Microsoft's "Other" OS...

Nem mais Blastarr, também tive obrigatoriamente de aprender os comandos do MS-DOS, pois quando comecei a mexer em PC's era unicamente o que havia, nem tinha Windows na altura. Como tu dizes e bem, acho que faz falta a muita gente saber um pouco mais de "linha de comandos" para perceberem como certas coisas funcionam no sistema operativo.
 
Anubis disse:
profissionais do quê? ;-)

Hoje em dia um SO sem GUI é só para máquinas sem monitor :-D e para quem gosta de sistemas operativos (neste segundo grupo estão incluídos os que se acham mais machos por saber usar a linha de comandos :004: ), não para quem quer trabalhar sem se preocupar com o sistema operativo

Este comentario é engraçado.
Especialmente numa altura em que a Microsoft está a desenvolver uma nova shell, que vai ser a base de muitos programas.
Em que o Gui trabalha apenas em cima da shell, passando a ser algo secundário.
Começa no Exchange 12.
 
Última edição:
Engraçado é usarem principalmente uma linguagem que herda conceitos-base de Java, a tal linguagem para programar frigoríficos (como a malta da MS gostava de referir).

Afinal esses conceitos até servem para alguma coisa.

p.s. Ter uma shell aberta, pronta a usar, em qq sistema operativo é sempre bom. Dá sempre jeito.
 
Última edição:
ptzs disse:
Engraçado é usarem principalmente uma linguagem que herda conceitos-base de Java, a tal linguagem para programar frigoríficos (como a malta da MS gostava de referir).

Afinal esses conceitos até servem para alguma coisa.

Não eram frigoríficos, eram microondas. ;)
 
blastarr disse:
SO sem GUI é só para máquinas sem monitor ?

Então como é que "os que se acham machos" usam a linha de comandos ? Com cartões perfurados ou luzinhas, como antigamente ?

O teu 1º comentário é que foi um bocado despropositado... ou fizeste de propósito para não perceber o que quis dizer.

blastarr disse:
Aínda hoje reconheço que, sem saber esses comandos, muitas das coisas que sei sobre computadores não teriam sido, pelo menos, tão bem compreendidas no contexto mais correcto.


Muita gente nem sabe usar atalhos de teclado no GUI Windows, quanto mais linhas de comandos, é triste...

Afinal estás a apoiar-me... tem-se uma maior compreensão de como as coisas trabalhavam usando a linha de comandos. Mas e quem não quer saber disso para nada? AKA, pessoas sem interesse em como funciona o hardware ou o SO. Continuam é a existir muitas pessoas que não percebem que um bom SO tem que trabalhar transparentemente para o utilizador.

Nemesis11 disse:
Este comentario é engraçado.
Especialmente numa altura em que a Microsoft está a desenvolver uma nova shell, que vai ser a base de muitos programas.
Em que o Gui trabalha apenas em cima da shell, passando a ser algo secundário.
Começa no Exchange 12.

Se trabalha dentro ou 421 andares em cima da shell não interessa, não retira validade nenhuma ao que eu disse.
 
Tenho lido akilo q aki foi escrito e posso sugerir um ex ou comparaçao muito simples para quem fala akilo q axa bem ou mal ou certo ou errado em se utilizar as GUI´s ou nao utiliza-las nos SO´s.

Experimentem-te instalar um MS.dos qq versao, lembro q tive ate a 7.0 eram 3 diskettes salvo erro, portanto isso nao deve ser muito dificil de encontrar na net, e por cima do msdos, instalarem o Win95 e dps tirem as vossas conclusoes. É claro q os tempos mudaram mas para os "putos" q começaram a utilizar como 1º sistema operativo o XP, q compreendam como e q se utilizava os SO´s na altura e a dificuldade q se tinha em aprender a trabalhar com os mesmos (lembrem-se q quando saiu o 95 so pai 1 em cada 5000 pessoas deveria ter net em portugal...portanto a informaçao em termos de aprendizagem era mais escassa, so recorrendo aos livros mas isso dps era extra $, nao e por ex como hj q se pode aprender linux online).

Tirem as vossas conclusoes para quem quizerem aprender mais um pouco da evoluçao dos SO´s e claro!

cumps ao pessoal, cada vez curto mais este forum!!!
 
Anubis disse:
profissionais do quê? ;-)

Hoje em dia um SO sem GUI é só para máquinas sem monitor :-D e para quem gosta de sistemas operativos (neste segundo grupo estão incluídos os que se acham mais machos por saber usar a linha de comandos :004: ), não para quem quer trabalhar sem se preocupar com o sistema operativo

Se a tua definição de SO não passar de Windows (sem linha de comandos) e Linux (com X a funcionar e sem shells) então ninguém no mundo profissional usa mesmo SÓ shells no dia a dia.

Se tiveres em conta outras opções rapidamente chegas à conclusão que existe muita malta que nem chega a ver uma única aplicação point'n click ou desktop durante largos meses de trabalho.

Se tiveres a falar no home user aí tens razão. Agora trabalhar a sério ainda se desenvolve e mantém muita coisa à base só de trabalho em shells. Trabalho esse que tem de ser feito assim, não por casmurrice, mas porque a importância e especificidade do trabalho assim o exige.
 
Última edição:
@Anubis - programa lá seja o que for, seja em que os for sem sem recurso a uma shell... os ides actuais permitem muito do trabalho fora da shell. mas existem casos em que esta é essencial ou muito útil.

Os gui's criaram-se porque são úteis e intuitivos, e porque criam uma gama de aplicações que de outra forma não existiria.

Agora dizer que computador sem gui, só se for sem monitor é uma afirmação semelhante a eu tenho um pentium em vez de um pc. Desinformação acerca das realidades que comentas.
 
bsod disse:
(...)o windows já deu o que tinha a dar(...)

Porque é que o Windows já deu o que tinha a dar, é porque não tem o logo da Apple? Ou porque não tem um do Linux? É porque tem o logo da Microsoft? Ou será por dizer lá Windows?
 
Última edição:
Eu não sei... talvez a Microsoft se veja impedida de fazer mudanças drasticas como a Apple faz.
Todos querem legacy no mundo Wintel...

Da Apple conheço 3 transições: 68K -> PPC, OS 9 -> OS X e PPC -> x86.
Do mundo Wintel conheço meia transição: Win 9x -> Win2000/XP.

A Apple está a borrifar-se se o user A ou B ainda usa um programa que só funcione num Mac OS anterior ao X.
Na Microsoft parece mal um programa de 1992 não funcionar na ultima versão do Win.
 
kronos disse:
@Anubis - programa lá seja o que for, seja em que os for sem sem recurso a uma shell... os ides actuais permitem muito do trabalho fora da shell. mas existem casos em que esta é essencial ou muito útil.

Os gui's criaram-se porque são úteis e intuitivos, e porque criam uma gama de aplicações que de outra forma não existiria.

Agora dizer que computador sem gui, só se for sem monitor é uma afirmação semelhante a eu tenho um pentium em vez de um pc. Desinformação acerca das realidades que comentas.

Epá ... 99% dos "home users" não precisam nem nunca precisaram da GUI do windows para nada

O "novo interface" da M$ poderia ser assim:

F1 =reboot (HELP para quê se com um reb00t o resultado é o mesmo)
F2 = Messenger
F3 = Paint (usaria rato)
F4 = EDIT ... ou seja ... wordprocessor
F5 = EXCEL ... aqui seria MUITO elaborado (usaria o rato tb) ... cof cof
F6 = linha de comandos ... era só escrever o nome do jogo e PUFFF tava a bulir ... :009:
...

ainda sobram 6 teclas FX ... deixo ao critério dos tecnicos. :004:


Já os Power USER ... 0$ "professional" com multi display (pelo menos uns 5) era o basico. :lol:
 
Qual é o problema de usar só CLI (aka Linha de comandos) ?

Ainda no outro dia no linux dp de andar a fazer umas experiencias fiquei sem X ... e na tive problema nenhum de tar a codar C no Emacs na linha de comandos ... lol... até tens browser e tudo ...
 
O único windows que odiei foi o 3.11, que sinceramente não me servia para nada... preferia o DOS.

Mas aparte disso, até agora todos os windows posteriores (excepto o Windows Me, que não trouxe nada de novo) têm sido cada vez melhores... a verdade é esta.
 
Oh Sotavento, deixa lá acrescentar mais offtopic aos tópicos que estes já estão bem recheados. Tu saiste-me um valente Spammer. Vou ter que chamar o caganamata para te castigar. :D
 
Spammer ? eu ? aonde é que tá aqui algum offtopic. Apenas teci um comentario acerca da "adoração" que alguns tem pelo GUI do windows.

:offtopic:

P.S.: TUDO menos o CaGa :rcarton: :nocom8le:
 
Back
Topo