Boas ppl Hoje descobri este modelo de mother boar espetacular em termos de tamanho... Alguem me pode dar lojas em ke venda deste material e ke agora tou a ficar entusiasmado com isto.... Este tipo de pcs servem +- para o ke?
CG Informática tanto quanto eu sei... Servem para o que quiseres, desde que não seja nada que precise realmete de CPU, como por exemplo jogos Eu uso isso para muita coisa. Dão excelentes Gateways/Fileservers (nenhuma das tarefas precisa de muito CPU e têm de estar sempre ligadas 24/7, um PC a gastar 30w é uma maravilha...). PC's para emule tambem. Pelas mesmas razões. Demora um cadito a hashar os ficheiros se forem grandes, mas se não o desligares não chateia muito. PC's para secretárias. Não precisam de CPU (P4 3.x para escrever cartas??? É que é já a seguir...). E muitos outros usos. Consulta http://www.mini-itx.com/. Vá lá povo, digam lá se a Pico-ITX não é gira Pena ser um balurdio...
Parece engraçado montar uma máquina destas.. para mim dava jeito só para o eMule por exemplo.. ou para transportar para qualquer lado.. ligar a um monitor e já tá Deve ser é carote montar uma destas ou nem por isso.. já montaste alguma ShadeX? Cumps
Preços Tens uma mini-itx mesmo barata que é a ML8000. E tens a nova, não mini-itx, mas pequena e consome pouco que é a PC2500. Basicamente fica a precisar de um dimm, um hd e uma PSU (pode ser "fraca", aquilo consome pouco ( ) convêm é ser de qualidade). Com coisas novas fica por €200 e trocos, com mateiral antigo é o custo da mobo. Eu só tenho experiência com a série V (as mais velhinhas, C3-800+PC133) e com as ML8000 (C3-800+DDR266). E sim, tenho várias por Lisboa fora A titulo de exemplo: Uma V8000 com Slackware9 que está 24/7 a passar imagens de flores numa florista alem de servir de backup storage (samba). Uma ML8000 a fazer de gateway. Slackware10 a fazer de firewall e a correr um proxy squid com HTML Rewrite. Essa coitada quase só trabalha quando eu acedo por SSH (keys de 2048b dão-lhe trabalho ) (128MB RAM+HD4GB) Uma ML8000 a fazer de fileserver. Slackware11 (samba+clamav+samba-vscan).(256MB RAM + 2x WD 80GB) Uma ML8000 a fazer de "pc da contabilidade". Windows XP Pro SP2 + Primavera+Office2K3Basic. Uma ML8000 a fazer de "pc da secretária". Windows XP Pro SP2 +Office2K3+Primavera+Software ranhoso da fotocopiadora da Kyocera... As ML8000 estão todas no mesmo escritório. 0 probs. E tendo em conta o "custo" da EDP e que os animais funcam todo o dia (e dosi deles toda a noite...) so mesmo assim. A V8000 era minha (damn,damn,damn) mas vendia.Ganhou uma caixa linda da Travla que custou mais que ela... O trabalho que deu encontrar uma Matrox PCI e meter X com dois displays independentes... Hmmm, sempre tem uma vidinha melhor, os 2 anos anteriores tinah estado ligada em cima da bancada a fazer de router... sem caixa nem nada, era só pó Material resistente... Com sorte arranjo "patrocinio" para testar uma PC2500. Quero ver o que o C7-1500 dá. Esp o encription engine que o animal tem built-in.
Monitor??? Para q? Se é mesmo só para isso que dizes (ou gateway ou fileserver ou montes de outras coisas...) o melhor que tens é correr headless. TightVNC se for *nix ou UltraVNC se for Windows. Infelizmente o Ultra tem tendencia a dar buraco sem monitor, coisa que não acontece com o Tight em *nix. Vai dai que eu prefiro correr Slack/Tight/aMule... E só mesmo para tretas que precisem de X, senão é mesmo tudo via SSH.
Embora nunca tenha visto em nenhuma loja à venda cá em PT (a CGInformatica já conhecia, mas só on-line; não tem grande variedade em boards, no entanto - ou pelo menos não tinha das últimas vezes que lá fui, pode ser que tenha mudado). O meu site preferido é http://www.mini-itx.com, que tem também loja on-line. É uma brutalidade as coisas que se conseguem fazer com estas meninas... E, se gostaste do standard Mini-ITX (17x17cm), baba-te pelo Nano-ITX, de 12x12cm. Pena é as boards Nano-ITX custarem cerca de €250... Em termos de usos, já as vi serem utilizadas como PCs principais, como HTPC, como gateways, como servidores de rede e como plataforma para robótica (não consigo encontrar o site agora, mas há algures um link para lá no Mini-ITX). Como são tão pequenas e consomem tão pouco (algumas boards chegam a não passar dos 15W), pode fazer-se quase tudo o que se quiser com elas... Btw, as Pico-ITX de facto são muito interessantes. Sem dúvida haverá pessoal a saltar de alegria por um formato ainda mais pequeno. No entanto, acho que para a maioria dos "mortais", Mini-ITX e Nano-ITX já será suficientemente pequeno para quase tudo o que se queira fazer. Digo eu, claro... Cumps. Miguel P.S.: Não esquecer que também existem boards Mini-ITX para socket 478, 479 (incluindo C2D, é preciso é procurar), 775 (ainda não vi nenhuma compatível com C2D, infelizmente) e para AM2 vai haver pelo menos uma.
Ultima vez que toquei nesse ponto a resposta foi "Temos só alguns modelos, mas encomenda-se se quiser um especifico." As mini-itx não são mainstream, infelizmente e bem podes culpar a VIA por isso. Btw, OT, se procurarem por ai encontram um prototipo da VIA com 4xC3 1000 em form-factor ATX. Isso sim era o que eu queria cá fora Ficam os 4 juntinhos com um tijolo de aluminio pq nem de fan precisa. Ai ai, as coisas que dava para fazer com um quad CPU que consome uma miséria de energia...