1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

MiniDV, qual a melhor opção???

Discussão em 'Digital Life' iniciada por NASSIN, 11 de Agosto de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 1204)

1. NASSIN

NASSIN Power Member

Boas!

Se alguem aí me puder dar umas dicas ficaria muito agradecido.

É o seguinte, estou para adquirir uma camara de filmar, e já fiz umas pesquisazitas mas,

faltam alguns conhecimentos tecnicos para ajuizar de que melhor maneira emprego o guito.

1º - a melhor opção e talvez a mais versatil será ainda o miniDV, certo?

2º - é melhor o 3 x CCD a 1,6" ou 1 x CCD a 1,3" ?

Pareceu-me ler um qualquer lado que quanto menor fosse o CCD melhor qualidade seria,
    mas em contrapartida o 3 x CCD faz uma melhor captação da cor , :confused::cwm3: ...estou ás aranhas, HELP

3º gostaria que indicassem a CAM da vossa preferencia e o porquê da escolha (no target ali dos 500€ / 700€ ...mais coisa menos euro :D )

Eu já tinha visto qualquer coisa como Panasonic NV- GS180EF-S ou mesmo a GS300, ou JVC GZ-MC500...enfim um bocadito carotas...justifica-se ou não ?...há melhor por menos ou até estou mesmo fora do assunto???

Obrigado pela ajuda.

Última edição: 11 de Agosto de 2006
  2. João Paulo Dias

João Paulo Dias Power Member

Boas NASSIN:

É assim: opta por uma camera com 3CCD que é melhor a todos os níveis: Cor, Iluminação e Definição.
    Já arranjas uma Panasonic na casa dos 600€, procura na *****, *****, ***** e outras.
    As Panasonic são uma boa opção. A JVC só vendo (eu não tenho informações acerca desta marca; por isso não te posso dizer se é boa ou má).

Cumps

P.S.: esqueçe a Samsung, conheço quem as têm (miniDV) e não são grande coisa. Só tem uma coisa a favor: o baixo preço (na casa dos 250€).

3. NASSIN

NASSIN Power Member

É isso é. Pelo que tenho lido, o feedback da Samsung está um bocado em baixo.

Já o deste modelo de JVC que citei, é naquela...deve até ser boa mas já não é pró meu
    campeonato. Já a vi a 1000€ 8o , mais coisa menos.

Entretanto, aquelas Panasonic parecem boas, só que uma pessoa vê as outras marcas, tipo
    Sony e Canon e tal, a mandarem-se pró mm valor e com um só CCD mas de 1,3" com os mms
    ou pouquito mais Pixeis, e isso faz-me alguma confusão...

...pq é que nesta gama de CAMS , nestes preços, se os 3 x CCD são melhores, só a Panasonic é que tem....
    será que vale mesmo a pena ???

ou no conjunto as outras até têm varias maneiras de se ligarem ao PC, TV , e tal,
    entre outras coisas????

Bem, no fundo, o que conta é mesmo a imagem captada....agora se faz efeitos "x" e "y" não interessa muito, IMO.

4. João Paulo Dias

Opah, tudo depende também das "tralhas" que a CAM trás, genero: slot para cartão de memória entre outras mariquices. O que deverás ter em conta é as possibilidades de ligações entrada/saída, para poderes edição num PC, ou passares para VHS...
    Depois a Sony provavelmente têm uma grande cota de mercado nas cameras de filmar, o que permite ter uma politica de preços elevados.
    Como tambem deves saber as marcas pagam-se!!!

Eu já tive há uns anos uma Panasonic VHS-C que era bastante boa, tendo em conta as limitações do próprio sistema.

Cumps e boa compra

5. NASSIN

NASSIN Power Member

A propósito de ligações entrada/saida...

a grande maioria tem somente saida tipo DV out (IEEE 1394, Firewire), e USB...

a firewire OUT deverá ser suficiente, certo ?

se quiser mandar alguma cena pra dentro da CAM vai mm por USB, mas o que interessa é passar cá pra fora e nisso o firewire é mais rapido,
    certo ?

Já agora outra cena que me faz alguma confusão, ou seja, eu não pesco nada disto, mas...

aqueles valores anunciados de 1 LUX em nightview são mm reais ou é cena do fabricante...
    parece-me um valor muito baixo de luminosidade pra conseguir captar seja lá o que for, ou não será assim ?

cumps!

6. João Paulo Dias

Se queres só passar para PC, a Firewire OUT chega-te perfeitamente, é mais rápido!!!
    Passar para "dentro" da CAM, necessitas de uma IN.
    Não estou a ver a CAM a gravar via PC através de USB...

Isso da Luminosidade (o famoso LUX) normalmente o fabricante exagera nos valores, pois a esse valor está praticamente tudo negro!!! Não vás por aí...

Cumps

7. João Paulo Dias

É so para dar umas dicas mais uteis para a compra de uma MiniDV:
    - Esqueçe o zoom digital, a qualidade deixa mesmo a desejar!!!
    - O que interessa é o zoom optico, mas é preciso ver que se usares o zoom com a camera na mão, as "tremuras" da imagem aumenta. Como referência: usar o zoom com qualidade só é possivel até 6X (valor aproximado), acima desse valor só com um tripé!!!
    - Um dos testes que podes fazer às Cameras MiniDV (antes da compra, claro), é filmares num interior com pouca luz e "rodares" com a máquina em direcção a uma janela com luz. É uma das formas de avaliares a qualidade do sensor optico da camera.
    - Outro teste: filmas um objecto a +/- de 50 cm da camera e depois movimentas a camera para um grande plano. Quanto menos tempo a camera demorar a ajustar a imagem melhor!!!

Cumps

8. NASSIN

NASSIN Power Member

Obrigado pelas dicas. Valeu mm.

Nestes dias devo fazer a compra, depois "posto" aqui uma opinião de leigo sobre o artigo.
    Cada vez está mais dificil escolher algo de som ou imagem.
    Ele é norma "x" e "y", formato "este mais aquele sem o outro",...and so on and on :mad:
    É ridiculo ,...deve ser de proposito, os fabricantes devem GOZAR que se fartam com o
    JOE consumidor ( onde eu me encontro :-D ).

Partilhar esta Página