para a porta USB-C, on the go uso uma dongle USB-C <> USB-A da Apple, e na desk uso uma dongle de marca branca(iHome) USB-C <> 4 USB-A(ver imagem em baixo). Ambas funcionam sem problemas. O output da porta USB-C do Surface Go permite também alimentar por exemplo discos 2.5" externos.

EsC7VSn.jpg
 
Boas

Estou a pensar comprar um Surface Go e sei que só se pode instalar os programas a partir da loja das app da Microsoft. Eu tenho uma instalação do Office. Sera que o consigo instalar a partir dos meus ficheiros? Pois nao o quero estar a comprar de novo.


Obrigado
 
@Vila não necessariamente. A limitação que referes é imposta unicamente na variante S do Windows 10. Podes a qualquer momento sair desse modo e optar pela variante full do Windows 10 de modo a instalares aplicações de fora da loja.
 
@Vila não necessariamente. A limitação que referes é imposta unicamente na variante S do Windows 10. Podes a qualquer momento sair desse modo e optar pela variante full do Windows 10 de modo a instalares aplicações de fora da loja.
Obrigado pela info mas segundo o que li, passar para a variante full do Windows 10, o Go fica mais lento e além de não dá para voltar atrás no sistema operativo. Neste momento uso, um asus tf 103haf que só tem 4 gb de Ram e 57 gb de armazenamento e arrasta-se. Por isso queria algo que fosse mais rápido, não muito caro e fácil de transportar pois ando sempre em viagem.

Obrigado
 
Obrigado pela info mas segundo o que li, passar para a variante full do Windows 10, o Go fica mais lento e além de não dá para voltar atrás no sistema operativo. Neste momento uso, um asus tf 103haf que só tem 4 gb de Ram e 57 gb de armazenamento e arrasta-se. Por isso queria algo que fosse mais rápido, não muito caro e fácil de transportar pois ando sempre em viagem.

Obrigado

Se só queres o surface go para web browsing, YouTube, Spotify, videos e esse tipo de utilização, bem como produtividade ligeira em office, deixa-te ficar no s mode.
Se há algum programa que precises ou queiras usar e que não está disponível na store do Windows, aí não tens alternativa e tens de sair do S mode.
 
Se só queres o surface go para web browsing, YouTube, Spotify, videos e esse tipo de utilização, bem como produtividade ligeira em office, deixa-te ficar no s mode.
Se há algum programa que precises ou queiras usar e que não está disponível na store do Windows, aí não tens alternativa e tens de sair do S mode.
Sim, o objectivo é esse. Mas penso que o Surface não vem com o Office instalado e eu tenho uma instalação de um antigo Office.

Obrigado
 
Obrigado pela info mas segundo o que li, passar para a variante full do Windows 10, o Go fica mais lento e além de não dá para voltar atrás no sistema operativo. Neste momento uso, um asus tf 103haf que só tem 4 gb de Ram e 57 gb de armazenamento e arrasta-se. Por isso queria algo que fosse mais rápido, não muito caro e fácil de transportar pois ando sempre em viagem.

Obrigado

Posso assegurar por experiência própria que passar para o modo full não altera rigorosamente nada em termos de fluidez e agilidade. Aliás mais dia menos dia o modo S terá de cair perante a estagnação da WStore. De igual modo se desejas uma experiência web minimamente decente, é necessário sair desse modo para poderes instalar um browser de terceiros(Chrome, Firefox ou mesmo o novo Edge da Microsoft).

Naturalmente que a experiência sofre imenso com esse Asus, um CPU Z8350 que tem metade da performance do Pentium do Surface Go e em termos gráficos 1/4 ou menos do desempenho(com impacto significativo no rendering das páginas nos browsers), ausência de aceleração por hardware aos codecs de vídeo HEVC ou VP9, uns meros 4GB de RAM e 64GB eMMC, dificilmente serve de bitola para qualquer análise ou conclusão.
 
Obrigado pela tua opinião AudigyMaster. Se o conseguir encontrar na loja que esta sem IVA nestes dias, vou compra lo.
 
Última edição:
Back
Topo