Tablet Microsoft Surface Pro 8

Eu estou a ponderar essa opção! Mas ainda não decidi porque ainda não há data para o lançamento em Portugal e não sei ao certo quanto tempo vou ter de esperar para ter o teclado!

Já agora, será que compensa comprar a versão 512GB vs a 256GB de disco? São mais 250€… e podemos sempre usar um cartão de memória…

Posso estar enganado mas acho que o 8 não traz slot de cartão de memória.
 
Podes sempre fazer upgrade futuramente.
ssd-upgrade-surfacepro8-2.jpg


No mínimo é escolher 16Gb de ram

Sim, eu vou comprar o I7 com 16GB de RAM. A questão é mesmo de disco… mas como no futuro posso fazer upgrade, talvez o 256GB agora será mais interessante… Mas depende dos preços do disco de 512GB, pois se ficar ela por ela, o melhor será comprar já…
 
Quando não tens ecossistema e abdicaste de fazer parte daquilo que faz mover o mundo hoje em dia, o Mobile (não só pelo factor mobilidade mas por todo o mar de sensores e contextos que são inseridos na criatividade dos Devs - que não tens num contexto Desktop), tornas-te irrelevante.

O Windows Phone podia não ser muito amado, mas preenchia um vazio na oferta da Microsoft. Ainda alguns diziam que o WP era desnecessário ... sem ele desabou tudo (Dev Support, interesse em seguir eventos para programadores e consumidores, vários serviços e ideias inovadoras, etc).

Sem dúvida!

Desde que a WindowsPhone morreu, acabaram as boas thrid-party apps que estavam a compor a Store do próprio WindowsPC.
O Action Note foi por exemplo a melhor app de notas que alguma vez usei.

Agora devem andar a pagar balúrdios para que grandes players (Adobe) metam as apps na store, e nem assim alguns. Uma que vai desaparecer (ou já desapareceu) é a da MEO Go. enfim...

É apostar agora as fichas na XBOX, porque se esta acaba, os jovens só começam a conhecer a Microsoft quando chegam ao mercado de trabalho. (até documentos é cada vez mais Google)
 
Eu ando indeciso se faço o esforço pelo i7 ou se fico pelo i5. 16 Gb nesta altura é o minimo dos minimos, relativamente á memória interna eu queria pelo menos 256 no entanto com o usb TB4, um ssd externo dará sempre para desenrascar e caso seja mesmo necessário faz se o posteriormente o upgrade. Já ha ssd's m2 daquele tamanho por menos de 200 euros
 
Sem dúvida!

Desde que a WindowsPhone morreu, acabaram as boas thrid-party apps que estavam a compor a Store do próprio WindowsPC.
O Action Note foi por exemplo a melhor app de notas que alguma vez usei.

Agora devem andar a pagar balúrdios para que grandes players (Adobe) metam as apps na store, e nem assim alguns. Uma que vai desaparecer (ou já desapareceu) é a da MEO Go. enfim...

É apostar agora as fichas na XBOX, porque se esta acaba, os jovens só começam a conhecer a Microsoft quando chegam ao mercado de trabalho. (até documentos é cada vez mais Google)

E com esta ausência em dispositivos de consumo, o Windows ficará cada vez mais dependente de soluções assentes em tecnologias Web cuja performance e peso sabemos bem o que é. Aliás, eu olho para as aplicações que uso diariamente durante o meu trabalho e metade delas são Electron (que é a porcaria que bem sabemos).

A Xbox tem o seu espaço conquistado (embora o Nadella quisesse também despachar com a mesma).

Eu quando digo a colegas que o Windows/Microsoft tem os dias contados no quotidiano do Casual Joe sou chamado de maluco. Como as coisas estão acho que sou mais visionário que maluco ...

É que mesmo o posicionamento para tecnologias do futuro a MS está atrasada pois falta-lhe a ponte para as mesmas. AR, VR, ML, quem tem os Users e os Devices para fazer chegar estas tecnologias ao Casual Joe?! Não é a MS seguramente.
 
E com esta ausência em dispositivos de consumo, o Windows ficará cada vez mais dependente de soluções assentes em tecnologias Web cuja performance e peso sabemos bem o que é. Aliás, eu olho para as aplicações que uso diariamente durante o meu trabalho e metade delas são Electron (que é a porcaria que bem sabemos).

A Xbox tem o seu espaço conquistado (embora o Nadella quisesse também despachar com a mesma).

Eu quando digo a colegas que o Windows/Microsoft tem os dias contados no quotidiano do Casual Joe sou chamado de maluco. Como as coisas estão acho que sou mais visionário que maluco ...

É que mesmo o posicionamento para tecnologias do futuro a MS está atrasada pois falta-lhe a ponte para as mesmas. AR, VR, ML, quem tem os Users e os Devices para fazer chegar estas tecnologias ao Casual Joe?! Não é a MS seguramente.

O horror... Como dizia o outro.

A MS meteu ao bolso em 3 meses 20 mil milhões de dólares, de lucro. No meio de 45 mil milhões. Coitadinha da MS! Estão sem futuro algum.

O Windows 11 vem dar uma lufada de ar fresco na app store. Vamos ver se é agora que passa a ser uma boa app store.
 
Ainda agora mataram mais uma Framework e o que mais se encontra em espaços de Devs que ainda faziam Apps para Windows é a dúvida do que usar para desenvolver para a plataforma. Está tudo em banho maria, desde o WinUI 3 que ainda tem limitações no suporte, o MAUI que provoca mais confusão que clareza, etc.

Enquanto isso, os Devs de outros ecossistemas têm uma cenário estável sabendo ao certo o que usar e quando usar (o SwiftUI ainda está instável, mas aposto que ficará estável ainda antes da MS definir um default para o Windows).

Sim, o valor da MS tem aumentado consideravelmente e está bem de saúde, mas estás a confundir os dois temas. Estar bem financeiramente e ser rentável não é o contrário do Windows ter cada vez menos relevância para o Casual Joe (que parece-me factual). Aliás, até é bem sabido que quando o Nadella pegou na empresa o Windows passou para segundo plano sendo o Azure a bandeira da empresa.

A App Store do Windows 11 dificilmente será uma boa App Store pois para começar falta logo a motivação de desenvolvimento para o Windows em si. O que a generalidade das empresas fazem é ficarem-se pela versão Web, ou em último caso encapsular o Site numa App Electron (o que é a mesma coisa com a adição do consumo de RAM absurdo). No meu trabalho praticamente metade das Apps que uso diariamente são Electron o que denota bem que mesmo com um MarketShare absurdo no mundo dos Desktops, não é motivação suficiente para desenvolver Software nativo.

Haverá sempre espaço para as Apps de produtividade e coisas específicas (como jogos AAA), mas a computação pessoal mais casual da generalidade das pessoas é feita em equipamentos que não correm SOs da Microsoft. Dá para fazer um paralelismo com a IBM (bem viva financeiramente, mas invisivel no mercado de consumo).

Já agora, não achas que um equipamento como um Surface Pro não perde logo metade do valor sem um suporte de Software ao nível de um iPad (por exemplo)?! O modo Tablet dos Surface fica logo totalmente capado sem o suporte aplicacional que encontras em outros lados.
 
Boa questão, o que me faz mais confusão é não ver em lado nenhum anúncios de pré-venda. No entanto, aqui ao lado na amazon.es já está em pre-venda, com envio previsto para 11 de janeiro, o que me leve a crer que nao faltará muito a ser lançado (assumindo que vai estar disponível ao mesmo tempo em toda a peninsula).
 
Está em pré-venda na amazon, supostamente é lançado amanha. Acho muito estranho nao haver mais nenhuma loja em pré-venda ou com alguma estimativa de data. Nem a loja oficial da microsoft seja PT seja ES tem data, fala apenas em inicio de 2022..
Já está à venda na amazon..se comprar apenas o tablet consigo mudar o idioma do windows para pt?
Conseguir consegues, o problema será o teclado (que se compra á parte) que não é PT-PT.
 
Porra ainda esticaram mais que na amazon, a versão que eu quero está quase 60 euros mais cara aqui
EDIT: considerando o IVA PT que é diferente do espanhol, afinal a diferença são apenas 27€.
A Worten tambem tem já no catalogo, mas indisponivel, enquanto que a microsoft online até diz que entrega esta semana.
 
Última edição:
Back
Topo