Tablet Microsoft Surface Pro 3

Sou um recente proprietário de um surface 2 RT, estando agora a explorar pela primeira vez. Mesmo com as limitação conhecidas, e sabendo disso, esta a corresponder muito bem ao que pretendo.

Realmente esta coisa de comprar teclados à parte, é um negócio e pêras por parte da MS, que vai continuar. Para já não comprei, uma vez que tb só comprei a Surface 2 mais barato, para não fazer grande investimento e me habituar ao ambiente Wind 8, e como é a versão mais "capada" do Wind 8, pode ser que aguente. ...sem ele.....ou não.

Agora esta nova máquina, deve ser uma pequena maravilha, nada como esperar a ver como se portam as primeira unidades.

Apesar dos preço similares, não concordo comparar o S3, ao MBP Air....simplesmente pelo facto de o MBP Air ter um ecrâ "normalissimo" ....ainda se fosse retina, mas ainda não chegaram ai.

Quando aos preços, tendo em conta a evolução que existe e os preços são idênticos aos actuais SPro 2....acabo por dizer que os Surface Pro 2 é que sairam caros como o caraças!!!
 
Boas pessoal, já ando a ver tablets há algum tempo, e o único requisito era que fosse Windows8.1 e como tal, sempre gostei da gama Surface Pro, mas o seu preço ainda me deixa limitado.
A minha questão vai então para a performance. No caso do SP3 com i3, quais seriam as limitações etc? Até que ponto compensaria um i5?
Sei que a diferença também está na memória do portátil, mas esta parece-me mais fácil de contornar com a ajudas de clouds tipo OneDrive.
Abraço
PS: essa imagem a comparar a espessura do 5S com o SP3 é fenomenal.

Limitaçoes propriamente não há , não vais ter "no i5 corre e no i3 não" ; simplesmente o i5 é mais potente que o i3.
p.ex: a fazer um render em vez de demorar 2 minutos demoraria 3 ; a trabalhar em algo pesado em real time poderá não ser tão fluido.

in anandtech : " The system's internal fan was definitely audible during the Cinebench run."

:( espero que nao seja demais!

Mas tb estamos a falar no cinebench , eu ficaria surpreendido se não fizesse algum barulho quando está ao máximo...
 
Última edição pelo moderador:
Boas pessoal, já ando a ver tablets há algum tempo, e o único requisito era que fosse Windows8.1 e como tal, sempre gostei da gama Surface Pro, mas o seu preço ainda me deixa limitado.

A minha questão vai então para a performance. No caso do SP3 com i3, quais seriam as limitações etc? Até que ponto compensaria um i5?

Grande discussão até ao momento :)

Respondendo a esta questão, se optares pelo i3 só tens com disco de 64GB que tem logo à partida apenas 36GB livres. Chega isso...
Para mim era demasiado curto. É um compromisso que se toma no momento da compra que não podes voltar atrás.
Eu não consideraria essa opção. Mesmo 128GB para um equipamento que se quer usar como tablet e que suporta todas as aplicações do universo Windows 256GB é o ideal. O problema que não foi muito falado é que do i5 com 128GB para o de 256GB o salto no preço é de 310€. Manifestamente muito para a diferença.

Eu não tenho dúvidas que a Microsoft tem aqui um excelente produto, o problema é quando se decide comprar e olha para as outras opções.
Concordo com o timber que tenta ser tudo mas é difícil ser-se tudo e ser melhor do que os outros.
Eu quando uso o iPad quero que aquilo pese pouco e sirva para ler notícias leves. Um portátil quero ter expansão, armazenamento e performance. O Surface Pro 3 para mim é um tablet demasiado pesado com uma autonomia mais reduzida e como portátil falta-lhe o teclado, espaço em disco e expansão. Os acessórios não resolvem porque se vão andar com os acessórios atrás é preferível ter o teclado agarrado.
 
Pessoalmente acho que este modelo já não tenta tanto ser tudo. Com o incremento do ecran ele foca-se mais em ser um portátil que um tablet (sendo sempre as duas coisas)

Acho que acaba por ser um equilíbrio melhor. Se tiver bem executado na parte do teclado este SP3 acaba por ser um bom ultrabook que também dá umas voltas como tablet.
Já agora, mencionaste o ecossistema. 15-0? Poupa-me. Nas aplicações, sim, o iPad ganha. Cada dia menos, especialmente com coisas como o Photoshop no Surface 3. Mas de resto? Já não ganha em nada. Para quem acompanha os tablets desde à muito, o iPad finalmente está a ser relevado como o que sempre foi. Um iPod com um ecrã grande. Porque num Surface, tens tudo o que tens num PC. Num iPad, não tens tudo o que tens do OS X.
Com todo o respeito acho essa avaliação absurda e basicamente mostra falta de compreensão porque é que o iPad e o seu conceito tem sucesso e o anterior não.
O iPad não é para ter tudo o que se tem num PC ou no Mac OS X, o iPad é um iPad, tudo o que ele fizer é para fazer bem, se não for assim não está lá. O iOS é essencialmente uma variação do Mac OS X, não faz tudo o que faz o Mac OS X de propósito. É propositado.
Já experimentaste jogar Civilization V com toque? Funciona muito bem...
Não tenho tempo nem muita paciência para never ending games mas deve funcionar muito bem, algo que gosto muito, que são os tradicionais jogos de aventura, os point and click, também funciona muito bem por toque, até melhor que o rato porque o rato tendo hover introduz um extra de facilitismo desnecessário. Acho que os RTSs também podem funcionar muito bem assim que alguém se dedicar a sério.
E os Android... Só vejo lugar nos tablets de 7" que os pais compram para os filhos para uns joguitos. Se não existisse Bluestacks, talvez tivessem outros uso, mas se souberem de alguma razão para escolher um tablet 10" Android em vez de um Windows, digam-me que sinceramente (e sem qualquer ironia) não estou a ver...
Mas existe algum tablet Windows de 10" que seja algo acima de semi irrelevante?
 
Última edição:
Grande discussão até ao momento :)

Respondendo a esta questão, se optares pelo i3 só tens com disco de 64GB que tem logo à partida apenas 36GB livres. Chega isso...
Para mim era demasiado curto. É um compromisso que se toma no momento da compra que não podes voltar atrás.
Eu não consideraria essa opção. Mesmo 128GB para um equipamento que se quer usar como tablet e que suporta todas as aplicações do universo Windows 256GB é o ideal. O problema que não foi muito falado é que do i5 com 128GB para o de 256GB o salto no preço é de 310€. Manifestamente muito para a diferença.

Eu não tenho dúvidas que a Microsoft tem aqui um excelente produto, o problema é quando se decide comprar e olha para as outras opções.
Concordo com o timber que tenta ser tudo mas é difícil ser-se tudo e ser melhor do que os outros.
Eu quando uso o iPad quero que aquilo pese pouco e sirva para ler notícias leves. Um portátil quero ter expansão, armazenamento e performance. O Surface Pro 3 para mim é um tablet demasiado pesado com uma autonomia mais reduzida e como portátil falta-lhe o teclado, espaço em disco e expansão. Os acessórios não resolvem porque se vão andar com os acessórios atrás é preferível ter o teclado agarrado.
Eu falei disso mas no tópico das novidades se não estou em erro, já reparaste que a tua configuração ideal é exactamente igual em preço, ao cêntimo, ao mba 13' com a mesma configuração? Não me parece inocente, é mesmo para cativar esse mercado...O pessoal fica indeciso, até pode optar pelo surface e depois vai a ver, "epá, afinal ainda falta o teclado de 130 euros! Hum...assim já começa a pesar mais e nem sei se vou gostar muito ou não, acho que vou escolher o que sei que funciona".

Estou a ser simplista mas penso ser uma hipótese que irá acontecer muitas vezes nos próximos meses. Falaram que substitui o portátil, pesaram um mba na apresentação, têm o preço igual ao cêntimo, e depois na hora da consumação da compra a pessoas leva com a surpresa do teclado, num produto que tem é de conquistar mercado, e uma imagem de confiança. Não me parece que não incluir o teclado no preço seja uma boa jogada.
 
Grande discussão até ao momento :)

Respondendo a esta questão, se optares pelo i3 só tens com disco de 64GB que tem logo à partida apenas 36GB livres. Chega isso...
Para mim era demasiado curto. É um compromisso que se toma no momento da compra que não podes voltar atrás.

Sim, mas remover a partição de recuperação deve aumentar logo para perto dos 50GB,
E tens uma slot microSD, sendo que já arranjas hoje cartoes de 128GB (que são seria tanto para instalar aplicaçoes mas para armazenamento)


Eu não consideraria essa opção. Mesmo 128GB para um equipamento que se quer usar como tablet e que suporta todas as aplicações do universo Windows 256GB é o ideal. O problema que não foi muito falado é que do i5 com 128GB para o de 256GB o salto no preço é de 310€. Manifestamente muito para a diferença.

Não é so de 128GB para 256GB ; há tb diferença de RAM.

Eu não tenho dúvidas que a Microsoft tem aqui um excelente produto, o problema é quando se decide comprar e olha para as outras opções.
Concordo com o timber que tenta ser tudo mas é difícil ser-se tudo e ser melhor do que os outros.
Eu quando uso o iPad quero que aquilo pese pouco e sirva para ler notícias leves. Um portátil quero ter expansão, armazenamento e performance. O Surface Pro 3 para mim é um tablet demasiado pesado com uma autonomia mais reduzida e como portátil falta-lhe o teclado, espaço em disco e expansão.

Esses mesmos "problemas" tens na maioria dos ultrabooks , e não tens ninghem a dizer que não são "bons portateis"

Os acessórios não resolvem porque se vão andar com os acessórios atrás é preferível ter o teclado agarrado.
Ter o teclado agarrado aumenta o peso e dimunui a utilidade como tablet


----------------------------------------

Os preços poderiam ser mais baixos mas a Microsft não tem interesse nisso, eles afirmaram na conferencia que não têm interesse em "atacar" as restantes OEM

sobre o aquecimento e barulho

It’s quiet and there’s no heat

Yes, the Surface Pro 3 does have a fan, despite some previous reports. In fact, it has a highly customized fan that Microsoft has allegedly been working on for three years. It’s neat technology but to the user, all you need to know is this: you’ll rarely (if ever) hear it, and you won’t feel it. I did manage only once so far to get it to crank lough enough to be audible. It sounded like steam hissing a bit, and it was very temporary.
You can make the Surface Pro 3 slightly warm (not searing) when pushing the CPU, but my Lumia 1520 can easily get hotter, for reference. If it weren’t for the radial vent, I would swear this was an RT device, to be honest.

http://www.wpcentral.com/thoughts-surface-pro-3
 
Última edição pelo moderador:
Está bem feito esse video.

Parece quase algo saído da antiga campanha do I'm a PC, I'm a Mac (ou whatever) salientando os pontos fortes e dando um twist nos pontos fracos ou omitindo os mesmos.
 
Pois são. E é mais do que isso se tiveres em conta o teclado. Comparar SP3 com o iPad Air só faz no contexto de quem procura o Tablet com ecrã maior que o do iPad e com 32GB de espaço disponível. Caso contrário não pega nisto.

Um ecrã maior tem as suas desvantagens na portabilidade e se o objectivo for ler livros, navegar na net, ouvir musica e ler emails, o SP3 não faz sentido algum.

Quem procura o laptop só faz sentido se procurar algo robusto topo de gama dado o preço.

800 euros para um config base sem teclado é muita fruta.

O porreiro é que lá para o Natal se calhar está a a 600 e pouco com teclado, e se calhar ainda com telemovel à mistura :)
 
Última edição pelo moderador:
É verdade. O que penso é que isto poderá bem morrer na praia nesta geração pelo preço. Ou seja, não vai substituir coisa nenhuma no mercado em pouco tempo. Nem em 3 anos como fez o iPhone, e em menos tempo o iPad.

Eu recordo a quando do lançamento do iPhone, havia telemóveis topo de gama não tão bem desenhados que custavam praticamente o mesmo ou mais. Mesmo a quando do lançamento do iPhone 3GS também os havia. Tanto que gerou a morte de várias empresas, a Nokia, um gigante na área e alguns consórcios como a Sony/Ericsson (onde está a Ericsson?). Só mais tarde é que o preço base da Apple aumentou (e isto já como uma linha de produção bastante oleada). E mesmo assim a Apple ainda arranjou o esquema da subsidiação com as Telcos.

A quando do lançamento do iPad, não havia nada rigorosamente nada. Mesmo assim foi colocado no mercado não mais caro que o telemóvel. Portanto o ecrã maior não implicou custos acrescidos face a um produto que estava a revolucionar o mercado.

Penso que é isso que falta ao mundo dos PCs. Sempre que apresentam uma tech supostamente com vantagens face ao que existe, colocam-no sempre quase ao dobro do preço do que o mercado percepciona como o melhor (nem sempre ao dobro mas mais caro o suficiente para se pensar várias vêzes). Resultado, não pega, passa ao lado. Aconteceu isso com os Tablet PC originais.

A versão base deveria custar pouco mais do que um iPad Air com 32GB sem teclado. Com teclado, sim lá iria para os 700. A versão 128 que custa-se o mesmo que o Air sem teclado. Mas nem isso fazem, custa mais 100 euros sem teclado, e com teclado custama mais 230 euros!!!! Quem já tem um Tablet, não pega nisto. Simplesmente não pega. Claro vai haver sempre os geeks que vão atrás destas coisas, ou o pessoal com muito $$.

A Apple ganha porque pensa efectivamente diferente!!!! Ou seja, o pensamento deles está longe de ser linear como o da MS que está sempre no ... tem potencialmente mais features é mais caro. Independemente do mercado apreciar ou não a features que tem. Ou seja, quer logo realizar financeiramente uma coisa que é apenas potencial. Coisa que os consumidores em geral, já não vão na cantiga. E sem consumifores não há apps. E não há apps não há ecossistema. Sem ecossistema não há potencial realizado. Os early adopters vão sendo cada vez menos porque vão ficando queimados (a não ser os malukos) e assim sucessivamente.

No fim do dia, o posicionamento do produto ao nível do preço é de nicho, não para substituir coisa alguma. Não é para revolucionar coisa alguma. Pode muito bem continuar tudo na mesma. E assim a marca Suface vai ficando desgastada e qq dia mudam de nome.

E aqui está a dificudade da empresa. Há sempre qualquer coisa fundamental que sai furada. Não percebo. A google está a ganhar terreno, a Apple também, a Sony também. Será que a empresa não percebe que se não fosse o Office e a presença de PCs baratuchos muito poucos compravam Windows? Isto está tudo Webizado ... E sem Windows não há mercado de consumo para a MS?

Eles falam que isto é uma aposta no mercado profissional. Será que eles não entram nas empresas e vêm o tipo de PCs que têm? É tudo baratucho! E muitas delas já começam a migrar para plantaformas práticamente Web.. Portanto nem precisam de grande capacidade de processamento em cima da mesa, resolvem e coisa por 200 euros ou menos.

E em matéria de desenvolvimento, quantas há já a usar sistemas virtuais com remoting (virtual machines em centros).

Enfim.
 
Última edição pelo moderador:
Pessoalmente acho que este modelo já não tenta tanto ser tudo. Com o incremento do ecran ele foca-se mais em ser um portátil que um tablet (sendo sempre as duas coisas)

Acho que acaba por ser um equilíbrio melhor. Se tiver bem executado na parte do teclado este SP3 acaba por ser um bom ultrabook que também dá umas voltas como tablet.

A questão é que para ter a tal faceta de tablet tem compromissos enquanto ultrabook, nomeadamente na expansão. O MacBook Air tem thunderbolt que abre enormes possibilidades. O Surface Pro 3 continua limitado.

Eu falei disso mas no tópico das novidades se não estou em erro, já reparaste que a tua configuração ideal é exactamente igual em preço, ao cêntimo, ao mba 13' com a mesma configuração? Não me parece inocente, é mesmo para cativar esse mercado...O pessoal fica indeciso, até pode optar pelo surface e depois vai a ver, "epá, afinal ainda falta o teclado de 130 euros! Hum...assim já começa a pesar mais e nem sei se vou gostar muito ou não, acho que vou escolher o que sei que funciona".

As pessoas vão sempre sentir-se defraudadas com as rasteiras. A questão do teclado é uma rasteira.

Sim, mas remover a partição de recuperação deve aumentar logo para perto dos 50GB,
E tens uma slot microSD, sendo que já arranjas hoje cartoes de 128GB (que são seria tanto para instalar aplicaçoes mas para armazenamento)

...

Os preços poderiam ser mais baixos mas a Microsft não tem interesse nisso, eles afirmaram na conferencia que não têm interesse em "atacar" as restantes OEM

Por vezes esquecemo-nos que a maioria das pessoas nunca altera nada nos equipamentos. Remover a partição de recuperação não é acessível à grande maioria das pessoas. Os cartões microSD são lentos (sugeri numa resposta que deviam ter optado por SD precisamente por causa da velocidade). Os de 128GB são caros o que ainda encarece mais o conjunto. Tenho um microSD no meu portátil que uso como storage e ele escreve a 10MB/s. É um SanDisk class 10. Não é uma boa alternativa um microSD.

A Microsoft pode dizer que não quer atacar os OEMs mas vai perguntar aos OEMs e não só (HP, Toshiba e afins) que tinham os seus tablets com Windows RT no forno e depois são surpreendidos com o Surface original. Ninguém acredita neste argumento.

No fim do dia, o posicionamento do produto ao nível do preço é de nicho, não para substituir coisa alguma. Não é para revolucionar coisa alguma. Pode muito bem continuar tudo na mesma. E assim a marca Suface vai ficando desgastada e qq dia mudam de nome.

E aqui está a dificudade da empresa. Há sempre qualquer coisa fundamental que sai furada.

No preço tem que se incluir sempre a questão escala que é a única que faz descer os preços. A Microsoft e soube da pior maneiroa com o Surface original perdeu muito dinheiro, sem escala o preço por unidade é maior e os lucros descem naturalmente.
Não sei até que ponto é que é possível baixar os preços, sendo que, como disse antes a diferença de 310€ entre as versões é demasiado mas ai canibalizavam as vendas entre unidades. Mas eu nunca teria lançado uma versão de 64GB.
 
Pessoalmente acho este produto muito bem desenhado e com um preço equilibrado mas eu não sou propriamente um cliente comum e no fundo vou sempre ver listas de specs.
Acho que tens uma análise interessante mas para todos os efeitos a MS está a vender uma espécie de MBA e preços para competir com o iPad só a perder dinheiro até porque a máquina operacional da Apple é second to none.

Se calhar dizes, então mas assim a MS está a tentar a quadratura do círculo. Pois se calhar está.
A questão é que para ter a tal faceta de tablet tem compromissos enquanto ultrabook, nomeadamente na expansão. O MacBook Air tem thunderbolt que abre enormes possibilidades. O Surface Pro 3 continua limitado.
Acho que não é por aí que SP3 perde. Sem base nenhuma quase que aposto que as portas thunderbolt de tudo o que é MacBook devem ter tantos utilizadores como guarda chuvas no Sahara. É mais uma daquelas Applecizes espectaculares para arquivar no dossier das coisas fixes que ninguém usou.
Por vezes esquecemo-nos que a maioria das pessoas nunca altera nada nos equipamentos. Remover a partição de recuperação não é acessível à grande maioria das pessoas. Os cartões microSD são lentos (sugeri numa resposta que deviam ter optado por SD precisamente por causa da velocidade). Os de 128GB são caros o que ainda encarece mais o conjunto. Tenho um microSD no meu portátil que uso como storage e ele escreve a 10MB/s. É um SanDisk class 10. Não é uma boa alternativa um microSD.
Num aparelho que é supostamente para comparar com um iPad falar em remoções de partições é assim algo completamente zen. Mas as pessoas comuns provavelmente nem percebem que iam precisar de mexer nisso. Quanto muito podem sentir-se aldrabadas porque compram 60 e aparecem 30.

Isto é daqueles produtos em que devia haver um gajo no fim da cadeia de decisão que mandasse toda a gente ganhar juízo e dar sumiço a isto.
 
Última edição pelo moderador:
Duas afirmações opostas. As funcionalidades de um iPad face a um Surface Pro são irrisórias, tendo em conta que um Surface Pro substitui um tablet E portátil. E quanto aos preços, a Apple é famosa por ser exatamente como descreves: preços base altos e diferenças absurdas entre modelos (tive conhecimento em mão desta quando um amigo meu comprou um Macbook recentemente), semelhante ao que a Microsoft está a fazer agora ao cobrar 300€ por mais 4 GB de Ram e 128GB de SSD.

Nada disso meu caro. Nada disso. Poucos aqui no forum fazem upgrades de memória com a Apple. A Apple não está interessada em vender memórias simplesmente. Procuras um pouco e encontras 8GB para o portátil Apple por 60 euros. Portanto vais buscar um exemplo que não tem nada a haver com o meu argumento.

O pessoal que só vê Windows, dizia que o preço do Macbook Air era excessivo. Estás a dizer que agora o preço do SP3 não é? Consegues dazer upgrades á memória ou disco do SP3?

A maior parte das reviews vão terminar, "é bom apenas se tiver disposable cash".

É preciso vêr que o SP3 luta contra dois formatos que reconhecidamente funcionam muito bem. O laptop e o tablet. Não luta contra um formato que funciona mal, que era foi o caso do iPhone contra os feature phones e mais tade do iPad contra coisa nenhuma. Podem dizer que poderiam funcionar melhor, sim, as pessoas podem querer aquilo que a MS quer vender. Mas pensa um bocado.

Pessoas que fazem contas á vida:

Quem tem Tablet e precisa de um portátil novo será que vais gastar mais 200 a 600 euros pelo SP3? Quem não tem Tablet e tem Portátil, será que vai gastar mais 310 pelo o SP3?

Ou seja, só vai gastar esse dinheiro quem valoriza muito o 2 em 1. Mas esses são muito poucos. E mesmo esses, quando começarem a ver que o ecrã é demasiado grande para levar para todo o lado, que passam a vida no desktop porque usam 2 ou 3 apps no Metro, e que apps para caneta são muito poucas, não vão comprar outra vez e todo o conceito morre na praia, infelizmente. E depois diz que o mndo não estava preparado. A maior parte dos problema da MS não estão no conceito, mas na sua realização.

O "pricing" é das coisas mais complicadas.

Vê lá o que aconteceu agora com o Kinect. Conceptualmente era muito bom, e venderam muitas unidades, e agora já vão vender sem Kinect, porque a maioria não percebeu na prática para que serve. Não há apps que usem aquilo. A MS mudou porque as vendas da XBOX estavam a distanciar-se da PS4.

Eu equiparo a caneta ao Kinect!!!!!!

Acho que tens uma análise interessante mas para todos os efeitos a MS está a vender uma espécie de MBA e preços para competir com o iPad só a eprder dinheiro até porque a máquina operacional da Apple é second to none.

Se calhar dizes, então mas assim a MS está a tentar a quadratura do círculo. Pois se calhar está.

Será que está? É que não parece.

Estou a falar em grandes números.

Achas que quem está contente com o Air e tem um iPad vai pagar mais 230 euros para ter o SP3? Só quem é louco é que acha que sim.

E quem estiver a pensar em fazer um upgrade ao seu Air e está satisfeito, será que vai pagar mais para mudar de ecossistema? Não vai. Sobra assim o efeito caneta. Será que isso vale mais 230 euros? Ou estamos perante um efeito Kinect? É que o dois em um também tem as suas desvantagens, por exemplo não podem estar duas pessoas a usar (eu e o meu puto, ou eu e o cliente).

Não sei, devido ao pricing parece que é colocado para competir efectivamente com coisa alguma. Honestamente.

A diferença entre a inovação Apple e a MS é que a Apple não age para competir com coisa alguma. Age para criar novos mercados, novas apps, proporciona novos players, novas formas de trabalhar tendo em conta não apenas o avanço técnológico dos seus produtos mas o pricing para gerar consumo. Depois claro, colhe os frutos disso.

PS: E quem tem pouco dinheiro mas tem PC, nem Tablet tem, decididamente isto não é uma prioridade. Eventualmente será a de comprar um Tablet.

Reparem eu sou fan do SP3 e do seu conceito. Vejo grandes potencialidades para estudantes, profissionais liberais, augtomação do ensino, uma série de coisas. Mas isso só é realizável se as pessoas comprarem. Só se as pessoas comprarem é que vai haver apps inovadoras. E tenho sérias duvidas que isso aconteça com esta abordagem ao mercado.

Independente do mérito do produto e da empresa, que já efectivamente lhe dei os parabéns. Uma delícia de produto. E aqui está o celeuma, a empresa acredita que a Apple vinga apenas com delícias ... enfim.
 
Última edição pelo moderador:
Eu acho o conceito muito bom. Agora pode é ter saído antes do tempo. O Surface Pro não é um produto para qualquer pessoa..mas também não me acredito que seja para um nicho.

Eu acho é estranho haver criticas quando um produto tenta trazer ou unificar vários conceitos. É um pouco como dizer que por exemplo o lumia 1020 é um conceito errado pois as pessoas preferem um telemóvel e uma camera á parte. Acaba por ser a evolução natural. Uma camera boa vai ser melhor claro..e um telemovel sem camera vai ser claramente mais fino e leve..mas ter os dois equipamentos num só é uma vantagem.
 
Back
Topo