• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Minha primeira configuração

FMC97

Membro
Na Sexta um grande amigo meu virou-se e me perguntou se eu sabia montar uma Torre Gaming, respondi com sinceridade que nunca tinha montado nenhum, mas que ira dedicar a ajudar nesse Projeto.
Queria saber a vossa opinião da minha primeira tentativa de Projeto.
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
> É para se indo fazendo :berlusca: e cerca de 1500 euros

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
> PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
> Como já disse Gaming(por agora MMO´s, e também queria jogar outros e sem grande upgrades num futuro próximo)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
> Depende do meu amigo e dos jogos

5) Como é composto o teu computador actual?
> Tem um bem antigo, que não tem nada haver

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
> Não



7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais:

a. Caixa:

> Caixa Mini-ITX Phanteks Eclipse P200 Air Preto Vidro Temperado(Não é a definida)

b. Processador:
> Processador Intel Core i7 9700KF 8-Core (3.6GHz-4.9GHz) 12MB Skt1151

c. Motherboard:
> Motherboard MSI H310I PRO

d. Memória RAM:
> 2x Team Group SO-DIMM 8GB DDR4 2666MHz Vulcan CL18

e. Gráfica:
> Gráfica Gigabyte GeForce® RTX 3060 Ti Gaming OC Rev.2 LHR 8GB GD6

f. Armazenamento:
> Disco SSD Kingston A2000 250GB M.2 NVMe 2280 (Sistema) + (Um Sata que não definimos o tamanho)

f. Drives:
> Nenhuma

g. Fonte:
> Fonte Corsair CV-650W Dual EPS 80+ Bronze

8) Precisas de Periféricos:
> Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique
> Não sei ainda(Talvez wireless)

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
> Não é Torre de empresa :msmiley1: e faz parte do Marketing da Microsoft

11) Contexto, comentários adicionais.
> Nada a declarar
 
Última edição:
Isso está tudo random amigo, tens motherboards com chipsets mais atuais que suportam CPUs melhores e mais baratos que um 9700, os DIMMS que referes são para portáteis, essa fonte é velha que ***** e pelo valor que os retailers pedem por ela arranjas no minimo semi-modulares e com eficiência 80+ Gold. Se vais comprar os componentes com o tempo convém perceberes o que é que estás a comprar pois os preços alteram-se todas as semanas, o que era bom negócio hoje amanhã pode ser uma cagada.

O que não falta neste fórum são configurações nesses preços, aconselho-te a checkar uns quantos.
 
Boas,

Concordo com o @layPT, essa configuração faz pouco sentido, por vários motivos, CPU, RAM, PSU... e não deves fazer a configuração aos poucos. Por exemplo, compras um componente que não podes utilizar há espera de outro e já está a decorrer a garantia.
O ideal é juntar o dinheiro e comprar tudo de uma vez.

Nessa altura ajudamos a fazer uma configuração equilbrada para o orçamento.
 
Bem obrigado pela vossa opinião.
E sim não vou comprar os componentes ao poucos, o que é bom hoje amanhã poderá aparecer um melhor e no mesmo preço, bem tentei fazer sem olhar noutras configurações mas só fiz cagada, a próxima configuração será melhor.
Uma pergunta:
Eu estava a ver tudo por uma unica Loja, mas será a melhor maneira?
 
Última edição:
A meu ver não há muito de errado em ir comprando aos poucos a maioria dos componentes, por exemplo uma PSU em desconto significativo podes comprar com alguma antecedência sem preocupação por conta da enorme garantia e ser um componente que não vira obsoleto dum ano para outro, o mesmo aplicaria a storage, caixas (duh) e dependendo da garantia air coolers.

Se tens possibilidade para comprar de sitios diferentes só ficas a ganhar, a maioria da malta pretende comprar tudo do mesmo sitio mesmo se for para DIY. O que eu faço e a meu ver ser eficiente é ter uma ideia geral do que pretendo adquirir (Por exemplo quero construir á volta dum i5-11400 que utiliza o socket LGA 1200 pelo que posso optar por boards relevantes com chipset B560 ou Z590 mas visto isto não ser um CPU para OC em mente uma B560 á partida faz mais sentido até porque têm melhor relação qualidade/preço), depois é conferir os preços no comparador mais popular em Portugal e TropicalPrice para tar a par dos preços nas amazonias, á medida que vais escolhendo colocas num site tipo pc part picker para teres uma ideia geral se os componentes sempre são compatíveis até teres uma build completa.
 
Nova Config:

a. Caixa:

> Nox Infinity Neon USB 3.0 Vidro Temperado RGB

b. Processador:
> Processador Intel Core i5 11400 6-Core (2.6GHz-4.4GHz) 12MB Skt1200 + ARCTIC Freezer 34 eSports DUO(Cooler)

c. Motherboard:
> MSI B560M PRO WIFI

d. Memória RAM:
> Memória RAM DDR4 CORSAIR(2 x 8 GB - 3200 MHz - CL 16)

e. Gráfica:
> AMD RX 6600 XT

f. Armazenamento:
> SSD Western Digital Blue 1TB M.2 2280 TLC SATA SSD

g. Drives:
> Nenhuma

h. Fonte:
> Sharkoon WPM Gold Zero 650W 80 Plus Gold Semi Modular




Pergunta:
Acham que é preciso colocar mais ventoinhas na Torre?
 
Tá melhor mas consegues melhorar isso e sim convém ter pelo menos 2 ventoinhas a fazer intake e uma exhaust (120mms), nessa caixa vêm uma a fazer exhaust apenas.

A caixa é ao gosto mas por 50 paus já arranjas caixas que venham com mais de 1 ventoinha e com o mínimo de airflow.
Essa motherboard só tem 2 slots para memórias, só tem 1 fan header e não tem propriamente bons VRMs.
RX 6600 XT nada a apontar, se o rapaz pretende jogar em 1080p é uma excelente gráfica para essa resolução e vai bem com um 11400.
O M.2 que referes é SATA e por 95€ é uma roubalheira dos diabos e desperdício de slots M.2.
A fonte não é que seja horrível ou que possa vir a explodir mas por 90 paus pelas especificações é muito.

Se fosse eu, alterava o seguinte mantendo valores semelhantes: (portes incluídos, diferentes lojas)

Caixa: Kolink Observatory Lite Mesh RGB (49.90€)
Pessoalmente não sou fã de RGB mas como colocas-te componentes com RGB esta parece-me ser a mais indicada para ti, vêm com 4 ventoinhas ARGB 120mm, mesh à frente, o chassi não parece do século passado ao contrário de 99% das caixas nesta faixa de preço, falha é no front I/O que têm 2 entradas USB 2.0 e apenas 1 3.0 e é feio no geral. Alternativas Forge 100R/100M, Aerocool Trinity Mini V2 FRGB.

Motherboard: ASRock B560M Pro4 (106,89€)
3 fan headers para o chassis, +1 slot PCIe x16, +1 slot M.2 até 2280, melhores VRMs e bom para o preço. Desvantagem é que se queres ter WiFi tens que adquirir uma placa de expansão à parte (10€) ou por usb (7,8€).

Armazenamento: SSD M.2 2280 KIOXIA Exceria Plus (113,90€)
Acabou hoje a promoção num NVMe Gen4 por mais 10 euros com quase o dobro das velocidades, era um mimo mas já era. Ainda assim um Gen3 para 99.9% dos utilizadores é mais que suficiente.

Fonte: Kolink Enclave 600W Gold+ Full Modular (59.90€)
Esta fonte não inclui cabo de alimentação pelo que se não têm 1 a mais adicionaria 5€ à conta. A versão com 700W é mais 10€, para esta configuração é overkill mas também é uma opção para te precaveres no futuro.

A caixa, o NVMe e a fonte retirei os preços da mesma loja pelo que comprando tudo junto os portes são grátis.

Depois convém veres o valor total e comparar com pre-builts no mercado pois com o preço das gráficas atuais muitas vezes costumas ficar melhor servido com um computador já montado.
 
Última edição:
Alterei para essa nova configuração, mencionado pelo caro layPT, sendo que estive a analisar as diferenças e realmente mete mais lógica e melhor (preço/Qualidade), Sinto que com este Desktop não vai ser preciso upgrade durante um bom tempo, vi até reviews que vai conseguir Jogar battlefield 2042 beta no ultra(1080p) por volta de 75fps.
Muito obrigado pelo vosso tempo e paciência:victory:, com esta experiencia e ajuda, já consigo analisar melhor o Hardware, penso que já tenho o conhecimento Raiz para involuir para mais projetos que possam indo surgindo e assim ganhar mais experiencia.
 
Última edição:
Back
Topo