Miguel Almeida não descarta operação de concentração no mercado nacional.

A ANACOM regula zero até hoje deve continuar.
Como já não é preciso fax nem telefonemas a ANACOM pode sempre dizer que os preços são o que são que não há cartelização.

Quem acaba por ficar em piores lençóis é a Vodafone que tem que fazer um investimento gigantesco. Tem o preço mais baixo mas não tem cobertura o que é igual a zero.
 
Última edição:
Sim, concordo Metro. Existir ou não existir a ANACOM é igual. O Miguel Almeida diz que não põe de parte essa opção, mas que para já não está em mente. Na minha opinião a Cabovisão interessa mais à NOS que à Vodafone. Mas para isso é preciso que a Altice queira vender ou fazer fusão. Segundo o presidente da Cabovisão e o da ONI está fora de questão para a Altice esse tipo de cenários.

Na minha opinião, a Vodafone começou tarde e mal a expansão. Pode acabar por ser dinheiro deitado fora.

Começou tão mal a expansão que eu (e muitas outras centenas de milhares de utilizadores) saltamos logo para a Vodafone Fibra no dia em que ela for instalada à nossa porta.
 
A Vodafone em maior parte das zonas Fibra meia rua. Isso é expandir bem? Zonas em que existe fibra de um lado da rua e do outro não é expandir bem?

Nem tarifários móveis criar para concorrer com as outras operadoras. É mesmo de quem não se interessa. E querem ganhar o quê? Por isso é que até aqui têm vindo a perder carradas de clientes.

Perderam em boa parte no móvel porque a ZON deixou de ser uma MVNO a operar sobre a rede da Vodafone e passou logicamente para a rede móvel da Optimus com a fusão ZON+Optimus. Só aí foram logo uns 300 mil clientes à vida da rede da Vodafone.

Mas repara que no fixo o cenário é outro. Em apenas um ano mais que duplicaram os clientes, de 103 mil para 212 mil. Para um operador que tinha uma pequena presença no fixo, não é coisa pouca. Tens aqui os dados completos:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=861435&p=11567413&viewfull=1#post11567413
 
A CBV a perder cerca de 4mil clientes a cada 3 meses.
A Anacom não tem pk impedir compra, só evitavam possíveis despedimentos em massa. Pois a recta que a empresa tem traçada, está a leva-la à morte certa.
 
A CBV a perder cerca de 4mil clientes a cada 3 meses.
A Anacom não tem pk impedir compra, só evitavam possíveis despedimentos em massa. Pois a recta que a empresa tem traçada, está a leva-la à morte certa.

A única opção da AdC , na minha opinião ,seria apenas permitir a compra pela vodafone para permitir alguma concorrência ( diga-se que a decisão comete á AdC e não Anacom )
É o único cenário em que poderia haver concorrência , a AdC já permitiu a fusão da optimus com a Zon , mais um operador para a NOS era demasiada concentração tendo em conta que só existiam 5 operadores antes da fusão e agora passam a 4 , passar a 3 e deixar um crescer demasiado era distorcer o mercado.
Penso que existe período de consulta pública e nessa altura é que era bom que nós consumidores dissemos que não e não ficássemos depois a queixarmos com a decisão como é hábito .

Abc
 
Começou tão mal a expansão que eu (e muitas outras centenas de milhares de utilizadores) saltamos logo para a Vodafone Fibra no dia em que ela for instalada à nossa porta.

Tive o cuidado de dizer que não tem cobertura. Não tenho dúvida que quem tem cobertura faz sentido mas o problema é que a maior parte das pessoas não tem cobertura e terem o custo é gigantesco.

A CBV a perder cerca de 4mil clientes a cada 3 meses.
A Anacom não tem pk impedir compra, só evitavam possíveis despedimentos em massa. Pois a recta que a empresa tem traçada, está a leva-la à morte certa.

O problema não é impedir a compra. É criar um mercado concorrencial. E ai a ANACOM devia regular. Ou faz sentido que a oferta da NOS se cole literalmente ao que o MEO oferece à meses?

Não é preciso ir tirar um curso ao japão para perceber que só há concorrência em mercados grandes. Em mercados pequenos há a mesma oferta em todos e a coisa divide-se. A menos que os responsáveis não viagem nas auto-estradas portuguesas, não há justificação para não transporem a concorrência feroz das gasolineiras e extrapolarem para as operadoras.

P.S. Estou a ser irónico.
 
A única opção da AdC , na minha opinião ,seria apenas permitir a compra pela vodafone para permitir alguma concorrência ( diga-se que a decisão comete á AdC e não Anacom )
É o único cenário em que poderia haver concorrência , a AdC já permitiu a fusão da optimus com a Zon , mais um operador para a NOS era demasiada concentração tendo em conta que só existiam 5 operadores antes da fusão e agora passam a 4 , passar a 3 e deixar um crescer demasiado era distorcer o mercado.
Penso que existe período de consulta pública e nessa altura é que era bom que nós consumidores dissemos que não e não ficássemos depois a queixarmos com a decisão como é hábito .

Abc

Tens razão que a AdC tem o parecer mais importante. Mas também a ANACOM tem que dar um parecer, como o deu nesta fusão entre a ZON e a Optimus. Concordo com o que dizes. Apenas desejo, em termos pessoais, que a Cabovisão nunca venha a ser integrada na Vodafone. Há alguma coisa de canceroso nas empresas de cabo coaxial que acabam por corroer a mentalidade de qualquer empresa de telecomunicações saudável. Vês exactamente isso na Comcast Americana e em muitas outras. E nota-se que até na PT se sentiu um novo fôlego e novo ímpeto desde que a TVcabo/Netcabo sairam de lá com a OPA falhada da Sonaecom. O MEO foi muito produto dessa nova estratégia, e tem tido enorme sucesso.

Por isso, espero sinceramente que a Vodafone continue nesta grande aventura de investimento de 500 milhões de Euros nos próximos 2 anos na fibra optica e no 4G, e não caia no erro histórico de se juntar à Cabovisão.
 
Última edição:
Tens razão que a AdC tem o parecer mais importante. Mas também a ANACOM tem que dar um parecer, como o deu nesta fusão entre a ZON e a Optimus. Concordo com o que dizes. Apenas desejo, em termos pessoais, que a Cabovisão nunca venha a ser integrada na Vodafone. Há alguma coisa de canceroso nas empresas de cabo coaxial que acabam por corroer a mentalidade de qualquer empresa de telecomunicações saudável. Vês exactamente isso na Comcast Americana e em muitas outras. Por isso, espero sinceramente que a Vodafone continue nesta grande aventura de investimento de 500 milhões de Euros nos próximos 2 anos na fibra optica e no 4G, e não caia no erro histórico de se juntar à Cabovisão.

Isso já é outra história . Acho é que 500 milhões em 2 anos com o atraso que tem e com a estratégia de preços actuais não se aguentam muito. A casa mãe não anda assim tão generosa.


Abrc
 
Quantos clientes tinha a CBV, sabes +/-?
A Cabovisão já chegou a ter uma cota de mercado de 18 % no nosso país... agora não chega aos 10 %...A Cabovisão todos os anos perde milhares de clientes, e praticamente não consegue competir... Lança serviços similares aos outros passados sempre 2 ou 3 anos dos outros... não inova em nada, tira canais à força toda sem avisar os seus clientes (o caso de o ano passado quando de repente ficou com um apagão de praí uns 15 canais sem mais nem menos durante vários dias, porque deixaram de pagar a esses canais, foi de bradar aos céus)... esta empresa perde credibilidade com os seus clientes, e praticamente não ganha clientes novos...então agora com o duopólio NOS e MEO, eu diria que a morte vai se acelerar...A Cabovisão só se tem aguentado, porque nos últimos anos foi comprada 2 vezes por empresas grandes estrangeiras...Mas a morte anunciada vai acontecer, tem sido lenta, mas é uma questão de tempo...Obviamente, que o mais certo a acontecer, é uma compra da empresa e não uma fusão, como aconteceu com a ZON e OPTIMUS...Para mim, isso acontecerá em menos de 2 anos...
 
Isso já é outra história . Acho é que 500 milhões em 2 anos com o atraso que tem e com a estratégia de preços actuais não se aguentam muito. A casa mãe não anda assim tão generosa.


Abrc

Os preços baixos da Vodafone só são complicados para a empresa nas ofertas ADSL, em que boa parte do que recebem do cliente vai para o aluger à PT. Agora, em todos os acessos em fibra optica e em 4G onde eles têm clientes, é dinheiro limpo a entrar. O que acontece é que tanto o MEO como a ZON faziam/fazem lucros completamente obscenos com ofertas de preços super-inflacionados. E agora com este novo duopólio MEO/NOS acredito que ainda vai piorar. Mas o povo Português aceita quase tudo, infelizmente.

Grande parte desses 500 milhões de Euros vêm da venda da Verizon na América. É uma almofada financeira preciosa. Só para veres colossal deste negócio, apenas uma minoria do capital obtido nessa venda foi para investimento e para abater dívida. Os outros +50% foram para distribuir pelos accionistas (acima de 50 mil milhões de Euros, uma brutalidade).
 
Última edição:
A Vodafone não vai à muito tempo comprou uma operadora de cabo na Alemanha e a ONO em Espanha.

Também temos de entender que a Cobertura não ajuda a Cabovisão e a Vodafone.

Em alguns locais era ouro para a Vodafone , dependendo do preço claro , porque ficavam com muita zona onde nem sequer 4G tem
 
O interesse da Vodafone na Cabovisão nem é assim tão descabido quanto isso. Todos sabemos que a Vodafone está em fase de expansão de cobertura.

Conhecendo a rede de distribuição aqui da minha zona no que toca a Cabovisão, eu penso que seria relativamente simples de convertê-la para FTTH caso a Vodafone a adquirisse. Bastava injectar os serviços Vodafone no Anel e converter a distribuição para Fibra...

Numa primeira fase, poderiam manter as 2 infra-estruturas ganhando logo por ai uma grande cobertura nacional (e em zonas que, até ao momento, ainda se vão mantendo "exclusivas" Cabovisão). Depois era irem convertendo lentamente para FTTH e uniformizarem os serviços. Só por ai, já davam uma passada grande em relação à "NÚS". O resto (MEO) vinha depois :)

É por isso que a "NÚS" também já fala na aquisição da Cabovisão... Espero que não se concretize. Antes Vodafone do que a "NÚS".
 
O interesse da Vodafone na Cabovisão nem é assim tão descabido quanto isso. Todos sabemos que a Vodafone está em fase de expansão de cobertura.

Conhecendo a rede de distribuição aqui da minha zona no que toca a Cabovisão, eu penso que seria relativamente simples de convertê-la para FTTH caso a Vodafone a adquirisse. Bastava injectar os serviços Vodafone no Anel e converter a distribuição para Fibra...

Numa primeira fase, poderiam manter as 2 infra-estruturas ganhando logo por ai uma grande cobertura nacional (e em zonas que, até ao momento, ainda se vão mantendo "exclusivas" Cabovisão). Depois era irem convertendo lentamente para FTTH e uniformizarem os serviços. Só por ai, já davam uma passada grande em relação à "NÚS". O resto (MEO) vinha depois :)

É por isso que a "NÚS" também já fala na aquisição da Cabovisão... Espero que não se concretize. Antes Vodafone do que a "NÚS".

+ 1
 
espero também que não, apesar da cabovisão estar em queda, em muitos locais é única forma dos clientes NOS terem preços concorrenciais.

A NOS olha para esta possivel compra como uma expansão cobertura mas sobretudo em impedir que seja Vodafone e depois ficar sobre pressao de preços em mais uns milhares de clientes
 
A Vodafone é um gigante mundial. O mercado Português são trocos para eles. Pensam em regiões e não em países. A guerra da TV é simplesmente marcarem posição nessa área. Penso não ser estratégico.
 
A Vodafone é um gigante mas este mercado não está propriamente fácil. É certo que somos em número poucos comparado com muitos países mas a penetração de telemóveis no mercado sempre foi um case study.
 
Só por serem trocos não podem ficar a ver os outros ir e começar a dar prejuízo até saírem. É preciso concorrer.
Não podem porquê? Eu se tivesse uma empresa investiria onde o retorno é maior e tentaria sair dos mercados onde o retorno é menor.

O marcado português está saturado e agora é só "pescar num barril", o crescimento é só à custa de "roubar" clientes aos concorrentes. Isso é extremamente caro, para um retorno miserável. Não é por acaso que a PT vai passar a ser Oi, e que a NOS vai para Angola.
 
Eu acho que o móvel não está com preços competitivos porque eles têm que apostar na fibra. A meo e a nos estão a atacar com os serviços convergentes 4p, parece ser a tendência agora... Se eles não investirem na fibra (para depois poder ter ofertas 4p para um largo numero de clientes) vão acabar por perder muitos clientes no móvel, que acabam por portar os seus números para esses pacotões nas outras operadoras.
 
Back
Topo