migueltomas

migueltomas

Power Member
Boas pessoal,

Chamo-me Miguel Tomás, tenho 23 anos e descobri o mundo da fotografia à pouco tempo :). No meu local de trabalho tenho 3 pessoas que fotografam regularmente e com as conversas a meio do dia fui descobrindo e ficando cada vez mais delicado sobre a fotografia :D

Sou completamente amador, uso um iPhone 6S para fotografar. Uso a aplicação Câmera+ para editar e tirar fotografias. Photoshop para pequenas correções, como retirar pessoas da fotografia, etc...

Estou aberto a todos os comentários e criticas, pois como sou muito novo, tenho mesmo muito a aprender :D Não tenho um estilo definido, pois entrei recentemente neste mundo :)

EDIT 2024:
Decidi, recentemente, deixar o iPhone no bolso e comprar uma câmera (usada). Sendo assim, aqui fica o meu atual material:
- Fujifilm X-T3
- Sigma 30mm f/1.4 DC DN
- iPhone 14 Pro (posso vir a postar fotos que tirei nos últimos 2 anos)

Abraço,
migueltomas
 
Última edição:
Local: Faro (Algar Seco), Portugal
iPhone 6S | f/2.2 , 1/2481s , ISO 25

Flickr | Outra Versão: Cold Colors [Flickr]

29110943492-22f50ddafe-o.jpg


Penso que possa ter abusado um pouco de PP. Que acham?​
 
Última edição:
Gosto da foto, mas acho que está um bocado exagerada na edição.
Muita saturação e "clarity", que fazem aquele efeito HDR um bocado exagerado.
Mas é uma foto bem composta - a edição é sempre uma coisa que vai do nosso gosto, por isso acho que o mais importante está lá.

Continua a postar.

Cumps
 
Gosto da foto, mas acho que está um bocado exagerada na edição.
Muita saturação e "clarity", que fazem aquele efeito HDR um bocado exagerado.
Mas é uma foto bem composta - a edição é sempre uma coisa que vai do nosso gosto, por isso acho que o mais importante está lá.

Continua a postar.

Cumps
Muito Obrigado :D

Pois a edição é algo que ainda não sei muito bem :/ Mas como escrevi logo, também fiquei com a sensação que exagerei demasiado na edição. Aqui apenas usei a app Camera+ mas amanha vou pegar na original novamente e vou ao photoshop. Ainda ando a aprender mexer nele e o que posso fazer. Tenho de ler mais sobre as suas funcionalidades :)

EDIT [12h:05min]: Do pouco que tenho vindo a pesquisar na internet e no youtube, quando alguns editam no Photoshop ou lightroom costumam usar filtros já pré-definidos. Pergunto se é normal ou se fazem de maneira manual, ajustando as curvas, etc... :)
 
Última edição:
Eu edito sempre no Lightroom "à minha maneira", sempre ajustando todos os parâmetros manualmente.
Nem todas as fotos são iguais, por isso é sempre melhor ajustares cada uma manualmente.
Claro que existem bons presets, mas eu não uso.

Cumps
 
Eu edito sempre no Lightroom "à minha maneira", sempre ajustando todos os parâmetros manualmente.
Nem todas as fotos são iguais, por isso é sempre melhor ajustares cada uma manualmente.
Claro que existem bons presets, mas eu não uso.

Cumps
Já entendi, muito obrigado @MylleZ .
Hoje à noite já posto outra foto que editei manualmente no Photoshop.
 
O mais importante está lá.

Enquadramento bem conseguido.

Neste caso podias ter andado para o lado ou o tipo chegar-se mais à esquerda, de forma a haver reflexo também da componente humana.

O PP acaba por ser o menos, isso vai-se trabalhando.

Esquece o photoshop.

Edita no lightroom.
 
O mais importante está lá.

Enquadramento bem conseguido.

Neste caso podias ter andado para o lado ou o tipo chegar-se mais à esquerda, de forma a haver reflexo também da componente humana.

O PP acaba por ser o menos, isso vai-se trabalhando.

Esquece o photoshop.

Edita no lightroom.
Muito obrigado @APedro .

Já entendi, só agora me apercebi que podia ter feito isso e conseguido assim o reflexo na água. Pormenores que só com experiência é que vou ganhar :)

Era mesmo essa questão que ia colocar, qual devia usar :) Mas pronto, logo à noite já começo a editar antes no Lightroom :D
 
Eu por exemplo só utilizo o photoshop em aplicações muito específicas.

Edição só lightroom, 90% das vezes nem vou ao photoshop.

É muito fácil ires ao youtube e começares a editar as fotos no photoshop ao ponto de as adulterares em vez de as retocares.

A edição não faz de uma foto boa.

Só salienta o que ela tem de bom.

Conclusão: preocupa-te em fazer registos interessantes :D

E pelo que parece vais no bom caminho.
 
Eu por exemplo só utilizo o photoshop em aplicações muito específicas.

Edição só lightroom, 90% das vezes nem vou ao photoshop.

É muito fácil ires ao youtube e começares a editar as fotos no photoshop ao ponto de as adulterares em vez de as retocares.

A edição não faz de uma foto boa.

Só salienta o que ela tem de bom.

Conclusão: preocupa-te em fazer registos interessantes :D

E pelo que parece vais no bom caminho.
Hum... Já entendi a utilização do photoshop. Vou instalar o lightroom e pesquisar mais sobre ele :)

Hoje estive a ler sobre composição da foto, foi um colega que me aconselhou. Ver se amanha ou na quarta já tento fotografar tendo em conta o que li, ou seja, experimentar :)

Muito obrigado pelo apoio, é mesmo bom ler essas tuas palavras :D
 
Como já foi dito aqui a edição não torna uma foto má em boa. Só realça o que de bom unas foto tem.

No meu caso, muitas vezes tenho fotos que vejo potencial mas por algum motivo acabam por não resultar por mais que tente edita-las.

Em relação às tuas fotos gosto da composição da primeira eu preferia ter o homem mais do lado direito em cima do "segundo" degrau, assim fazia como um ligação entre as nuvens e o chão. Mas isso é daquelas coisas, no sitio podes tentar tirar mais do que uma foto e ver mais tarde o que resulta melhor.
 
Como já foi dito aqui a edição não torna uma foto má em boa. Só realça o que de bom unas foto tem.

No meu caso, muitas vezes tenho fotos que vejo potencial mas por algum motivo acabam por não resultar por mais que tente edita-las.

Em relação às tuas fotos gosto da composição da primeira eu preferia ter o homem mais do lado direito em cima do "segundo" degrau, assim fazia como um ligação entre as nuvens e o chão. Mas isso é daquelas coisas, no sitio podes tentar tirar mais do que uma foto e ver mais tarde o que resulta melhor.

Mesmo ontem tirei umas fotos e quando cheguei a casa, olhei para elas e não me agradaram. Tentei editar e mesmo assim não cheguei a nenhum lado. Lá está, se a foto não for boa, a edição não a vai tornar.

Na da gaivota podia ter editado e ajustado o horizonte :)

Concordo contigo, também preferia o homem mais do lado direito, mas foi uma foto espontânea e na altura não tinha incutido em mim a acção de tirar várias fotos para depois seleccionar a melhor. Mesmo na da gaivota, podia ter utilizado o Burst, pois podia conseguir uma foto bem mais interessante.

Hoje vou tentar tirar fotos a uma casa abandonada que tenho perto de minha casa. Acho que tem um cenário interessante e que me agrada, vamos ver como sai. Espero ainda fazer o upload hoje.
 
Local: Abrantes, Portugal
iPhone 6S
Flickr

29275804926-a8a3468988-o.jpg

Obs.: A foto já é antiga e se agora ainda poucas noções tenho de fotografia, então na altura era zero. Ou seja, do lado direito da foto está a luz solar que na foto original deixava toda essa parte "bacenta". Tentei disfarçar mas sem muito sucesso.
Obs_1.: A foto estava torta... Lá cortei e alinhei pela torre na direita. Acham que está boa ou era preferível ter o horizonte direito e cortar a torre?
 
Última edição:
Pessoalmente acho que podes manter mais ou menos assim torto. É possível perceber na foto que a zona da direita é mais elevada do que a zona da esquerda. Simplesmente a direcção na qual a foto foi tirada é que não foi a ideal e acaba por criar este efeito, percebes?
Se quiseres, para disfarçar um pouco, podes cortar a torre e alinhar pela parede da igreja, que ainda me parece estar algo inclinada.

O horizonte só é uma linha 100% fiável se lá ao fundo estiver o mar. Caso contrário ele pode nem constituir uma linha. De resto, é tentar procurar outros pontos de referência ao longo da foto (e postes eléctricos não são um deles, pois costumam estar tortos :P).
 
Pessoalmente acho que podes manter mais ou menos assim torto. É possível perceber na foto que a zona da direita é mais elevada do que a zona da esquerda. Simplesmente a direcção na qual a foto foi tirada é que não foi a ideal e acaba por criar este efeito, percebes?
Se quiseres, para disfarçar um pouco, podes cortar a torre e alinhar pela parede da igreja, que ainda me parece estar algo inclinada.

O horizonte só é uma linha 100% fiável se lá ao fundo estiver o mar. Caso contrário ele pode nem constituir uma linha. De resto, é tentar procurar outros pontos de referência ao longo da foto (e postes eléctricos não são um deles, pois costumam estar tortos :P).
Muito obrigado pelas dicas :D Todos os dias aprendo algo, ou na minha thread ou nas vossas :)

Quando chegar a casa, já vou fazer o crop pela Igreja e vejo como fica.
Neste caso, deixei a torre pois apesar de não ter muito ênfase na foto é um dos símbolos de Abrantes.
 
Back
Topo