Mac Mid-2012 morreu

eddie_gordo

Power Member
Viva,

Tenho um Macbook Pro Mid-2012, que há uns anos levou um upgrade de memória para 16GB e um disco SSD, boa máquina. No entanto, quando cheguei a casa ontem ele tinha-se desligado sozinho (tinha-o deixado ligado a fazer uns backups para a Amazon Cloud) e nunca mais ligou. Hoje levei-o a um Apple Repair Centre e o diagnóstico diz que precisa de uma Logic Board nova.

No ano passado mudei-me para Londres, pelo que este diagnóstico foi feito num centro cá. Para o arranjar são £713 (cerca de 840€), e eu não estou disposto a dar este dinheiro para arranjar um portátil com mais de 4 anos. Ao falar com o rapaz do centro de reparação, ele disse-me que se tivesse sido comprado no UK, este tipo de avaria está coberta por 6 anos, e aconselhou-me a ver se em Portugal é igual e a levar o portátil comigo da próxima vez para o arranjar.

Estranhamente eu nunca ouvi falar disto em Portugal, alguém faz ideia se isto é válido?

Obrigado desde já pela ajuda.
 
desconheço essa opção, alem dos 2 anos obrigatórios, pode haver hipótese de uma extensão de mais x por norma mais 3 anos a somar aos 2 obrigatórios, perfazendo 5 anos, mas nem sempre é posta essa hipótese, agora no UK 6 anos de garantia vai lá vai...
 
Já o fui levantar. Tinha falado com o rapaz pelo telefone, e ao ir levantá-lo falei com outro rapaz que me disse o mesmo, mas já mencionou 5 anos e disse que era algo que era feito ao nível da união europeia. Acho que vou tentar contactar o apoio ao cliente da Apple em Portugal para ver o que me dizem.
 
Se a avaria não for derivada de mau uso ou desgaste tens. Neste caso 4 anos é tipicamente muito pouco tempo para haver desgaste que conduza a tal situação. Em UK é relativamente simples resolver esta questão, em PT pode não ser até porque não houve grande alarido da imprensa à volta desta questão em 2016. Tipicamente após o período de garantia cabe a ti provar que não é derivado de nenhuma destas duas coisas.
 
Se a avaria não for derivada de mau uso ou desgaste tens. Neste caso 4 anos é tipicamente muito pouco tempo para haver desgaste que conduza a tal situação. Em UK é relativamente simples resolver esta questão, em PT pode não ser até porque não houve grande alarido da imprensa à volta desta questão em 2016. Tipicamente após o período de garantia cabe a ti provar que não é derivado de nenhuma destas duas coisas.

Obrigado pela resposta. Consegues indicar-me algum sítio onde possa confirmar essa informação, para ter onde me basear quando contactar a Apple em Portugal?
 
Quando no uk te falaram em 5/6 anos referem-se á mesma em Portugal de 2 anos, ou seja a comum "consumers law" 5 para UK e 6 para Northern Ireland, e reclamar nestas condições é o mesmo que em PT, tens de ir via judicial e esperar.
O "estrunfe" da loja não faz a minima ideia do que te disse, e alerto já que são pessoas sem qualquer formação, nem procedimentos Apple, aliás se reparares muitas das vezes eles á tua frente ligam por telefone a alguém, esse alguém é nem mais nem menos que a linha Applecare, portanto está incorrecta a informação facilitada.! Portanto é sempre melhor ligares diretamente para lá, se não gostares do atendimento da pessoa, volta a ligar :)
A única maneira de teres isso coberto é a falha se dever algo dentro do exchange and repair program, o único que encontrei que possa ter afetado e causado esse erro é o GPU caso tenhas a versão mid 2012 pro 15" vide https://www.apple.com/support/macbookpro-videoissues/
nessa situação não leves o mac a uma loja apple mas sim a um apple authorized service provider, podes ter de pagar o diagnostico mas é com este que vais falar com a applecare, explico, se no diagnostico nao for reportado marcas de abuso e os selos de humidade estiverem intactos só tens de ligar para a applecare com esse report, será emitido um código de reparação para te substituirem a board a borla e terás também de falar com o customer relations para o reembolso do valor do diagnostico.
Outra dica será quando ligares para a apple, fornece os teus dados, descreve rapidamente a situação e pede para falares com um agente senior.Explica com calma e o procedimento tratara do resto ;)
Aponta sempre o teu numero de caso ! E indico ASP em vez da loja para o diagnostico pois eles querem é vender !! A ti Apple paga ;)
Podem ranhosar no entanto se o SSD/Memorias que colocaste nao forem apple official !
Just my two cents hope it helps ;)
 
Obrigado pela resposta. O problema do meu Mac não parece ser esse que indicaste, tendo em conta que o portátil não liga de todo, e não tem nem tinha nenhum dos sintomas que o link indica. O portátil foi diagnosticado num Apple Authorized Service Provide, marquei a reparação/diagnóstico através do website da apple mesmo. Não sei se a pessoa que me entendeu tem formação ou não, mas ninguém ligou para ninguém.

Entretanto o meu irmão, que está em PT, vai tentar falar com o suporte Apple para ver se o caso pode estar coberto. Depois deixo um update.

Obrigado mais uma vez.
 
Safas-te mais com o suporte UK ;) Ele não liga pois o GPU já saiu totalmente !!! Desde que o led verde ligue com o charger you are good O diagnostico pagas-te ? Se não, leva "fora" do teu caso com a apple, e não estou a brincar, pede um senior advisor, não é falta de respeito, mas o primeiro nivel de suporte esta la para "descartar", nem sequer pode emitir codigos de reparação gratuitos. O importante mesmo é o que disse, nada de marcas de abuso e os selos de humidade intactos :)

PS: eles não podem nem confirmar, nem desconfirmar que é o GPU, se um senior advisor apanha o caso vais ver a diferença ;) Não te custa nada ... digo eu mas só cabe a ti ! Já vi repair codes serem emitidos por situações bem piores em que claramente o erro foi do user, exemplo ecras partidos
 

"dentro de um prazo de dois ou [de] cinco anos a contar da entrega do bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel."

Lendo isto, eu interpreto que, caso fosse um objeto não-portátil, que aí sim, seriam 5 anos. Como é portátil, 2 anos.

Podes tentar fazer como disse o AndreGarciaLX e ver se consegues um repair code de algum género. Tentas explicar a situação e fazes um bocado de choradinho. Tenta ligar para a linha PT, mas esses são mais técnicos e podem dar o braço a torcer mais dificilmente, enquanto que na linha UK podem ser mais lenientes. Tenta a tua sorte.
 
No link que deste, o meu modelo não está abrangido. Mid 2012 só os retina. O meu é non-retina.

Sim, paguei o diagnóstico. Não sei se estou a perceber muito bem o que um senior advisor fará diferente no meu caso. Eles abriram o portátil, tentaram ligá-lo via power-on-pads internos, tanto a usar bateria como power, e ele não dá sinal de vida. Não me parece nada com os sintomas que uma falha no GPU poderia dar. Peço um senior advisor e o que é que lhe digo? "Por favor, pode voltar a ver-me o portátil?" Depois de já ter sido feito um diagnóstico, acham que ele vai fazer algo diferente? Duas pessoas diferentes do mesmo ASP disseram-me que tendo sido comprado em PT, aqui no UK não podiam fazer mais nada, mas para tentar a minha sorte em PT.

Vou ver o que consigo fazer em PT, e em ultimo recurso tento o UK outra vez. Mas não tenho muita esperança, sinceramente. :(
 
Ex senior advisor apple uk aqui, e mais não digo ;) troquei uma porrada de não retinas ... mas pronto eu era um mao largas, nao posso usar o nome interno do codigo mas traduzido a portugues sera literalmente codigo de satisfacao do utilizador, quer isto dizer que se achar que mereces o senior advisor emite ... a minha regra era simples desde que nao exigisem e fossem fieis a marca seguia, cheguei a diferir de diagnosticos de loja até ... maa pronto tu saberas da tua vida :) continuares a abrir casos assim e que nao vais longe e quanto ao suporte PT e muito limitado no que podes fazer, alias em pt nem tens apple store ;)
 
Então um update:

O meu irmão falou com a Apple PT e disseram que realmente o prazo em PT já terminou e que não podiam fazer lá nada. No entanto disse que no UK a consumers law poderia cobrir então aconselhou-me a ligar para a Apple UK e pedir uma excepção de reparação. Ele disse que às vezes abrem excepções nestes casos, tal como o @AndreGarciaLX sugeriu.

Liguei então para o apoio da Apple UK, expliquei a situação. Disse que tinha um Macbook Pro Mid 2012 non-retina que não liga, que já fui a um Apple Service Provide e que diagnosticaram que deve precisar de uma logic board e que se o portátil cá tivesse sido comprado, estaria coberto pela consumers law. Disse que no APS me aconselharam falar com a Apple PT para ver se a mesma situação se verificava em Portugal, e que já tinha tentado mas que não estava coberto e que me aconselharam a tentar uma oportunidade na Apple UK.
O rapaz foi super atencioso. Quando expliquei o problema inicialmente ele disse que a consumers law só se aplicava ao país da compra, mas depois de eu explicar melhor a situação ele disse que ia falar com o senior para ver o que podia fazer, mas que não prometia nada.
Fiquei em espera uns minutos e ele depois quando voltou parecia mais triste do que eu. Disse que explicou a situação mas que dado que já passou muito tempo desde que a garantia acabou, não havia nada que eles pudessem fazer e que não podiam abrir uma excepção neste caso.

Estou a ficar sem opções, posso tentar ir a uma Apple Store pessoalmente e tentar fazer mais choradinho, mas começo a perder a esperança. :(
 
Então o senior que o atendeu era shity ;) como disse se nao gostares da resposta do primeiro, avança para o segundo, e não precisas justificar se disseres em chamada que desejas falar com um senior advisor, o procedimento obrigad o senior advisor a falar contigo(cp27), ou seja assumir a chamada :) ps: o suporte UK é dado por lisboa/porto/braga/atenas/manila e cork, destes, não menosprezando os ex-colegas lisboa rula if you know what i mean ;)

Mantem simplesmente cordial, e que não concordas com o diagnostico e teres de pagar tanto por um equipamento, es um user apple dedicado tens tudo na familia com apple bla bla bla bla bla, mesmo que não tenhas actualmente os erros, comenta que antes de ir abaixo fez umas linhas no monitor ... qualquer coisa pm espero que compreendas ;)
 
Ja agora existe aqui coisas a saber, existe a garantia de lei de conumidor, a garantia extendida apple e o serviço APP applecare protetion plan, são 3 coisas diferentes ;) e o serviço Apple é worlwide se não fores pela consumer law. Até podes comprar num pais, e em caso de troca podes trocar o equipamento noutro (ficas e uma porrada de tempo á espera)
 
Última edição:
Ahah então quem me atendeu devia ser português, por acaso. O nome era Pedro e parecia-me ter sotaque português, eu ainda estive para perguntar mas como as chamadas são gravadas deixei seguir em inglês que deve ser preciso.

De qualquer das maneiras, confesso que não consigo ter muito mais lata para estas coisas. Acho que fui bastante cordial e expliquei a situação da melhor maneira. Quando ele me disse que ia falar com o senior eu fiquei com esperança, mas depois de ele voltar e dizer que não tinha conseguido nada, confesso que não tive mais argumentos para continuar a "pedir". :P

Quanto a essas 3 coisas que referes, eu já não tenho nenhuma delas. A única que poderia ter era mesmo a consumer law, se tivesse sido comprado no UK. O portátil já foi comprado em 2012, já vao 4 anos e meio, mais ou menos.

Achas que faz sentido ligar de novo? Provavelmente está registado que já liguei uma vez, e provavelmente têm o registo do report feito no ASP também.
 
Ahah então quem me atendeu devia ser português, por acaso. O nome era Pedro e parecia-me ter sotaque português, eu ainda estive para perguntar mas como as chamadas são gravadas deixei seguir em inglês que deve ser preciso.

De qualquer das maneiras, confesso que não consigo ter muito mais lata para estas coisas. Acho que fui bastante cordial e expliquei a situação da melhor maneira. Quando ele me disse que ia falar com o senior eu fiquei com esperança, mas depois de ele voltar e dizer que não tinha conseguido nada, confesso que não tive mais argumentos para continuar a "pedir". :P

Quanto a essas 3 coisas que referes, eu já não tenho nenhuma delas. A única que poderia ter era mesmo a consumer law, se tivesse sido comprado no UK. O portátil já foi comprado em 2012, já vao 4 anos e meio, mais ou menos.

Achas que faz sentido ligar de novo? Provavelmente está registado que já liguei uma vez, e provavelmente têm o registo do report feito no ASP também.

Ai esteve perfeito, o unico senao e que e procedimento quando o cliente pede para falar com um senior o senior e obrigado a ficar com a chamada, queira ou não ;)(não discrimando, quando atendia malta turca nem diziam o problema, já estavam treinados a seguir para senior advisor) só isso valia reclamação e garanto que te trocavam a board como compensação sem stress !

Envia-me o teu case number no UK por mp, não abras mais contatos com eles ;) e se falarem português, podes escolher falar também ... :) para mim era lufada poder falar portugues ou castellano :) confesso já ter saudades daqueles scottish people "Ye see lad, me iphone entered airplane mode and now the screen is cracked" hehehhehe espero essa mp deve ser um 1000XXXXX como case number !

edit: Só para dizer que a malta de primeiro tier também é boa, só sugiro segundo pois são os que podem emitir realmente compensações, portanto por mais boa vontade que haja no t1 ...
 
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