Microsoft Surface Tablet

Eu não levantei nenhuma questão, o que disse é que tem se levantado. Eu uso o start menu bstante, um por vêzes como dizes, outra para clickar nos short cuts. Tanto para uma como para outra, não tenho qualquer necessidade de ver deslizar um painel que cobre todo o ecrão com quadrados saltitantes por todo lado. Simplesmente não é elegante nesse contexto e admito que para alguns possa ser muito confuso.

PS: Penso mesmo que a MS vai colocar isso como funcionalidade opcional. Se não é no lançamento vai ser com um update ou SP.

É possível. Aliás, vi algures um "mod" para as previews do W8 em que não abria o Metro Menu em Full Screen. Ficava centrado. É isso que achas o ideal? Agora ter um Start Menu clássico e um Metro Menu acho um bocado redundante.

Mas se calhar darem a opção de quem está a trabalhar em desktop ter um Menu Antigo (para quem quer) não é assim algo tão mau. Eu prefiro usar o Metro, mas como há pessoal que usa o Start Menu do Win98, há quem queira continuar a utilizar o do W7.
 
Três questões a atirar para o ar derivado do que referes:

- Não seria uma oportunidade para Samsung [se não for o fabricante] associar-se a Asus e HP [e talvez mais um ou outro fabricante] e voltarem-se para uma 'joint-venture' para um novo SO baseado em Linux ou coisa assim?
Isto ia levantar questões de fragmentação de mercado, com um 4º 'grande' SO mobile [depois de Android, iOS e Windows], mas se tivesse um forte envolvimento das marcas e se estas 'arriscassem' a não investir nos SO já existentes e seguissem este caminho com produtos de qualidade, poderia ter viabilidade. Poderia era haver dificuldades/confusões com questões de 'liderança'.

A HP já teve um SO espetacular nas mãos e não aproveitou, o WebOS, por isso duvido que vão por aí.
 
A abordagem da Apple é mais partir logo da ideia que são aparelhos diferentes e só inclui funções ou ideias que sejam aplicáveis a cada caso.

A Apple também considerava em tempo que o telemóvel e um media player era aparelhos diferentes. A rampage "recente" deveu-se precisamente por pensar o contrário. Encontrou uma solução que juntava as funções de telemóvel, com mediaplayer e muito mais de uma forma elegante. Não tenho a certeza que a mesma abordagem é a melhor para o caso dos tablets ou se aí há espaço para mais uma convergência, penso que há! Sempre pensei.

Relativamente ao sistema ficheiros que a Apple tem tentado diluir, veja-se que a iCloud da Apple pese embora interessante, do ponto de vista de partilha de informação para lá da oferta da Apple , está-se a revelar de utilidade duvidosa (não falo em backups etc). Muitos de developers estão a caminhar para serviços alternativos e tentam fazer a interface com múltiplas clouds e não só o que torna a consolidação ainda mais difícil.

O grande desafío da Miscrosoft na minha opinião vai ser o preço. Um surface, ao nível funcional até pode valer 300 ou 500 euros mais que o iPad ou Transformer, não sei é se o público em geral vai dar esse valor, principalmente com a Apple adicionar mais valor multimédia ano para ano. Eu penso que até pode valer isso, mas o público não vai nisso! Mas se for a um preço que torne o objecto comparável penso que o publico irá perceber que o RT é mais versátil e convencer muita gente que ainda não comprou tablets, e mesmo os que compraram poderão eventualmente mudar.

Na semana passada li um artigo interessante da revista Harvard Business que mostravam os resultados de um estudo que concluía que as pessoas normalmente valorizam por baixo dispositivos que fazem muitas coisas quando comparado com dispositivos que foram talhados para fazerem apenas algumas coisas comparativamente. A maioria colocava mesmo dispositivo com extras mais barato do que o mesmo sem extras. O que é interessante. O artigo também tenta explicar este fenómeno.

Apresentaram um dispositivo a um grupo de pessoas que não o conhecia e o mesmo dispositivo com mais algumas funções a outro grupo de pessoas (foram vários grupos de cada um). E pediram que cada grupo chega-se a um consenso sobre o valor. Quase todos os grupos do segundo colocaram o produto ou ao mesmo preço ou mais barato que os primeiros.

PS: Não é o caso dos telemóveis WP 7.5 que na minha opinião propunham seguia o inverso. Num mercado que o standard é já um conjunto de funcionalidades integradas e que funcionam de forma COMPROVADA, tentaram vender a coisa com menos funções, pese embora uma ou outra melhor, práticamente ao mesmo preço. Claro, só podia dar asneira. Só alguns "iluminados" é que achavam que o problema era falta de gente a vender e a explicar nas lojas que com menos do que o "standard" se podia fazer melhor, quando o problema não era esse. Para isso colar era preciso que a concorrência anda-se a dar tiros no pé propondo mais mas muito mal o que não é de todo o caso.

Ora o Surface é outra história. Penso que propõe mais e tenta propor melhor em todas frentes. A começar com câmeras frontais e traseiras no modelo base pelo que se consta. Um detalhe sem dúvida, mas que demonstra que a abordagem ao mercado é totalmente diferente daquilo que foi o WP7. E ainda bem.
 
Última edição:
Palavras para quê? BRUTAL! Eu cá fico com uma versão ARM, só preciso de um tablet com Office e teclado logo isto para mim é mel.
 
Quero primeiro ver a coisa a trabalhar e depois retirar julgamentos, para já mais equipamentos para o mercado ajudam os preços a melhor.
 
Este tópico vai rapidamente tornar-se em flame wars constantes, pela natureza dos utilizadores e a julgar pelo recente tópico fechado sobre os motivos da apple ser "odiada".

Cumps
 
Interessante

Contudo, será muito importante saber a autonomia do aparelho, porque menos que as 10 horas do iPad não ira convencer muita gente que já não vai aceitar menos que isso...O ecran não será tão bom, mas 1080p num tablet 10'6 devera chegar...O peso também pode ser algo a reflectir..De resto, parece um aparelho potente e com óptima conectividade, no fundo tapa buracos do iPad, relativizando outros atributos como a resolução por exemplo.

Por mim tinha os 2
 
Este tópico vai rapidamente tornar-se em flame wars constantes, pela natureza dos utilizadores e a julgar pelo recente tópico fechado sobre os motivos da apple ser "odiada".

Cumps

Não vejo porquê... Ainda só vi uma discussão válida até agora.

Na área Windows tem-se discutido muito o Windows 8 e apesar de haver quem goste e quem odeie ainda não houve confusão nenhuma.
 
Três questões a atirar para o ar derivado do que referes:

- Não seria uma oportunidade para Samsung [se não for o fabricante] associar-se a Asus e HP [e talvez mais um ou outro fabricante] e voltarem-se para uma 'joint-venture' para um novo SO baseado em Linux ou coisa assim?
Isto ia levantar questões de fragmentação de mercado, com um 4º 'grande' SO mobile [depois de Android, iOS e Windows], mas se tivesse um forte envolvimento das marcas e se estas 'arriscassem' a não investir nos SO já existentes e seguissem este caminho com produtos de qualidade, poderia ter viabilidade. Poderia era haver dificuldades/confusões com questões de 'liderança'.

Essas coisas demoram tempo e precisam de um ecossistema que demora a criar. São anos para o conseguir. Podiam pegar no Ubuntu mas não iriam ter pessoas a mudar. Podes ver a dificuldade de ganhar utilizadores com o Windows Phone 7.

- Será que a Google vai voltar-se para agora sua Motorola e colar-se ao fabricante que comprou para lançar um produto de qualidade e inovador a concorrer mais a sério com iPad e o Surface tablet?

Todos os players com SO começam também a ter hardware. Atenção que a microsoft não acordou agora. Há muito que tem uma divisão de hardware. O Kinect é para mim o dispositivo mais revolucionário dos últimos tempos mas paciência. Está pouco aproveitado.

- Se não verificar-se o escrito na pergunta acima, o Android pode ser visto como 'tábua de salvação' dos fabricantes como um SO 'aberto' onde não têm de concorrer directamente com o produtor do SO e ao mesmo tempo fabricante de hardware com esse SO [à partida com vantagens claras sobre a sua utilização/aplicação]. Será que os grandes fabricantes não vão mais para o lado do Android [pelo menos para ARM, para x86 há o 'argumento' do software windows]?

O Android não será a primeira escolha para desktop. Seria mais depressa Ubuntu. De qualquer das formas há uma margem maior de utilizadores com necessidades diferentes. Eu vejo que muitos possa ficar satisfeitos com o Chromebook por exemplo.

Já agora uma quarta:
- Será que a M$ poderá usar a 'estratégia' da Google nos Nexus de 'convidar' fabricantes a apresentarem propostas para produzirem os seus tablets [e smartphones?!] 'oficiais'?
Poderá ir por este caminho e neste primeiro lançamento ter feito uma escolha mais directa/secreta. Mas não me parece que a M$ siga uma 'política' destas..

Poder pode mas duvido. É demasiado grande para estar a ir por ai. A Google é uma empresa completamente diferente. E de qualquer das formas o próximo Google Phone ainda pode ser da Samsung ou HTC para disfarçar, mas não estou a ver porque continuar com esse caminho quando têm a Motorola.
 
Parece interessante, mas nos últimos anos a MS perdeu muita credibilidade nos sistemas portáteis, logo se estivesse interessado estaria com um pé atrás....mas tenho esperança que estejam no rumo certo.


Em relação ao WP7 VS Android a única coisa que me faria pensar 2X em qual comprar é o USB Mass Storage, tudo o resto prefiro o WP7. Ainda hoje não entendi porque não meteram essa funcionalidade. :(
 

esse video que ai está está simplesmente BRUTAL , a [video=youtube;dpzu3HM2CIo]http://www.youtube.com/watch?v=dpzu3HM2CIo&feature=player_embedded[/video].
está muito fixe este tablet/pc ; ja tinham sido anunciados alguns semelhantes ao transformer prime com processador ix e Wind8 mas este está muito fixe , ja não era sem tempo a MS fazer um conjunto completo..
 
Última edição:
Curti imenso a versao Pro! Se for um preco aceitavel, comprarei um quase de certeza

(aceitavel 'e a volta de 500/600 dollars)
 
Curti imenso a versao Pro! Se for um preco aceitavel, comprarei um quase de certeza

(aceitavel 'e a volta de 500/600 dollars)
Aponta mais para o dobro...segundo percebi a versão arm será "equivalente" ao ipad actual(arquitectura de aplicações e isso) mas a versão pro é que realmente deixa água na boca se funcionar devidamente. Mas penso que a apple não dormirá e que lançará algo brevemente para concorrer com isto, a menos que não acredite que o conceito funcione...lá para o fim do ano saberemos xD
 
Assim à primeira vista parecem que têm bastante potencial. Vai depender depois é sempre do preço a que o metem cá para fora...

Só não percebo o raio desta politica de anunciar hoje para lançar quase no fim do ano... :sad: Para isso quase que mais valia estarem calados, é que quando sair já são old news. E entretanto a concorrência já teve tempo para se preparar... :rolleyes:

Eu acho que devem ter anunciado agora, com disponibilidade para o fim do ano, para dar oportunidade aos OEMs para terem algo pronto também no fim do ano. Se os gajos mandassem a especificação da máquina para os parceiros OEM, de certeza que ia vazar, e acabava-se com o efeito supresa. Assim, da mesma maneira que o Android com os Nexus, tens o equipamento da "marca" que é este tablet que a Microsoft apresentou. E em Dezembro, de certeza que vais ver mais tablets da ACER, Dell, Fujitsu, etc, mesmo a tempo das vendas de Natal ;)
 
Back
Topo