Mini Harmony - The Ultimate Mac Mini Theatre Setup

Eu vou falar sem conhecimento completo da causa pelo que corrijam-me se estiver equivocado, mas se o programa fizer output do som em bitstream como o Mac Mini tem saída óptica, podes descodificar no AV-Receiver.

Se for só por saida optica não dá, só por HDMI.
O Mac-Mini tem saída HDMI ou irá ter? E com capacidade de bitstream de audio HD?
 
E que chipset do som irá ter?
Existe algum sitio onde se possa saber essa informação, mesmo sendo rumores?
Porque, mesmo tendo saída HDMI não é suficiente. Por exemplo, das placas gráfica da ATI só as da série HD5xxx é que têm capacidade para fazer o bitstream deste tipo de som.
Desculpem fugir um pouco ao tópico, mas se souber que o novo mac-mini vai ter estas capacidades, então parece-me uma excelente opção para o meu outro MediaCenter.
 
Se for só por saida optica não dá, só por HDMI.
O Mac-Mini tem saída HDMI ou irá ter? E com capacidade de bitstream de audio HD?

Permita-me corrigir. O mac tem uma saída de audio digital. Basta comprar um conversor mini jack deste tipo https://www.amazon.com/dp/B0002MQGRM/ref=nosim?tag=zwame-20.

Está nas especificações da máquina: Saída combinada óptica de áudio digital/auscultadores (mini-ficha)

Por outro lado, o que pretende é um decodificador dos Codecs indicados. Portanto é uma questão de software que mais tarde ou mais cedo irá aparecer integrado ou não com o software como o Boxee, XBMC etc.

O melhor é mesmo fazer passthrough para o descodificador esterno (Receptor). Infelizmente o meu é tão antigo que nem DTS dá.

Criei um site dedicado a este tema: http://htpcnotes.blogspot.com/

O que acham?


Nuno
 
Última edição:
Permita-me corrigir. O mac tem uma saída de audio digital. Basta comprar um conversor mini jack deste tipo https://www.amazon.com/dp/B0002MQGRM/ref=nosim?tag=zwame-20.

Está nas especificações da máquina: Saída combinada óptica de áudio digital/auscultadores (mini-ficha)

Por outro lado, o que pretende é um decodificador dos Codecs indicados. Portanto é uma questão de software que mais tarde ou mais cedo irá aparecer integrado ou não com o software como o Boxee, XBMC etc.

O melhor é mesmo fazer passthrough para o descodificador esterno (Receptor). Infelizmente o meu é tão antigo que nem DTS dá.

Criei um site dedicado a este tema: http://htpcnotes.blogspot.com/

O que acham?


Nuno

Da primeira vista que dei ao site, muito bom mesmo.
Ainda não tive tempo de o ver com atenção, mas só posso dar os parabens pela iniciativa.

Em relação à saida de som digital, dos conhecimentos que tenho esse tipo de saida não tem capacidade de fazer bitstream do audio HD.
Posso dar um exemplo muito facil, mesmo tendo HDMI não é suficiente para fazer este tipo de bitstream, falo disto por experiência porque não se trata apenas de codecs/software, mas sim de hardware.

A minha questão é se o novo mac-mini terá essas capacidades.

Mais uma vez, muito bom HTPC que aí tens.
Pessoalmente, tens que investir assim que possas num bom sistema de som, aí sim,terás um sistema 5* na minha opinião. (Isto numa vertente virada para ver filmes)
 
Em relação à saida de som digital, dos conhecimentos que tenho esse tipo de saida não tem capacidade de fazer bitstream do audio HD

Estranho. É que é uma saída óptica (cabo óptico). O que tenho visto é que o Receptor externos com capacidade para descodificar DTS-MA e THX-HD são caríssimos.
 
Estranho. É que é uma saída óptica (cabo óptico). O que tenho visto é que o Receptor externos com capacidade para descodificar DTS-MA e THX-HD são caríssimos.
A ligação óptica (tal como a coaxial) não tem largura de banda suficiente para os formatos de som HD. Só HDMI ou ligações analógicas separadas para cada canal de som.
 
Boas. Tens ai de facto um setup luxuoso, verdadeiramente "ultimate" como o classificas.

Não tendo eu nem estômago nem carteira para ter um Mac dedicado a essa função, tenho no entanto desde o dia em que comprei o meu Macbook Pro (C2D 2.4GHz/4GB/320M) tentado fazer com que ele se desdobre para essa função com o minimo de impacto, ou seja, o mais "seamlessly" possível.

Não tenho um sistema AV, pelo que as minhas ligações resumem-se a uma ligação directa ao LCD, que está junto à secretária de trabalho. Isto simplifica muito o que pretendo.

Para tal, conto com a nova funcionalidade de som pela saída mini-DisplayPort, adaptando devidamente para HDMI. No entanto... o adaptador que tenho para HDMI ainda não suporta isso, pelo que fica para a ligação ao monitor auxiliar, e está a caminho um que supostamente suporta som por MDP->HDMI. É a única peça de hardware que falta para ter o sistema como pretendo, pelo menos no curto e médio prazo.

Para software inicialmente tive a usar o XBMC, e só graças a esta thread conheci o Plex, pelo que fico agradecido. É realmente superior, e eu que já estava impressionado com o XBMC.

Vou fazer uma pergunta: o software XBMC remote para o iPhone controla o Plex? Admito que comprei o software por impulso, no entanto não estou a conseguir encontrar o Plex quando faço pesquisa automática, e no entanto tenho o webserver ligado.

Esta parte do controlo remoto está-se a revelar crucial e o meu interesse em ter o iPhone a controlar é para evitar ter que rodar o laptop 90º e ter vista directa para controlar com o Apple Remote, embora possa dizer em abono da verdade que por vezes o Apple Remote+MBP mais parecem estar ligados por bluetooth, tal é a infinidade de ângulos, inclusivamente mortos, que permitem o controlo remoto - no entanto, para estar totalmente descansado, gostaria de realmente de ter uma forma de controlo que não se baseasse em IR, pode ser com o iPhone ou com outra coisa como o Wiimote. Já vi que o software Remote Buddy permite isso tudo e mais, mas não estou fã da ideia de comprar um software de 20€ para essa função.

Na parte do armazenamento dos ficheiros da "videoteca" como que eu lhe chamo, e outras funções avançadas como bit torrent e até Time Machine, aí tenho um servidor FreeNAS para isso, que apesar de ter um supostamente gastador P4 3.2GHz, está a trabalhar a apenas 350Mhz, gastando 8.5W, pelo que estou bastante satisfeito nesse campo :)

Cumprimentos.
 
Boas,

Antes demais gostava de agradecer a todos os elogios que têm dado a esta iniciativa. Sem dúvida é um estímulo para vos dar o máximo de informação possível sobre a montagem deste sistema.

Para tal, conto com a nova funcionalidade de som pela saída mini-DisplayPort, adaptando devidamente para HDMI. No entanto... o adaptador que tenho para HDMI ainda não suporta isso, pelo que fica para a ligação ao monitor auxiliar, e está a caminho um que supostamente suporta som por MDP->HDMI. É a única peça de hardware que falta para ter o sistema como pretendo, pelo menos no curto e médio prazo.

Pode sempre ligar a saída dos Auscultadores no Macbook PRO á entrada de áudio da TV. É assim que as pessoas mesmo sem HDMI o fazem.

Vou fazer uma pergunta: o software XBMC remote para o iPhone controla o Plex? Admito que comprei o software por impulso, no entanto não estou a conseguir encontrar o Plex quando faço pesquisa automática, e no entanto tenho o webserver ligado.

O XBMC Remote é de facto bom. Verifique sem tem o uPNP e o Web Server do Plex activo (Change your Preferences>Network). Também lhe pode estar a acontecer ter os dois sistemas activos (Plex e XBMC), quando só pode ter um. Verifique se nada do XBMC está correr (desligar nas preferências do XMBC o UPNP e o WebServer). Pode acontecer que tenha de colocar o IP do seu macbook no XBMC Remote.

Dito isto, esse software é para o XBMC e os seu criadores não garantem a compatibilidade com mais nenhum sistema que não o XBMC. Dizem isso mesmo no forum do site apontado que as diferenças entre o Plex, XBMC e Boxee vão ser cada vês maiores pelo que é natural que nem todas as funções estejam disponíveis para o Plex e Boxee.

Existe um software que acaba de sair em Março: http://itunes.apple.com/ca/app/controllr/id351059100?mt=8 que segundo o autor é dedicado ao Plex.

Eu, não comprei nem um nem outro. O que uso é o Air Mouse PRO para o iPhone. Mais generalista, é muito bom: http://www.mobilemouse.com/

Nuno
PS: Quanto ao estomago faça como eu que comproi o Mac Mini e Harmony One em segunda mão. O porreiro do Mac é que o sistema mantem-se com bom aspecto mesmo em segunda mão (o alumínio faz milagres lolol).
 
Última edição:
Quem estiver interessado nos serviços VPN para ver Hulu e afins dê uma vista de olhos a este post no blog da Promais. Bastante elucidativo.

Oi. Por acaso antes de ontem fiz um vídeo no iPhone sobre isso a demonstrar a utilização das VPNs para o efeito apresentado no artigo. A ver se publico isso hoje á noite.

Mas antes disso, estou quase a terminar a configuração do sistema tal como pretendo. Isto é totalmente amigável para o utilizador, orientado á actividades.

Agora já a funcionar com a ligação automática da VPN para UK e USA conforme a fonte, está impecável. Um dos desafios colocados observando a Maria foi a sua reacção demora na abertura ligação á VPNs (cerca de 5 a 7 segundos). Um utilizador que não saiba deste pormenor pensa que o sistema tem algum problema. Como é natural, pensando que o sistema está "encravado" começa-se a carregar em botões ao calhas a pensando que pode ser mau contacto ...

O problema foi resolvido de uma forma elegante, tirando partido do sistema de síntese de voz do Mac OS. Agora o sistema fala qualquer coisa do género "In a moment you'll be able to watch your favorite shows on HULU. Please wait!" Quase parece o HAL do 2001 Odisseia no Espaço

Spooky :)

Já agora, o sistema cá em casa chama-se de Vicky HAL. Lolol, não sei. O filhote é que vai baptizar isto, possivelmente de Panda :)

Não se preocupem que vou publicar uma série de artigos sobre como fazer isto tudo, e claro está o Jump Start Kit.

Já agora. Alguém que tenha o Harmony One e um Mac quer serve o Beta Tester to Jump Start Kit?

Cheers.
 
Última edição:
Ora este é um projecto que me interessa bastante. De momento tenho um WDTV mas ter um Mac a fazer de Media Center muito me agradaria. Tenho um Macbook Pro finais de 2008 e tenho o Harmony One, não sei é se a comunicação entre o comando e o MBP é possível...
Se isto funcionasse bem na próxima release dos mac Minis era bem capaz de adquirir um para este efeito!
 
Ora este é um projecto que me interessa bastante. De momento tenho um WDTV mas ter um Mac a fazer de Media Center muito me agradaria. Tenho um Macbook Pro finais de 2008 e tenho o Harmony One, não sei é se a comunicação entre o comando e o MBP é possível...
Se isto funcionasse bem na próxima release dos mac Minis era bem capaz de adquirir um para este efeito!

Se o teu MBP funcionar com o Apple Remote, então funciona no Harmony One. Penso que todos os MBPs têm o receptor integrado.

Para experimentar se funciona com o Harmony One:

1) Vais ao programa de configuração do controle remoto e adicionas um novo dispositivo (Device)
2) Escolhes o tipo de device "Media Center PC", Manufacturer escolhes "Plex", de seguida escreves Plex Player. Baptizei o dispositivo de Mac Mini.
3) Done4) Adicionas um Actividade ("Home Theater PC").
5) Escolhes para adicionar manualmente.
6) Dizes que queres queres a actividade "Listen to Music"
7) Depois seleccionas "Listen to Digital Music"
8) Escolhes o dispositivo que definiste acima para reproduzir o audio.
9) Escolhes o dispositivo que definiste acima para controlar o volume (pode ser outro se tiveres um amplificador ligado ao Mac)
10) Se tiveres o portátil ligado á TV, escolhes a opção para adicionar mais dispositivos ("add more controls") e adiciona a tua TV á actividade (HO one to one).
11) Done.
12) Vais á actividade que acabaste de definir e escolhe a opção "Customize Buttons". Deverá ver os botões do Harmony mapeados para botões do Plex no Mac Mini (quase todos).

Pronto, sincronizas com o Harmony.

Aproveita para carregar o Plex. No Plex vais:

1) "Change Your Preferences">"System">"Input Devices"
2) Na opção "Apple Remote Mode" escolhes o Harmony Remote.

Sais do Plex, voltas a entrar e Já deves poder controlar-lo com o HO.

Podes fazer o mesmo com o Boxee.

Isto é apenas o inicío do processo.


Cheers,

Nuno
 
Última edição:
Tenho um Mac Mini e faria ja isso, mas não tem saida DisplayPort para converter para HDMI e ligar a TV. Só VGA, o que nao me permite ver hd :(
 
Já agora. Alguém que tenha o Harmony One e um Mac quer serve o Beta Tester to Jump Start Kit?

Cheers.

Oi,

Tenho acompanhado com bastante interesse o teu projecto.
Eu, sou mais "básico".
Tenho o mac mini a funcionar com o plex.
Para comandar tenho o logitech dinovo mini e o harmony 555.
Ainda não me dei ao trabalho de instalar as aplicações para o iphone que tb possuo.
Se quiseres alguma ajuda da minha parte diz.

Tenho andado algo ocupado, mas gostava de desenvolver uma "coisa" como a tua. De preferencia simples de usar, porque a "sócia" é adepta de quanto mais simples melhor.

Abraço

ps, estava a ver o teu video e pergunto: como conseguiste que o ONE te desse as opções de correr o boxee, plex, pandora etc? Com o software da logitech?
 
Última edição:
Tenho um Mac Mini e faria ja isso, mas não tem saida DisplayPort para converter para HDMI e ligar a TV. Só VGA, o que nao me permite ver hd :(
VGA não... deve ter é DVI. E DVI é digital, dá para converter para HDMI. Mas o som tem que ir à parte. Mas VGA também permite ver HD, apesar de não ser digital.
 
VGA não... deve ter é DVI. E DVI é digital, dá para converter para HDMI. Mas o som tem que ir à parte. Mas VGA também permite ver HD, apesar de não ser digital.

Pois é. Afinal é DVI! Mas o cabo DVI-HDMI transforma a imagem como se estivesse ligado directamente a HDMI ? ou um bocado menor de qualidade?

Pois, VGA dá para HD, mas a qualidade não se compara ao digital do HDMI :/
 
Pois é. Afinal é DVI! Mas o cabo DVI-HDMI transforma a imagem como se estivesse ligado directamente a HDMI ? ou um bocado menor de qualidade?

Pois, VGA dá para HD, mas a qualidade não se compara ao digital do HDMI :/
À partida não há nenhum tipo de degradação da imagem já que tanto o DVI como HDMI são digitais, o facto de estar um adaptador pelo meio não faz diferença.

Depois importa é a parte do som... se tiveres um sistema de som à parte não tem problema, se não, tens que verificar se a tua televisão aceita uma fonte de som externa e o passa num dos canais HDMI. Por exemplo na minha TV isso não é possível, ou o som vem por HDMI ou não vem.
 
À partida porquê ? Eu tenho sistema de som. Mas nao tenho que colocar um adaptador no jack do Mini para passar a optico ? Ou isso faz-se no Sistema de som ?
 
Back
Topo