1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mini curso de Programação

Discussão em 'Programação' iniciada por HecKel, 18 de Novembro de 2004. (Respostas: 67; Visualizações: 37055)

1. HecKel

HecKel The WORM

Como ninguem tomou a iniciativa :P decidi pegar na ideia, vou colocando posts conforme me vá lembrando de "aulas" que possam ser uteis para os begginer em Programação para não tornar este post demasiado saturado, qualquer dica é sempre bem vinda ;)

A thread tão desejada já está iniciada, conto com a colaboração de todos, desculpem o texto, não foi nada preparado, foi apenas o que me ocurreu neste momento. Espero que as ideias possam ser uteis para quem está a dar os primeiros passos,

um abraço HecKel

2. HecKel

HecKel The WORM

Bloco Condicional (IF)

Por vezes quem pensa em seguir EngªInformática, ou outro curso ligado à programação fica sempre reticente quando vê os planos curriculares e encontra uma série de matemáticas, muitos se questionam para que serve a matemática na programação, as analogias que vou dar são de matéria de 7º ano, no entanto quanto mais desenvolvida estiver a matemática mais triviais vão parecer os problemas de algoritmia.

Poderia criar um post bastante extenso a dar exemplos, mas a ideia essencial deste post já foi dada,

um abraço HecKel

Última edição: 19 de Novembro de 2004
  3. NoMercy

NoMercy Power Member

Está em sticky. A ver vamos como vais progredindo ;)

4. HecKel

HecKel The WORM

Ciclos de Repetição (FOR)

Existem vários tipos de ciclos de repetição, cada linguagem de programação tem o seu formato próprio, e nem todas têm a mesma diversidade de ciclos de repetição, vou-me basear essencialmente em java nestes posts, no entanto a "logica" é a mesma....

5. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

Boa aposta, achei a ideia bastante interessante e plo que vi até agora, tou a gostar da forma como abordas os problemas, bem como os exemplos que dás... nice one... ;)

6. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Epa eu na minha humilde opinião que pode parecer arrogante mas pelo contrário é realista acho que programar não é para todos porque nem toda a gente consegue estruturar um problema lógicamente e depois converter isso em programação.

Eu vejo que por exemplo colegas meus/inhas que lhes é dado um problema para resolver em VB, eles colam-se ao monitor, começam a escrever onde calha e vão exprimentando a ver se sai alguma coisa sem antes pensarem como vão resolver o problema. Já agora, deixo aqui um pequeno desafio para resolverem na linguagem que quiserem desde que esta seja orientada a objectos:
    Têm uma label com "Techzone Rullez" e esta label vai-se mover lentamente até ao limite direito do form, quando lá chegar sorteia aleatóriamente um tamanho onde a label irá partir e a segunda "metade" da label fica parada no limite do form e a primeira metade começa a andar para a esquerda até tocar no limite esquerdo do form, quando la chega toca e muda de direcção novamente e quando chegar à outra label, as duas "encaixam" e andam ambas para a esquerda repetindo tudo de novo mas desta vez ficando fixo na esquerda e mexendo a segunda metade.

;)

7. teknix

teknix Power Member

ò calão , também queres que te façam os TPC's ? :D:D:D
    bom truque...quase que colava :-D :-D :-D

ps: pede ajuda ao partenão e ao nadador que eles são barras nisso :zzz

8. P4rthen0n

P4rthen0n Power Member

Tu deves andar na perseguicao ou sei la :rolleyes: :D

Agora a falar a serio, o Swimmer ja lhe anda a dar no Pascal, eu inda tou nas bases (falta de estudo :(, coisa k vai mudar).

Heckel, tou contigo, gostei bastante da ideia e vou ler. :)

9. fish

fish Power Member

mas isto e so pessoal da fct? :P

heckel boa iniciativa, fizeste bem em começar com noções de algoritmos antes de implementares logo isso. mas n deste o exemplo clássico da receita :D

10. Kermit the frog

Kermit the frog I quit My Job for Folding

HAHAHA BUSTED...sim é claramente um bom desafio pó p4rthen0n :x2: .

Pareceume ouvir na segunda (n me lembro bem...), tlv tenha sido até na semana passada, que nesta semana q decorre irias começar a estudar "violentamente" pascal e que irias dominar, pois tinhas de justificar um trabalho ao prof...com que então não andas a fazer os "tpc's"

(tou paqui a falar mas... :fart: )

Ah pois caro amigo...o pessoal da fct invadiu isto...ou será antes o pessoal da techzone invadiu a fct?!

Já quele n se quis armar em cozinheiro, podes smp ser tu a dá-la...xuta ai a receita do pastelinho de bacalhau... :cool:

11. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

mas vocês acreditam em tudo o que esse sr. de idade vos diz? ele até vos engana com aqueles botões falsos ... :fart: a mim é que não me enganas porque uso o outro theme :009:

sim aquilo já foi um TPC meu e sim já o fiz :D

12. NoMercy

NoMercy Power Member

Agradecia-se que não spamassem nesta thread a fim de a manter clara e objectiva.
    Tudo o que não tiver directamente a ver com o tópico da mesma, é spam, correcções e dúvidas descontandas, obviamente.

13. HecKel

HecKel The WORM

Blocos de Decisão (Case)

O velho do Hello Word! pode esperar :P

Quando falei no IF esqueci-me de mensionar o CASE, vou agora falar dessa, acho que ainda vou a tempo ;)

um abraço HecKel

PS -> obrigado pelos comentários ;)

Última edição: 21 de Janeiro de 2008
  14. HecKel

HecKel The WORM

Ciclos de Repetição (DO, WHILE, REPEAT, etc...)

Anteriormente já falei no ciclo for, um ciclo que por norma tem um valor a ser incrementado, ou decrementado, agora vou falar de ciclos que dependem de uma condição booleana....

um abraço HecKel

Última edição: 21 de Novembro de 2004
  15. HecKel

HecKel The WORM

Funções vs Procedimentos

Nos posts anteriores falei das instruções mais usuais na grande maioria das linguagens de programação, agora vou entrar numa área que gera maior “discução”de opiniões, como utilizar funções/procedimentos...

Quero deixar bem explicito, que este post baseia-se apenas na minha opinião pessoal sobre o que considero mais correcto para a utilização de funções/procedimentos, não faltam teorias sobre a forma de utilização das mesmas, o que não implica que umas sejam mais correctas que outras.

um abraço HecKel

Última edição: 21 de Novembro de 2004
  16. Paos[CeRe4L]

Paos[CeRe4L] Power Member

Como iniciar um programa

Achei por bem colocar aqui um contributo acerca de como iniciar o desenvolvimento de um programa.

Em 1º lugar deverá de se esquematizar o nosso problema da forma mais simples possível, com quadrados, rectangulos e losangos...como quiserem. Somente para saberem qual o problema a analisar.
    De seguida vamos centrar-nos no nosso problema. Sengundo uma das leis de Murphy: todo o problema é mais complicado do que parece!" é necessário decompor o problema em sub-problemas mais simples, de forma a se chegar a um ponto em que já não se pode decompor mais os problemas. Tudo isto esquematizado com setinhas e rectangulos e quadrados. Basicamente o que se deve de usar é fluxogramas.
    Agora que temos o nosso problema decomposto em vários sub-problemas todos de carácter simples, é necessário verificar quais as interacções entre os diferentes blocos de sub-problemas.
    No fim de tudo esquematizado, aconselho a escreverem o programa em pseudo-código. Não é obrigatório. Mas pode vir a ajudar. Por fim falta somente escrever o vosso programa (tendo por base os esquemas anteriormente feitos) na linguagem desejada.

Atenção: não se metam logo a programar e a escrever linhas e linhas de código porque o mais provável é terem de apagar tudo.

Outra coisa importante é fazer uma separação modularizada do vosso programa, ou seja, não coloquem 300 linhas de código numa só função que contém todo o programa. Para além de ser uma má prática, torna mais complicada a detecção de erros e a compreensão do código por parte de outras pessoas. É preferível escrever um maior número de funções com 3 ou 4 linhas de código. É uma questão de experimentarem e verem por voces.

Este meu post não se foca sobre nenhuma linguagem em especial, mas acho por bem quem se está a iniciar no mundo da programação a ler atentamente este post e a tentar levá-lo o mais á risca (pelo menos durante os primeiros tempos).

Abraços e bons programas! []

17. fap

fap Power Member

[QUOTE='Paos[CeRe4L](...) Basicamente o que se deve de usar é fluxogramas.[/QUOTE]

basicamente depende muito da linguagem que vais usar...quero ver alguém a usar uma linguagem OO e a fazer fluxogramas em vez de fazer UML, diagramas de colaboração, interacção e outros que tais...

mas boa iniciativa ;)

18. NoMercy

NoMercy Power Member

É verdade, alem do mais, pelo menos o UML é standartizado o que facilita a comunicação entre todas as pessoas intervenientes no processo, incluindo os "stakeholders".

19. Paos[CeRe4L]

Paos[CeRe4L] Power Member

fap, tou a partir do principio de que o ppl que se tá a iniciar ta a começar com linguagens imperativas...estilo C, Pascal ou um fabuloso Scheme!

Isso em OO é outra coisa! Interacção de classes ainda é mt para quem se ta a iniciar.
    Mas por exemplo, na faculdade de ciências o ppl começa por aprender Java...mas andam meio-semestre a trabalhar somente com uma classe e a programar imperativamente...enfim! lol

20. fap

fap Power Member

o Scheme não é programação imperativa, é programação funcional.

mas ok...sticking to the topic :)

Partilhar esta Página