1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise Microsoft ZUNE 120GB

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por Shark00n, 13 de Outubro de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 6903)

1. Shark00n

Shark00n Power Member

Viva!
    Numa viagem recente aos Estados Unidos, para onde fui com a ideia de trazer um iPod, acabei por trazer esta coisa estranha :D o novo Microsoft Zune 120GB. É preto e custou-me 250USD (à ronda dos 185€) achei um excelente valor, é idêntico ao do Ipod equivalente neste país (Com uns iguais 120GB de capacidade e a mesma resolução de ecrâ) mas o Zune é superior em algumas coisas, como o tamanho do ecrâ (3.2'') e a possibilidade de ver vídeos em modo panorâmico, a qualidade do display é também superior com cores mais nítidas e diferenciadas. O Zune possibilita um Video-Out com uma maior resolução à do iPod, e possui um Receptor FM integrado e muito prático. É um pouco maior em grossura e altura, mas é um pouco mais leve.
    Após os ver lado-a-lado durante algum tempo numa loja Best-Buy, acabei por trazer o Zune, e resolvi fazer esta pequena análise para mostrar um aparelho que poucos seguidores e informação tem na Europa.

As primeiras impressões foram excelentes, deixo-vos umas fotografias da caixa e dos seus conteúdos:

Já 'desmantelada'

Os acessórios oferecidos

Os Headphones são muito práticos, além de terem um bom som e até serem confortáveis, têm um íman com um sistema de encaixe macho/fémea que os fixa um ao outro para melhor arrumação

As dimensões do Zune 120GB são iguais aos do anterior de 80GB (10.8 x 6.1 x 1.3cm), mesmo após as subtis alterações estéticas (Na tampa de alumínio na traseira, no rebordo da Scroll-Wheel agora em preto e no acabamento tipo brilhante da capa frontal.

A interface USB do leitor, muito parecida à do iPod. E o topo do Zune com, da esquerda para a direita, interruptor de bloqueio de teclas ('Hold'), antena WiFi e o jack para os Headphones

A traseira com o nome do modelo e uma pequena semelhança ao que a Apple faz com os seus iPods (Em que alguns dizem 'Designed by Apple in California'), o Zune tem escrito 'Hello from Seattle' :-D

Uma comparação de tamanho com o que tinha mais à mão (Tentei arranjar um iPod Nano emprestado mas não consegui), uma Nintendo DS Lite

E agora, passando ao Software do próprio Zune, quando o ligamos é este o primeiro ecrâ que nos aparece à frente (Os Backgrounds são personalizáveis)

A navegação é muito fácil, e acima de tudo, intuitiva. Está tudo deveras bem indicado e a organização tanto dos álbuns de música, como das pastas das fotografias e dos jogos é consistente. A Scroll Wheel é bastante funcional e sensível, não está de todo a atrapalhar e ainda podemos clickar nas extremidades como direcções, se quisermos ser ainda mais exactos (Dá jeito especialmente nos jogos e a escolher uma música em particular)

Este é o Menu da Música, aqui estão organizadas por Álbuns (também podemos visioná-las por Género, Artista, etc...). E, na imagem da direita, o aspecto do ecrâ quando estamos a ouvir uma música

E quando estamos a ver um vídeo (Todos os vídeos são reproduzidos em modo panorâmico, ou seja, com o zune 'deitado')

O Menu das fotografias, já com um determinado álbum fotográfico seleccionado (à esquerda) e o aspecto quando estamos a ver uma fotografia em Slide Show e modo Fullscreen

O rádio FM

E os jogos e respectivo Menu

Quanto ao Software para comunicar entre o PC e o Zune, é ai que reside a minha primeira queixa! Não está disponível fora dos Estados Unidos! É possível fazer o download e utilizá-lo para colocar qualquer conteúdo sem restrições no zune, mas não é possível fazer o Login (Para isso utilizar-se-ia a nossa conta de Windows Live, ou criaria-mos uma) para entrar no Marketplace e fazer downloads de conteúdo pago ou gratuito... O que é uma enorme pena, visto que é muito completo e bem organizado, e tem uma excelente selecção de Podcasts e Vídeos (Como séries) disponibilizados regularmente. Mesmo assim é possível visioná-lo, mas não é possível efectuar quaisquer downloads. Seguem umas Screenshots do Programa:

Este é o primeiro ecrâ que vêmos, o Status do nosso Zune

A minha Music Collection

A minha Podcast Collection, por agora vazia

O Marketplace - Música, Vídeo, Podcasts e Canais
    [​IMG][​IMG]

E o 'Social' uma parte do Software e do Zune que nos permite trocar músicas com amigos via o WiFi embutido do Zune, ou através do software no nosso PC. Utiliza um sistema de Friends e Mensagens semelhante ao da Xbox 360, infelizmente, tal como o Marketplace, o seu uso é limitado aos Estados Unidos

Em jeito de conclusão, Foi uma boa compra, e apesar das limitações no que toca ao seu Marketplace, não estou arrependido pois já com o iPod raramente ia buscar música ao iTunes.
    O Zune é rápido, fácil de usar e foi comprado a um excelente valor. Depois de já ter tido um iPod Video este foi uma lufada de ar fresco e é, na minha opinião, superior.

Zune ~ Pontos Positivos
    + Grande ecrâ com excelentes cores
    + Facilidade de utilização
    + Interface
    + Earphones
    + Bateria
    + Rádio FM
    + Espaço e velocidade de acesso e transferência
    + Reprodução de vídeos
    + Software (No que toca à organização da nossa biblioteca de música, vídeo, fotografias e podcasts. É fácil e muito mais centrado na própria 'música' do que o iTunes)
    + WiFi e troca de música via wireless com outros Zunes, sincronização e Update da Music Collection via Wireless com o Computador
    + Possibilidade de adicionar uma música que estejamos a ouvir na rádio à lista de compras do Marketplace

Zune ~ Pontos Negativos
    - Ausência de opções de edição do som (Como um equalizador ou 'presets' para diferentes estilos de música)
    - Software (O Marketplace ainda não está disponível fora dos Estados Unidos a sua utilização é limitada)
    - Tem WiFi mas não existe a possibilidade de navegar na Internet, troca de música via Wireless com outros Zunes é uma característica algo inútil uma vez que não se vêm muitos Zunes por estes lados
    - O Rádio não reconhece todas as músicas que estejam a tocar, depende da Emissora
    - Letras pequenas, é por vezes difícil seleccionar uma música em particular sem recorrer ao click para cima ou para baixo

Espero que a análise seja do agrado de todos, estejam à vontade de comentar! ;)

Um abraço e até à próxima!

Última edição pelo moderador: 15 de Outubro de 2008
  2. ICK

ICK Power Member

Até dói gastar 370€ num iPod Touch quando este me parece bastante semelhante...

3. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Análise espectacular, Shark00n :x2:! O Zune parece realmente um espectáculo. Desde o lançamento do modelo anterior (2ª geração) que anseio por um, mas prefiro esperar que saia na Europa (até para ir juntado o dinheiro nas calmas). Por tudo o que tenho lido, este Zune de 3ª geração parece sem dúvida um dos melhores leitores de MP3 que por aí andam.

4. Shark00n

Shark00n Power Member

Acabei de descobrir que pelo WiFi do Zune é possível aceder directamente ao seu Marketplace, e assim fazer downloads directos para o Zune. Pormenor espectacular!

Também estou a trabalhar numa maneira de conseguir aceder ao Marketplace mudei a 'localização' do meu computador para os Estados Unidos, e vou criar uma Windows Live ID baseada nos Estados Unidos, vamos ver se resulta...

5. Joeski

Joeski Power Member

Gostei muito, e pelo que é nem me pareceu caro. Parece ter uma boa qualidade de ecran e um design fixe. E tem poker nos jogos :D

6. dniepre

dniepre Power Member

para quando é que está prevista a vendo do Zune em Portugal?

7. Pallad1um

Pallad1um Power Member

Eu creio que na Europa será só para Outono de 2009 :(. Não entendo muito bem porque a Microsoft está a demorar tanto a distribuir o Zune - mesmo no Canadá, ali ao lado, só foi lançado ano e meio depois do lançamento americano...

8. John'Z

John'Z Power Member

Bem que mau a microsoft deixar o resto do mundo de parte... É que mandar vir um de USA é um caso bicudo.

Cumps

9. kripton2007

kripton2007 Power Member

eu kero um bichinho desses para o natal!!!! :D:D:D

10. freakdahouse

freakdahouse Power Member

Então isso não tem equalizador??

11. souto

souto To fold or to FOLD?

Algum sítio em terras lusas que venda este bicharoco? :D

12. Shark00n

Shark00n Power Member

Não tem não, por acaso faz falta. Mas suspeito que tenha um Equalizador inteligente, que varia com o estilo de música, porque noto algumas nuances nas mudanças de som.

13. druyda

druyda Power Member

É muito bom esse zune. Entre ipod e zune, creio que vença o zune. No entanto acho que não consegue chegar ao touch.

14. O único problema deve ser a assistencia técnica que por cá não deve existir.

15. skandal

skandal Power Member

Comprei um Ipod Classic de 120 um pouco mais barato que o Zune :) (vindo do UK por 170€ :D) Mas se fosse agora acho que tentava comprar antes o Zune, tem lagumas features que me agradam que faltam ao Ipod :( e podia deixar de usar o execravél Itunes :P

Outra coisa, ele formata a partição em que tipo? FAT32 ou NTFS?

16. uterrorista

uterrorista Suspenso

Estou a pensar em vender o meu iPod Classic 6th gen 80GB e comprar um Zune.
    Não gosto nada de não ter a possibilidade de fazer drag and drop.

Já vi que era possivel no Zune, mas não é nativo, pois não? Mas possível, certo?

17. Gepeto

Gepeto Power Member

Boa review, esse Zune parece uma boa proposta.

O senão, tal como o 1º Zune, não deve ser comercializado cá. Vá-se lá entender a MS.

18. paperless

paperless Power Member

Permite-me discordar.

O zune só é comparável ao iPod classic em termos de funcionalidades. O iPod touch para além de ter, no máximo, 32GB (mem. flash em vez de disco rigido) de capacidade tem um sistema operativo que está, certamente, anos luz à frente do so do zune ou do iPod classic. Parece-me mais correcto olhar para o iPod touch como um PDA.

Não te esqueças também da App Store.

Última edição: 24 de Maio de 2009
  19. pedrosimoes

pedrosimoes 1st Folding then Sex

Apoiado! Se repararem bem nos promenores a Microsoft foi copiar as coisas à apple. Pode parecer estupido mas ate a parte de traz que tem o logo da empresa é igual ao iphone/itouch.
    O iphone é tao pratico e compativel com windows. Sempre que a Microsoft faz uma coisa a fazer concorrencia à Apple faz uma caca! É apenas a minha opiniao. Respeito a vossa! ;)

20. Shark00n

Shark00n Power Member

É FAT32 creio eu.

Sim é possível. Já existem vários programas Homebrew que o permitem.
    Pessoalmente dou-me bem com o Software original e não faço intenções de mudar.

9 meses depois de o ter, ainda acho que foi a melhor escolha possível, já tenho uma biblioteca de cerca de 60GB no Zune, tudo minuciosamente organizado, adoro o raio do leitor!

Partilhar esta Página