1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Microsoft's HD Photo to Replace JPEG

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por UNDEATH, 10 de Março de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 885)

1. UNDEATH

UNDEATH Power Member

Fonte: http://www.cdrinfo.com/

Que dizem pessoal acham que vai mesmo destronar o jpeg?

2. TosteX

TosteX Powre Membre

O PNG já devia ter destronado!

3. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

idem aspas :)

4. shello

shello Moderador
    Staff Member

Olha que não, TosteX...
    O PNG tem uma compressão excelente para imagens com texto e alguma regularidade nas formas e cores, não fotografias, onde as cores variam muito e não há um sentido regular destas.
    É uma coisa que tenho notado desde que uso PNG. É óptimo para imagens simples, screenshots, etc, mas é péssimo para fotografias. O JPEG é ao contrário. Se a compressão neste último for bem aplicada, não se nota a olho nu qualquer diferença para o "original". O PNG, por preservar todas as cores na fotografia vai estar a ocupar muito mais espaço sem grande necessidade. Nunca me pareceu que o objectivo do PNG fosse substituir o JPEG em fotografias. O GIF já sim. E parece que já o fez. cada vez vejo menos imagens GIF e mais PNG no lugar destas.

Existe aqui uma comparação que diz o que eu digo acima.

Quanto a este novo HDPhoto, aquele sistema de guardar a original parece interessante. Nunca tive conhecimento de tal feature num formato de imagem (nem vídeo).
    Mas não me parece que vá destronar a médio-curto prazo o JPEG. Este é conhecido e utilizado há vários anos. Mas não digo que daqui a algum tempo não venha a ser o "standard" (leia-se tão usado quanto o JPEG actualmente).
    Era boa onda a Microsoft lançar este formato como open source. Sem trampas de formatos proprietários, e assim. Uma coisa é ser free e proprietário, outra é ser free e open source. Eu aposto mais no tempo de vida e na melhor integração desta última do que no da primeira.

Última edição: 10 de Março de 2007
  5. flak

flak Power Member

está na moda a edição não-destrutiva de imagem :) o photoshop, com os seus smart objects, já pode aplicar filtros e 1001 ferramentas a imagens preservando sempre o original. O novíssimo Photoshop Lightroom cria uma biblioteca com ajustes de imagem, crops, etc.. preservando sempre o original, só quando se exporta para fora do Lightroom é que os ajustes são aplicados, e uma nova cópia da imagem é criada. Toda a informação dos ajustes é salva em XMP.

A Adobe criou o formato DNG (Digital Negative) precisamente para isso, as primeiras máquinas com suporte para DNG estão aí ao virar da esquina, eventualmente acredito que irá substituir o RAW, assim que começar a ser adoptado.

O HDPhoto da Microsoft parece-me uma boa ideia, e até já há um plugin beta para o suporte em Photoshop, mas creio que ainda demorará uns bons anos até ser mainstream.

Partilhar esta Página