• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes mini-ITX: CPU, MB e RAM - foco em edição de fotografia até (?) 400€ (possivelmente material usado)

DSM-photo

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
300 € a 400 € - pretendo maioritáriamente comprar material usado a menos que a diferença seja muito pequena. Vou comprar no Ebay e num marketplace de usados com preços semelhantes ao Ebay, por vezes mais baratos. Julgo que a MB terei de comprar nova, porque não se encontram muitas mini ITX à venda.
Não tenho pressa na compra. Quero procurar bons negócios e estando atento aos usados. Para isso tenho de definir o que efetivamente estou à procura. Queria no limite comprar até ao Natal.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade de MB (mini ITX), Ram e CPU

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Classificado por relevância:
85% Edição de imagem - Essencialmente Capture 1 e Lightroom. Um pouco de Photoshop pontualmente - Para aqui é importante pela seguinte ordem: muita RAM e rápida, Velocidade dos discos e clock elevado do CPU
10% Gaming - Jogos pouco exigentes em 1080p como Mortal combat X e XI, Starcraft II, Tekken, etc... Correm todos sem problemas no meu sistema atual
5% tarefas gerais como browsing ou office... Aqui também não há limitações no sistema atual

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
2 a 3 anos, excepto se sentir alguma limitacao especifica. Gosto de atualizar por fases e a próxima fase serão mais 1 SSDs > Gráfica > PSU (passiva)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

A substituir:
CPU: i5 3570k
MB: Asrock Z77E-ITX
RAM: Kingston HX318C10FRK2/16 (16GB, PC3-15000 (DDR3-1866)

A manter:
Coller: Thermalright AXP 100
Asus GTX 970 Strix OC 4GB
PSU: Silverstone 450W 80+ Gold Modular
SSD: Crucial MX500 1TB
HDD: WD Blue 2,5'' 2TB

Caixa: Está tudo montado numa placa preta com bases em acrilico fosco iluminada por leds, pelo que quero manter o tamanho da MB - mini ITX, senão tinha de alterar a placa. A estética dos compoentes tem alguma relevancia, mas como o cooler tapa a MB quase toda, não é assim tão importante/dealbreaker...

Monitor: Dell U2419H 23,8'' IPS LED Full HD

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não, a menos que existam ganhos muito significativos em fazê-lo.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

b. Processador (Intel ou AMD)
Estou muito inclinado para o Ryzen 7 3800x por ter um socket atual e se arranjar atualmente por cerca de 150€ usado. Acredito que com paciencia consiga arranjar algo por volta dos 120/130€.
Não tenho preferência especial por Intel ou AMD.

c. Motherboard (chipset, formato)
Tem de ser mini ITX. Prioridades: Velocidade de ligações (USB C) e SSD

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
Aqui estou meio às escuras. Pensei em 2x16GB. Se for possivel 1x32GB seria melhor por só ter 2 slots para RAM. frequência e latência não sei o que me dará a melhor relação qualidade/preço. Dependendo da configuração da MB, as RAMs poderão ter de ser de baixo/médio perfil.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
USB-C, de preferência duas.
Atualmente só tenho periféricos USB. Não sei se será relevante ter alguma coisa mais "future-proof".
Uso um SSD externo USB-C para por vezes editar fotos no Desktop e no Laptop mantendo as fotos no SSD. É muito importante ter elevado desempenho aqui senão fica tudo muito lento. Por vezes são galerias enormes com geração de previews e constante ampliação e processamento nas imagens. São centenas de ficheiros RAW com cerca de 60/70 MB cada a serem acedidos constantemente.
Preciso de transferir muitos dados de cartoes SD, mas isso julgo que será sempre feito com um leitor externo.
Tenho uma boa antena Wi-fi, pelo que não é essencial ter Wi-fi integrado. Também uso atualmente um dongle BT, pelo que não é essencial.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
Acho que disse quase tudo em cima. Não quero gastar muito, porque os fundos são principalmente para gastar em material fotográfico ;). Atualização de CPU, MB e RAM direcionada para edição de fotografia. Também jogo, mas nada de pesado. O meu PC por enquanto aguenta com tudo o que jogo sem problemas.
Tem de ser mini ITX. Muito importante a transferência de dados e a abertura de ficheiros pesados em quantidade.

Back