Tablet Microsoft Surface Go

Instalei a 2004 a semana passada.
Não costumo usar o teclado virtual, mas o teclado "normal" está agora sempre em inglês, mesmo quando mudo o para portugues nos settings ou na taskbar.
Comprei o surface go em março e, honestamente estou algo desapontado. Versão 128GB por 400€ (+90€ para o teclado).
Por 400€ comprei um Samsung S4 Tab para a minha mulher no natal e, parece-me ser muito melhor do que o GO em tudo, mesmo tendo em consideração que têm usos distintos e são SOs diferentes, mas não deixa de impressionar, o S4, pela positiva. Já sabia que o hardware não era o melhor, mas mesmo assim, esperava mais do Surface Go.

Até o setup foi dificil! O teclado virtual "normal" deixou de funcionar e tive que trazer o teclado virtual do windows (aquele minusculo). O Windows10S é completamente inutil. Inicialmente o touch-scroll "quebrava", agora já está melhor. A bateria deixa algo a desejar, mas ainda tenho que testar melhor com videos. A porta de carregamento apesar de rápida, parece-me algo inútil e algo que eventualmente se vai partir e, não consigo carregar através da porta USB-C com o carregador do Huawei P30, acho que tenho que ter um carregador mais potente.

Carolice minha de gostar do windows, mas creio que, se conseguir, vou fazer disto um tablet linux que já tenho lido que é um upgrade.


Ui, atenção que a porta USB-C não suporta carregamento... acho que eles colocaram uma protecção no software há uns meses para não carregar... porque um Youtuber colocou-o à carga quando na altura do lançamento.. e mais não voltou a ligar!!!!

Pessoalmente prefiro o carregador original porque como é magnético, puxando o fio, ele solta-se... se fosse a USB-S, já tinha estragado o meu... já por duas vezes distraído peguei nele esquecendo que estava ligado à corrente, e o fio apenas se soltou do encaixe... Mas sim.. é lento a carregar para o que a bateria dura.

Relativamente ao windows 10S, não cheguei a experimentar, mal saiu da caixa, também em Março, instalei logo o Windows 10 Pro!

Em modo pc não tenho grandes razões de queixa, em modo tablet, acho que ele faz uma diminuição da capacidade de processamento, porque descobri só há umas 2/3 semanas que um programa que mal funciona em modo tablet, pode funcionar perfeitamente em modo pc... não sei explicar porquê... uma vez que tenho as definições de energia sempre no máximo em ambas...


Esta última actualização parece ter melhorado o desempenho do teclado virtual, apesar de ter deixado de funcionar após esta... e só por formatação completa ter conseguido voltar ao normal.

Estou a pensar vender o meu para comprar o 2, porque apesar de aparentemente serem quase iguais em tudo, o processador parece ser muito mais rápido que este... mas estou contente com este último update... para a utilização que faço, word, navegação, é impecável... utilizando para coisas mais pesadas já não gosto porque aquece muito... então quando as temperaturas rondam os 30 graus....

Ainda assim, para o que comprei (não ter que transportar o portátil quando não dá jeito) está para lá de impressionante.

Também tenho o teclado físico, a caneta e o rato.... mas acabei a mal usar o teclado físico e o rato... o teclado, ainda uso quando preciso de redigir documentos nele... mas acabo a preferir o do portátil por ser mais largo.


No teu caso, trocava esse windows 10S.... pelo que li na altura, é mesmo muito limitado.. e tendo a versão de 8Gb... acho desperdício...
 
Obrigado pelas dicas.
Eu li em alguns sitios que a porta USB-C dava para carregar, desde que o carregador tivesse potencia suficiente.
Das primeiras coisas que fiz foi mesmo remover o windows 10s, mas achei ridiculo, estando num dispositivo microsoft, com uma conta outlook andar-me a dizer que não estava logado (ou uma parvoice do genero) e ter que andar a pesquisar em foruns como fazer.

Eu comprei-o para navegação, ver filmes, meter musica a tocar e jogar jogos (muito) antigos (mas preciso de comprar um adaptador usb-c->usb para o rato).
 
Sim, também agora fui pesquisar e em vários locais dizem que dão para carregar por lá... não percebo então os comentários contraditórios iniciais.. nunca pesquisei, apenas foi o que ouvi dos vários relatos dos testes no youtube...

De resto nunca tive problemas com a conta, e a minha ainda é MSN, bem antiguinha... e tenho a profissional também ligada, reconhece logo o office.

Não é preciso formatar... mas quando eu fiz essa actualização directa para o windows home ele não ficou muito bem... ficou laguento e a encravar-se... e com bugs.. opções que não funcionavam.. agora não me recordo quais já..

Mas comprei uma licença para o pro, fiz instalação por pen, e ficou impecável - o motivo, foi porque tenho um portátil bem antigo (Asus UL30vt), e funciona muito melhor com o Pro que com o home... também me aparece menos consumo de RAM com o pro... por isso, achei que ia encaixar bem num modelo com baixa capacidade de processamento como o Go... e à data sem stress...

Tal como agora, para voltar a ter o teclado a funcionar.... mas adiei as actualizações até fim de Julho (o máximo que deu).. não há paciência para ter o teclado a ir à vida semanalmente...

Penso que te livras desses problemas todos com uma instalação limpa do windows.
 
Tenho um Surface Go que uso nas minhas viagens e sempre funcionou bem. O problema é que com o uso, o teclado em Alcantara, está a iniciar a descolar nas bordas. Já colei mas está novamente a ficar igual e a iniciar também a toda à volta. Nunca gostei desta versão do teclado em alcantara. Infelizmente a Microsoft não fabrica teclados sem esta pelicula. Alguém tem tido o mesmo problema e uma possível solução?

Obrigado
 
O descolamento do material é um problema comum relatado por alguns usuários do Surface com teclados Alcantara ao longo do tempo.

Embora não haja uma solução definitiva para o problema, existem algumas sugestões que podem ajudar a minimizar o descolamento ou prolongar a vida útil do teclado:

  1. Limpeza regular: Limpe o teclado Alcantara com um pano úmido ou lenço de limpeza suave para remover a sujeira e óleos que possam contribuir para o descolamento. Evite usar produtos químicos agressivos ou abrasivos que possam danificar o material.
  2. Evite líquidos derramados: O Alcantara é um material sensível a líquidos, portanto, evite derramar líquidos diretamente no teclado. Se ocorrer um derramamento, limpe-o imediatamente para evitar danos ao material.
  3. Use protetores de teclado: Considere o uso de protetores de teclado de silicone que são projetados para se encaixar nas teclas do Surface Go. Esses protetores podem ajudar a proteger o teclado Alcantara contra desgaste e acúmulo de sujeira, além de fornecer uma camada extra de proteção contra o descolamento.
  4. Entre em contato com o suporte da Microsoft: Se o problema persistir ou se você estiver dentro do período de garantia, entre em contato com o suporte da Microsoft para relatar o problema. Eles podem oferecer assistência adicional ou orientação sobre como lidar com o problema.
 
O descolamento do material é um problema comum relatado por alguns usuários do Surface com teclados Alcantara ao longo do tempo.

Embora não haja uma solução definitiva para o problema, existem algumas sugestões que podem ajudar a minimizar o descolamento ou prolongar a vida útil do teclado:

  1. Limpeza regular: Limpe o teclado Alcantara com um pano úmido ou lenço de limpeza suave para remover a sujeira e óleos que possam contribuir para o descolamento. Evite usar produtos químicos agressivos ou abrasivos que possam danificar o material.
  2. Evite líquidos derramados: O Alcantara é um material sensível a líquidos, portanto, evite derramar líquidos diretamente no teclado. Se ocorrer um derramamento, limpe-o imediatamente para evitar danos ao material.
  3. Use protetores de teclado: Considere o uso de protetores de teclado de silicone que são projetados para se encaixar nas teclas do Surface Go. Esses protetores podem ajudar a proteger o teclado Alcantara contra desgaste e acúmulo de sujeira, além de fornecer uma camada extra de proteção contra o descolamento.
  4. Entre em contato com o suporte da Microsoft: Se o problema persistir ou se você estiver dentro do período de garantia, entre em contato com o suporte da Microsoft para relatar o problema. Eles podem oferecer assistência adicional ou orientação sobre como lidar com o problema.
Isto foi o chat Gpt não foi?? :D
 
Back
Topo