1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Migração -> Alternativas

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por andré ferrari, 11 de Novembro de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1447)

1. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Tive curiosidade e resolvi pesquisar sobre Sistema Operativo Linux.
    E tão convencido fiquei que resolvi download da Distro Ubuntu e experimentar!! :D

Seria para usar no portátil, ou seja, nongamming. Por isso penso que seria uma facil adaptação!
    A minha intenção é usar apenas o Linux (sem qualquer outro SO) até porque o disco não abunda em espaço (100Gb) ;)

Na procura de alternativas encontrei:
    WLM -> aMSN
    MSOffice -> Open Office 2.0
    Firefox 2.0 -> Já integrado
    KeePass -> GnuPG (não sei se será a mesma coisa, o que pretendo é um gerenciador de passwords)
    iTunes -> Listen?
    Allwaysync -> ?
    Inksaver -> ?
    Guardiao -> ?

Infelizmente não encontrei alternativas para estes tres ultimos programas.
    O AllwaySync é absolutamente essencial, e este só compativel com MS Windows :(

Assim sendo colocam-se 3 questões:

a) Alguem conhece algum programa de sincronismo (possibilite troca de ficheiros entre WindowsXP e Ubuntu?)
    b) O Listen possibilita iPodcasts?
    c) O Inksaver alguem testou se funciona com Ubuntu?

Cumps

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Sincronização entre Ubuntu e Windows não é o meu forte, mas penso que haverá inúmeras soluções.
    O Inksaver só existe para windows. Em Linux o melhor é afinar bem as configurações da impressora manualmente, para gastar o mínimo de tinta possível.
    Gestor/leitor de música/podcasts aconselho o Amarok. Se suporta Ipodcasts não sei.
    O guardião nem sequer sei o que é ...

3. esquiso

esquiso Power Member

Para sincornizaçao entre pc's, o Samba é o melhor :)

btw, e desculpem-me o Off Topic... Post nº 500 :D

4. HecKel

HecKel The WORM

5. CR_

CR_ Power Member

6. andré ferrari

Staff Member

Mas é com o driver fornecido pela Epson que faço essas configurações da impressora? É que não nada rico em opções :rolleyes:
    Pelo que vejo Amarok e Listen são alternativas. Apesar de gostar bastante do iTunes, estes não devem ficar muito atrás!!

O Samba pelo que percebi só possibilita a visualização de conteudos em windows de linux. Ou seja, preciso de algo complementar.
    Quanto ao offtopic é merecido :D

Deu grande ajuda, alias antes de abrir o topico tive a consultar a mãe de todas as threads e acredita que só isso impediu que colocasse muitas outras questões ;)

Imagem mais explicita não poderia ser, obrigado ;)

Já agora aproveitando um email que recebi, onde sugeriam o wine para emular e funcionar com o guardiao. Isto é viável? É que não sei do que se trata...
    btw: O guardiao refiro-me ao trafnet v1.1 da sapo. O programa foi desenhado pelo guardiao em territorio nacional, e é um excelente leitor de trafego ligado directamente à nossa account.

Cumps - obrigado pelas respostas

7. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Podes correr o programa do Guardiao ( o trafnet ) usando o Wine. Eu corro o da telepac dessa forma.

O wine é um software que permite correr software de Windows em Linux.

8. andré ferrari

Staff Member

Notícias

Pois é infelizmente depois de navegar e andar por ai a investigar melhor a instalação e como trabalhar em Linux, quando estava prestes a explorar Ubuntu pufff não arrancou do LiveCD!

O portátil em questão é o do avantar, Acer Ferrari4005! > Tive a ver aqui os known issues e apesar de referir que inicialmente o sinal output é direccionado para LCD secundario, não consigo resolver o problema da forma indicada porque nem se quer consigo imagem. Tentei como LCD do desktop e mesmo assim não aparece nada!

Sintomas: Arranco LiveCD, aparece menu starter e quando escolho Safe Graphics Mode, ou o normal, aparece a carregar o kernel, depois fica o ecran de loading, e depois de ouvir - presumo que o som de iniciação do OS a imagem desaparece... 8o

Se alguer tiver alguma ideia..

Cumps

9. HecKel

HecKel The WORM

Qual a versão do Ubuntu? Gráfica é ATI, certo? Que modelo?

abraços, HecKel

10. andré ferrari

Staff Member

A versão é a final, 6.10 ;) A gráfica é ATI X700!!
    Pelo que li, o problema de output é comum em quase todos os acer.. Mas algo que é ultrapassável na consola.. se ao menos chegasse lá..

11. HecKel

HecKel The WORM

Com o 6.06 saber-te-ia dizer com exactidão o que fazeres..., também tenho uma ATI x700, no entanto ainda não instalei o 6.10..., vê aqui nesta thread, pode ser que ajude :)

abraços, HecKel

12. andré ferrari

Staff Member

Já tinha pensado nisso. Aliás, estou neste momento a fazer o download da versão 6.06.
    Estou a tirar daqui: ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu-releases/6.06/ubuntu-6.06.1-desktop-i386.iso

Tinha diversas opções, optei pela desktopi386. Tinha alternate e server. Podia optar ainda pela AMD64, mas prefiro continuar no x86 por enquanto.

Estou a tirar a versão certa para o portátil, não estou?

in mean while vou lendo a thread!
    Cumps

edit: lembrei-me agora que tenho a partição em NTFS, será que é isso que pode estar a interferir?

13. HecKel

HecKel The WORM

Com o 6.06 vais ter exactamente os mesmos problemas..., no entanto a resolução (que resultou comigo) foi a seguinte:

1. ouvir o som
    2. ctrl + alt + F1
    3. sudo pico /etc/X11/xorg.conf
    4. adicionar isto no fim da parte sobre a placa gráfica (device): Option "Monitor Layout" "LVDS,Auto"
    5. gravar (ctrl + x)
    6. sudo /etc/init.d/gdm stop
    7. sudo killall gdm
    8. sudo /etc/init.d/gdm start
    Eu não gosto do pico..., mas se calhar é o mais intuitivo para quem está a começar...

Sobre a versão, também tenho a x86

Sobre a partição NTFS..., vais poder ler mas não vais poder gravar, a menos que instales o módulo adequado (que eu não sei qual é...)

abraços, HecKel

14. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

nao, poderá ser é o (infelizmente) "problema" com algumas gráficas recentes, como X700, em que o X crasha/mara ... e tem acontecido. ja agora testa entao a 6.06.
    Relativamente à questão do ntfs não afecta :)

P.S. ja postei tarde :D

15. andré ferrari

Staff Member

HecKel ao poder :D

Foi complicado perceber onde escrever aquilo, porque tem lá imensas referências a Device. Acabei por fazer bem penso eu, porque já entrei no ambiente gráfico. E o Ubuntu aqui está ele!!

Obrigado ;)

edit: AndreAPL: o NTFS já vai embora, já estou a formatar/instalar ;)
    btw: A distro que estou a usar é 6.10.. Por isso os teus comandos funcionam em ambas as versões

Última edição: 12 de Novembro de 2006
  16. HecKel

HecKel The WORM

Acredita, eu também desesperei com isso :P Foi um amigo meu que me acabou por ajudar :) E ainda bem que graças a ele consegui vingar a ajuda :)

abraços, HecKel

17. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem esgalhado, heckel :). Vou guardar esta dica para referência futura ...

18. andré ferrari

Staff Member

Não conseguia aceder à consola 6.10. Nem através do ambiente gráfico em acessórios, nem pelo Crt- + Alt + F1.

(...)
    Edit:
    Tentei com distro 6.06 e funciona sem sequer ter de alterar o xorg ;)
    Agora tenho aqui os drivers que tirei directamente da GlobalAcer mas não sei o que fazer com eles (como os instalar)!!?
    Como não tenho internet, também não posso instalar pacotes :(

Cumps
    [SIZE=-1]
    [/SIZE]

Última edição: 12 de Novembro de 2006
  19. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Mas para que queres os drivers da acer ? :D

kt aos pacotes adicionais, na pior das hipoteses podes copiar-los pra 1 pen e instalar a partir da mesma. Que tipo de ligação tens á net do portatil ? lan ? wireless ?

20. Savage

Savage Power Member

Um bocado offtopic, mas aproveito para dizer que o OpenSuse 10.1 Remastered funciona na perfeição com esse portátil, e apenas precisa dos driver oficiais da ATI (http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-firegl.html) para activar a acelaração 3D... Tudo o resto é detectado e configurado automaticamente na instalação.:)

Partilhar esta Página