Migração de WinXP para Linux, vale a pena???

BraBo

Banido
Correndo o risco de cometer o erro de insistir na épica ofensiva de guerrilha "Microsoft lovers" Vs. "OpenSource prop'a rude boys", gostaria de saber se já chegou a ERA real de substituíção do Windows pelo Linux.
Esta questão já me tem vindo a causar apoquentação, mas ultimamente tenho-me passado um POUCO mais, visto o Windows ser um sistema relativamente inseguro, e apesar de ter dois "Service Packs" a favor dele continuar ainda em versão "beta"... Pelo menos parece.

Trabalhando em .NET, 3D Modelling, Flash, e Photoshop para não dizer mais, queria saber se vale a pena migrar para linux, visto ter ouvido dizer que era estável (reparem que não disse nem muito estavel, nem pouco estavel, disse: ESTAVEL somente), e visto também ter uma noção do sistema de permissões de ficheiros e directorias do Linux.

Se valer a pena, qual a distribuição que devo instalar???
 
BraBo disse:
Trabalhando em .NET, 3D Modelling, Flash, e Photoshop para não dizer mais, queria saber se vale a pena migrar para linux,


Não há Flash para Linux, embora o Flash MX corra em cima do wine. O MX2004 não corre no wine.
 
ms pode ser k n notes diferença nenhuma nos recursos gastos e n haver diferença na performance, claro k ha sempre, mas pode não ser muita e nem notares.
 
VmWare corre-os mt mal mesmo.

Cedega é a escolha certa - consegui por o CS 1.6 a bombar normalmente. Mas também há jogos native em Linux, como por exemplo UT2004, ET, Mohaa (em development), entre muitos...
 
Claro que vale a pena!

O formato SWF não é um standard da web, e por isso não deve ser utilizado na WWW. Experimenta antes o SVG (o Macromedia Flash também cria SVG).

Para modelação 3D existem vários softwares incluindo o Blender que é Software Livre.

Jogos existem vários quer Software Livre quer proprietários...




Eis a minha review de alguns jogos Software Livre:
Num dos ultimos dias do ano. Deu-me na gana para experimentar vários jogos para GNU/Linux.

A minha placa gráfica tem entre 1 a 4 MB de memoria, por isso não pude experimentar jogos com gráficos muito bons (os que têm gráficos melhores da lista que vou apresentar já tinha experimentado antes de ter esta placa gráfica).

TODOS OS JOGOS AQUI LISTADOS SÃO SOFTWARE LIVRE E TAMBÉM PODEM SER OBTIDOS GRATUITAMENTE:

FlightGear
É um simulador de voo, muito semelhante ao m$ flight simulator.
É um jogo que do ponto de vista gráfico é claramente de alta qualidade, podem vér alguns screenshots já antigos em: http://www.flightgear.org/Gallery/ e outros mais recentes na página inicial do site: http://www.flightgear.org/
É um jogo multi-plataforma ( Windows, GNU/Linux, Mac OS-X, FreeBSD, Solaris, and IRIX), tem uma grande quantidade de cenários (incluindo mais de 20 000 aeroportos) e para incluir todos os cenários seriam necessários 11 cds.
Os modelos de voo são realistas e muito detalhados.
Podem ser incluidos grandes quantidades de aeronaves diferentes, desde avionetas, a airliners e mesmo caças. Todos eles com suporte para cockpits 3D totalmente inter-activos. Todas as aeronaves têm comportamentos e instrumentos com comportamentos realistas.
O jogo tem requesitos de hardware baixos.



Bomberclone
É um clone do famosissimo e altamente viciante AtomicBomberMan. Depois disto há pouco a dizer, para além de este clone ir tem algo fantastico o suporte para jogar em rede ;) vai ser lindo.
Este é um daqueles jogos que prova que um jogo pode ser fantastico e não ter grandes gráficos.
O jogo é multi-plataforma (GNU/Linux, window$ e Mac OS X)
http://www.bomberclone.de/ é o url do site...




BzFlag
Imaginam o Quake com tanks? Agora imaginem com gráficos muito mais simples e por isso mais rapidos e servidores apinhados de gente. Esse é o bzflag.
O jogo é multi-plataforma (GNU/Linux, window$ e Mac OS X) e o site é: http://www.bzflag.org/
Para quem gosta de jogar pela diversão e não liga aos gráficos, o jogo é interessante.



foobillard
Ao titulo só tenho acrescentar que é em 3D e que podem ver screenshots deste jogo que está muito polido gráficamente no seu site:
http://foobillard.sunsite.dk/


Free Civilization
Inspirado no Civilization 2, é um jogo de turns (um jogador joga de cada vez) com gráficos isométricos não muito atrativos, mas o suficiente para nos divertirmos com este interessante jogo de estratégia (sceenshots em: http://screenshots.freeciv.org/gallery/).
Tem suporte para jogar em rede.
O jogo é multi-plataforma: Amiga, window$, NetBSD, OpenBSD, OS/2, QNX, GNU/Linux, Irix e Solaris.
O sitem está em: http://www.freeciv.org/


freecraft
Inspirado no Warcraft II, tem gráficos isométricos (parecidos com os do Free Civilization mas melhores) e suporte para rede. Infelizmente devido a problemas legais com a Blizard (http://games.slashdot.org/article.pl?sid=03/06/21/1323249&mode=thread&tid=127&tid=186&tid=210) o jogo teve de ser descontinuado (tem no entanto um sucessor).
Apesár de tudo a Debian distribui a ultima versão estável do jogo :)
http://packages.debian.org/unstable/games/freecraft (unstable é um dos nomes da versão da distribuição de desenvolvimento da distribuição de GNU/Linux da Debian e não o estado do freecraft).


Stratagus
O sucessor do FreeCraft.
Gráficos e som ainda melhores! Podem ver screenshots em: http://stratagus.sourceforge.net/screenshots.shtml
Um bom jogo de estratégia!
É multi-plataforma (GNU/Linux e window$).
Uma dica, quem puder que utilize o jogo com suporte para OpenGL, pois os gráficos ficam mais polidos, infelizmente a minha placa gráfica apesár de permitir correr o jogo com suporte para OpenGL, não o faz em condições.
O site em: http://stratagus.sourceforge.net/



frozenbubble
Puzzle bubble é o jogo mais viciante da historia da informática (foram feitos estudos para provar isso), Frozen Bubble é um clone do Puzzle Bubble, tem gŕaficos polidos e é extremamente viciante.
Há ports para window$ e Mac OS X.
http://www.frozen-bubble.org/



gcompris
Jogos para educativos para crianças...


gl-117
Simulador de voo, pouco realista, mas com muita acção. Os gráficos não são polidos (http://www.heptargon.de/gl-117/gallery.htm), mas a acção compensa.
É multi-plataforma corre em GNU/Linux e em sistemas *nix e window$.
Site em: http://www.heptargon.de/gl-117/gl-117.html



lincity
Se conheceram o primeiro Sim City e têm saudades, então LinCity é para vocês, os gráficos são primitivos. Mas é um jogo para saudosistas...
O jogo é multi-plataforma: Linux, FreeBSD, AIX, Solaris, HP-UX, IRIX, OS X, SCO, Tru64, CYGWIN (port do gcc para window$), window$, BeOS, OpenVMS, OS/2 e AtheOS.
site em: http://lincity.sourceforge.net/


lxdoom
É um fork de um fork do Doom... Não há muito mais a dizer...
http://packages.debian.org/testing/games/lxdoom


pinball
Um jogo de pinball simples. Com graficos bons quanto baste para este tipo de jogo (http://pinball.sourceforge.net/screenshots.html).
Corre em várias distribuições de GNU/Linux.
E o site está em: http://pinball.sourceforge.net/


tuxkart
Penguins a fazer corridos em Karts. Os gráficos são 3D em OpenGL, mas sem o objectivo de serem realistas.
Um bom jogo para crianças.


tuxracer
Penguim a deslizar por várias pistas para apanhar peixe e chegar ao fim no menor periodo de tempo. Os gráficos são semelhantes aos do tuxkart.


xconq
Jogo de estratégia em que o objectivo é conquistar o mundo. Os gráficos são básicos, mas não são feios (http://sources.redhat.com/xconq/screenshots.html), o enfase está mesmo na estratégia. Pode ser jogado em rede o que aumenta o seu interesse exponencialmente.
O jogo é multi-plataforma (GNU/Linux, Mac OS X e window$).
Site em: http://sources.redhat.com/xconq/



wesnoth
Penso que é claramente inspirado no War Lords, mas com gráficos (http://www.wesnoth.org/sshots.htm) muito superiores que os da versão 2 do War Lords (já velhinho).
é um jogo de estratégia por vezes (joga um jogador de cada vez).
O WarLords era bastante viciante. Suponho que este também é.
Site em: http://www.wesnoth.org/



race
Jogo de arcadas de corridas de carros em 3D.
Os gráficos não são nada do outro mundo, mas já dá para nos divertirmos.
Site e screenshots em: http://race.sourceforge.net/




Criei um canal na ptnet para quem quíser conversar e jogar este e outros jogos Software Livre para GNU/Linux (e não só), é o #LinuxGamers, sequiserem passem por lá.
 
Simmm

Axo k sim k vale a pena mudar!
Mas tb te aconselho a nao meudar logo de um pa outro!!Tpo formatar disco,sacar xp e por linux! Bom e começar aos poucos!Pois se calhar ate conseguires por o sistema a funcionar exactramente como keres ainda demores algum tempo,dependendo da distribuiçao k escolheres!Eu tenho utilizado e gosto ja esta kase td como kero e cada vez menos uso winxp so se nao der mesmo pa fazer em linux!!
 
alheira68:
«Mas tb te aconselho a nao meudar logo de um pa outro!!»

Também não, aconselho a que primeito mudem de aplicações para a aplicações que existam nos dois sistemas, assim quando mudarem de sistema, já não vão sentir tantas diferenças.


Stormgiant:
«Será que o Fedora 2 é uma boa distro para instalar num portatil para dual boot ?»

Não! Aconselho Ubuntu.
 
Back
Topo