Microsoft Surface Tablet

Acho estranho não terem anunciado autonomias, isso é um fator chave e no Pro tem uma relevância ainda maior.

O nome acho mal escolhido
O Surface Windows RT podia ser só Surface e o Surface Windows 8 Pro podia ser Surface Pro.

Pois, nesse aspecto ainda não aprenderam com a Apple: less is more.
Acho que estes novos tablets prometem bastante, mas acho que o mercado está a ficar saturado: muitas apps diferentes em plataformas diferentes não são nada benéficos para os consumidores. Isto porque por exemplo uma app que permite comunicação ou jogar entre pessoas de iOS / Android é uma coisa, mas depois com isto vai ser necessária mais uma versão o que não vai acontecer. E vai-se fragmentando e fragmentando o mercado das apps (versão normal, versão HD para retina, versão 16:9 do Surface, etc, etc.)

E é aí que eu acho que a Apple é boa: eles sabem o hardware que têm, adequando o software ao seu mercado.
No Android isto falha: os developers não criam milhares de versões das apps, mas sim uma universal que não tira partido de todas (ênfase no TODAS) as particularidades de determinado tablet/smartphone.

Estou no entanto expectante em relação à autonomia e ao preço dos Surfaces.
 
Isso é só um Asus Transformer com Windows...

Quer dizer, o único que presta como concorrente ao iPad 3, provavelmente vai custar 2 ipads, e é 2x mais pesado mais gordo, e duvido muito que consiga umas 10 horas de bateria como o bom e velho iPad, com o CPU Intel x86_64

Mas vem com uma case-teclado... boa sorte... tem mesmo aspecto de ser confortável para teclado externo...

Pela altura que for lançado, o ipad 4 já estará a ser rumurado, com mais trunfos na manga... nomeadamente feedback táctil, que a Apple já está há muito a tratar (como revelado por uma patente sua)...



Too late, Microsoft... se não for muito mais barato que o "verdadeiro, testado e comprovado", não vai vender coisa que chegue para fazer concorrência ao mercado estabelecido do iOS e Android...
 
Última edição:
Aponta mais para o dobro...segundo percebi a versão arm será "equivalente" ao ipad actual(arquitectura de aplicações e isso) mas a versão pro é que realmente deixa água na boca se funcionar devidamente. Mas penso que a apple não dormirá e que lançará algo brevemente para concorrer com isto, a menos que não acredite que o conceito funcione...lá para o fim do ano saberemos xD

A Apple não vai mudar o seu plano estabelecido e para a Apple o concorrente do Surface Pro é o MB Air, e o do RT é o iPad.
Quando o Surface sair já estará para sair o iPad 4 e provavelmente a Apple coloca o 2 e o 3 mais baratos dificultando a vida da MS.
 
(...)
Too late, Microsoft... se não for muito mais barato que o "verdadeiro, testado e comprovado", não vai vender coisa que chegue para fazer concorrência ao mercado estabelecido do iOS e Android...

Acho que não precisa de ser "muito mais barato", basta estar na mesma gama. As specs são impressionantes, especialmente o Pro, que é um verdadeiro all in one.

Algo que nunca gostei no iPad é o aspect ratio a 4:3 - para mim aqui a Apple cometeu um erro tremendo - agora estão presos a um aspect ratio visto como antiquado e o modelo de desenvolvimento de aplicações depende de factores de escala inteiros (o retina tem 2x a resolução do ipad 2)

O Windows 8 é muito mais flexível com um modelo de layout fluid.

As coisas podem correr bem para a Microsoft...

surface2.png

http://www.businessinsider.com/microsoft-surface-and-ipad-specs-comparison-2012-6#ixzz1yGEvXV4J
 
Última edição:
Mesmo a saír no Natal, dá bem para ver que o RT e o Pro anda entre pouco menos que o iPad 3 um pouco mais.

As pessoas não querem um iPad ligeiramente diferente, querem um iPad mais barato!

Ochalá que te enganes e que o Pro fique por 500€, como o da Apple, mas com um CPU Intel Core i5, achas mesmo? A MSFT não tem acesso a CPU's baratos como a Apple tem (i.e., tem de os pagar por completo á Intel, enquanto a Apple só paga o fabrico, pois produz internamente os desenhos, pagando as royalities á ARM pela arquitectura, é claro)

Como foi dito, a Apple lança o 4, entretanto um 3 bem descontado trata da concorrência.






Eu curto bastante o meu iPad 4:3!

Primeiro, tem mais espaço para o teclado em portrait.

Depois, cabe-te mais texto sem teres de mudar de linha (menos trabalho a ler)

Terceiro, as fotos das câmera digitais compactas são 4:3 (1,33), das câmeras SLR são 3:2 (1,5), bem longe dos 16:9 (1,7).

Quarto, tem as formas mais parecidas com um caderno (entre A5 e A4, +- o do moleskine "grande")

Entre muitas outras

Ok, para ver filmes, é melhor, sem dúvida, mas vale a pena?
 
Isso de "o verdadeiro" tem muito que se lhe diga...
600429_10151853888840385_1898174866_n.jpg


Há inclusive patentes e protótipos de conceitos que hoje vemos como "Tablets" que datam de 1968 (Dynabook) ou mesmo do século XIX.

211946982_4c3999220e.jpg


Anos 90...

83iPhone.jpg


012510_rg_AppleBashful_01.jpg


(protos) Anos 80...

Este último foi feito em '83, um ano antes do primeiro macintosh, sequer! e muito antes dos LCD se tornarem "standard"...



Houveram razões para os Tablet PC's falharem, e foram boas razões...

A primeira delas todas, foi a mais importante, o preço...
 
Última edição:
Isso é só um Asus Transformer com Windows...

Quer dizer, o único que presta como concorrente ao iPad 3, provavelmente vai custar 2 ipads, e é 2x mais pesado mais gordo, e duvido muito que consiga umas 10 horas de bateria como o bom e velho iPad, com o CPU Intel x86_64

Mas vem com uma case-teclado... boa sorte... tem mesmo aspecto de ser confortável para teclado externo...

Pela altura que for lançado, o ipad 4 já estará a ser rumurado, com mais trunfos na manga... nomeadamente feedback táctil, que a Apple já está há muito a tratar (como revelado por uma patente sua)...



Too late, Microsoft... se não for muito mais barato que o "verdadeiro, testado e comprovado", não vai vender coisa que chegue para fazer concorrência ao mercado estabelecido do iOS e Android...

Espero que estejas a falar do Windows 8 RT, e mesmo assim...

Desde quando é que se pode se quer comparar o iPad ao Surface? São conceitos diferentes, estão em ligas diferentes. O Surface é um híbrido PC/Tablet, já o iPad não passa de um Tablet. A vantagem e inovação aqui é que tens um dispositivo EXTREMAMENTE versátil. Podes usar o mesmo dispositivo para trabalhar (aplicações x86-64 - Photoshop, Solidworks, etc...), para entertenimento (jogos, com o i5 e a HD4000 mesmo underclocked ainda é uma máquina), e podes utilizar como um tablet normal.

Ora, vejamos. Tens um Tablet sempre que quiseres, e tens um PC se assim o pretenderes. A Microsoft acertou em cheio na fórmula (excepto no caso dos desktops, mas isto é outra história que está mais ligada ao OS Windows 8). So o Surface conseguir correr Photoshop CS6 fluidamente, estou seriamente a pensar em investir na máquina.

Mesmo que isto vá aos 900€ por exemplo, acho que a versatibilidade justifica o preço. Aqui o que mais interessa é o facto de ficares com basicamente uma máquina para "quase" tudo.

Muito sinceramente, sem querer puxar a sardinha para o lado da Microsoft, fiquei bastante surpreendido, é um conceito que já me passou pela cabeça, mas nunca pensei que chegasse a ver a luz do dia tão depressa.
 
Última edição:
Isso de "o verdadeiro" tem muito que se lhe diga...
600429_10151853888840385_1898174866_n.jpg


Há inclusive patentes e protótipos de conceitos que hoje vemos como "Tablets" que datam de 1968 (Dynabook) ou mesmo do século XIX.

Yep. Nem a Microsoft nem a Apple inventaram o tablet, o que temos hoje é a evolução de um produto que já existe à muito tempo.

É pena cada vez mais verificar o fanatismo tanto nos forums como na imprensa, artigos como este que são tristes. Parece que não se pode gostar de uma coisa e gostar ainda mais de outra, é como se fossem obrigados a gostar apenas de uma e odiar a outra.

Eu curto bastante o meu iPad 4:3!

Primeiro, tem mais espaço para o teclado em portrait.

Depois, cabe-te mais texto sem teres de mudar de linha (menos trabalho a ler)

Terceiro, as fotos das câmera digitais compactas são 4:3 (1,33), das câmeras SLR são 3:2 (1,5), bem longe dos 16:9 (1,7).

Quarto, tem as formas mais parecidas com um caderno (entre A5 e A4, +- o do moleskine "grande")

Entre muitas outras

Ok, para ver filmes, é melhor, sem dúvida, mas vale a pena?

Continuo a preferir o widescreen do meu tablet PC.

Primeiro, tem mais área para o teclado em landscape e possibilita escrever de forma confortável com os polegares em portrait.

Segundo, cabe-te ainda mais texto em portrait, e podes ter dois textos lado a lado em landscape.

Terceiro, possibilita-te ter duas fotos das câmeras digitais lado a lado, e os vídeos destas em HD aparecem no formato próprio.

Quarto, tem a forma literal de uma folha A4, bem mais espaço para escrever à mão com a caneta digital.

Acho que acaba por ser uma questão de preferência, mas sempre achei que em multitasking e na área geral de ecrã ganha-se muito mais usando widescreen.

Não me admiro nada se o iPad 4 trouxer um ecrã widescreen, os rumores já dizem que o iPhone 5 deve trazer um...
 
Última edição:
Mesmo a saír no Natal, dá bem para ver que o RT e o Pro anda entre pouco menos que o iPad 3 um pouco mais.

As pessoas não querem um iPad ligeiramente diferente, querem um iPad mais barato!

Ochalá que te enganes e que o Pro fique por 500€, como o da Apple, mas com um CPU Intel Core i5, achas mesmo? A MSFT não tem acesso a CPU's baratos como a Apple tem (i.e., tem de os pagar por completo á Intel, enquanto a Apple só paga o fabrico, pois produz internamente os desenhos, pagando as royalities á ARM pela arquitectura, é claro)
O que se lê é que o Surface Windows RT ficaria na mesma gama de preços de outros tablets ARM e que o Surface Windows 8 PRO ficaria na mesma gama de preços dos ultrabooks.
Faz sentido.

Eu curto bastante o meu iPad 4:3!
Primeiro, tem mais espaço para o teclado em portrait.
Depois, cabe-te mais texto sem teres de mudar de linha (menos trabalho a ler)
Terceiro, as fotos das câmera digitais compactas são 4:3 (1,33), das câmeras SLR são 3:2 (1,5), bem longe dos 16:9 (1,7).
Quarto, tem as formas mais parecidas com um caderno (entre A5 e A4, +- o do moleskine "grande")
Entre muitas outras
Ok, para ver filmes, é melhor, sem dúvida, mas vale a pena?
A questão de caber mais texto sem mudar de linha depende da orientação. Em landscape a 16:9 para a mesma área tens mais texto na linha.
O 16:9 também te permite ter aplicações side by side.
E adequa-se melhor ao campo de visão humano.
etc...
Por alguma razão toda a indústria de media tem adoptado este formato.
E um tablet/PC é um meio único para o consumo de media.

Penso que a única razão para a Apple ter utilizado o 4:3 foram limitações técnicas/custo na altura do lançamento do iPad1 - e agora ficaram presos.
 
Acho que não precisa de ser "muito mais barato", basta estar na mesma gama. As specs são impressionantes, especialmente o Pro, que é um verdadeiro all in one.

Algo que nunca gostei no iPad é o aspect ratio a 4:3 - para mim aqui a Apple cometeu um erro tremendo - agora estão presos a um aspect ratio visto como antiquado e o modelo de desenvolvimento de aplicações depende de factores de escala inteiros (o retina tem 2x a resolução do ipad 2)

O Windows 8 é muito mais flexível com um modelo de layout fluid.

As coisas podem correr bem para a Microsoft...

Num tablet para ler conteúdo o formato 4:3 é muito melhor que 16:9, os 16:9 ficam muito estreitos para documentos ao alto.
Mas são opiniões.
 
Última edição:
Tablet com um Core i5... Me Wants!!!!

O mais engraçado é que devido à arquitetura x86 desse tablet, qualquer aplicação para Windows deverá ser compativel com o tablet.

Já me imagino a instalar lá o Visual Studio :D
 
Agora é que a festa do mundo portátil vai começar, a Apple tem andado a gerir o seu potencial a seu belo prazer e lançando as coisas ás "pinchinhas", isto á custa da MS ter andado a dormir estes anos todos.

Se a Apple vier a lançar um híbrido Macbook air\Ipad volta a encostar a MS ás redes, dependendo de quanto estável e fluido for este MS Surface....a ver vamos.


Penso tb que já é tempo da apple mudar a UI do Ios.



2013 Vai ser uma ano interessante.
 
Última edição:
Mas são opiniões.

É daquelas coisas que podiamos estar a discutir aqui eternamente e ninguém mudava a opinião. Há vantagens num aspect ratio, há vantagens no outro, cada um é que sabe quaisas vantagens que prefere.

Na minha opinião, somente a vantagem de poder ter duas aplicações ou documentos lado a lado é mais que suficiente para optar por widescreen...
 
O pro não é um tablet (o RT sim), compara-lo com o Ipad não faz qql sentido.
o Pro é um ultrabook com ecrã touch destacável e teclado touch (tb tb uma versão com teclado mais tradicional) , a comparar so se for com o macbook air 11.6" e o novo está a 1100€ ; por isso mais caro que um ipad3 (+ de 679€ [preço da versão com 64GB , capacidade minima do pro]) é mais que aceitavel ...
 
Back
Topo