Análise Microsoft ZUNE 120GB

Shark00n

Power Member
Viva!
Numa viagem recente aos Estados Unidos, para onde fui com a ideia de trazer um iPod, acabei por trazer esta coisa estranha :D o novo Microsoft Zune 120GB. É preto e custou-me 250USD (à ronda dos 185€) achei um excelente valor, é idêntico ao do Ipod equivalente neste país (Com uns iguais 120GB de capacidade e a mesma resolução de ecrâ) mas o Zune é superior em algumas coisas, como o tamanho do ecrâ (3.2'') e a possibilidade de ver vídeos em modo panorâmico, a qualidade do display é também superior com cores mais nítidas e diferenciadas. O Zune possibilita um Video-Out com uma maior resolução à do iPod, e possui um Receptor FM integrado e muito prático. É um pouco maior em grossura e altura, mas é um pouco mais leve.
Após os ver lado-a-lado durante algum tempo numa loja Best-Buy, acabei por trazer o Zune, e resolvi fazer esta pequena análise para mostrar um aparelho que poucos seguidores e informação tem na Europa.

As primeiras impressões foram excelentes, deixo-vos umas fotografias da caixa e dos seus conteúdos:
13102008652.jpg

13102008653.jpg

13102008654.jpg

13102008657.jpg


Já 'desmantelada'
13102008658.jpg

13102008663.jpg


Os acessórios oferecidos
13102008664.jpg

13102008667.jpg


Os Headphones são muito práticos, além de terem um bom som e até serem confortáveis, têm um íman com um sistema de encaixe macho/fémea que os fixa um ao outro para melhor arrumação
13102008669.jpg

13102008670.jpg


As dimensões do Zune 120GB são iguais aos do anterior de 80GB (10.8 x 6.1 x 1.3cm), mesmo após as subtis alterações estéticas (Na tampa de alumínio na traseira, no rebordo da Scroll-Wheel agora em preto e no acabamento tipo brilhante da capa frontal.

13102008671.jpg

13102008674.jpg


A interface USB do leitor, muito parecida à do iPod. E o topo do Zune com, da esquerda para a direita, interruptor de bloqueio de teclas ('Hold'), antena WiFi e o jack para os Headphones
13102008676.jpg

13102008677.jpg


A traseira com o nome do modelo e uma pequena semelhança ao que a Apple faz com os seus iPods (Em que alguns dizem 'Designed by Apple in California'), o Zune tem escrito 'Hello from Seattle' :-D
13102008678.jpg


Uma comparação de tamanho com o que tinha mais à mão (Tentei arranjar um iPod Nano emprestado mas não consegui), uma Nintendo DS Lite
13102008680.jpg

13102008683.jpg

13102008685.jpg

13102008686.jpg



E agora, passando ao Software do próprio Zune, quando o ligamos é este o primeiro ecrâ que nos aparece à frente (Os Backgrounds são personalizáveis)
13102008687.jpg


A navegação é muito fácil, e acima de tudo, intuitiva. Está tudo deveras bem indicado e a organização tanto dos álbuns de música, como das pastas das fotografias e dos jogos é consistente. A Scroll Wheel é bastante funcional e sensível, não está de todo a atrapalhar e ainda podemos clickar nas extremidades como direcções, se quisermos ser ainda mais exactos (Dá jeito especialmente nos jogos e a escolher uma música em particular)

Este é o Menu da Música, aqui estão organizadas por Álbuns (também podemos visioná-las por Género, Artista, etc...). E, na imagem da direita, o aspecto do ecrâ quando estamos a ouvir uma música
13102008688.jpg

13102008691.jpg


E quando estamos a ver um vídeo (Todos os vídeos são reproduzidos em modo panorâmico, ou seja, com o zune 'deitado')
13102008694.jpg


O Menu das fotografias, já com um determinado álbum fotográfico seleccionado (à esquerda) e o aspecto quando estamos a ver uma fotografia em Slide Show e modo Fullscreen
13102008695.jpg

13102008698.jpg


O rádio FM
13102008699.jpg


E os jogos e respectivo Menu
13102008700.jpg

13102008701.jpg

13102008702.jpg

13102008704.jpg



Quanto ao Software para comunicar entre o PC e o Zune, é ai que reside a minha primeira queixa! Não está disponível fora dos Estados Unidos! É possível fazer o download e utilizá-lo para colocar qualquer conteúdo sem restrições no zune, mas não é possível fazer o Login (Para isso utilizar-se-ia a nossa conta de Windows Live, ou criaria-mos uma) para entrar no Marketplace e fazer downloads de conteúdo pago ou gratuito... O que é uma enorme pena, visto que é muito completo e bem organizado, e tem uma excelente selecção de Podcasts e Vídeos (Como séries) disponibilizados regularmente. Mesmo assim é possível visioná-lo, mas não é possível efectuar quaisquer downloads. Seguem umas Screenshots do Programa:

Este é o primeiro ecrâ que vêmos, o Status do nosso Zune
1.jpg


A minha Music Collection
2.jpg


A minha Podcast Collection, por agora vazia
3.jpg


O Marketplace - Música, Vídeo, Podcasts e Canais
4.jpg
6.jpg

5.jpg


E o 'Social' uma parte do Software e do Zune que nos permite trocar músicas com amigos via o WiFi embutido do Zune, ou através do software no nosso PC. Utiliza um sistema de Friends e Mensagens semelhante ao da Xbox 360, infelizmente, tal como o Marketplace, o seu uso é limitado aos Estados Unidos
8.jpg



Em jeito de conclusão, Foi uma boa compra, e apesar das limitações no que toca ao seu Marketplace, não estou arrependido pois já com o iPod raramente ia buscar música ao iTunes.
O Zune é rápido, fácil de usar e foi comprado a um excelente valor. Depois de já ter tido um iPod Video este foi uma lufada de ar fresco e é, na minha opinião, superior.

Zune ~ Pontos Positivos
+ Grande ecrâ com excelentes cores
+ Facilidade de utilização
+ Interface
+ Earphones
+ Bateria
+ Rádio FM
+ Espaço e velocidade de acesso e transferência
+ Reprodução de vídeos
+ Software (No que toca à organização da nossa biblioteca de música, vídeo, fotografias e podcasts. É fácil e muito mais centrado na própria 'música' do que o iTunes)
+ WiFi e troca de música via wireless com outros Zunes, sincronização e Update da Music Collection via Wireless com o Computador
+ Possibilidade de adicionar uma música que estejamos a ouvir na rádio à lista de compras do Marketplace

Zune ~ Pontos Negativos
- Ausência de opções de edição do som (Como um equalizador ou 'presets' para diferentes estilos de música)
- Software (O Marketplace ainda não está disponível fora dos Estados Unidos a sua utilização é limitada)
- Tem WiFi mas não existe a possibilidade de navegar na Internet, troca de música via Wireless com outros Zunes é uma característica algo inútil uma vez que não se vêm muitos Zunes por estes lados
- O Rádio não reconhece todas as músicas que estejam a tocar, depende da Emissora
- Letras pequenas, é por vezes difícil seleccionar uma música em particular sem recorrer ao click para cima ou para baixo


Espero que a análise seja do agrado de todos, estejam à vontade de comentar! ;)

Um abraço e até à próxima!
 
Última edição pelo moderador:
Análise espectacular, Shark00n :x2:! O Zune parece realmente um espectáculo. Desde o lançamento do modelo anterior (2ª geração) que anseio por um, mas prefiro esperar que saia na Europa (até para ir juntado o dinheiro nas calmas). Por tudo o que tenho lido, este Zune de 3ª geração parece sem dúvida um dos melhores leitores de MP3 que por aí andam.
 
Acabei de descobrir que pelo WiFi do Zune é possível aceder directamente ao seu Marketplace, e assim fazer downloads directos para o Zune. Pormenor espectacular!

Também estou a trabalhar numa maneira de conseguir aceder ao Marketplace mudei a 'localização' do meu computador para os Estados Unidos, e vou criar uma Windows Live ID baseada nos Estados Unidos, vamos ver se resulta...
 
Gostei muito, e pelo que é nem me pareceu caro. Parece ter uma boa qualidade de ecran e um design fixe. E tem poker nos jogos :D
 
para quando é que está prevista a vendo do Zune em Portugal?

Eu creio que na Europa será só para Outono de 2009 :(. Não entendo muito bem porque a Microsoft está a demorar tanto a distribuir o Zune - mesmo no Canadá, ali ao lado, só foi lançado ano e meio depois do lançamento americano...
 
Comprei um Ipod Classic de 120 um pouco mais barato que o Zune :) (vindo do UK por 170€ :D) Mas se fosse agora acho que tentava comprar antes o Zune, tem lagumas features que me agradam que faltam ao Ipod :( e podia deixar de usar o execravél Itunes :P

Outra coisa, ele formata a partição em que tipo? FAT32 ou NTFS?
 
Estou a pensar em vender o meu iPod Classic 6th gen 80GB e comprar um Zune.
Não gosto nada de não ter a possibilidade de fazer drag and drop.

Já vi que era possivel no Zune, mas não é nativo, pois não? Mas possível, certo?
 
Boa review, esse Zune parece uma boa proposta.

O senão, tal como o 1º Zune, não deve ser comercializado cá. Vá-se lá entender a MS.
 
Até dói gastar 370€ num iPod Touch quando este me parece bastante semelhante...

Permite-me discordar.

O zune só é comparável ao iPod classic em termos de funcionalidades. O iPod touch para além de ter, no máximo, 32GB (mem. flash em vez de disco rigido) de capacidade tem um sistema operativo que está, certamente, anos luz à frente do so do zune ou do iPod classic. Parece-me mais correcto olhar para o iPod touch como um PDA.

Não te esqueças também da App Store.
 
Última edição:
Permite-me discordar.

O zune só é comparável ao iPod classic em termos de funcionalidades. O iPod touch para além de ter, no máximo, 32GB (mem. flash em vez de disco rigido) de capacidade tem um sistema operativo que está, certamente, anos luz à frente do so do zune ou do iPod classic. Parece-me mais correcto olhar para o iPod touch como um PDA.

Não te esqueças também da App Store.

Apoiado! Se repararem bem nos promenores a Microsoft foi copiar as coisas à apple. Pode parecer estupido mas ate a parte de traz que tem o logo da empresa é igual ao iphone/itouch.
O iphone é tao pratico e compativel com windows. Sempre que a Microsoft faz uma coisa a fazer concorrencia à Apple faz uma caca! É apenas a minha opiniao. Respeito a vossa! ;)
 
Comprei um Ipod Classic de 120 um pouco mais barato que o Zune :) (vindo do UK por 170€ :D) Mas se fosse agora acho que tentava comprar antes o Zune, tem lagumas features que me agradam que faltam ao Ipod :( e podia deixar de usar o execravél Itunes :P

Outra coisa, ele formata a partição em que tipo? FAT32 ou NTFS?

É FAT32 creio eu.


Estou a pensar em vender o meu iPod Classic 6th gen 80GB e comprar um Zune.
Não gosto nada de não ter a possibilidade de fazer drag and drop.

Já vi que era possivel no Zune, mas não é nativo, pois não? Mas possível, certo?

Sim é possível. Já existem vários programas Homebrew que o permitem.
Pessoalmente dou-me bem com o Software original e não faço intenções de mudar.


9 meses depois de o ter, ainda acho que foi a melhor escolha possível, já tenho uma biblioteca de cerca de 60GB no Zune, tudo minuciosamente organizado, adoro o raio do leitor!
 
Back
Topo