Mini Harmony - The Ultimate Mac Mini Theatre Setup

Muitos parabéns.
Post bastante informativo.

Também eu já tinha tido ideia de lá para Setembro investir num MacMini e para além de possível máquina de trabalho, usá-lo como HTPC com o Plex em cima.
Ainda este ano, ele talvez seja actualizado. Com sorte leva com a nVidia 320M à semalhança do MBP 13".
Ou seja, o que já era bom (dado o tamanho), fica, para mim, perfeito.
 
nao esquecer que provavelmente os proximos mac mini ja vao ter saida hdmi pelo que para saida de imagem e audio é excelente. :)
 
nao esquecer que provavelmente os proximos mac mini ja vao ter saida hdmi pelo que para saida de imagem e audio é excelente. :)
Ou então mantêm a mini-display port e dão-lhe suporte para saída de som para um conversor HDMI a 100% como fizeram com esta última edição dos MBP ;)
 
é possível correr legendas dos filmes, séries, ... no software que usas? Cumps!

Sim. Tanto o Plex como o Boxee são baseados no XBMC. Se procurar neste fórum informações sobre este sofware irá encontrar a respostas mais detalhadas sobre o assunto.

Na tentativa de evitar que esta thread seja mais uma sobre o XMBC, Boxee, Plex ou outro software qualquer permitam-me definir o tema que irei inicialmente. De momento coisas que saiam fora deste assunto deixarei outros responder.

.. investir num MacMini e para além de possível máquina de trabalho, usá-lo como HTPC com o Plex em cima.

Pese embora o vídeo use e demonstre as funcionalidades do Boxee, Plex e Hulu o mote principal não é este software. O que vou ensinar é como configurar o sistema orientado á actividade.

Por exemplo, "Ver um filme". Se estivermos a ver TV ou ouvir música tipicamente o utilizador teria de saber correr o Plex, Boxee ou XMBC, seleccionar a opção Movies etc. Se fosse "Ouvir uma Rádio" teria que saber que deveria correr o Boxee, ir à aplicação "Pandora" ou "Last.Fm" ou sei lá mais tipo de rádio "canais" de rádio internet que se tenha, etc.

Se fosse assim cá em casa o sistema não funcionaria por diversas razões óbvias. A Maria (ou o António) saberia lá que para "Ver um Filme da Colecção" teria de fazer estes passos todos? Saberia lá que para ouvir musica da Internet teria que arrancar com a VPN? O que é mesmo a Internet?

Esta é a vantagem de se poder usar um dispositivo como um telecomando que mais ou menos sofisticado todos sabem usar. Então com botões grandes a cores, ainda se tornam mais fácil.

O que se quer então é que quando o utilizador pressione o botão "Ver um filme" no telecomando o sistema apresente a colecção de filmes que se tem (quer esteja de momento o utilizador a ver TV, a jogar na XBOX, a ouvir musica na Aparelhagem etc). Para tal terá de executar tudo automáticamente, desligar o que tiver a desligar, ligar o mac mini, activar a entrada HDMI, ligar o amplificador, correr o Plex e abrir a zona Movies para mostrar o catálogo de filmes. O mesmo para outra qualquer actividade.

Desta forma o consumo de conteúdos audio visuais na casa (A principal razão de alguém tentar construir um media center) não estará restrito a quem sabe do assunto e ao que é oferecido por um dispositivo (caixas multimédias) ou software (Plex, Boxee, Hulu Desktop etc).

São estas as principais limitações das soluções existentes e que já resolvi, ou melhor, vou resolvendo em minha casa. Não é uma solução de chave na mão. No entanto é de simples implementação quando se sabe. Pode levar umas horitas mas faz-se.

Duas ou 4 dicas. Pare além do Mac mini, central a esta solução é:

1) O Harmony One
2) Remote Buddy
3) Uns scripts feitos ou adaptados por mim.
4) VPN (não é imprescindível mas cá em casa perdia-se bastante)

Acima disto para correr filmes, musica, internet radio, iPhpto, séries etc, uso o Hulu, Boxee, Plex, iPhoto ... e muito mais. Claro que vou ensinar os automatismo que se podem fazer com este software neste contexto, mas apenas isso. O que és especifico a cada software multimédia são temas que deixarei outros desenvolverem. Até porque é mais fácil encontrar informação na Internet sobre isso.

Espero ter esclarecido o suficiente para evitar comparações triviais. Claro que se pretende ver apenas filmes o que aconcelho é comprar um caixa multimédia. Se se pretende apenas um consumo pessoal no portátil ou ou desktop, instalar o Plex, XMBC ou Boxee serve perfeitamente. Aliás, eu nem esses uso, bom o Boxee ás vêzes.

No entanto se pretender montar um simples de usar pela família sem comprometer a versatilidade do sistema penso que dificilmente encontrará solução melhor que a apresentada.

Nuno
 
Última edição:
Se me permite há ainda duas coisas que as pessoas devem ter em consideração ao montar um sistema destes, tendo o Mac-Mini como peça central: primeiro, não existe actualmente um forma simples de correr discos blu-ray num Mac, mesmo utilizando uma drive externa para esse efeito. É possível instalar software para Windows via Bootcamp para realizar essa tarefa, mas estar a fazer boot cada vez que queremos ver um filme em BR não é de todo prático. Segundo, mais tarde ou mais cedo será necessário pensar numa forma de fazer o backup regular de todos os dados e isso exige um novo investimento. Um disco de 1TB pode parecer suficiente inicialmente, mas acreditem que depois de riparem e processarem toda a vossa colecção de dvd e cd não vão querer repetir a façanha tão depressa, isto partindo do princípio que têm cópias físicas do conteúdo.
 
Boas thendless.

Quanto ao primeiro ponto concordo que é um "deficiência" nos Macs não ter um leitor de BR integrado e silencioso!

A questão é saber qual é a alternativa?

- Os leitores de BR baseados em PC feitos por casa que ví todos sofriam do facto de serem barulhentos. Bem, dirá, pode-se por a caixa dentro do armário e reduzir o barulho e pronto. Mas aí terá problemas com o acesso de telecomando ao receptor de IR. Bom pode-se comprar um "dongle" com uma extensão USB etc. E depois terá que abrir e fechar a porta do armário para colocae BRs etc. Enfim tá a ver os problemas?

- Por outro lado, os sistemas de chave na mão baseados em NetPC com GPU ION também lhes falta o Blueray na maioria com excepção das caixas da ASROCK. Mesmo que encontre um irá sofrer do problema acima indicado.

- Comprar um sistema Media Center de chave na mão de qualidade. Mas esses custam bem mais de 1500 Euros. Mesmo assim será que se está a comprar qualidade?

Por fim os Backups:

Quanto á necessidade de fazer backup de filmes etc, isso não é um problema dos Mac mini. Qualquer sistema de backups é preciso investir em discos. Neste contexto fazer backup o sistema do Mac é do melhor com o Time Machine. Muitos simples de usar etc. Claro, terá de se comprar os discos, mas isso em terá de fazer em qualquer sistema multimédia (das Media Boxes, Windows XP, Linux etc etc).

Portanto a melhor solução de momento é mesmo comprar um leitor BR dedicado ou a PS3 na minha opinião. Quanto a backups tenho dito.

Nuno
PS: Podes comprar BR Player para o Mac mini são é caros portanto não aponto isso como uma solução ... para mim. No entanto fica aqui para quem quiser.

Software para fazer BR RIPS no Mac
http://tuyennhatvo.com/part-3-of-the-mac-mini-home-theatre-blu-ray-r
http://www.123macmini.com/forums/viewtopic.php?t=26359&start=15&sid=dfb2f8933937e86dc7c143f47a255231

Leitores / Gravadores BR para o Mac.
http://www.digistor.com/in/External-Blue-ray-Burner-Self-Powered-USB-Drive.html
http://fastmac.com/slim_bluray.php
http://www.amexdigital.com/Press_Release-E_BD-UG1 Mac mini Blu-ray Drive Upgrade Kit.htm

Note-se o Mac não lê Blue Rays. Pode é ripar o BR para o Mac usando o software acima. Depois o Mac consegue ler ficheiro ripado.

Mas é a abordagem errada na minha opinião montar um Media Center para ripar BR / DVDs. Um media center deve ser isso apenas um media center. Para ripar terá de se usar o desktop ou o portátil até porque normalmente para se obter alguma qualidade na cópia de backup, não é só enfiar o BR ou o DVD e toca a andar.

Enfim.
 
Última edição:
Grande Post. :)

Estou neste momento a fazer o mesmo contudo com um macbook c2d 2.0ghz que ja n tinha quase uso.

Vou ter é imenso trabalho a renomear as séries, existe algum programita que execute o rename para a nomenclatura correcta?

Relativamente a automação a nível de download conteúdos(torrents). Que métodos usas?

Mais uma vez good post. :)
 
Agradeço a atenção dedicada à resposta.Também sou da opinião que a solução a adoptar será a aquisição de um leitor de BR dedicado.

Mas é a abordagem errada na minha opinião montar um Media Center para ripar BR / DVDs. Um media center deve ser isso apenas um media center. Para ripar terá de se usar o desktop ou o portátil até porque normalmente para se obter alguma qualidade na cópia de backup, não é só enfiar o BR ou o DVD e toca a andar.

Aqui discordamos. :P Uma das razões que me levou a optar pelo Mac-Mini em detrimento de outros sistemas foi mesmo a possibilidade de o utilizar como um computador "normal". Claro, a função primária dele é a de HTPC e servidor de conteúdos multi-média mas não vejo porque não utilizar todo o seu potencial desde que isso não prejudique as outras funções. Esclareço já que o Mac-Mini é o único desktop que tenho em casa (que complementa os dois portáteis), daí que se tivesse provavelmente um desktop apetrechado muito provavelmente era a ele que incumbia as tarefas mais pesadas, mas não tendo, o Mac-Mini dá perfeitamente conta do recado.

Mas isto, suponho, já vai com as necessidades de cada um. ;)
 
Aqui discordamos. :P Uma das razões que me levou a optar pelo Mac-Mini em detrimento de outros sistemas foi mesmo a possibilidade de o utilizar como um computador "normal". Claro, a função primária dele é a de HTPC e servidor de conteúdos multi-média mas não vejo porque não utilizar todo o seu potencial desde que isso não prejudique as outras funções. Esclareço já que o Mac-Mini é o único desktop que tenho em casa (que complementa os dois portáteis), daí que se tivesse provavelmente um desktop apetrechado muito provavelmente era a ele que incumbia as tarefas mais pesadas, mas não tendo, o Mac-Mini dá perfeitamente conta do recado.

Mas isto, suponho, já vai com as necessidades de cada um. ;)
Agora, apareço eu a discordar.
É verdade que a sua função principal é a de Media Center. Mas, como tal, é melhor mantê-lo sempre com o máximo de performance e tentar mantê-lo o mais limpo possível.
Para isso, convém sempre ter um PC extra.
No meu caso, a investir num sistema semelhante, dava uso do meu portátil para encarregar-se dos ficheiros e partilhava-os depois por um disco externo.

Mas é óbvio que por uns biscates pode-se sempre usar o mini.
 
Boas,

Este sistema está simplesmente espectacular! Só tenho uma pequena dúvida. O Hulu e mais algumas aplicações, apenas funcionam nos Estados Unidos. A minha dúvida é: qual foi o programa de proxys que utilizaste e como é que contornaste esse problema?

Cumps.
 
Grande Post. :)

Estou neste momento a fazer o mesmo contudo com um macbook c2d 2.0ghz que ja n tinha quase uso.

Vou ter é imenso trabalho a renomear as séries, existe algum programita que execute o rename para a nomenclatura correcta?

Relativamente a automação a nível de download conteúdos(torrents). Que métodos usas?

Mais uma vez good post. :)

Viva. Antes de comprar o mini fiz todas a experiências com o meu Macbook Pro Unibody. A versão Pro já tem IR integrado pode-se usar o telecomando directamente (sem ter que se comprar um dongle USB).

Cheguei mesmo a pensar em vêz do Macmini comprar isto:

[video=youtube;YOKu9uwdwZI]http://www.youtube.com/watch?v=YOKu9uwdwZI [/video]

Henge Dock

Acho uma solução interessante para o utilizador ocasional.

só com o comando como é a navegação na net?

Existem diversas formas de navegar na net. A forma indicada depende do tipo de informação e actividade que se pretende levar a cabo.

Por exemplo, se navegar na net para sí implica sempre usar um browser internet então o comando não serve. Para isso a melhor opção é instalar uma aplicação no iPod/iPhone Touch que faz as vêzes do teclado e um rato. Isto mais uns "truques de configuração do Mac Mini e não precisa nem de rato nem de teclado. Um dia destes faço uma demo.

Em último caso pode sempre usar o leve teclado do Mac e o Rato (Se o teclado tivesse um toutch pad era perfeito).

No entanto cá em casa raramente usamos o Media Center para navegar na net com o browser. Ás vezes uso o iPhone para comandar o Media Center para experimentar coisas novas, mas honestamente sou só eu que o faço. A Maria usa sempre o portátil.

Dito isto, para ver coisas youtube, ver uma séries vídeos de conferência, programas de TV, procurar e ouvir musica etc, o comando serve. Por exemplo as aplicações do Boxee ou mesmo o Plex já é uma forma de navegar na net. Casa aplicação é um site.

Para total liberdade nada como o browser e um portátil.

Boas,

Este sistema está simplesmente espectacular! Só tenho uma pequena dúvida. O Hulu e mais algumas aplicações, apenas funcionam nos Estados Unidos. A minha dúvida é: qual foi o programa de proxys que utilizaste e como é que contornaste esse problema?

Cumps.

Tenho andado sem com muito pouco tempo livre e o pouco que tem sido para optimizar aqui o sistema. Como disse irei explicar tudo como se faz e com alguma sorte vai sair um "Jump Start Kit" para fazerem download. Para os mais "apressados" ao já dei algumas dicas, pelo que com alguma investigação ....

Aqui discordamos. :P Uma das razões que me levou a optar pelo Mac-Mini em detrimento de outros sistemas foi mesmo a possibilidade de o utilizar como um computador "normal".

Um dos requisitos que descrevi é ter o sistema a funcionar 24x7 para qualquer pessoa em casa poder usar. Não vejo que isso seja possível se a arquitectura do sistema não tiver alguma higiene tecnológica. Quando os aparelhos são versáteis esta consideração é ainda mais importante, porque os que não o são, mantêm-na naturalmente.

Sou da opinião de que a roçar os limites destes já é por exemplo ter o Media Center a fazer downloads automáticos, no entanto claro está é tudo uma questão de requisitos e bom senso.

Nuno
 
Última edição:
Já varias pessoas me têm questionado relativamente ao acesso do Hulu, Pandora etc. Existem várias formas.

A que uso é é simples. Crio uma VPN (Virtual Private Network com uma rede em NYC).

Existem vários fornecedores deste tipo de serviços VPN. O que uso é o StrongVPN, exite outro que pode ser interessante pois permite USA e UK sobre a mesma conta, o Witopia. Mas ainda estou a investigar. Nada disto é ilegal e está bem documentado.

De momento, o StrongVPN tem sido 5 estrelas.

Pode-se subscrever ao VPN apenas por um mês para dar umas voltitas com o Hulu e Boxee. Mas atenção que a sarna pega

Na StrongVPN o pacote mais barato é de $7 por um mês: http://www.strongvpn.com/packages.shtml mas tens outros mais baratos.

Existem soluções gratuítas, outras baseadas em Proxies etc. Interessante para o utilizador ocasional. Pessoalmente quero a coisa disponível a qualquer hora, de uma forma estável e sem problemas. Para isso pago.

Trance
 
Última edição:
Desculpem-me eu estar a meter no meio da conversa, mas podem-me dizer, como se porta o macmini a ler MKV's, e para mais, aqueles com um tamanho superior a 12/13 gigas por streaming....
Tenho de dar os parabens ao user Trance, está demais... e deu-me luz para o meu próximo sistema... =)
 
Desculpem-me eu estar a meter no meio da conversa, mas podem-me dizer, como se porta o macmini a ler MKV's, e para mais, aqueles com um tamanho superior a 12/13 gigas por streaming....
Tenho de dar os parabens ao user Trance, está demais... e deu-me luz para o meu próximo sistema... =)

Se tiveres um Mac Mini como o meu ou melhor posso atestar que sim. Do que li mesmo as versões anteriores ao que tenho, conseguem perfeitamente (1.8 Mhz e 2.0 Mhz). Existe um utilizador aí que ficou de experimentar no seu Mac mini 2.0 Mhz usando as dikas que lhe dei com o Plex mas ainda não disse nada.

Nuno
 
Última edição:
Boas,

Apenas para dizer que pese embora o serviço seja excelente cancelei a minha conta na StrongVPN e mudeu-me para a Witopia. Isto por duas razões:

1) A Witopia permite-me mudar de servidores USA para UK e vice versa sempre que quiser. A StrongVPN não, pois tinha que estar ligado a USA ou a Uk. Esta funcionalidade é importante para puder ver a Hulu, Pandora em USA. O BBC iPlayer e Sky Player em UK.

2) O pacote da StrongVPN que optei de $10 por mês com a segurança e estabilidade maxima. Para o mesmo a Witopia fica-me a $5 por mês. No entanto tenho que pagar o ano inteiro que são $59 enquanto que na StrongVPN pagaria ao trimestre.

Como estava nos 7 de teste devolvem-me o dinheiro. Vou testar a Witopia depois logo se vê.

Já configurei isto para comutar de VPN sem o utilizador dar por isso conforme a actividade (ver no Hulu, BBC iPlayer etc).

Nuno
 
Muitos parabens. Muito bom mesmo e de certeza que vai ajudar muitas pessoas.
Tenho também um Media Center e só me falta o comando Logitech Harmony One, mas este ano já tive que fazer 2 upgrades (SSD + Gráfica) e o comando fica para depois.
Só uma dúvida, com esse sistema (Mac mini) é possivel ver filmes com som de alta definição? isto é: DTS-MA ou DD-THD?
Digo isto porque já começo a ter alguns filmes 1080p com média de 25-30GB e ás vezes um bocadinho mais e começam todos a trazer o som neste formato e para quem ainda não experimentou, posso dizer que se nota a diferença.
Pergunto isto, porque ainda este ano, lá mais para o fim, vou construir um outro HTPC numa outra casa. E o som em HD é sem dúvida um requesito.
 
Eu vou falar sem conhecimento completo da causa pelo que corrijam-me se estiver equivocado, mas se o programa fizer output do som em bitstream como o Mac Mini tem saída óptica, podes descodificar no AV-Receiver.
 
Back
Topo