1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mini Harmony - The Ultimate Mac Mini Theatre Setup

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Trance, 10 de Maio de 2010. (Respostas: 183; Visualizações: 19782)

1. Trance

Trance Power Member

Viva,

Inspirado pelo que ví aqui Ultimate Mac Mini Theatre Setup mais uns pósitos de pimpim meus fiz isto.

Antes: ...

[​IMG][​IMG]

A primeira foi com um TVIX 5000U, depois passei para uma solução com streaming do portátil para a XBOX360, depois ainda tive o portátil totalmente dedicado a fazer de media center. (nas prateleiras debaixo).

Depois: ...

Ora vejam o vídeo do sistema a bombar:

Se a ZWAME o permitir vou nesta thread colocar as minhas experiências o meu novo HTPC, tentando desta vês pelo menos não cometer os mesmo erros do passado na construção de uma solução do género.

Finalmente o HTPC Perfeito? Não, mas quase ... pelo menos para mim. Espero que para vocês também.

Já agora, criei também um Blog para o efeito: http://miniharmonypt.blogspot.com/

Aí podem consultar vídeos de demonstração etc.

Nuno

Última edição: 31 de Maio de 2010
  2. Trance

Trance Power Member

Cada vês tenho menos tempo para ver televisão ao ponto de considerar deixar de subscrever quaisquer dos serviços de televisão que conhecemos e usufruir apenas da TDT e OTA. A Maria vê unicamente a Sky e se não fosse a SIC Notícias e o canal Panda para o filhote, a subscrição que temos para VDF TV já tinha ido á viola.

Em vês de deitar mais dinheiro fora no alargamento da grelha de programação da TV Digital, decidi tentar novamente na construção de um sistema HTPC para uso diário da família.

Note-se que as minhas tentativa de construir um sistema HTPC completo e de fácil utilização para toda a família, falharam sempre de uma forma ou de outra o que dificulta o abandono deste tipo de serviços. Nomeadamente ou passo a vida a fazer de "babysiter" do sistema ou simplesmente deixa de ser utilizado.

Pretendo assim um sistema com os seguintes requisitos

• Que com apenas um telecomando e sem esforço permita aceder a todos e a todo o tipo de conteúdos.
    • Nunca bloqueie e esteja sempre a funcionar. Pretende-se que o sistema esteja sempre online 24x7 a realizar as mais diversas tarefas automáticas.
    • Seja simples de manter. Basicamente quero um electrodoméstico não mais um sistema para manter a juntar a tantos outros que já mantenho no meu trabalho.
    • Silencioso. Como irá estar na sala a funcionar 24x7 é fundamental não se oiça coisa alguma. Já me basta o PC actual e a XBOX360.
    • Excelente conservação energética. De preferência menos que a caixa da VDF e da SKY que tenho.
    • Que seja invisível numa sala sem estar dentro de um armário.
    • Corra Internet TV de sites como BBC iPlayer e Hulu
    • Organize e corra a nossa colecção filmes de alta definição.
    • Organize e difunda a nossa colecção de musica pela casa
    • Faça downloads automáticos das nossas séries e documentários preferidos para visualização posterior.
    • Permita a partilha de conteúdos pelos aparelhos que temos em casa. Nomeadamente iPhone, PSP e XBOX360.

O ponto de partida para a construção deste sistema é:

• Um LCD-TV LG SL8000 de 42"
    • Velhinho Sistema 5.1 DTT3500 j

Face aos requisitos e á minha experiência passada com estes e outros sistemas a escolha deste vês não poderia ser outra que não a do Mac mini.

Hardware:

• Mac mini 2.26Mhz com 2GB, place NVIDIA 9400M e um disco de 160GB - 545€ (consegue-se arranjar algo em segunda mão)
    • Teclado Mac Sem fíos - 68€
    • Um Harmony Remote One - 129€
    • Cabo DVI-HDMI HTPC IBERIA PC - 12.26€
    • Disco Externo Western Digital Elements 1Tb USB 2.0 - 70€

Software:

• Remote Buddy - 20€
    • Air Mouse Pro (iPhone) - 1.59€
    • XBMC Remote (iPhone) - 2,39€
    • ViscosityVPN - 5€
    • Plex - Gratuíto
    • Boxee - Gratuíto
    • Hulu Desktop, uTorrent, Sabznbd e muito mais - Gratuito

Total: 853.24€

Há algumas coisas que já tenho nomeadamente o Harmony One, o disco externo e o cabo o que reduz cerca de 220€ neste investimento, no meu caso é praticamente no Mac. No entanto ficam aqui os preços como nota.

Agora é só montar :) E é a este tema e muito mais que dedico este Blog

Última edição: 13 de Maio de 2010
  3. hcabrita

hcabrita Power Member

Boas.
    Será que existe por este fórum uma lista de serviços/programas que se podem utilizar para tirar proveito de um computador ligado a uma TV?
    Seja ele um Media Center, um Desktop, Laptop, etc....

4. Trance

Trance Power Member

Oi,

Tens aqui uma thread que apresenta uma lista generalista de software http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=222622.

O desafío nestas coisas está sempre em encontrar a combinação de software e hardware que respeite um conjunto de requisitos, para não falar na sua configuração.

Como podes verificar os requisitos que coloco são em tudo ambiciosos:

• Que com apenas um telecomando e sem esforço permita aceder a todos e a todo o tipo de conteúdos.
    • Nunca bloqueie e esteja sempre a funcionar. Pretende-se que o sistema esteja sempre online 24x7 a realizar as mais diversas tarefas automáticas.
    • Seja simples de manter. Basicamente quero um electrodoméstico não mais um sistema para manter a juntar a tantos outros que já mantenho no meu trabalho.
    • Silencioso. Como irá estar na sala a funcionar 24x7 é fundamental não se oiça coisa alguma. Já me basta o PC actual e a XBOX360.
    • Excelente conservação energética. De preferência menos que a caixa da VDF e da SKY que tenho.
    • Que seja invisível numa sala sem estar dentro de um armário.
    • Corra Internet TV de sites como BBC iPlayer e Hulu
    • Organize e corra a nossa colecção filmes de alta definição.
    • Organize e difunda a nossa colecção de musica pela casa
    • Faça downloads automáticos das nossas séries e documentários preferidos para visualização posterior.
    • Permita a partilha de conteúdos pelos aparelhos que temos em casa. Nomeadamente iPhone, PSP e XBOX360.

Qualquer pessoa com o mínimo de experiência te dirá que não é fácil reunir tudo isto numa só solução e operável apenas com um telecomando. Diria mesmo impossível até á pouco tempo.

Se seguires esta thread e tiveres já uma Mac (seja iMac, Mini, Macbook ou Macbook Pro) irei falar de muito software e truques que podes usar para o que pretendes. Independente dos requisitos que coloco.

A lista de software base é a que apresento no post anterior.

Nuno

Última edição: 11 de Maio de 2010
  5. Trance

Trance Power Member

Ora vejam o vídeo do sistema a bombar. Foi feito no iPhone pelo que a qualidade deixa um bocado a desejar. Por outro lado este é o primeiro vídeo que faço deste género ... desculpem qq coisita :)

Cheers,

Nuno

6. Dragonclaw

Dragonclaw Power Member

Estive a lêr o tópico e não posso deixar de te dar os parabéns! Com este video conseguiste-me mostrar as reais possibilidades de um sistema do género! Neste momento tenho uma das tais boxes (um Egreat) e o nível de satisfação ronda os 75%, como tal fiquei com o bichinho de um sistema similar ao teu... a única coisa que me desencoraja é o investimento inicial no Mac Mini, pois também já tenho o One. Grande abraço e quem sabe não me tornarei um "copião"?! ;)

7. thendless

thendless Power Member

No Verão passado também adquiri um MacMini com o mesmo propósito e de facto o custo inicial do projecto pode ser um pouco desencorajador mas acho difícil um HTPC home made igualar os pontos fortes do MacMini: pequeno, minimalista, muito silencioso e de fácil utilização. É dispendioso, sim, mas sabes que vai funcionar e preencher a totalidade dos teus requisitos.

Actualmente utilizo o Plex como coração do sistema e os sistemas de torrents como forma de adquirir conteúdo embora o post do Trance me tenha feito considerar o investimento num sistema VPN (sempre adiado) para aceder ao Hulu e afins. Para controlar o sistema utilizo um simples Apple Remote em conjunto com o Remote Buddy. É tão simples de se utilizar que até os meus pais, completamente avessos à tecnologia, se dão bem com ele.

Para tarefas mais árduas, como a instalação de software, configuração e manutenção, utilizo a capacidade de partilhar o ecrã do MacMini com outro Mac, neste caso um MacBook.

8. budidi

budidi Power Member

Muitos Parabéns!
    excelente video e excelente configuração.

o comando logitech comunica com o quê?? e onde é feita a configuração do mesmo?
    adorei !

9. Trance

Trance Power Member

O comando comunica por infra-vermelhos para todos os aparelhos. O Mac mini tem um potente receptor de infra-vermelho também.

Isto é, não é preciso colocar nada em lado nenhum. É só configurar o telecomando. Em breve farei um post a explicar como.

Nuno

10. budidi

budidi Power Member

não sabia que a Xbox nem mac-mini tinham receptores IR.. por isso estava a estranhar como era possível. e neste caso se os comandos do logitech fossem enviados via Ethernet, como é que o amplificador ligava :) excelente projecto. sai um bocado caro (mais propriamente o mac-mini) mas para filmes e séries a partir do sofá, não deve mesmo haver melhor solução.
    agora fiquei com o bichinho...
    estava a pensar numa solução género O!play.. mas isto é muito mais à frente!

11. Dissectory

Dissectory Power Member

Muito bom o video!Tanto o MacMini como o logitech one são realmente excelentes opções!
    Já agora,o macmini em full hd corre tudo sem problemas?

12. supercocos

supercocos Power Member

Este tópico esta muito interessante e o video está muito bom, parabens!

Realmente o comando faz maravilhas, e o software que usas Plex e o Boxee parecem muito bons também.

Eu ainda não avancei para nenhuma solução porque todas tem os seus defeitos, e uma pessoa procura sempre o fácil de usar e o mais completo possível.

Já agora uma pergunta para ti que deves ter perdido bastantes horas a pensar em tudo.
    Porquê a escolha de um MacMini em vez de o mini-pc baseado em ION do estilo do Asus 1012 ou da ZotacMag (200€ mais baratos)?

13. budidi

budidi Power Member

tem um portatil que parece ser um mac-book pelo video, mais um iphone.... é um apple fan just like me ;)
    windows pra quê.... processador não é tudo. se o sistema está "sempre" a crachar devido ao OS, não interessa mt ser um ION.
    penso que seja esta a razão :) eu tb iria pra um mac-mini

14. Trance

Trance Power Member

Sim sem problemas. O Plex beta tira partido da aceleração gráfica do GPU do Mac. Básicamente o MKV do birds (usado para testes de performance) corre sem espinhas.

http://www.megaupload.com/?d=P4L7FLG1 Bird_40_MBit_ABR_(+-1.5 *****).mkv 104.4 MB
    http://www.megaupload.com/?d=1D4BX1U9 Bird_42_MBit_ABR_(+-1.5 *****).mkv 109.6 MB

99% dos conteúdos FULL HD não chegam a usar 42MB, portanto tem muita margem de manobra.

Mesmo sem a aceleração do GPU correu todos os filmes que tenho a 1080p correram se vacilar.

Hardware Accelerated H.264 Decoding on Plex

Por acaso não despendi tanto assim. Bastou-me no início da semana passada vêr um vídeo a exemplificar um sistema semelhante com o Mac mini.

Como disse já montei diversos sistemas multimédia, sendo este o mais versátil e fácil de usar. Para não falar na qualidade.

Além do lugar comum que é opinar sobre a qualidade e estética da construção do Mac mini para não falar da facilidade de utilização da Apple. Adicione-se a robustez do software, principalmente o software Remote Buddy, o que permite efectivamente comandar o Mac da forma apresentada no vídeo.

Existem muitas coisas que parecem implícitas e garantidas qualquer que seja a solução, nas não o são de todo. Por exemplo a fluídez como se comuta de aplicação para aplicação com transições fade-in e fade-out dão a sensação que se está num único software quando é precisamente o contrário. Estas transições são garantidas pela forma como o Mac funciona de raíz. Isto é não são ordenadas nem comandas pelo software que lhe pus em cima.

O meu telecomando neste momento está muito orientado a corre aplicações (Play Boxee, Play Plex). Mas vou alterar a sua proramação para orienta-lo á actividade (Jogar, Ver um filme, Ouvir a Pandora, Ouvir CDs, Ouvir Rádio, Ver o TED, Ler o DIGG etc), tirando partido de cada aplicação para ase ter a melhor experiência possível.

Isto tudo dá uma experiência de utilização impar que toda a minha familiar aprecia sem dar por isso :)

Bom e não respondo a mais questões para já. Depois vão sair uns artigos a explicar como.

Nuno

Última edição: 13 de Maio de 2010
  15. supercocos

supercocos Power Member

Compreendo a decisão, basicamente confias e gostas mais do SO da Apple do que o Windows ou Linux.
    Pelo que vi no video parece uma excelente escolha :)

Fico à espera dos novos artigos. ;)

16. whitelines

whitelines Power Member

Umas questões! Eu tambem tenho um mac mini, e deparo-me a partida com alguns problemas! Primeiro nao faz 1080p, atrapalha-se todo. Depois que software estás a utilizar? É que o unico de jeito que tenho é o VLC e odeio as legendas nele..

17. Trance

Trance Power Member

Qual a versão do Mac mini que tem?

A versão que uso é a base, mas a última versão do mac min (penso que é a de 2009): Mac mini 2.26Mhz com 2GB e com a NVIDIA 9400M (descrição de hardware no segundo post).

Quanto ao software também esta descrito no segundo post. Por outro lado em um post atrás poderá consultar informação sobre a acelaração vis GPU (funciona apenas nas placas NVIDIA)

O posso lhe dizer do que li pessoas com a versão do Mac mini a 2.0Mhz e 1.8Mhz desde que com a NVIDIA 9400M não têm problemas. No entanto não é o modelo que tenho e que demonstro no vídeo.

Nuno

18. whitelines

whitelines Power Member

Pois nao tinha visto o Post sobre software, tenho que experimentar!

Versao do mac
    Model Identifier: Macmini3,1
    Processor Speed: 2 GHz
    3Gb(que eu coloquei)
    Chipset Model: NVIDIA GeForce 9400

19. Trance

Trance Power Member

Então deve dar perfeitamente. Depois diga-nos qq coisa e não se esqueça de meter o Plex com a aceleração GPU (vêr post acima com links). Repare que os ficheiros MKV de teste que acima incluo os links são mesmo exigentes (por isso é que são de teste).

Nuno

20. whitelines

whitelines Power Member

Tenho que experimentar com o plex entao, o VLC baba-se todo a tentar ver os birds lol.

Partilhar esta Página