1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Mini-Review --> Nokia 6220c -- UPDATE - Nova Versão Software: 3.23 (17/08/2008)

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por THE FOX, 29 de Junho de 2008. (Respostas: 57; Visualizações: 7138)

1. THE FOX

THE FOX Power Member

Boas!

Ja existe AQUI no forum um topico sobre este telefone, no entanto como pretendo fazer uma "review" que vai começar a ser "mini" para já, decidi iniciar este topico, se os moderadores acharem que está aqui mal, por favor mudem o topico para o já existente.

As Fotos (Desculpem-me, mas não sou grande fotógrafo :) ):

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Já utilizei diversos telefones Nokia Symbian, desde o 6600 vi evoluir o sistema operativo, até que na minha opinião estagnou no N70, tendo ligeiras modificações visuais desde aí.

Actualmente o Sistema Operativo Symbian vai na Versão 9.1 FP2 com a introdução desde Nokia 6220c.

Notam-se algumas evoluções/melhorias como:

- Já é possivel utilizar os contactos SIM nos contactos do telefone, não tendo de uttilizar apenas os contactos do telefone, o que para quem tem mais de um equipamento se torna muito versátil, uma vez que os contactos ficam sempre actualizados no SIM e não no telefone.

- Diversas formas de apresentação do menú, deixa de estar disponivel apenas a lista e a grelha, passa a incluir o "v" e "ferradura".

- Transições animadas de menús

- Rapidez no arranque do telefone e operação do mesmo.

Relativamente a este 6220c, gostei:

+ Tamanho e espessura reduzida
    + Bastante leve
    + Muito rápido quer a iniciar-se quer em operação
    + Transições gráficas entre menus muito agradáveis visualmente
    + Câmara 5MP com flash xénon, já bastante conhecida do N82, não lhe noto diferença na qualidade, apenas nos ISO que vai buscar uma vez que o N82 tenta sempre ir buscar ISO 100 ou 200, este 6220C ISO situa-se entre os 141-161
    + Contactos SIM utilizáveis como agenda, coisa que nos Nokia com SO symbian não era possível
    + Luz de Actividade (tecla central iluminada) que permite poupança de energia desligando o visor e dando ao mesmo tempo informação de funcionamento do telefone ou actividade recebida, tipo chamadas ou sms
    + Captação/Fixação do GPS

Não gostei:

- O acabamento em si poderia ser melhor, já se sabe que não podia ter a qualidade da série "N", mas acho que merecia um pouco mais
    - A tampa da lente é matreira e algo frágil na minha opinião.

È fornecido no pacote de venda:

-> Manuais
    -> Cabo Dados
    -> Cabo TV
    -> Auricular stéreo
    -> Cartão de Memória de 1GB

Preço de venda actual em Portugal: 389Eur (379C/Retoma)

Para quem queira um telefone com GPS, Excelente câmara, MP3, SO Symbian e não necessite de Wi-Fi, então tem aqui o equipamento ideal, muito compacto e competente.

Conforme vá utilizando irei actualizar a "review"

:cool:

EDIT a 17/08/2008 - Nova Versão de Software disponível: 3.23 (adição do share online ao ecrã de standby, Melhorias no processamento das imagens, mais rapidez geral e resolução de alguns bugs).

Para actualização utilizar o Nokia Updater http://europe.nokia.com/A4579163# (Utilizar Preferencialmente a Versão Inglesa do Prog, uma vez que a Portuguesa apresenta alguma incompatibilidade na actualização!) e o cabo dados fornecido no pacote de venda.

:cool:

Última edição: 17 de Agosto de 2008
  2. aff

aff Power Member

Onde o compraste e quanto custou?

3. Prof. Martelo

Prof. Martelo Power Member

Também vou comprar esse telemóvel... Será que a TMN o vai ter?

O Nokia maps 2.0 que vem com ele funciona durante quanto tempo?

Pelo que tive a ver no site da nokia não existe nenhum suporte para o carro compatível com esse telemóvel...

Tava indeciso entre esse o 6210 Navigator, mas a qualidade das fotografias de um e de outro não tem nada a ver...

Já agora aqui ficam os links para 1 review de cada um deles:

6210 Navigator

6220 classic

Última edição: 30 de Junho de 2008
  4. Balic

Balic Power Member

Este telemovel da' para navegar na internet atravez de browser ?

Qual aconselham mais, o N82 ou este ?
    Ja' agora as teclas do N82 dão jeito de as manusear ?

Abraço !

5. THE FOX

THE FOX Power Member

FNAC, 379Eur :cool:

Penso que o suporte de viatura da Nokia que é válido desde o N95 será compativel, mas só verificando.

Ainda é cedo para sair em qualquer operador, mas quando o fizerem, será um best-seller de certeza.

Ainda não testei o maps. :cool:

Segundo comparativo de especificações fornecidas pela Nokia:

- N82 é maior, mais largo, mais espesso, mais pesado e com menos autonomia que o 6220c

- O N82 tem wi-fi e o 6220c não

- O N82 tem ecrã maior (2.4pol) mas pelo que se lê por aí mais "escuro" e menos legícvel, o 6220c tem ecrã de 2.2pol e com mais luminosidade/contraste.

- O 6220c tem Symbian com Feature Pack 2 (FP2) e um processador mais evoluido que o N82 que tem apenas Symbian FP1

Quanto as teclas, o N82 não penso que sejam más poruqe já testei um e até não me fez impressão, as do 6220c são muito boas á excepção das duas de selecção de cima que são "manhosas" ao clicar :cool:

Em relação ao aconselhamento... depende da utilização que vais fazer... se necessitas de wi-fi, se queres um ecrã maior mas mais "escuro", etc... ;)

Última edição: 4 de Julho de 2008
  6. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Já agora uma pergunta, sendo que este telemovel não é um N series, que diferenças de maior lhe apontas em relação a um N series similar (nomeadamente o n82)?

7. THE FOX

THE FOX Power Member

Nunca usei um N82, apenas testei o de amigos ou em lojas, que fique claro isto.

A qualidade de construção parece-me inferior aos "N", contudo é muito mais leve, muito mais slim e pequeno que o N82, talvez seja por isso?... :cwm3:

O Sistema Operativo com FP2 torna-se mais funcional e também agradável á vista.

A Câmara entra mais rapidamente que no N82.

Até o altifalante externo, embora seja só 1, nao se fica atrás dos 2 do N82 que considero tocarem baixo...

A este telefone só faltava mesmo o Wi-Fi, no entanto como é coisa que não uso... :cool: prefiro andar com o bolso mais leve, quer no sentido físico, quer no sentido monetário :cool:

8. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Ou seja N series muitas vezes acaba por ser mais marketing que outra coisa... apesar de normalmente serem mais completos. Por exemplo este 6220c fica á frente de muitos N series.

9. CardosoC

CardosoC Power Member

Acabo de ler review onde faz referência ao FP2 no N82.

10. Balic

Balic Power Member

Que diferença faz os ISO's ? E ja' agora se alguém me puder explicar o que ISO ?
    Eu tenho outra dúvida. No site da Nokia li sobre o 6220 classic que este possuia browser XHTML, quer dizer que da' para navegar na net ?

Abraço !

Última edição: 5 de Julho de 2008
  11. CardosoC

CardosoC Power Member

As câmaras são semelhantes.
    Sim, podes navegar.

12. CardosoC

CardosoC Power Member

Nem queria continuar com este assunto, mas já que afirmas algo tão errado, é melhor repará-lo.

Dizes que o que tu disseste, não se trata de uma afirmação? Vou esperar que alguém corrobore essa tua versão...

- O 6220c tem Symbian com Feature Pack 2 (FP2) e um processador mais evoluido que o N82 que tem apenas Symbian FP1

Trata-se, sim, de uma afirmação (várias).

13. Balic

Balic Power Member

Muito Obrigado The_FOX. Claramente esclarecido.

Abraço !

14. CardosoC

CardosoC Power Member

Prontamente ajudei (respondi ao que perguntaste, antes de editares o post, que vejo que editaste após eu ter respondido), e é como se não o tivesse feito?
    É triste observar a ingratidão que há da parte de alguns membros...
    Ajudamos no que podemos, sem sequer esperar agradecimento, mas se a ele alguém dá lugar, é natural que se refira todos os que ajudaram, ainda para mais, tão prontamente.

15. Balic

Balic Power Member

Off topic :Eu editei a minha mensagem antes de alguem dar uma resposta pois encontrei a rsposta 'a minha dúvida quando reli o post inicial pois la' faz referencia 'a semelhança das cameras. Mas não seja por isso que não te agradeço. Inscrevi me neste portal/forum não so' para ajudar naquilo que sei mas também para criar amizades, logo não quero confusões com ninguém.

Obrigado !

Caso eu não queira Wi-Fi ( ja' que tenho PSP e e' bem melhor possuir Wi-Fi na PSP devido ao ecran =p ), aconselham-me o N82 ou o 6220 Classic ?

Última edição: 5 de Julho de 2008
  16. THE FOX

THE FOX Power Member

Arrisco a aconselhar o 6220c :cool:

17. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Pela diferença de preço também acho que seria a escolha mais acertada.

18. limas123

limas123 Power Member

Caro The_FOX, parabens pela escolha, sem duvida um exelente telefone, teria optado pelo mesmo se o N78 não estivesse no Clube Viva da Vodafone, mas deixa-me corrigir uma pequena afirmação, o processador do N82 não é propriamente mais lento que o do 6220, o N82 funciona numa plataforma completamente diferente, a TI OMAP 2420, que inclui um processador ARM 1136 a 330 Mhz, mas inclui tambem um processador digital de sinal TI TMS320C55x™(220 MHz), e ainda um acelarador grafico 3d! O que o torna uma soluçao mais completa e rapida que a do Nokia 6220, que é baseada na arquitectura Freescale MXC-300 com apenas um processador ARM11 a 369 Mhz, que não possui o acelerador 3D nem processa video e imagem tão bom como a da TI.
    Todos os telefones de topo NOKIA utilizam a arquitectura da TI OMAP 2420, para alem do N82 apenas o N95, N93 e E90 utilizam essa plataforma. Falando grosseiramente o "processador" do N82 é a meu ver a sua grande arma e melhor caracteristica.

Bem haja!

Última edição: 7 de Julho de 2008
  19. THE FOX

THE FOX Power Member

Obrigadopelo teu bom contributo! :)

Deixa-me referir que quando falei em "evoluido" quis referir mais a rapidez face ao N82 o que é notório, quer analisemos a velocidade de processadores quer comparemos em utilização. Até a nível de iniciar a câmara e tirar foto, o 6220c é mais rápido que o N82.... e supostamente o N82 deveria ser o "foto-centrado"...

Além do mais como mesmo disseste são arquitecturas diferentes,baseados em softwares diferentes (FP1 vs FP2) logo não há muita comparação a fazer, apenas podes comparar a utilização de um e do outro e logo verás qual o que "mexe melhor" ;) além deser mais agradável visualmente ;) Isto claro, na minha opinião.

20. limas123

limas123 Power Member

Sim é verdade, o meu telefone também tem o mesmo sistema que o teu, mas preferia que fosse como o do N82, nos benchmarks é bastante superior a qualquer outro... podes ver aqui alguns: http://www.jbenchmark.com/index.jsp e aqui http://www.futuremark.com/download/spmarksymbianos9/

Partilhar esta Página