Tablet Microsoft Surface Pro 3

Sim, também concordo com isso, ele será sempre master of none mas se conseguir ser bastante bom em algo pode ganhar tracção.

Pessoalmente acho o iPad Air melhor tablet porque está montado em cima de um ecossistema 15-0 e o MBA (ou um portátil Windows equivalente) melhor portátil porque o teclado está mesmo lá, é rígido e funciona sempre, tal como o trackpad.

Mas se o Surface executar bem pode começar a vingar.
 
Ou "master of something different" (flexibility / versatility / mobility).

Especulando que a robustez está no ponto, o que afloras é para mim a segunda etapa da MS. Uma segunda etapa igualmente gigantesca. O ecossistema do iOS / OSX é bastante forte ao nível de funcionalidade multimédia (entretenimento e educação). Não falo de apps apenas. Falo de audio, vídeo, luzes, termoestatos ... sei lá mais o quê.

Eu tenho o SP2 e a XBOX One. Não consigo projectar nada de relevante de forma eficiente na TV. Rigorosamente, nada. Enquanto que com o iPad via Airplay projecto tudo o que quiser. O mesmo acontece com o áudio. O que naão acontece com a tech Play To da MS (DLNA) E de uma forma muito simples, sem truques alguns.

Mas agora que a paywall da xbox live foi com as couves pode ser que este tipo de intereração seja vista já com um espirito marcadamente funcional.
Penso que é por isso que a MS nesta apresentação não falou do dispositivo como algo que subsitui os tablets padrão para lá do uso da caneta.

Penso que aqui a MS precisa de fazer algo verdadeiramente relevante.
 
Última edição pelo moderador:
Estou a pensar em comprar um com o i5/8/256. Vou usa-lo para programar aplicações e sites, editar vídeos, fotos e produzir música. Só não comprei o SP2 porque são pequenos demais. Este com 12” já faz a diferença e tem o bónus de ter um formato que para mim faz muito mais sentido. Parece-me ser uma máquina bastante adequada para este tipo de funções. Só o preço é que me está a deixar reticente, mas pela experiência que me pode vir a proporcionar (executar estas funções em qualquer local e praticamente substituir o desktop – que não uso para jogar), acho que vou fazer um “esforço”.

Quanto ao teclado, era bom que viesse incluído, mas o mais provável é usar um teclado convencional sempre que pretender bater muito código. Para emails e edições curtas de código WEB, o teclado virtual serve perfeitamente, já o faço com um iPad. Para trabalhar durante muitas horas, vou preferir o meu teclado convencional. Mas vou experimentar o da MS, pode ser que me surpreenda.

A expressão “Jack of all trades, master of none” está sempre a aparecer como se fosse uma questão de extrema importância. Nem percebo muito bem o que se pretende dizer com isto. É um tablet que pode substituir muitos portáteis com potências e tamanhos diferentes. Para muitos casos até substitui o desktop. Também gostaria de ter um tablet que corresse qualquer jogo com os efeitos no máximo, tivesse uma autonomia de mais de 12h, memória e processamento suficiente para correr 2 ou 3 máquinas virtuais com Win7, um SSD de 1TB, fosse muito leve, não aquecesse nada e custasse menos de €1000. Mas um tablet destes ainda não existe. No entanto, para as minhas necessidades (e suspeito que para muitos profissionais IT) esta nova proposta da MS parece ser a melhor coisa que apareceu até hoje.
 
Não percebes a expressão mas dizes que o anterior não servia porque o ecran era demasiado pequeno? Servia para tudo mas não servia para ti.

E que ser a melhor coisa que apareceu até hoje não é garantia de ser grande coisa.
 
Isto basicamente substitui quem tem ou quer um tablet + ultrabook. Comparações directas com tablet ou ultrabook é normal que perca em alguns pontos e ganhe noutros.

É como ter um citadino eléctrico + desportivo ou um híbrido desportivo. Dificilmente vai agradar todos.
 
Estes preços comparados com os do EU são para rir. Já não se contentam em cobrar mais aos europeus, agora têm de cobrar muito mais. O i3 custa 799$ (585€), aqui custa 819€... :facepalm:
 
Os preços nos Estados Unidos não incluem impostos, porque estes variam de estado para estado.
Por exemplo, o de 819€, sem os 23% do IVA, fica a 665€, mais perto do preço americano.
 
Não percebes a expressão mas dizes que o anterior não servia porque o ecran era demasiado pequeno? Servia para tudo mas não servia para ti.

E que ser a melhor coisa que apareceu até hoje não é garantia de ser grande coisa.

Acompanhando tablets desde o XP Tablet PC Edition 2005, digo que o Surface 3 é grande coisa. A maioria dos híbridos sempre foi de 12", e o mercado de nicho que existia antes do Windows 8 sempre foi para esses. O Surface 3 aí nesse contexto é o tablet mais perfeito desde que há tablets (no sentido e funcionalidade que existia mesmo antes do iPad).

Tem tudo o que a comunidade dos hibridos sempre pediu. Leve, um excelente ecrã de 12", bons processadores, óptima caneta, boa bateria, sem calor, sem barulho de ventoinhas, fino. Até agora nenhum tablet pc alguma vez preencheu todos os requisitos. O Surface 3 Pro é verdadeiramente o tablet pc de referência, nenhum outro no mercado lhe chega perto.

Pena o preço sim. Mas quanto custa um iPad e um Macbook Air? A história de que não é a mesma coisa não serve com a nova type cover. O Surface 3 Pro é um iPad + Macbook Air, por muitas voltas e teorias que inventem.

Já agora, mencionaste o ecossistema. 15-0? Poupa-me. Nas aplicações, sim, o iPad ganha. Cada dia menos, especialmente com coisas como o Photoshop no Surface 3. Mas de resto? Já não ganha em nada. Para quem acompanha os tablets desde à muito, o iPad finalmente está a ser relevado como o que sempre foi. Um iPod com um ecrã grande. Porque num Surface, tens tudo o que tens num PC. Num iPad, não tens tudo o que tens do OS X.


Já experimentaste jogar Civilization V com toque? Funciona muito bem...
 
Última edição pelo moderador:
Isto basicamente substitui quem tem ou quer um tablet + ultrabook. Comparações directas com tablet ou ultrabook é normal que perca em alguns pontos e ganhe noutros.

É como ter um citadino eléctrico + desportivo ou um híbrido desportivo. Dificilmente vai agradar todos.

Creio que é bem mais profundo do que isso. A minha experiência, de quem tem o SP2 e o iPad 3, problemas de robustes que tive já descritos e bastantes chatos no SP2 que foram na sua grande parte resolvidos, diria que o SP2 é o melhor portátil que já tive. Tanto que em casa apenas mexo no iPad para duas coisas. Usar o Airplay para ouvir musica ou ver vídeos, e para ler livros de iBook Store. É uma excelente ferramenta de consumo de informação e aprendizagem. Eu e os meus miudos adoramos o iPad para aprender a fazer coisas. E eu como pai, em matéria de programas educativos o ecossistema é bastante rico e os meus filhos usam isso bastante.

No entanto, devido ao formato pequeno do iPad digam o que disserem, e tenho um iPad desde a v1, ler revistas no tablet é um exercício pouco prático comparando com uma revista. Ou seja, sinto que é necessário eu desciplinar-me para alí ler revistas (ao contrário dos Livros).

A nevageção na net no iPad é superior sem duvida. Acontece porem que para mim a Internet não é so browser, mas é também um local de encontro com muitos profissionais e amigos. Isto é, acabo por escrever bastante. Para tal não há nada melhor que um teclado.

Em suma, pessoalmente, acabo por usar mais o SP2.

Relativamente ao teclado e á escrita sobre o joelho. Vou vos contar uma coisa interessante que acontece cá em casa. A minha mulher tem um Macbook Air e eu o SP2. Ambos usamos os portátil no Sofá. Acontece porem que ela usa os braços do sofá para apoiar o portátil, eu não. Penso que isto diz mais do que as análises e pessoal que passa apenas uns dias com o dispositivo e depois salta uma review.

O diagnóstico que faço é simples. Como talblet o SP2 é um mau tablet mas como portátil é de facto bom hoje (não quando o comprei). A razão prende-se com 3 coisas.

1) O tamanho do ecrã não é adequado para uma utilização na vertical. Coisa bastante natural e preferível quando a tarefa que se tem em mão é de leitura ou escrita com a caneta.
2) A espessura face á versatilidade até não é um problema por aí além mas não é o adequado de todo.
3) O Internet Explorer em modo tablet é uma verdadeira nódoa. N sites não funcionam de forma adequada. O resultado é que acabo por usar o chrome no desktop.

Ou seja é um portátil muito melhor do que é tablet. Quando estou na secretária ligo-o ao hub.

Agora a pergunta chave. Aconcelhava o SP2 a qq um? Sim, hoje sim. Não quando o comprei. Quando o comprei passado um mês apetecia-me manda-lo pela janela fora!

Isto tudo para fazer a minha introdução ao SP3.

Os 2 primeiros pontos o SP3 resolve. Ou seja, temos um tablet com ecrã grande e uma ergonomia adequada para uma utilização confortável em qualquer orientação, ou seja já temos tablet. Isto quer dizer que não precisarei do iPad para ler livros ou fazer pesquisas que requerem longos períodos de leitura activa. O ponto 3 é um problema que a MS tem claramente que resolver um quanto antes.

Ou seja, o aspecto central deste dispositivo para mim será a robustez para levar a cabo as tarefas que se propôs. Eu para ter a robustez adequada andei com o SP2 coxo quase 4 meses. O mesmo não pode acontecer com o SP3. Se assim for não vinga, ou vinga tanto quanto o SP2 que é quase nada. Não me parece ser esse o objectivo da MS nem do consumidor quando compra um dispositivo deste tipo.
 
Última edição:
Que sites não funcionam? A falar a sério, ainda não encontrei um único...

Culpa a Mozilla por incompreensivelmente ter abandonado o Firefox para toque!
 
Óbviamente não te vou fazer uma lista. Até porque há 3 meses que não uso o IE no metro. Em boa verdade há 3 meses para cá pouco uso as apps Metro. Penso que isso diz muito do SP2 como Tablet. É util para desenrascar esse aspecto, mas não é a minha primeira escolha quando pego nele.

Agora com o SP3, com dimensões mais adequadas para o efeito é bem possível.

PS: Ainda agora estou a escrever este texto no SP2 no Chrome sentando confortávelmente no Sofá com o ele sobre as pernas. Poderia usar o iPad, mas demoraria muito mais a escrever estes posts.
 
Última edição:
3) O Internet Explorer em modo tablet é uma verdadeira nódoa. N sites não funcionam de forma adequada. O resultado é que acabo por usar o chrome no desktop.

Que sites não funcionam? A falar a sério, ainda não encontrei um único...

Culpa a Mozilla por incompreensivelmente ter abandonado o Firefox para toque!

sim, há uns quantos sites que não funcionam bem (p.ex. The verge).

Mas para esses uso o UC browser , não é tão bom como o IE mas pára uso touch sempre é melhor que o Chrome
 
Claro que não, mas só queria experimentar um ou outro.

Por acaso desde o 8.1 que não tenho praticamente nada a apontar ao IE Metro, até o tenho usado por vezes mesmo no desktop, uma vez que já dá para ter janelas lado a lado. Por vezes dá jeito ter as aplicações completamente fora do desktop, Skype só uso Metro.

De resto depende, no meu convertível se estiver em modo portátil uso o OneNote versão desktop, se estiver em tablet uso versão Metro...

sim, há uns quantos sites que não funcionam bem (p.ex. The verge).

Mas para esses uso o UC browser , não é tão bom como o IE mas pára uso touch sempre é melhor que o Chrome

The Verge? Por aqui tudo bem, acabei de experimentar...
 
Última edição:
Ate há cerca de um mês creio. o flickr funcionava muito mal. Para ser sincero desisti. É bem possível que com o 8.1 as coisas funcionem todas bem agora em muitos dos sites que funcionavam mal. Nesse aspecto pode já estar equiparado ao Safari do iPad (que também tem as suas dificuldades com alguns sites, mas na altura que usava mais avidamente o Metro eram bem menos). Mas hoje, um site que por vezes vou é o forumfotografia. Algumas coisas funcionam mal no IE ainda hoje.

Independentemente disto, é que para não me estar a chatear, uso o Chrome no desktop. E estaria a faltar á verdade se justifica-se isso com uma boa experiencia como Tablet. No iPad também uso apenas o Safaro, esperaria que no SP pudesse fazer o mesmo, mas não pude.

Eu no Metro uso apenas o Skype, vejo o email, e uso o Plex. Nem o facebook uso no Metro. É muito pouco. No iPad uso um pouco de tudo ávidamente. Mais o Sadari por razões obvias.
 
Última edição pelo moderador:
Pois, para mim não funciona bem nesse modo. Ou melhor, é uma experiência ainda um bocado coxa quando comparado com o Safari no iPad.

No fundo o que estou a dizer é que não é um bom Tablet até no software nativo quando temos que arranjar uma série maneiras para dar a volta a coisa básicas como navegar na net. Isto até á pouco tempo.

Ou seja estamos a tocar em ponto que enquadro na robustez do sistema nativo como Tablet. Coisa que o SP3 tem que resolver se não quiser ir pelo mesmo caminho do SP2, apesar dos passos gigantes que dá ao nível de hardware, o que é pena se isso se verificar. Sim porque os analistas vão ser impiadosos, principalmente para quem goza da estabilidade da simbiose entre o iPad Air e o Macbook Air ou Pro.

Acredito que não é por mal se o fizerem, pelo menos os analistas que mais aprecio. Até porque já lí coisas das doninhas do costume que ainda nem viram ou têm a cois em mãos e já estão a agoirar. Como o tipo da Forbes e alguns outros.
 
Última edição pelo moderador:
Trance, com este CEO pode ser que comecem a olhar mais para essa vertente da integração. Com a compra da NOKIA e consequentemente lançamento de smartphones só têm é começar a olhar com muito mais atenção para esse aspecto, de integrar os diferentes dispositivos para uma boa experiência, isto se quiserem ter sucesso claro.
 
Pro 3 ao lado do 5s:

10413217_1493719117507963_1018982534_n.jpg
 
Boas pessoal, já ando a ver tablets há algum tempo, e o único requisito era que fosse Windows8.1 e como tal, sempre gostei da gama Surface Pro, mas o seu preço ainda me deixa limitado.

A minha questão vai então para a performance. No caso do SP3 com i3, quais seriam as limitações etc? Até que ponto compensaria um i5?

Sei que a diferença também está na memória do portátil, mas esta parece-me mais fácil de contornar com a ajudas de clouds tipo OneDrive.

Abraço


PS: essa imagem a comparar a espessura do 5S com o SP3 é fenomenal.
 
Última edição:
Back
Topo