Tablet Microsoft Surface Go

Muito bem @Trance boa comparação !

Os milhares de vídeos no YouTube relacionados com “is the iPad a laptop replacement” mostram que não entendem perfeitamente o seu uso.

Quanto a mim, já tive um Surface 2 e voltei à linha iPad. E ainda considerei entrar no surface go, mas sinceramente não satisfaz as minhas necessidades.
 
Sim.

E a conversa do dois em um idem aspas aspas. É mito. A realidade é mais .7 de um e .3 do outro. Isto é, Marketing em torno de um desejo (dois pelo custo de um), não necessariamente a realidade entregue

Esta acerto na equação é mais realista e evita frustrações também para quem opta por soluções híbridas.
 
Última edição:
Gosto do conceito e para quem viaja muito, dá imenso jeito. Só tenho duas críticas: a bateria dura pouco (passei para o Windows normal e sei que consome mais) e falta-lhe um indicador luminoso de quando a bateria está carregada para saber quando o devo desligar da corrente.
 
Bem, só tenho a dizer bem disto até agora!!
Comprei para word, navegação e portabilidade... em modo tablet parece ser um pouco buguento às vezes.. mas hoje chegou-me finalmente o teclado, por ser em PT.. e isto com teclado é outro mundo!!
Que teclado super firme! O touch é que tem uma ligeira folga, que faz um barulheco.. tenho que ver se apanho um em exposição para tentar perceber se é defeito deste, ou feitio deles..
 
Eu tentei atualizar automaticamente pelo site da Intel e apareceu uma mensagem a dizer que não era compatível.. Devido a mudanças do fabricante.. Ou algo parecido.. Como fizeram?

Update ao driver do iGPU(Intel 615) no Surface Go, 26.20.100.7212 9/25/2019.

https://downloadcenter.intel.com/download/29074/Intel-Graphics-Windows-10-DCH-Drivers?product=96554


LHcBsEv.png

Edit: Já consegui graças aos posts anteriores!
 
Última edição:
Estou à procura de um portatil para oferecer a um familiar no natal, e deparei-me com este tópico.

Promoção Bundle Surface: Surface GO + Capa Teclado + Caneta Stylus por 499€ (versão de 4GB), é uma boa promoção?
 
Se corresponder às necessidades, está a um preço bombástico, tendo em conta que oferecem a caneta e a capa! Agora tens que ter em conta se os 64GB de disco e 4gb de RAM chegam para o que se pretende. Se for para consultas on-line, seja web browser, seja ficheiros na cloud servirá, se for para um uso normal de um PC como instrumento principal de trabalho acho que já será mais difícil. Resumindo, como complemento a um pc principal acho que vale a pena - se não se importar com as 10" de ecrã - se não acho que será muito limitado. De resto, acho que não será por acaso que fazem essa promoção nesse modelo e não fazem no de 8gb de RAM e 128gb de disco.
 
Boas,

Será para trabalhar em word/excel/powerpoint, ver uns videos no youtube e facebook...

Nada de jogos.

Nada de mais, penso eu.
 
Última edição:
Por vezes os drivers desactualizados presentemente instalados geram incompatibilidades com a instalação dos novos e o processo aborta.

De modo a evitar essas situações, deves desinstalar e apagar os ficheiros desses drivers via Device Manager, antes de proceder à instalação dos novos, basta seguires os seguintes passos:
JLDpisf.png


eyLnrMT.png


De seguida basta seguires os passos neste post: https://forum.zwame.pt/threads/microsoft-surface-go.1017855/page-18#post-15986016

Alguma dúvida expõe.



Pessoalmente não uso o ThrottleStop porque prefiro ter o controlo do que é escrito nos registos do CPU(MSR). Pode parecer contra intuitivo devido à ausência de user interface mas torna-se menos propenso a criar instabilidade pois só os registos especificados é que são alterados, nada mais.

Sim, o ficheiro .rw reúne os endereços dos registos(voláteis ou seja terá que ser reaplicado a cada reboot) do processador a escrever, bem como qual os valores hexadecimais desejados. Podes abrir com qualquer editor de texto e alterar os valores de modo a ajustar o offset do undervolting.

Vamos supor que desejamos fazer undervolting ao GPU, representado pela entrada abaixo no ficheiro .rw:

>wrmsr 0x150 0x80000111 0x????????

De modo a sabermos o que colocar nos ??? para um valor exemplo de -60mV teremos que fazer alguns cálculos.

Multiplicamos -60 por 1.024 = -61.44.

Arredondar para -61.

Converter esse decimal para hexadecimal(podes usar a calculadora do Windows em modo programador, ter em conta unicamente os primeiros 8 dígitos a contar da direita) = ‭0x‭‭ffffffc3‬:
prMdoG6.png


Fazer left shift de 21 bits (tecla Lsh na calculadora, ter em conta 8 dígitos a contar pela direita mas excluir os 3 primeiros, ou seja começar a contar pelo 4º) = ‭0xf8600000‬‬:
449gpV6.png


Depois basta pegar na entrada inicial e colocar o hex obtido:

>wrmsr 0x150 0x80000111 0x???????? [PASSA PARA] >wrmsr 0x150 0x80000111 0xf8600000

Basta fazer save e correr o .bat de modo a aplicar os valores.

Resumindo, os index de todos os componentes:

>wrmsr 0x150 0x80000011 0x???????? > CPU VCore
>wrmsr 0x150 0x80000111 0x???????? > GPU voltage
>wrmsr 0x150 0x80000211 0x???????? > CPU Cache voltage
>wrmsr 0x150 0x80000311 0x???????? > GPU unslice voltage
>wrmsr 0x150 0x80000411 0x???????? > Sys Agent voltage

Fiz os passos todos (desinstalar drivers antigos e atualizar de forma manual), mas dá erro por o sistema não possuir os requisitos mínimos para instalar o controlador.
Alguma sugestão @AudigyMaster ?
Obrigado
 
Eu só consegui fazer isso com a internet desligada. Com ela ligada, ele coloca logo os drivers de origem mal reinicia.

Mesmo com a opção de apagar ficheiros originais de instalação.
 
Boas!

O meu go (128) aquece imenso enquanto carrega, se o tiver ligado.

É normal?

É que teve uma altura que recebeu uma actualização de firmware, e deixou de o fazer... mas depois voltou a receber outra logo passado pouco tempo, e ainda aquece mais que da primeira....

Alguém que note o mesmo?
 
Boas!

O meu go (128) aquece imenso enquanto carrega, se o tiver ligado.

É normal?

É que teve uma altura que recebeu uma actualização de firmware, e deixou de o fazer... mas depois voltou a receber outra logo passado pouco tempo, e ainda aquece mais que da primeira....

Alguém que note o mesmo?
Sim, o meu também aquece muito quando está ligado e a carregar. Na altura reportei isso na loja onde o comprei e disseram-me que era normal. Aliás não tem ventoinha e por isso aquece mais.
 
Isso da ventoinha não faz muito sentido.. O meu portátil tem 10 anos, com um i3, e se estiver a carregar sem estar a fazer nada demais, a ventoinha chega a estar desligada..

Mas pronto, se o teu é igual, sinal que é mesmo defeito do processador, ou o sistema mal optimizado para ele.. Porque ali em fevereiro, acho eu, houve 2 atualizações de firmware, e após a primeira tinha ficado perfeito.. Após a segunda, ficou a aquecer ainda mais que antes dessa primeira...
 
Alguém já actualizou para a 2004?

Fiquei sem o teclado virtual a funcionar........ grrrrrrrr.... forma de colocar a dar sem formatar?
 
Alguém sabe como reinstalar o teclado virtual de novo?

Após a actualização para a versão 2004, perdi o teclado... fiz reposição.... na quinta feira recebi mais umas actualizações... voltei a ficar sem teclado de novo.... ter que fazer nova reposição..... ou todas as semanas... não é solução..

Por mais voltas que tenha dado na net, não consigo encontrar relatos idênticos...
 
Alguém já actualizou para a 2004?

Fiquei sem o teclado virtual a funcionar........ grrrrrrrr.... forma de colocar a dar sem formatar?

Instalei a 2004 a semana passada.
Não costumo usar o teclado virtual, mas o teclado "normal" está agora sempre em inglês, mesmo quando mudo o para portugues nos settings ou na taskbar.
Comprei o surface go em março e, honestamente estou algo desapontado. Versão 128GB por 400€ (+90€ para o teclado).
Por 400€ comprei um Samsung S4 Tab para a minha mulher no natal e, parece-me ser muito melhor do que o GO em tudo, mesmo tendo em consideração que têm usos distintos e são SOs diferentes, mas não deixa de impressionar, o S4, pela positiva. Já sabia que o hardware não era o melhor, mas mesmo assim, esperava mais do Surface Go.

Até o setup foi dificil! O teclado virtual "normal" deixou de funcionar e tive que trazer o teclado virtual do windows (aquele minusculo). O Windows10S é completamente inutil. Inicialmente o touch-scroll "quebrava", agora já está melhor. A bateria deixa algo a desejar, mas ainda tenho que testar melhor com videos. A porta de carregamento apesar de rápida, parece-me algo inútil e algo que eventualmente se vai partir e, não consigo carregar através da porta USB-C com o carregador do Huawei P30, acho que tenho que ter um carregador mais potente.

Carolice minha de gostar do windows, mas creio que, se conseguir, vou fazer disto um tablet linux que já tenho lido que é um upgrade.
 
Instalei a 2004 a semana passada.
Não costumo usar o teclado virtual, mas o teclado "normal" está agora sempre em inglês, mesmo quando mudo o para portugues nos settings ou na taskbar.
Comprei o surface go em março e, honestamente estou algo desapontado. Versão 128GB por 400€ (+90€ para o teclado).
Por 400€ comprei um Samsung S4 Tab para a minha mulher no natal e, parece-me ser muito melhor do que o GO em tudo, mesmo tendo em consideração que têm usos distintos e são SOs diferentes, mas não deixa de impressionar, o S4, pela positiva. Já sabia que o hardware não era o melhor, mas mesmo assim, esperava mais do Surface Go.

Até o setup foi dificil! O teclado virtual "normal" deixou de funcionar e tive que trazer o teclado virtual do windows (aquele minusculo). O Windows10S é completamente inutil. Inicialmente o touch-scroll "quebrava", agora já está melhor. A bateria deixa algo a desejar, mas ainda tenho que testar melhor com videos. A porta de carregamento apesar de rápida, parece-me algo inútil e algo que eventualmente se vai partir e, não consigo carregar através da porta USB-C com o carregador do Huawei P30, acho que tenho que ter um carregador mais potente.

Carolice minha de gostar do windows, mas creio que, se conseguir, vou fazer disto um tablet linux que já tenho lido que é um upgrade.

Não tenho um surface go e vim parar a esta thread apenas por curiosidade.
mas é melhor confirmar se a porta usb-c de facto tem a capacidade de carregar o dispositivo. Tinha ideia que não.
 
Back
Topo