Tablet Microsoft Surface Pro 3

No preço tem que se incluir sempre a questão escala que é a única que faz descer os preços. A Microsoft e soube da pior maneiroa com o Surface original perdeu muito dinheiro, sem escala o preço por unidade é maior e os lucros descem naturalmente.
Não sei até que ponto é que é possível baixar os preços, sendo que, como disse antes a diferença de 310€ entre as versões é demasiado mas ai canibalizavam as vendas entre unidades. Mas eu nunca teria lançado uma versão de 64GB.

Será que é. O iPhone hoje está mais caro do estaca quado saiu, e isto já com uma escala brutal! O iPad está ao mesmo preço, e isto já com uma escala brutal.

O que faz descer o preço quando os produtos não escoam (falta de procura). Outra é escoar stocks. É isso que faz, mais nada. Quando a procura é muita os preços sobem, e as boas empresas sabem gerir bem essa subida. Repara a App Store. Quanto custavam as apps na alura do lançamento, 1 a 2 euros. Agora com um mercado muito mais vasto, a média de preços subiu, á mais procura, o mercado está estável.

O preço dos PC é mais uma aberração de mercado do que outra coisa qualquer. Simplesmente a Ásia em particular a China quis entrar no mercado e domina-lo. Um mercado que antes era dominado pela DELL, HP, COMPAQ, Olivetti e outros. O que acontece? Coloca a preços mais baixos. Vêja a Lenovo, Asus, Acer as marcas de hoje (e começam a aparecer novas a morder estas). Ou seja, confirma-se mais esta teoria sobre a descida de preços do que a teoria da escala.

Quanto á teoria do perder dinheiro. Digam-me, como é que a MS consegue colocar o SP1 á venda por 600 euros já com teclado e ainda com telemóvel de oferta? Óbvianente não perde dinheiro, tem menos margem. Se aquilo tivesse sido um sucesso de vendas, hoje já nem havia SP1 para se comprar. Mas há porque ninguém compra (baixa o preço por falta de procura). O mesmo caminho terá o SP2. e a julgar pela colocação do SP3 ... Ou seja, ano após ano, há grande potêncial na MS, mas depois a forma como aborda o mercado, esse potencial desaparece na irrelevância.

É frustrante.

Eu acho o conceito muito bom. Agora pode é ter saído antes do tempo. O Surface Pro não é um produto para qualquer pessoa..mas também não me acredito que seja para um nicho.

Não me viste a criticar isso. Eu gosto dessa abordagem em termos funcionais. E não acho que apareça antes do tempo. O que acho é que a empresa pensa que isto é um produto que nasce antes do tempo a julgar pelo preço que o coloca no mercado. O preço coloca o produto num nicho. E assim vai desgastando a marca em vêz de criar novos mercados, "new demand" por novas formas de trabalhar e interagir.
 
Última edição pelo moderador:
Sim não estou a dizer criticas neste forum mas sim a dos reviewers profissionais.
Tudo bem que é caro para o meu bolso..mas acho que analisando o preço do hardware em si é o preço justo. Mas claro que com este preço não irá ser um sucesso de vendas..mas isso também se pode ver nos portáteis da Apple onde têm boas vendas mas ainda não se comparam aos portáteis com Windows mais acessíveis.

Acho mais caro um iPad Air 64Gb por 670€ que um Surface Pro 3 64Gb por 819€.
 
Será que é. O iPhone hoje está mais caro do estaca quado saiu, e isto já com uma escala brutal! O iPad está ao mesmo preço, e isto já com uma escala brutal.

Aqui em Portugal sim, mas sobretudo por causa dos impostos. Nos EUA até baixou (o 2G para o 3G baixou metade, do 3G para 3GS manteve mas duplicou os 8GB para 16GB, e depois manteve-se até hoje nos $199, tudo preços com contrato claro).
 
É verdade. O que penso é que isto poderá bem morrer na praia nesta geração pelo preço. Ou seja, não vai substituir coisa nenhuma no mercado em pouco tempo. Nem em 3 anos como fez o iPhone, e em menos tempo o iPad.

[/QUOTE]

O que é que o ipad substituiu ?
O era um produto de compromiso tal como o Surface ; era um compromiso entre um iphone e um MAC
O problema é que muita gente está agarrada ao ser um tablet ou um portatil e não vê o Surface por aquilo que realmente é.


A quando do lançamento do iPad, não havia nada rigorosamente nada. Mesmo assim foi colocado no mercado não mais caro que o telemóvel. Portanto o ecrã maior não implicou custos acrescidos face a um produto que estava a revolucionar o mercado.

Penso que é isso que falta ao mundo dos PCs. Sempre que apresentam uma tech supostamente com vantagens face ao que existe, colocam-no sempre quase ao dobro do preço do que o mercado percepciona como o melhor (nem sempre ao dobro mas mais caro o suficiente para se pensar várias vêzes). Resultado, não pega, passa ao lado. Aconteceu isso com os Tablet PC originais.

E onde é que no surface estás a pagar pelo ecrã maior ?
Onde é que estas a pagar mais em relação á oferta semelhante do mercado que já cá anda á uns quantos anos ?


A versão base deveria custar pouco mais do que um iPad Air com 32GB sem teclado. Com teclado, sim lá iria para os 700. A versão 128 que custa-se o mesmo que o Air sem teclado. Mas nem isso fazem, custa mais 100 euros sem teclado, e com teclado custama mais 230 euros!!!! Quem já tem um Tablet, não pega nisto. Simplesmente não pega. Claro vai haver sempre os geeks que vão atrás destas coisas, ou o pessoal com muito $$.

Tens a certeza que não bateste com a cabeça ? porque raio é que estas a comprar com o ipad ? onde é que o ipad tem um processador i Core ?


A Apple ganha porque pensa efectivamente diferente!!!! Ou seja, o pensamento deles está longe de ser linear como o da MS que está sempre no ... tem potencialmente mais features é mais caro. Independemente do mercado apreciar ou não a features que tem. Ou seja, quer logo realizar financeiramente uma coisa que é apenas potencial. Coisa que os consumidores em geral, já não vão na cantiga. E sem consumifores não há apps. E não há apps não há ecossistema. Sem ecossistema não há potencial realizado. Os early adopters vão sendo cada vez menos porque vão ficando queimados (a não ser os malukos) e assim sucessivamente.
Right, pensa diferente... 3.5" -> 4" -> 4.xx" ; ipad mini ... totalmente diferente..

Tem efectivamente mais features , normal ser mais caro .. Um MBair tb não é mais caro que um ipad ? e um rMBPro mais caro que o MB Air ?


A questão é que para ter a tal faceta de tablet tem compromissos enquanto ultrabook, nomeadamente na expansão. O MacBook Air tem thunderbolt que abre enormes possibilidades. O Surface Pro 3 continua limitado.

Thenderbolt exixte há anos , que novas prosibilidades é que se abiranm ?
não leves pelo lado errado, eu gostava bastante que essas possibilidades se abrisem (GPU ezternos e coisas do genero) , mas infelizmente não tem ido para lado nenhum..


Por vezes esquecemo-nos que a maioria das pessoas nunca altera nada nos equipamentos. Remover a partição de recuperação não é acessível à grande maioria das pessoas. Os cartões microSD são lentos (sugeri numa resposta que deviam ter optado por SD precisamente por causa da velocidade). Os de 128GB são caros o que ainda encarece mais o conjunto. Tenho um microSD no meu portátil que uso como storage e ele escreve a 10MB/s. É um SanDisk class 10. Não é uma boa alternativa um microSD.

andas um pouco desactualizado, já estamos na era do UHS .
Tens MicroSD's da Sansung UHS-1 class 10 com velocidades até 90/80MBs de leitura/ecrita
E a Toshiba anunciou recentemente uns microSD UHS-2 com velocidades até 260/240MBs de leitura/ecrita


A Microsoft pode dizer que não quer atacar os OEMs mas vai perguntar aos OEMs e não só (HP, Toshiba e afins) que tinham os seus tablets com Windows RT no forno e depois são surpreendidos com o Surface original. Ninguém acredita neste argumento.

A microsft lançou o surface Rt a preços elevados por isso mesmo , a partir dai foi estupidez de algumas OEM's ..




Nada disso meu caro. Nada disso. Poucos aqui no forum fazem upgrades de memória com a Apple. A Apple não está interessada em vender memórias simplesmente. Procuras um pouco e encontras 8GB para o portátil Apple por 60 euros. Portanto vais buscar um exemplo que não tem nada a haver com o meu argumento.

Em nenhum dos actuais podes fazer upgrade á RAM...


O pessoal que só vê Windows, dizia que o preço do Macbook Air era excessivo. Estás a dizer que agora o preço do SP3 não é? Consegues dazer upgrades á memória ou disco do SP3?
O Air desceu 100€ á menos de 1 mes.

Disco em pricipio dará, mas não será facil de abrir.
Mas no Air tb não podes fazer upgrade á RAM


É preciso vêr que o SP3 luta contra dois formatos que reconhecidamente funcionam muito bem. O laptop e o tablet. Não luta contra um formato que funciona mal, que era foi o caso do iPhone contra os feature phones e mais tade do iPad contra coisa nenhuma. Podem dizer que poderiam funcionar melhor, sim, as pessoas podem querer aquilo que a MS quer vender. Mas pensa um bocado.

A posição do surface é a mesma do ipad á 4 anos atras..

Pessoas que fazem contas á vida:

Quem tem Tablet e precisa de um portátil novo será que vais gastar mais 200 a 600 euros pelo SP3? Quem não tem Tablet e tem Portátil, será que vai gastar mais 310 pelo o SP3?

ou então vendem o portatil ou tablet e comprar uma coisa destas.

Sendo que obviamnete isto não é um subtituto para quem anda a comprar portateis de 500€ , é para quem faz intenção de comprar ultrabooks de 900€ ou mais...


Vê lá o que aconteceu agora com o Kinect. Conceptualmente era muito bom, e venderam muitas unidades, e agora já vão vender sem Kinect, porque a maioria não percebeu na prática para que serve. Não há apps que usem aquilo. A MS mudou porque as vendas da XBOX estavam a distanciar-se da PS4.

Eu equiparo a caneta ao Kinect!!!!!!

E no entanto é um grande seller em produos Samsung; tens muita gente a dizer que queria pens daquelas nos seus ipads e verem-se limitados a usar canetas capacitivas, e uns quantos a tentar fazer workarounds para tentar fazer algo que chegue aos calcanhares destas pens para poderem usar nos seus ipads..

just not seeing it...
 
Aqui em Portugal sim, mas sobretudo por causa dos impostos. Nos EUA até baixou (o 2G para o 3G baixou metade, do 3G para 3GS manteve mas duplicou os 8GB para 16GB, e depois manteve-se até hoje nos $199, tudo preços com contrato claro).

Eu faço as contas com contrato. Penso que só aí é que podemos ter uma ideia da margem. E estou a falar de preços para o cliente final. Para o middleman é normal fazer preços unitários por volume de vendas. Mas tudo isto é feito no sentido de gerar mais mercado. expansão. Não é para manter.

O preço que hoje estamos a ver do SP3 é o preço que é feito pela MS na loja. O preço do 5s na loja da Apple é de 650 dólares, versão 16GB. O 3GS estava mais barato na altura que saiu. Se não me engano cerca de 599 dólares.
 
Acho que tens uma análise interessante mas para todos os efeitos a MS está a vender uma espécie de MBA e preços para competir com o iPad só a perder dinheiro até porque a máquina operacional da Apple é second to none.

Concordo com o que disseste mas a nivel de preços o surface pro 3 vai competir com o macbook air e se adicionares o preço do teclado será mais caro que o MB air.
 
O preço que hoje estamos a ver do SP3 é o preço que é feito pela MS na loja. O preço do 5s na loja da Apple é de 650 dólares, versão 16GB. O 3GS estava mais barato na altura que saiu. Se não me engano cerca de 599 dólares.

Só a partir do 4 foi vendido unlocked pela Apple, e sempre por $650, tal como hoje.
 
E se o Surface incluisse uma saca rolhas ou uma impressora lá dentro era ainda melhor. Tinha ainda mais funcionalidades que o iPad. Sinceramente não se aprende nada.

Começar com um espantalho e acabar a dizer que não se aprende não é coerente, vamos lá a subir o nível :)
Não fiz uma comparação com Tablet + garrafa de vinho do Porto, fiz comparação do que o Surface Pro realmente oferece, que é substituir 2 dispositivos complementares, tablet e portátil. Portanto a minha conclusão mantém-se válida. Digo isto como utilizador de um tablet híbrido de 12" onde as únicas alturas que sinto necessidade de um tablet dedicado é quando tenho que acartar com os quase 2 quilos do portátil híbrido atrás ou quando a bateria dura pouco (<3 horas): ambas as coisas resolvidas pela linha Surface Pro.

Nada disso meu caro. Nada disso. Poucos aqui no forum fazem upgrades de memória com a Apple. A Apple não está interessada em vender memórias simplesmente. Procuras um pouco e encontras 8GB para o portátil Apple por 60 euros. Portanto vais buscar um exemplo que não tem nada a haver com o meu argumento.

Não falei em upgrades (que os macbooks já não dão para fazer, caso não estejas atualizado), falei na escolha do pacote. Concordo que fazer não poder fazer upgrades em portáteis/tablets tão finos e embutidos é um compromisso para a espessura e peso que se melhora, portanto nada contra e a tua afirmação fica sem efeito.

O pessoal que só vê Windows, dizia que o preço do Macbook Air era excessivo. Estás a dizer que agora o preço do SP3 não é? Consegues dazer upgrades á memória ou disco do SP3?
Mais uma vez, confundes seleção de pacote com upgrade. E sim, os MacBooks têm um preço excessivo pelo hardware que oferecem, mas ao comprares um Mac não estás a comprar hardware, estás a comprar um pacote completo, que inclui SO, ecossistema, etc... Cabe a cada um decidir se o preço extra vale isso.

A maior parte das reviews vão terminar, "é bom apenas se tiver disposable cash".

É preciso vêr que o SP3 luta contra dois formatos que reconhecidamente funcionam muito bem. O laptop e o tablet. Não luta contra um formato que funciona mal, que era foi o caso do iPhone contra os feature phones e mais tade do iPad contra coisa nenhuma. Podem dizer que poderiam funcionar melhor, sim, as pessoas podem querer aquilo que a MS quer vender. Mas pensa um bocado.

Pessoas que fazem contas á vida:

Quem tem Tablet e precisa de um portátil novo será que vais gastar mais 200 a 600 euros pelo SP3? Quem não tem Tablet e tem Portátil, será que vai gastar mais 310 pelo o SP3?

Ou seja, só vai gastar esse dinheiro quem valoriza muito o 2 em 1. Mas esses são muito poucos. E mesmo esses, quando começarem a ver que o ecrã é demasiado grande para levar para todo o lado, que passam a vida no desktop porque usam 2 ou 3 apps no Metro, e que apps para caneta são muito poucas, não vão comprar outra vez e todo o conceito morre na praia, infelizmente. E depois diz que o mndo não estava preparado. A maior parte dos problema da MS não estão no conceito, mas na sua realização.

O "pricing" é das coisas mais complicadas.

Que raio de lógica. Então quem precisa de um portátil vai gastar mais por coisas que não usa? Quem quer um portátil compra um portátil. Agora, quem quer um tablet e portátil pode bem gastar o que é um valor competitivo para um ultrabook e ter um 2 em 1. A matemática não é complicada...

Agora, se acho o SP3 caro? Sem dúvida! Mas compará-lo com o preço de um iPad é infantil, quando o iPad correr o Photoshop, VMware e o Portal 2 avisa... Por amor de Linus Torvalds, o iPad nem uma pen com fotos lhe consegues por. Os SP1 e SP2 no entanto já estão a um preço bastante bom, a grande falha acho que continua a ser o teclado ser vendido à parte, como já disseram, é um pouco rasteira e ninguém gosta de se sentir enganado quando está a dar 2 salários mínimos por um pedaço de plástico, metal e areia meticulosamente organizada :joker:

Vê lá o que aconteceu agora com o Kinect. Conceptualmente era muito bom, e venderam muitas unidades, e agora já vão vender sem Kinect, porque a maioria não percebeu na prática para que serve. Não há apps que usem aquilo. A MS mudou porque as vendas da XBOX estavam a distanciar-se da PS4.

Eu equiparo a caneta ao Kinect!!!!!!

Péssimo exemplo, o Kinect está sujeito à lei dos acessórios de hardware para consola (dica, nunca têm sucesso comercial) e ficou associado ao que é reconhecido como o pior lançamento de uma consola desde sempre. E por falar nisso, com esse lançamento da consola sem o Kinect, a Microsoft matou eficazmente qualquer visão de produto da XBone, pois a partir do momento em que o kinect é um acessório, está condenado ao desuso, como a história nos conta vezes e vezes sem conta.

Portanto, não tem nada a ver com a caneta, a caneta não precisa de apps próprias, porque elas já existem: Autodeks Sketchbook, Photoshop, OneNote, Evernote, etc... Como utilizador de caneta em portáteis híbridos desde há uns 5 anos, garanto-te que nunca mais na minha vida irei comprar um portátil sem caneta, só no OneNote tenho metade da minha vida.
 
Última edição:
Não percebo essa estupida comparação com o MBP AIR, partindo do principio que são sistemas completamente diferentes (win 8 vs Mavericks/OSX).....máquinas diferentes (um tem ecrã sensivel ao toque outro não).....se ainda fossem semelhantes nesses pontos.
Não é para me meter contigo, juro que não. Como já disse quem pesou um mba na apresentação foi a MS, quem disse que finalmente era algo que substituiria um portátil foi a MS, quem colocou o preço com a mesma configuração, ao cêntimo(!!!!) (sem teclado incluído, enorme erro na minha opinião)...foi a MS, como vês é só juntar as peças.

Eu acho o produto fantástico mas tenho a mesma opinião do trance, quem tem de ganhar a confiança dos consumidores, num novo conceito ainda por cima...é a MS, eles é que têm de provar e convencer as pessoas a comprar aquilo e que é uma coisa boa e que gostaríamos de usar.

Um pequeno pormenor muito simples como a inclusão do teclado faria toda a diferença. Neste ponto as pessoas até talvez dessem uma oportunidade ao surface...agora mais caro ainda? Se calhar aí já pensam duas vezes e vão pelo "comum e seguro"...e assim se perdem vendas e passado um ano andam a escoar stock com baixas de preço, inclusão de teclado e até ofertas e telemóveis!!!!

Perdiam 130 euros por cada unidade? E depois? Neste ponto o que é que interessa mais? Criar uma base fiel e viável para o produto, para todo um ecossistema (store) que agora até vai passar a incluir telemóveis, criar uma relação de confiança no produto (ver pessoas na rua com ele, ver amigos com ele e perguntar (isso é bom?, funciona bem? achas que vale a pena?).

Ou será que o que interessa é ter poucas vendas, ninguém comprar isto, ficar no relativo desconhecimento e desconfiança para as pessoas comuns que se for preciso simplesmente nem arriscam porque não viram sequer ninguém com um...é apenas a minha opinião, o produto é espectacular mas precisa de ganhar tracção! Simples pormenores como o teclado incluído fariam diferença na altura de escolher e arriscar.
 
JXulo, bom post.
O SP3 para mim preenche todos os requisitos que eu queria para uma máquina portátil para trabalhar. E responde ao desejo que tinha de ter uma máquina Windows, com um bom processador, a correr software Windows num tablet de 12" com um preço a rondar os €1000. Ficará €300 mais caro devido ao salto para 256GB de SSD e 8GB de memória, mas paciência. Eu vou comprar um, a não ser que apareçam reviews a reportar problemas graves. O SP3 para mim possibilita-me levar o Windows para qualquer lugar, sem grandes limitações.


Para o utilizador comum, concordo contigo, também acho que é muito caro.
Não estou a ver o sucesso que possa ter, nem acredito muito que a própria MS espere ter muito sucesso com isto. Até parece que está a testar o mercado a pouco e pouco.


Mas também acho que o verdadeiro impacto será quando as pessoas começarem a experimentar estes tablets de 12", sem as limitações habituais dos tablets. Só as suas 12" são suficientes para impressionar, é praticamente uma folha A4 e pega-se com apenas uma mão. Isto não é um "comum" hibrido, pesado e volumoso. E quando começarem a ver ao vivo as possibilidades de utilização, acho que muitas vão acabar por ceder e comprar um. Agora, de repente consigo apontar um conjunto de situações que vão certamente impressionar quem estiver a ver:
- tiro fotos com qualquer máquina, copio o cartão para o SP3 (ou transfiro por WIFI com cartões Eye-Fi ou semelhantes) e edito as fotos no photoshop. No final ainda faço cópias para pens e para serviços de transferência online;
- filmo com uma camera Full-HD, copio o cartão para o SP3 e edito as filmagens com o Premiere (ou mesmo o Movie Maker). No final distribuo como quiser;
- gravo os ensaios da minha banda e ali no local, faço a edição e mixing/produção;
- construo um site/aplicação e quando o cliente me pede uma alteração, não preciso de ligar o portátil ou esperar por chegar a casa e ligar o desktop;
- acedo a qualquer site como se estivesse no desktop


Tenho um iPad e todos estes casos de uso são bastante dificultados ou impossibilitados pelo tamanho do ecran, pela falta de uma área de ficheiros partilhada por todas as aplicações, pela dificuldade em aceder a dispositivos externos como discos rígidos e pens USB (mesmo com JB não é ideal) e pela falta de todo o software Windows para produção de conteúdos e gestão de ficheiros.
O iPad fez-me diminuir muito o tempo agarrado ao PC, o SP3 vai fazer com que o iPad seja muito menos utilizado.


O SP3 é fantástico. Acho que a MS está à espera de gajos como eu e tu para evangelizarmos o resto dos utilizadores.


Edit: concordo com esta review na Yahoo Tech:
https://www.yahoo.com/tech/if-you-had-to-be-a-tragic-mythological-figure-86496376264.html
 
Última edição:
O preço dos PC é mais uma aberração de mercado do que outra coisa qualquer. Simplesmente a Ásia em particular a China quis entrar no mercado e domina-lo. Um mercado que antes era dominado pela DELL, HP, COMPAQ, Olivetti e outros. O que acontece? Coloca a preços mais baixos. Vêja a Lenovo, Asus, Acer as marcas de hoje (e começam a aparecer novas a morder estas). Ou seja, confirma-se mais esta teoria sobre a descida de preços do que a teoria da escala.

Quanto á teoria do perder dinheiro. Digam-me, como é que a MS consegue colocar o SP1 á venda por 600 euros já com teclado e ainda com telemóvel de oferta? Óbvianente não perde dinheiro, tem menos margem. Se aquilo tivesse sido um sucesso de vendas, hoje já nem havia SP1 para se comprar. Mas há porque ninguém compra (baixa o preço por falta de procura). O mesmo caminho terá o SP2. e a julgar pela colocação do SP3 ... Ou seja, ano após ano, há grande potêncial na MS, mas depois a forma como aborda o mercado, esse potencial desaparece na irrelevância.

Sobre o primeiro ponto é o problema de não terem um diferenciador. A Apple tem esse elemento por ter um sistema operativo exclusivo.
Não o tendo é a luta pelo fundo.

Quanto á teoria do perder dinheiro. Digam-me, como é que a MS consegue colocar o SP1 á venda por 600 euros já com teclado e ainda com telemóvel de oferta? Óbvianente não perde dinheiro, tem menos margem. Se aquilo tivesse sido um sucesso de vendas, hoje já nem havia SP1 para se comprar. Mas há porque ninguém compra (baixa o preço por falta de procura). O mesmo caminho terá o SP2. e a julgar pela colocação do SP3 ... Ou seja, ano após ano, há grande potêncial na MS, mas depois a forma como aborda o mercado, esse potencial desaparece na irrelevância.

Perderam só... 900 milhões com o Surface no ano passado.

Remember, volume was always the goal; that’s why Microsoft made so many Surfaces that they had to eventually take that $900 million writedown on unsold inventory. Clearly this goal has failed as well.
Fonte


O que é que o ipad substituiu ?
O era um produto de compromiso tal como o Surface ; era um compromiso entre um iphone e um MAC
O problema é que muita gente está agarrada ao ser um tablet ou um portatil e não vê o Surface por aquilo que realmente é.

As pessoas conseguem ver exactamente o que o Surface é, o problema é este

Every version of Surface has been a high quality device, on the same general level as Apple. So I guess reason 2 is a win. The problem, though, is that Surface’s sales numbers show that device quality is not the primary sales driver for Microsoft customers.

Citação do mesmo artigo que citei acima. Mas o ponto que queria destacar coloquei a bold. É verdade que se está aqui a comparar com o macBook Air que tem um ecossistema diferente mas o problema é que quer dizer algo que se esteja a comparar com um produto da Apple e excepto um ou outro exemplo da Lenovo ainda ninguém deu o exemplo do tablet ou portátil da HP, ASUS ou outra. Isto quer dizer algo. E isto é de facto um problema para a Microsoft actualmente que continua sem conseguir vender os encantos do Windows 8 ao utilizador comum.

Se as pessoas quisessem qualidade de facto olhavam mais para o Surface Pro.

Em Novembro de 2013 escrevi isto sobre o Surface Pro 2 na altura.

Sempre que um dispositivo pretende ter várias funcionalidades há compromissos que se têm que fazer e o Surface Pro 2 não é excepção. Falta-lhe a leveza e a autonomia de um tablet com ARM e como portátil não tem a mesma versatilidade quando se pretende usar ao colo ou em cima de uma superfície menos estável.
Todavia argumentos positivos não lhe faltam quando comparado com a geração anterior.
A Intel tinha desta vez um processador mais adequado com uma capacidade de processamento e gráfico melhores. O Windows na versão 8.1 também está mais consensual e juntamente com a melhoria na kickstand, teclado, com todo o software disponível fazem do Surface Pro 2 uma excelente combinação.
É difícil de compreender a ausência do Office quando é oferecido no Surface 2, ainda que tenha o OneNote e os 200GB de espaço no Skydrive.
Também gostava de ver o teclado a ser oferecido como standard mas no final é difícil não achar que a visão da Microsoft de um híbrido não está próximo da perfeição.
O peso para um tablet é elevado mas é leve para um ultrabook. Fazendo futurologia a evolução deve ser num dispositivo mais fino em que o teclado pode passar a ganhar mais alguma espessura acomodando uma bateria suplementar, até porque é possível ter uma versão do Surface Pro 2 com um processador ainda com menor consumo (o Core i5-4300Y é um bom candidato), mantendo uma boa performance. Veremos se acerto mas é um desafio mexer no peso querendo manter a dupla funcionalidade do equipamento.
Como vimos a evolução da kickstand foi interessante mas foi necessário mais uma geração para se chegar à opção actual.
Gostava ainda ver a Microsoft a comprometer-se com a manutenção da compatibilidade dos acessórios com futuras versões do Surface. Estou a pensar especificamente na Dock e no teclado.

Fonte

Falhei na futurologia com a bateria no teclado e a kickstand ainda está melhor do que no 2 o que é muito positivo.

]
Tens a certeza que não bateste com a cabeça ? porque raio é que estas a comprar com o ipad ? onde é que o ipad tem um processador i Core ?

Já cá faltava a típica entrada desnecessária.


]
Thenderbolt exixte há anos , que novas prosibilidades é que se abiranm ?
não leves pelo lado errado, eu gostava bastante que essas possibilidades se abrisem (GPU ezternos e coisas do genero) , mas infelizmente não tem ido para lado nenhum..

andas um pouco desactualizado, já estamos na era do UHS .
Tens MicroSD's da Sansung UHS-1 class 10 com velocidades até 90/80MBs de leitura/ecrita
E a Toshiba anunciou recentemente uns microSD UHS-2 com velocidades até 260/240MBs de leitura/ecrita

O Thunderbolt permite ligar uma dock onde podes ter ligado o monitor, um NAS, discos USB 3.0. No Surface Pro 3 estás limiatdo a uma porta USB 3.0 que podes ligar a um HUB 3.0 mas mais nada. Pessoalmente vejo vantagem em oferecer thunderbolt.

Sobre o microSD estava a colocar um limite no preço da coisa. Dar 75€ por 64GB de um microSD 80/50MB/s é elevado. Só olhei para a SanDisk que é a marca que melhor conheço. Ainda não têm a 128GB no microSD. O Extreme Pro é mais rapido mas termina nos 16GB de capacidade. Mesmo esta velocidade é bem inferior a um qualquer SSD. Eu tenho um Ultra aparentemente.
Mas independentemente disto a melhor solução será ter mais capacidade no disco interno que é curto ou no que pode ser aceitável (para mim 256GB) acaba por ficar caro. E depois bate-se no que citei acima sobre o que os clientes procuram.
A parte do mercado empresariam honestamente tenho dificuldade em ver a vantagem do Surface pro quando o que mais vejo são pessoas com iPad. É algo que já usam, não vão mudar.

Uma discussão para outro tópico podia ser sobre a questão do Windows 8. O que mais tenho é pessoas a perguntarem-me o que comprar mas não querem Windows 8.


Meanwhile, Sony is leaving the OEM business, Dell is restructuring, HP can’t decide whether to sell or not; Acer is barely afloat; only Lenovo seems to be prospering (and now Surface Pro is aimed directly at their Thinkpad lineup). When you consider the original goals, none of which have been met, and the original dangers, all of which have come to pass, the only conclusion is that Surface is a failure.

É difícil não concordar com isto.
 
Última edição:
Oi Metro,

O central é perceberes onde esta essa perda. Essa perda de 900 milhões é virtual. Imagina que tens uma casa feita por ti, que te custou a fazer 200 mil, mas avaliada em 1 milhão pelas finanças. Avaliação que é feita por ti. Declaras isso ás finanças esse valor. Entretanto verificas que o valor real da casa é de 100 mil, reajustas junto das finanças, e dizes e fazes um white down de 900 mil, e vendes as 100 mil

Ou seja, não perdeste um milhão, perdeste 100 mil. Agora que as espectativas saíram furadas saíram. Ou seja a empresa demonstrou incapacidade de avaliar uma coisa criada por si. A MS tem feito isso sucessivamente. Pensa que tem uma coisa melhor do que tem.

No caso do SP1 e SP2 saíram furadas não só porque o produto estava avaliado por excesso tanto que ninguém pegou como esperavam. Mas também o próprio produto demonstrava no terreno que estava aquém da expectativas ao nível funcional.

Ora quando algo é assim, que pouca gente tem experiência é colocado no mercado a preços tão desfasados! quando a imprensa começa a dizer que não corresponde as expectativas e ao preço, nem ao preço certo as pessoas querem comprar. Muita gente hoje nem 200 euros dá pelo Surface RT.

No caso do SP3, diz-se que tecnologicamente, e não havendo problemas de robustez, está de acordo com as expectativas ao nível funcional. Resta saber se o valor acrescentado do produto vale aquilo que se pede face á concorrência. Eu penso que ainda não, para se o objectivo e ganhar mercado, ou melhor criar um novo mercado, pois claramente este produto não é 1+1.

A minha analise, por muito que goste, é que o mercado vão dizer que não vale. Penso que o mercado percepciona a caneta como percepcionou o Kinect. Fica assim o facto de ser mais fino e um ecrã com mais qualidade. Relativamente ao ecrã com mais qualidade mesmo táctil tens o da Lenovo, mais barato e não que tenha sido um campeão de vendas. Resta assim o peso.

Penso que é mais ou menos assim que o mercado vai percepcionar a coisa.

Quanto o facto de quem compra windows não compra tech cara, não é verdade. A maior parte dos utilizadores hoje da Apple, os que compram iPhone e iPad, usam windows no desktop. E muitos deles passaram a comprar Macs.

O SP3 destina-se a trazer esses o utilizadores de volta. Será que consegue? Porque aí estão outras forças em jogo. E tendo em conta essas forças, que a MS não é nada forte, penso que vai ser complicado a estes preços, em particular com as margens de lucro que a MS quer entrar.
 
Última edição:
A ligação entrequem usa iPhone e iPad e o desktop não é correta.

Vendem-se muitos iPhones e pouquíssimos computadores Apple em proporção.
O Surface Pro 3 não tem só o problema da caneta, tem também do sistema operativo.
Há alguns anos atrás seria incapaz de imaginar que a Microsoft se encontraria nesta situação. Mas veremos as vandas do Surface Pro 3.
 
A ligação entrequem usa iPhone e iPad e o desktop não é correta.

Vendem-se muitos iPhones e pouquíssimos computadores Apple em proporção.
O Surface Pro 3 não tem só o problema da caneta, tem também do sistema operativo.
Há alguns anos atrás seria incapaz de imaginar que a Microsoft se encontraria nesta situação. Mas veremos as vandas do Surface Pro 3.

Sim é verdade mas ...

http://appleinsider.com/articles/14...tpaced-pc-growth-by-largest-margin-in-5-years

Por outro lado tens coisas como os Chromebooks que estão a ganhar mercado.

Tudo isto á custa de sangrar o mercado que era tradicionalmente Windows.

O que penso é que não é a colocar produtos de qualidade mais caros que os campeões da concorrência que vai estancar a "sangria" que se avizinha. Penso que foi desastrosa a avaliação que a empresa fez do Surface e do Windows Phone. No surface foi tal que como expliquei teve que ajustar a avaliações do que timha em stock ou em produção em 900 milhões. Tanto que penso ser essa uma das razões principais que o Balmer se sentio pressionado a sair.

E honestamente não vêjo que com o SP3 a capacidade de avaliação a coisa tenha mudado face ao preço que pede pelo SP3. É que não é só p SP3, é o preço de qualquer periférico. Teclados caríssimos, que vão dos 130 aos 200 euros. Docks de 200 euros ... enfim. Para quê? Até a XBOX One coloca-a mais cara ... Mas quem é que estes gajos pensam que são? Pensa o consumidor geral? É que no passado recente tem se provado que é mais caro e o potencial não se concretiza. Tanto que nenhum fabricamte embarcou mais nessa história, já lhes bastou os Tablet PC, o Windows CE e muitas outras coisas. E agora, só embarcam em produtos baratuchos, cada vêz mais baratuchos.

A MS precisa de ser agressiva tanto no preço mesmo quando inova. Quando agressiva no preço é pelo menos não colocar os seus produtos com preços assima dos produtos que o mercado considera como campeões. Se houvesse algum problema com esses produtos, ok. Mas não há. A comparação que fiz com o iPhone foi no sentido em que a Apple mesmo contra produtos com problemas sistémicos (geek products), não colocou o seu produto assima do preço deles. Antes prlo contrário, era mais barato do que os produtos mais caros (recordo dos Nokia Navigator, dos PSION) e que o iPhone resolvia. E não ficou por aí, 2 anos despois lança a App Store.

A MS está a fazer tudo ao contrário na minha opinião. Já percebeu que tem que mostrar algo bom, como faz com o SP3, não basta imitar a Apple com o marketing. Mas também tem que o fazer no preço apresentando produtos bons.

Bom, mas isso não interessa.

O SP3 é um bom, isso não tenho duvidas. O que a MS espera, é que quando ele estiver na mãos das pessoas, todas as duvidas de dessiparam, e abram os cordões á bolsa e paguem o preço mais elevado.

Vamos vêr.
 
Última edição:
acho que a estratégia aqui ideal pela MS seria financiar de alguma maneira para poderem ter preços mais baixos, do gênero da linha Nexus da Google! Não digo para custar 250e mas financiar um pouco pelo menos para ajudar a propagação! E por amor de Deus, a conferência inteira foi a diZer que substitui o mba mas depois o teclado é aparte no matter what
 
Perderam só... 900 milhões com o Surface no ano passado.

"perderam" como quem diz, fizeram uma write-off ; não é exactamente a mesma coisa...


O Thunderbolt permite ligar uma dock onde podes ter ligado o monitor, um NAS, discos USB 3.0. No Surface Pro 3 estás limiatdo a uma porta USB 3.0 que podes ligar a um HUB 3.0 mas mais nada. Pessoalmente vejo vantagem em oferecer thunderbolt.

A dock do Surface 3 permite exactamente o mesmo..

Sobre o microSD estava a colocar um limite no preço da coisa. Dar 75€ por 64GB de um microSD 80/50MB/s é elevado. Só olhei para a SanDisk que é a marca que melhor conheço. Ainda não têm a 128GB no microSD. O Extreme Pro é mais rapido mas termina nos 16GB de capacidade. Mesmo esta velocidade é bem inferior a um qualquer SSD. Eu tenho um Ultra aparentemente.
Já tens de 128GB , mas peca é na velocidade

Os Samsung Evo arranjas de 64GB a 33€ e já tem velocidade bastante boas (até 48Mb/s , nao especificam velocidade de escrita)
 
Back
Topo