Mini curso de Programação

Boas.

Estão todos a esquecer-se de algo fundamental em programação, que são os comentários.
Em tudo aquilo que façam (mesmo no que aparenta ser de simples "leitura") metam comentários. O que faz, como faz, porque faz.

Vão ver que, uns meses depois, podem ser extremamente úteis... :)

Cya.

Tens razão. os comentarios sao de extrema importancia, pois se os programas forem daqueles com centenas e centenas de linhas de codigo, quando precisarmos de reler o codigo, os comentarios vao dar mesmo muito jeito.

Ja agora , a identação do codigo tb é muito importante. codigo bem organizado ajuda muito na leitura do mesmo.

Boa iniciativa deste topico. tentarei ajudar no que puder.

cumps a todos =)
 
Verdade seja dita..., escolhi um mau nome para a thread. Isto é mais um mini-curso de Algoritmia do que de Programação.

O que vês nesta thread é a aplicação de expressões matemáticas à programação mas em sentido reverso. Utilizei a matemática para explicar o funcionamento de algumas funções/operações básicas da grande maioria das linguagens de programação.

O que lês aqui é apenas o motor, com esta thread não aprendes a programar, aprendes sim é a ver a programação de um outro prisma.
 
Boas,
Eu apenas sei trabalhar no Pascal e VB. Esta thread deveria mudar de nome para..Algoritmia com Funções matemáticas ou algo do género coisa que não domino mas acho que não tem nada a ver com o ajudar a um novo programador...os livros apesar de serem caros são melhores que esta thread. Imaginemos que sou um iniciante e deparo-me com as ditas cujas funções de certa forma algo confusas mesmo para quem tem alguma lógica, fico intrigado.
Agradecia mesmo além de ser um "Sticky" que mudassem o nome da thread pois está a enganar quem quer aprender alguma coisita de programação que no inicio não é nada fácil e ao deparar com a dificuldade vai diminuir o interesse pelo mesmo.
Agradecido,
 
Boas,
Eu apenas sei trabalhar no Pascal e VB. Esta thread deveria mudar de nome para..Algoritmia com Funções matemáticas ou algo do género coisa que não domino mas acho que não tem nada a ver com o ajudar a um novo programador...
O que seria redundante, algoritmia na prática é a aplicação de uma expressão matemática à programação, logo, é o que está nesta thread.

os livros apesar de serem caros são melhores que esta thread.

A ideia desta thread não é de forma alguma substituir um livro de programação, aliás, isso é impensável, como é que meia dúzia de posts conseguem sequer equiparar-se a um livro de programação?

Imaginemos que sou um iniciante e deparo-me com as ditas cujas funções de certa forma algo confusas mesmo para quem tem alguma lógica, fico intrigado.

Então aí recomendo-te a leres logo o inicio do segundo post, onde digo o seguinte:

Por vezes quem pensa em seguir EngªInformática, ou outro curso ligado à programação fica sempre reticente quando vê os planos curriculares e encontra uma série de matemáticas, muitos se questionam para que serve a matemática na programação, as analogias que vou dar são de matéria de 7º ano, no entanto quanto mais desenvolvida estiver a matemática mais triviais vão parecer os problemas de algoritmia.

Agradecia mesmo além de ser um "Sticky" que mudassem o nome da thread pois está a enganar quem quer aprender alguma coisita de programação que no inicio não é nada fácil e ao deparar com a dificuldade vai diminuir o interesse pelo mesmo.
Agradecido,

Mais uma vez, esta thread não tem como intuito substituir qualquer material pedagógico, mas sim complementá-lo. Tal como mostrei na minha citação, os exemplos que dou utilizam matéria que dão até ao 12º ano e, salvo uma ou outra excepção, vai para a matéria universitária. Se encontram dificuldade nos exemplos que dou, então é bom que reconsiderem se de facto querem programar. Programação não é suposto ser simples, e nesta thread apenas estão explicadas as operações básicas de quase todas as linguagens de programação.

Obrigado pelos comentários ;)
 
Heckel enganaste-te aqui numa parte (no teu 4º post desta thread).

f(x) = ln(x) ; se x = 1
f(x) = e^x ; se x = -1
f(x) = 2 ; se x = 2
f(x) = -2 ; se x = -2
f(x) = e^(-x) ; se x != -1 e x != 1

em Pseudo-código ficaria:
select (x)
case 1 : f= ln(x) ;
case -1 : f = e^x ;
case 2 : f = 2 ;
case -1 : f = -2 ; //Aqui seria: case -2 : f = -2 ;
case else : e^(-x) ;

Só para não confundir algum membro novato que leia o post. :P

Bom trabalho, bom "Mini Curso". :D
 
Heckel enganaste-te aqui numa parte (no teu 4º post desta thread).

f(x) = ln(x) ; se x = 1
f(x) = e^x ; se x = -1
f(x) = 2 ; se x = 2
f(x) = -2 ; se x = -2
f(x) = e^(-x) ; se x != -1 e x != 1

em Pseudo-código ficaria:
select (x)
case 1 : f= ln(x) ;
case -1 : f = e^x ;
case 2 : f = 2 ;
case -1 : f = -2 ; //Aqui seria: case -2 : f = -2 ;
case else : e^(-x) ;

Só para não confundir algum membro novato que leia o post. :P

Bom trabalho, bom "Mini Curso". :D
Tnks ;)

Editado :)
 
Comecei a "estudar" programação muito recentemente e por vontade propria, e comecei com C++ com um tutorial que encontrei na net.
Há aqui uma coisa que não entendi e é perferivel expor aqui a duvida do k aceitar o k ai está sem perceber, pois acho que compreender as coisas é muito melhor do que apenas as decorar.

f(x) = ln(x) ; se x = 1
f(x) = e^x ; se x = -1
f(x) = 2 ; se x = 2
f(x) = -2 ; se x = -2
f(x) = e^(-x) ; se x != -1 e x != 1 (Aqui f(x)=e^(-X) se x diferente de -1 e 1 certo?)
em Pseudo-código ficaria:
select (x)
case 1 : f= ln(x) ;
case -1 : f = e^x ;
case 2 : f = 2 ;
case -1 : f = -2 ;
case else : e^(-x) ; (mas aqui f(x) vai ser igual a e^(-x) se x diferente de -1, 1, -2 e 2???)

Segundo p meu ponto de vista aqui (f(x) = e^(-x) ; se x != -1 e x != 1) deveria estar f(x)=e^(-x); se x != -1 , x !=1, x != -2 e x != 2.

Sou muito noob nisto ainda e posso estar a interpretar mal.
Digam ai qualquer coise sff.

Cumps
Master
 
A tua questão é sobre matemática e não programação, o exemplo das funções foi meramente ilustrativo e não era para ser levado tão à letra. Provavelmente nem dá para fazer uma função assim (por acaso tenho ideia que sim), mas o importante aqui é a forma como foi traduzido para pseudo-código.
 
Bem.. tenho que mandar as meninas e meninos do meu curso (Informatica para a saude) para aprenderem alguma coisa.. :D E quando falam que nao gostam nem percebem nada de mat e querem ser programadores, bem, acho que nao vale muito tentarem. A matematica é praticamente puro raciocinio, coisa que está sempre presente na programação.

Bom topico :D
 
Olha a acacn :D

Epá isso da matemática ser preciso para a programação, eu penso que não porque tenho 5 a matemática e no entanto tenho 20 a programação. Ou isso é um mito, ou sou eu que devo ser diferente LOL

sorry o offtopic
 
Olha a acacn :D

Epá isso da matemática ser preciso para a programação, eu penso que não porque tenho 5 a matemática e no entanto tenho 20 a programação. Ou isso é um mito, ou sou eu que devo ser diferente LOL

sorry o offtopic

no ensino superior a matematica e a programação sao bem diferentes, acredita :D btw, ola *
 
"If" é o inglês para "se".

Código:
[B]If[/B](x>0)      [B]Se[/B] x é maior que 0
f = 3x+1 ;   f é igual a 3x+1
else         se não
f = 1 ;      f é igual a 1
 
Heckel para simplificar um pouco a coisa podes meter os exemplos em Pascal e o pseudo-código em português. Seria muito mais fácil para o utilizador comum.
Penso que passaste muito rápido para os procedimentos e funções. Também penso que funções é um bocado um choque. Estar habituado a colocar tudo num sítio e depois ter de sub-dividir o programa e declarar variáveis globais e comuns, começa a ser um pouco confuso. Mas estás a dar-lhe bem! Resumidamente o que eu aprendi em 4 ou 5 meses (Quando comecei a aprender programação), resumiste aqui a três folhas A4! Parabéns. Entretanto, poderei ajudar-te a completar mais o tópico, mas os exemplos colocarei em pascal. Cumps ;)
 
>> isto é programação uma pergunta isto é programação básica certo? A progamação avançada deve ser mesmo trabalhosa.
 
Última edição:
>> isto e programaçao uma pergunta isto e programaçao basica certo? a progamaçao avançada deve ser mm trabalhosa

Para ser curto e sintético, os exemplos apresentados podem ser considerados, mas são a base para a resolução de problemas complexos...

A complexidade da programação não está na forma de aprender a linguagem, nem tão pouco na sintaxe da propria linguagem, mas sim na tentativa de conseguir resolver um determinado problema da forma mais rápida e simples, muitas vezes é aqui que envolve a complexidade da programação, pois dependendo das noções de algoritmia, e do pensamento estruturado de uma pessoa pode chegar-se ao objectivo de uma forma mais simples e outra pessoa de forma mais complexa, mas no fundo conseguem atingir o mesmo objectivo...

Por isso a complexidade da programação é uma questão um pouco subjectiva!!!

Cumps
 
Back
Topo