Vou deixar aqui o meu feedback do
surface pro 7 (i5, 8gb RAM, 128gb armazenamento).
Quando comparando com os antecessores, pelo que percebi não evoluiu muito, penso que apenas puseram uma porta usb-c em vez da mini display port para poder ligar outros dispositivos e também poder transmitir video. Para além disso o cpu também é uma versão mais recente, de resto penso que se manteve igual.
O design do surface no geral também não mudou muito, achei até um pouco antiquado o facto das borders serem tão grossas uma vez que hoje em dia se pretende aproveitar o ecrã ao máximo. Mesmo que tenha sido planeado por causa da ergonomia para usar em modo tablet, acho que isso poderia ser concretizado usando uma solução de margens digitais, tendo assim o melhor dos dois mundos.
Para quem espera dar muito uso como tablet, tenham em atenção que o ecossistema windows para esse segmento não é muito bom,a Microsoft store tem poucas apps, e poucas que funcionem bem, o próprio UI do windows 10 também não é tão friendly para mobile devices.
Em relação ao desempenho, é razoável para a maior parte das operações, tenham atenção que a gama de (i3,i5,i7) tem vários modelos, e nem todos têm alta performance, como é o caso deste em que é privilegiada a mobilidade em relação à performance, no sentido de presevar a bateria. Algo que é habitual em dispositivos deste tipo.
No entanto, achei desapontante a autonomia da bateria, normalmente dura entre 4h-5h, há quem diga até que a bateria dura menos que no
surface pro 6 (provavelmente relacionado com o cpu), e que pelo que facto de não terem muitas diferenças, talvez fosse mais vantajoso optar pelo pro 6 uma vez que é mais barato.
A parte que mais me desapontou neste equipamento foi o suporte (ou falta dele), basicamente a Microsoft não repara, simplesmente substitui(por um equipamento recondicionado), isto significa que qualquer dano que não esteja abrangido pela garantia, não vai ser solucionado. A única solução que eles dão é mesmo essa substituição, que quando não é abrangido pela garantia terá de ser paga pelo cliente (500eur+). Não esperava isto de uma empresa da dimensão da Microsoft.
Isso aconteceu comigo, a kickstand(apoio traseiro) quebrou (revelando-se bastante frágil) e eles deram a reparação como inviável, não há quem repare isto porque segundo eles, não foi desenhado para ser reparável,e pelo que percebi pelo menos a maioria das lojas nem têm peças para isso.
Gostaria de ter conhecimento disto antes, nunca teria comprado o surface.
Agora a parte boa do surface, é excelente poder ter um equipamento com full windows 10 , leve, tão fácil de transportar e com o teclado que facilmente se pode anexar, que inclui trackpad e ao mesmo tempo serve de capa do equipamento. Mesmo que não seja assim tão útil como tablet, é sempre prático para poder ver uns videos ou mesmo ler um livro.