Mini curso de Programação

Heyas all...

Aproveitar e tirar umas dúvidas (maneiras de eu conseguir organizar o código de maneira a que eu próprio o consiga decifrar passado uns tempos rende sempre...)

HecKel disse:
Uma função, tal como na matemática, serve para devolver um valor, não é suposto a meio de uma função meteres notas, isso são calculos auxiliares, ou seja, outras funções(procedimentos neste caso, como veremos adiante).


Ou seja, antes de chamar-mos a função, pedimos sempre a inserção dos dados certo?

HecKel disse:
Um procedimento é a outra parte dos calculos auxiliares, onde podemos calcular algo, “escrever” notas, apenas por uma questão de organização, algo que no decorrer do calculo da equação poderia ser dispensável.

Quando aqui falas em procedimentos (e agora falando em C++), para fazer estes cálculos auxiliares, usa-se uma classe auxiliar (ou funções dentro da mesma classe) para fazer estes cálculos....é isso que estás a dizer certo?


HecKel disse:
No entanto criar uma função cuja utilização é demasiado limitada, apenas se justifica caso o algoritmo seja algo complicado, ou pouco evidente, a maior utilidade de uma função/procedimento é a reutilização das mesmas para evitar a redundância de código no programa.

A ver se eu consigo perceber isto...eu quando quero programar qq coisa(uma aplicação que faz isto ou aqueloutro) desenvolvo um algortimo para resolver o problema que tenho....se tiver outra aplicação para programar vou ter outro algortimo para a resolver, ou estás a falar em relação a procedimentos que podem ser reutilizados em mais do que uma aplicação? Por exemplo escrita num ficheiro, ordenação de vectores, listas, etc..etc...

Hasta all e tx [[]]
 
fap disse:
o Scheme não é programação imperativa, é programação funcional.

mas ok...sticking to the topic :)

Isso agora depende. PErcebo pq dizes isso, já que o Scheme é um "derivado" do LISP. MAs pelo menos no meu 1º ano com scheme conseguimos dar uma ideia geral de imperativa, OO e funcional!
 
Paos[CeRe4L] disse:
Isso agora depende. PErcebo pq dizes isso, já que o Scheme é um "derivado" do LISP. MAs pelo menos no meu 1º ano com scheme conseguimos dar uma ideia geral de imperativa, OO e funcional!

não depende não...eu consigo fazer uma aplicação OO em C (apesar do bruto trabalho) mas não é por isso que C passa a ser uma linguagem OO...

claro que consegues dar uma ideia desses tipos de programação mas isso não muda o estilo de programação nativa da linguagem...acredita que no projecto de IA que vais ter vais usar muitos let's e provavelmente nem vais usar recursão...hás de martelar partes daquilo para ser mesmo imperativo, e não será por isso que o LISP passará a ser linguagem imperativa
 
fap, mas tu n leste o q eu escrevi? Ppl da FCUL que programa imperativamente em JAVA? claro que dá para fazer. Em Scheme dá-se um pco dos 3 tipos de programação. Claro que em C podes fazer cenas OO, mas é sempre mais simples fazer uma cena OO numa linguagem OO.
 
Paos[CeRe4L] disse:
fap, mas tu n leste o q eu escrevi? Ppl da FCUL que programa imperativamente em JAVA? claro que dá para fazer. Em Scheme dá-se um pco dos 3 tipos de programação. Claro que em C podes fazer cenas OO, mas é sempre mais simples fazer uma cena OO numa linguagem OO.

tu é que não deves ter lido o que eu escrevi...disse exactamente isso...
pondo assim nas tuas palavras e alterando C por Scheme e OO por imperativo "Claro que em Scheme podes fazer cenas imperativas, mas é sempre mais simples fazer uma cena imperativa numa linguagem imperativa", percebes o que quero dizer?

Scheme é funcional :P
 
NoMercy disse:
@Lancaster, se estás a perguntar ao user HecKel nota que ele já não anda por aqui porque foi banido por alguma razão.

Heyas..

Yah...bem visto...só agora é que vi...banido? Estranho..o gajo até era porreiro...
Deve ter feito muita trampa para merecer...

Hasta all e tx NoMercy...[[]]
 
Bastante tarde..., por motivos obvios..., mas não deixo de responder :P (Pode parecer spam, mas pode dar jeito a alguns....)

Lancaster disse:
Heyas all...

Aproveitar e tirar umas dúvidas (maneiras de eu conseguir organizar o código de maneira a que eu próprio o consiga decifrar passado uns tempos rende sempre...)




Ou seja, antes de chamar-mos a função, pedimos sempre a inserção dos dados certo?

Yep, o código fica mais organizado para quem o vai ler a seguir, e até porque podes vir a necessitar desses dados numa outra chamada mais à frente, assim não tens de voltar a pedi-los :D

Lancaster disse:
Quando aqui falas em procedimentos (e agora falando em C++), para fazer estes cálculos auxiliares, usa-se uma classe auxiliar (ou funções dentro da mesma classe) para fazer estes cálculos....é isso que estás a dizer certo?

Sim, esse bloco de código pode vir a ser util noutro sitio, em vez de teres um código demasiado redundante, tens várias funções com problemas simples.

Lancaster disse:
A ver se eu consigo perceber isto...eu quando quero programar qq coisa(uma aplicação que faz isto ou aqueloutro) desenvolvo um algortimo para resolver o problema que tenho....se tiver outra aplicação para programar vou ter outro algortimo para a resolver, ou estás a falar em relação a procedimentos que podem ser reutilizados em mais do que uma aplicação? Por exemplo escrita num ficheiro, ordenação de vectores, listas, etc..etc...

Hasta all e tx [[]]

Ou em mais do que uma aplicação(copy paste para o outro programa) ou dentro da mesma aplicação, por exemplo, imagina que tens de fazer uma série de calculos, e nesses cálculos aparece umas 3-4 vezes a série resolvente, mas com dados diferentes, basta-te teres uma função que recebe o a, b e c que vai servir para essas 3-4 vezes com valores diferentes ;)

um abraço HecKel
 
Boas.

Estão todos a esquecer-se de algo fundamental em programação, que são os comentários.
Em tudo aquilo que façam (mesmo no que aparenta ser de simples "leitura") metam comentários. O que faz, como faz, porque faz.

Vão ver que, uns meses depois, podem ser extremamente úteis... :)

Cya.
 
SpEeDyGoNzAlEs disse:
Boas.

Estão todos a esquecer-se de algo fundamental em programação, que são os comentários.
Em tudo aquilo que façam (mesmo no que aparenta ser de simples "leitura") metam comentários. O que faz, como faz, porque faz.

Vão ver que, uns meses depois, podem ser extremamente úteis... :)

Cya.

concordo plenamente....os comentários são do mais util que existe para lermos e compreendermos o código dos outros e até o nosso...Já várias vezes que me serviram de muito e continuarão a servir...

Cumps
 
Por vezes quem pensa em seguir EngªInformática, ou outro curso ligado à programação fica sempre reticente quando vê os planos curriculares e encontra uma série de matemáticas, muitos se questionam para que serve a matemática na programação, as analogias que vou dar são de matéria de 7º ano, no entanto quanto mais desenvolvida estiver a matemática mais triviais vão parecer os problemas de algoritmia.



Poderia criar um post bastante extenso a dar exemplos, mas a ideia essencial deste post já foi dada,

um abraço HecKel
so uma coisa eu ando no 9º ano e nunca vi nenhuma aberração assim...
como e que f(x)=3x+1
f(x)=1??????? = (
enato essa do 0> x e dps poes 0< = 0???? nunca vi tal coisa (ainda por cima no 7º??) dis-me a materia a que te referiste, talvez seja erro meu!!
 
Última edição:
Exactamente. Se o x for 0, então f(0) = 3x0 + 1, o que faz com dá 1.

Isso do se x > 0 não é para trocar valores, é uma condição. Ex:

Resolve f(x)=3x+1, se x>0, significa que o valor final tem que ter x maior que 0. A parte do x>0 não é para resolver, mas sim para ajudar.
 
Exactamente. Se o x for 0, então f(0) = 3x0 + 1, o que faz com dá 1.

Isso do se x > 0 não é para trocar valores, é uma condição. Ex:

Resolve f(x)=3x+1, se x>0, significa que o valor final tem que ter x maior que 0. A parte do x>0 não é para resolver, mas sim para ajudar.

Quando te dão x>0 então não estamos a falar do valor final mas sim do objecto da função, ou seja, estamos a limitar o domínio da função. Neste caso, inicialmente, x pertence a R (funções polinomiais são contínuas em todo o R), se estamos a dizer x > 0, então estamos a limitar o domínio com x pertence a ]0;+(inf)[, também representado por R+.

Eu acho que o truque da matemática é essencialmente ter um bom domínio de todos os termos que são utilizados, do género, quando alguém vos pede para calcular o domínio de uma função (neste caso só de 1 variável), o ideal mesmo é vocês imaginarem logo com o que gráfico estão a trabalhar. Outro exemplo é quando vos pedem os zeros ou raizes, se vocês já souberem imediatamente que um zero é quando o gráfico da função corta o eixo Y E se souberem que o eixo Y é descrito por x = 0, então o que nós queremos é que o gráfico da nossa função f(x) (seja uma curva ou recta) tenha imagem 0, isto é f(x) = 0.

Eu no secundário tinha grandes problemas em separar o que são imagens do que são objectos, aliás, tinha grandes problemas em tudo o que metia funções e polinómios. Hoje em dia, se eu não dominasse isso de olhos fechados, ainda não tinha feito a cadeira de ALGA (Algebra Linear e Geometria Analítica). E de certa forma hoje em dia, eu olho para a matéria do secundário e vejo ... "fnx, eu entrei no superior com 9,5 a matemática com esta matéria?! quem me dera voltar atrás :)".

O que vos posso dizer é: apliquem-se, é certo que matemática pouco ou nenhuma aplicabilidade prática e palpável tem na programação e quem sabe na informática em geral, mas ainda assim quando lhe apanharem o gosto até vão dar por vocês a inventar com a matemática. :)

O que é preciso se calhar é tempo, é menos gajas e copos e mais marranço. Eu o semestre passado havia dias em que saía ás 23:30 por causa exactamente de Álgebra, e posso dizer que voltava a fazer o mesmo, porque valeu a pena, passei (e no mesmo dia fiz uma mossa no carro mas isso são detalhes :-D). Este semestre que acabou, às sextas feiras eu passei-as todas das 9 da manhã (a começar com Matemática 2) até às 21h (a acabar com interacção com o utilizador) na escola, 12 horinhas seguidas a marrar. Valeu a pena? Se valeu! Passei a essas duas também.

Agora eu vejo-vos a queixarem-se de passar das 8:30 às 17:30 na escola e da matéria ser difícil ... olhem, deiam graças ao que têm e peçam ao tempo para não andar tão depressa porque um dia vão olhar para trás e pensar: foge .. que bela vida que tinha :002: [basicamente é isso que estou a fazer].
 
Outro exemplo é quando vos pedem os zeros ou raizes, se vocês já souberem imediatamente que um zero é quando o gráfico da função corta o eixo Y E se souberem que o eixo Y é descrito por x = 0, então o que nós queremos é que o gráfico da nossa função f(x) (seja uma curva ou recta) tenha imagem 0, isto é f(x) = 0.

No meu tempo, os zeros era quando o gráfico da função intersectava o eixo das absissas aka eixo dos xx. Disseste bem no fim com o f(x)=0, mas no início trocaste as coisas. :)

ALGA? Que cadeira mais fácil, tirando a parte dos espaços vectoriais xD...(claro que tens todo o mérito em tê-la feito!)
 
Última edição:
Hei, não me mistures aí, que já acabei o 12º há 6 anos :x2: É normal lembrar-me de pouca coisa...

Não segui faculdade porque não quis, tinha média para entrar imediatamente... Hoje em dia vejo que até devia ter seguido, mas começo a pensar 2x em voltar a estudar, pois falta muita coisa, como método de estudo, acompanhamento, entre outras coisas...
 
No meu tempo, os zeros era quando o gráfico da função intersectava o eixo das absissas aka eixo dos xx. Disseste bem no fim com o f(x)=0, mas no início trocaste as coisas. :)

ALGA? Que cadeira mais fácil, tirando a parte dos espaços vectoriais xD...(claro que tens todo o mérito em tê-la feito!)

Exacto, erro meu, neste momento é Electrónica a mais :)

E diga-se de passagem que o meu primeiro ano pela universidade foi algo .. triste :P basicamente não me ralava muito com aquilo e depois foi a miséria total.
 
Pessoal..., aquilo era só um exemplo para mostrar que um if é uma aplicação matemática na programação..., o llclg fez uma pergunta simples e foi dada a resposta, escusam de estar já a dizer o vosso historial académico todo :P

HecKel
 
Pessoal..., aquilo era só um exemplo para mostrar que um if é uma aplicação matemática na programação..., o llclg fez uma pergunta simples e foi dada a resposta, escusam de estar já a dizer o vosso historial académico todo :P

HecKel

Foi só para dar vida ao tópico (e porque eu já não escrevia aqui há muito tempo, então tiveram de levar com dose extra de _freelancer_ :002:).
 
tou no 2º ano de curso profissional no secundario e vou começar agora a dar isso :D

eu por acaso ando muito curioso em relaçao a isto tudo da programaçao e e' uma area q gostava muito de aprofundar, mas implica em que eu estude muito a matematica ? e' q nas disciplinas do curso tipo SDAC (sistemas digitais e arquitectura de computadores) IMEI (instalaçao e manutençao de eqipamentos informaticos) e electronica safo me bem mas a matematica = 0 :D e pelo que vejo e' muita matematica pa minha cabeça :D


abraços
 
Back
Topo