mini-itx

trojan_mxx

Power Member
Boas ppl
Hoje descobri este modelo de mother boar espetacular em termos de tamanho...
Alguem me pode dar lojas em ke venda deste material e ke agora tou a ficar entusiasmado com isto....
Este tipo de pcs servem +- para o ke?
 
CG Informática tanto quanto eu sei...

Servem para o que quiseres, desde que não seja nada que precise realmete de CPU, como por exemplo jogos :)

Eu uso isso para muita coisa. Dão excelentes Gateways/Fileservers (nenhuma das tarefas precisa de muito CPU e têm de estar sempre ligadas 24/7, um PC a gastar 30w é uma maravilha...).

PC's para emule tambem. Pelas mesmas razões. Demora um cadito a hashar os ficheiros se forem grandes, mas se não o desligares não chateia muito.

PC's para secretárias. Não precisam de CPU (P4 3.x para escrever cartas??? É que é já a seguir...).

E muitos outros usos. Consulta http://www.mini-itx.com/.

Vá lá povo, digam lá se a Pico-ITX não é gira :) Pena ser um balurdio...
 
Parece engraçado montar uma máquina destas.. para mim dava jeito só para o eMule por exemplo.. ou para transportar para qualquer lado.. ligar a um monitor e já tá :)

Deve ser é carote montar uma destas ou nem por isso.. já montaste alguma ShadeX?

Cumps
 
Deve ser é carote montar uma destas ou nem por isso.. já montaste alguma ShadeX?Cumps

Preços

Tens uma mini-itx mesmo barata que é a ML8000. E tens a nova, não mini-itx, mas pequena e consome pouco que é a PC2500.

Basicamente fica a precisar de um dimm, um hd e uma PSU (pode ser "fraca", aquilo consome pouco ( :) ) convêm é ser de qualidade). Com coisas novas fica por €200 e trocos, com mateiral antigo é o custo da mobo.

Eu só tenho experiência com a série V (as mais velhinhas, C3-800+PC133) e com as ML8000 (C3-800+DDR266). E sim, tenho várias por Lisboa fora :)

A titulo de exemplo:

Uma V8000 com Slackware9 que está 24/7 a passar imagens de flores numa florista alem de servir de backup storage (samba).

Uma ML8000 a fazer de gateway. Slackware10 a fazer de firewall e a correr um proxy squid com HTML Rewrite. Essa coitada quase só trabalha quando eu acedo por SSH (keys de 2048b dão-lhe trabalho :D ) (128MB RAM+HD4GB)

Uma ML8000 a fazer de fileserver. Slackware11 (samba+clamav+samba-vscan).(256MB RAM + 2x WD 80GB)

Uma ML8000 a fazer de "pc da contabilidade". Windows XP Pro SP2 + Primavera+Office2K3Basic.

Uma ML8000 a fazer de "pc da secretária". Windows XP Pro SP2 +Office2K3+Primavera+Software ranhoso da fotocopiadora da Kyocera...

As ML8000 estão todas no mesmo escritório. 0 probs. E tendo em conta o "custo" da EDP e que os animais funcam todo o dia (e dosi deles toda a noite...) so mesmo assim.

A V8000 era minha (damn,damn,damn) mas vendia.Ganhou uma caixa linda da Travla que custou mais que ela... O trabalho que deu encontrar uma Matrox PCI e meter X com dois displays independentes... Hmmm, sempre tem uma vidinha melhor, os 2 anos anteriores tinah estado ligada em cima da bancada a fazer de router... sem caixa nem nada, era só pó :) Material resistente...

Com sorte arranjo "patrocinio" para testar uma PC2500. Quero ver o que o C7-1500 dá. Esp o encription engine que o animal tem built-in.
 
Parece engraçado montar uma máquina destas.. para mim dava jeito só para o eMule por exemplo.. ou para transportar para qualquer lado.. ligar a um monitor e já tá :)

Monitor??? Para q? Se é mesmo só para isso que dizes (ou gateway ou fileserver ou montes de outras coisas...) o melhor que tens é correr headless. TightVNC se for *nix ou UltraVNC se for Windows. Infelizmente o Ultra tem tendencia a dar buraco sem monitor, coisa que não acontece com o Tight em *nix. Vai dai que eu prefiro correr Slack/Tight/aMule... E só mesmo para tretas que precisem de X, senão é mesmo tudo via SSH.
 
Embora nunca tenha visto em nenhuma loja à venda cá em PT (a CGInformatica já conhecia, mas só on-line; não tem grande variedade em boards, no entanto - ou pelo menos não tinha das últimas vezes que lá fui, pode ser que tenha mudado).

O meu site preferido é http://www.mini-itx.com, que tem também loja on-line. É uma brutalidade as coisas que se conseguem fazer com estas meninas... E, se gostaste do standard Mini-ITX (17x17cm), baba-te pelo Nano-ITX, de 12x12cm. Pena é as boards Nano-ITX custarem cerca de €250...

Em termos de usos, já as vi serem utilizadas como PCs principais, como HTPC, como gateways, como servidores de rede e como plataforma para robótica (não consigo encontrar o site agora, mas há algures um link para lá no Mini-ITX). Como são tão pequenas e consomem tão pouco (algumas boards chegam a não passar dos 15W), pode fazer-se quase tudo o que se quiser com elas...

Btw, as Pico-ITX de facto são muito interessantes. Sem dúvida haverá pessoal a saltar de alegria por um formato ainda mais pequeno. No entanto, acho que para a maioria dos "mortais", Mini-ITX e Nano-ITX já será suficientemente pequeno para quase tudo o que se queira fazer. Digo eu, claro...

Cumps.

Miguel


P.S.: Não esquecer que também existem boards Mini-ITX para socket 478, 479 (incluindo C2D, é preciso é procurar), 775 (ainda não vi nenhuma compatível com C2D, infelizmente) e para AM2 vai haver pelo menos uma.
 
Embora nunca tenha visto em nenhuma loja à venda cá em PT (a CGInformatica já conhecia, mas só on-line; não tem grande variedade em boards, no entanto - ou pelo menos não tinha das últimas vezes que lá fui, pode ser que tenha mudado).

Ultima vez que toquei nesse ponto a resposta foi

"Temos só alguns modelos, mas encomenda-se se quiser um especifico."

As mini-itx não são mainstream, infelizmente e bem podes culpar a VIA por isso.

Btw, OT, se procurarem por ai encontram um prototipo da VIA com 4xC3 1000 em form-factor ATX. Isso sim era o que eu queria cá fora :P Ficam os 4 juntinhos com um tijolo de aluminio pq nem de fan precisa. Ai ai, as coisas que dava para fazer com um quad CPU que consome uma miséria de energia...
 
Back
Topo