Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

Ate me adimira ning repara que o ETH passou os 2100 USD nas ultimas 24h, isto esta para durar :S

por acaso reparei...qd fui ver que o meu saldo de eth estava com um valor em USD bem maior que o costume :D

Anda por volta de 1800€, é esperar por o EIP 1559 que ainda irá valorizar mais (em princípio). Em contra partida, o EIP 1559 irá aumentar a dificuldade do mining, mas se os preços continuarem a subir, compensa na mesma, felizmente para uns e infelizmente para outros.

Fikem bem!
 
Se as Nvidia e AMD desta vida quisessem já tinham parado com os desvios massivos de placas! Não são os que compram 1/2 placas que lixam tudo. São os que compram às 10/20/50/100 de cada vez!

Como? Bastante simples! Existem várias empresas que já fazem isto, fazendo contractos com os distribuidores e com os retalhistas.

1. Os distribuidores são responsáveis pelo que as lojas onde colocam o produto fazem com ele. Podendo a vir a perder a distribuição da marca!

2. As lojas não podem vender fora do próprio site. Por isso, lojas que vendam em OLX, Ebay, Amazon, etc, etc. podem ficar impedidas de trabalhar alguns produtos da marca.

3. A "fiscalizaçao" parte da Nvidia / AMD, com a compra destes produtos no mercado paralelo. Na imagem que colocaram aí com as 6700X, consegue-se ver ao fundo do lado direito, o logo da Samsung (ou pelo menos aparenta). Logo tem de ser num estabelecimento comercial!

Para isto o produto tem de vir registado desde a origem para permitir a sua rastreabilidade! (Obrigatório em produtos agrícolas por ex.)

---

Mas as lojas sabem lá o que é que o consumidor final faz com o produto. Verdade, mas isso não impede que tenham de controlar as suas vendas. Mas têm de provar que fizeram o máximo que podiam no controlo. "x" unidades por NIF num determinado tempo, que venderam ao maior número de pessoas e não o fizeram apenas a um grupo restrito, etc etc...

---

Mas a verdade é que isto a curto prazo beneficia a NVIDIA e a AMD, pois podem vender na origem a mais 20/30/50% do que estava inicialmente previsto! Uma empresa ter lucros de 10/20% acima do previsto é muita fruta!!

Dizer que isto é muito difícil de controlar é uma grande falácia! Não existe é vontade de o controlar! Não são as pessoas que compram apenas 1 e depois as vendem que estão a inflacionar o preço da forma como está agora, são as entidades que compram em grande quantidades que conseguem aumentar e os outros vão atrás!
 
Se as Nvidia e AMD desta vida quisessem já tinham parado com os desvios massivos de placas! Não são os que compram 1/2 placas que lixam tudo. São os que compram às 10/20/50/100 de cada vez!

Como? Bastante simples! Existem várias empresas que já fazem isto, fazendo contractos com os distribuidores e com os retalhistas.

1. Os distribuidores são responsáveis pelo que as lojas onde colocam o produto fazem com ele. Podendo a vir a perder a distribuição da marca!

2. As lojas não podem vender fora do próprio site. Por isso, lojas que vendam em OLX, Ebay, Amazon, etc, etc. podem ficar impedidas de trabalhar alguns produtos da marca.

3. A "fiscalizaçao" parte da Nvidia / AMD, com a compra destes produtos no mercado paralelo. Na imagem que colocaram aí com as 6700X, consegue-se ver ao fundo do lado direito, o logo da Samsung (ou pelo menos aparenta). Logo tem de ser num estabelecimento comercial!

Para isto o produto tem de vir registado desde a origem para permitir a sua rastreabilidade! (Obrigatório em produtos agrícolas por ex.)

---

Mas as lojas sabem lá o que é que o consumidor final faz com o produto. Verdade, mas isso não impede que tenham de controlar as suas vendas. Mas têm de provar que fizeram o máximo que podiam no controlo. "x" unidades por NIF num determinado tempo, que venderam ao maior número de pessoas e não o fizeram apenas a um grupo restrito, etc etc...

---

Mas a verdade é que isto a curto prazo beneficia a NVIDIA e a AMD, pois podem vender na origem a mais 20/30/50% do que estava inicialmente previsto! Uma empresa ter lucros de 10/20% acima do previsto é muita fruta!!

Dizer que isto é muito difícil de controlar é uma grande falácia! Não existe é vontade de o controlar! Não são as pessoas que compram apenas 1 e depois as vendem que estão a inflacionar o preço da forma como está agora, são as entidades que compram em grande quantidades que conseguem aumentar e os outros vão atrás!

A AMD e a Nvidia até podiam fazer algumas dessas coisas, mas não nos podemos esquecer que o grosso dos chips são vendidos através de AIBs. São as Zotacs, Asus e MSIs desta vida as maiores responsáveis pelas placas irem parar às mãos dos scalpers e miners. E enquanto as FE as reference são vendidas ao MSRP ou muito perto disso neste mercado, já as outras são as que levam com preço de scalper. Os AIBs estão finalmente a fazer banca, quando até bem pouco andavam a lutar por margens reduzidas.
Mas atenção a escassez vai muito para além dos GPUs, é só ouvirem o que alguém que nem sequer tem pele no jogo dos GPUs tem a dizer sobre isso https://www.cnbc.com/2021/04/02/globalfoundries-ceo-on-semiconductor-shortage-and-ipo.html
 
Mas se te avariar a gráfica a tua solução é comprar um PC inteiro? Achas isso minimamente lógico? Porque pelo teu exemplo, também não chego a uma loja e troco uma gráfica já, neste momento, terei que esperar. E pagar muito acima do que vale. Logo, também não tens uma gráfica AGORA, tens é um computador inteiro AGORA, mas se quiseres só a gráfica, não tens. É o mesmo.

No meu caso sim, porque é um portatil
either way, ao comprares um consola tambem estás a comprar o sistema todo. Qual é que é mesmo a diferença ( não estou a falar do preço) ?

Naquela situação até podias simplesmente tirar a grafica fora, e vender o resto do PC porque tem grafica integrada ( ou vender o que "avariou a grafica" )


Havia stock, porque não tinhas os miners a limpar tudo que sobrava de stock, pois o mining estava em baixo. Basta ver que agora até essas desaparecem, uma variável diferente é mesmo o mining estar novamente forte.

Podes não fugir ao assunto ?
A afirmação que fizestes foi muito concreta :

>> "Terás sempre scalpers, mesmo de coisas que até tens em stock."
Ao que eu respondi :
"A base do scalping é pouca disponibilidade, tiras isso e não tens scalping."

É um sim ou um não. Para a questão em concreto não interessa qual a razão da falta de stock, simplesmente se quando há stock continua a haver scalping ou não.
Que tu afirmaste convictamente que sim, e que eu estou a contrapor que não , apresentando exemplos como os iphones.

Continuas a afirmar que há scalping de coisas em stock ? Se sim, apresenta exemplos.

Havia stock, porque não tinhas os miners a limpar tudo que sobrava de stock, pois o mining estava em baixo.

Segunda questão.
>> As consolas não são afectadas pelos miners.
>> As consolas continuam na mesma com falta se stock.

Não haver miners não significa que fosse haver stock de gráficas ou preços normais. Significava que haveria mais oferta, mas não significava que haveria oferta suficiente ou a MSRP.

A anterior geração saiu há 9 anos, uma gráfica não aguenta 9 anos. Podes esticar a tua ideologia o quanto quiseres, não há magia. Ou baixas os gráficos para o mínimo, ou não jogas.

Claro, tal como as consolas. Não és tu que baixas, é o developer que te espeta logo com settings baixos..
Com a PS4 andas a jogar 720p-900p com graficos baixos. Onde é que está a diferença disso para PC/grafica ??


a gráfica avariou, não posso ir à loja trocar, e muito menos a preços justos. Se consola não é opção, nem o computador será;

Podes ir a loja a trazer um PC inteiro, a um preço não muito mau; não podes ir á loja e trazer uma consola ( seja a que preço for). Essa é a diferença, mas que andas aqui á roda a tentar fugir dela.


- Consolas têm RT, mesmo que fique longe de uma gráfica que custe 3 vezes mais que a consola, mas é tópico "PC Gaming VS Console Gaming";
O teu erro ( e mentira/demagogia) está na propaganda que custa 3x mais para ser melhor.. Porque em RT , até uma 2060 ( sem usar DLSS) fica ao nivel da PS5.

Com 2x o custo da consola compras um PC INTEIRO (não apenas a grafica) com MELHOR performance RT ao usar DLSS que as consolas.

- Posso ter um PC para utilização normal, PS5, Series X e provavelmente AINDA fica mais barato que uma gráfica neste momento
- Ou por menos de ter isso tudo, podes simplesmente ter um Pc completo a preços razoaveis. Mas há que fugir sempre para a opção de grafica em separado para toda a tua retorica não cair..


O teu problema é não pareceres teres noção da realidade e alternativas. Ninguém é obrigado a comprar X ou Y pelo que os outros querem, as pessoas apresentam os argumentos a defender o seu caso. Eu não estou a defender as consolas, e é essa veia que te doí, eu estou a argumentar que:

- Quem tiver um PC neste momento, que fique com ele, esqueça upgrade gráfico;
- Quem tiver um PC que precise inevitavelmente de um upgrade ou a gráfica avariou, tem três alternativas:
- Ou compra uma gráfica de 50€ e dá uma utilização normal ao mesmo e não joga;
- Ou desespera por uma gráfica e paga o dobro ou o triplo do que a mesma vale, caso seja aficionado de PC Gaming;
- Ou procura alternativas para jogar, que seriam as consolas;
Eu é que não tenho noção da realidade ?
Já é para ai a 3 resposta em que falo que existe a alternativa de comprar logo um pc inteiro, mas "esqueceste" de mencionar isso na lista de possibilidades..
Quem é que "não tem noção mesmo da realidade" ? ou a fugir dela ?

Eu não estou a obrigar ninguem aqui a comprar nada, tu é que estas aqui a proclamar as consolas como a unica alternativa para jogar quando existem mais..
 
No meu caso sim, porque é um portatil
either way, ao comprares um consola tambem estás a comprar o sistema todo. Qual é que é mesmo a diferença ( não estou a falar do preço) ?

Naquela situação até podias simplesmente tirar a grafica fora, e vender o resto do PC porque tem grafica integrada ( ou vender o que "avariou a grafica" )




Podes não fugir ao assunto ?
A afirmação que fizestes foi muito concreta :

>> "Terás sempre scalpers, mesmo de coisas que até tens em stock."
Ao que eu respondi :
"A base do scalping é pouca disponibilidade, tiras isso e não tens scalping."

É um sim ou um não. Para a questão em concreto não interessa qual a razão da falta de stock, simplesmente se quando há stock continua a haver scalping ou não.
Que tu afirmaste convictamente que sim, e que eu estou a contrapor que não , apresentando exemplos como os iphones.

Continuas a afirmar que há scalping de coisas em stock ? Se sim, apresenta exemplos.



Segunda questão.
>> As consolas não são afectadas pelos miners.
>> As consolas continuam na mesma com falta se stock.

Não haver miners não significa que fosse haver stock de gráficas ou preços normais. Significava que haveria mais oferta, mas não significava que haveria oferta suficiente ou a MSRP.



Claro, tal como as consolas. Não és tu que baixas, é o developer que te espeta logo com settings baixos..
Com a PS4 andas a jogar 720p-900p com graficos baixos. Onde é que está a diferença disso para PC/grafica ??




Podes ir a loja a trazer um PC inteiro, a um preço não muito mau; não podes ir á loja e trazer uma consola ( seja a que preço for). Essa é a diferença, mas que andas aqui á roda a tentar fugir dela.



O teu erro ( e mentira/demagogia) está na propaganda que custa 3x mais para ser melhor.. Porque em RT , até uma 2060 ( sem usar DLSS) fica ao nivel da PS5.

Com 2x o custo da consola compras um PC INTEIRO (não apenas a grafica) com MELHOR performance RT ao usar DLSS que as consolas.


- Ou por menos de ter isso tudo, podes simplesmente ter um Pc completo a preços razoaveis. Mas há que fugir sempre para a opção de grafica em separado para toda a tua retorica não cair..



Eu é que não tenho noção da realidade ?
Já é para ai a 3 resposta em que falo que existe a alternativa de comprar logo um pc inteiro, mas "esqueceste" de mencionar isso na lista de possibilidades..
Quem é que "não tem noção mesmo da realidade" ? ou a fugir dela ?

Eu não estou a obrigar ninguem aqui a comprar nada, tu é que estas aqui a proclamar as consolas como a unica alternativa para jogar quando existem mais..

Perguntas qual a diferença entre um PC e uma consola? Se a ideia é reforçar a tua opinião, faz sentido comparares. Não faz é sentido comprar um computador inteiro porque me avariou a gráfica, e depois ter que andar a vender o resto. Só faz sentido a ti, e possivelmente a quem tiver "mesmo que ser". Para o comum consumidor, não.

Ninguém fugiu ao assunto, não tenho culpa que não entendas os argumentos que te são apresentados. Há scalping, sempre houve, convido-te a ir ver preços ao OLX, como já dei o exemplo, até móveis mais caros que na loja, do Ikea, se vendem lá. Basta ires ao tópico do OLX, onde vês inúmeros exemplos de pessoal a criticar que há quem venda coisas mais caras que em loja. Haverá sempre quem tente passar a perna aos outros, é um facto.

Segunda resposta, ainda ninguém disse que se não fosse o mining, isto estava bem. O que te estão a dizer, é que seriam mais umas quantas centenas, ou milhares, de gráficas no mercado, e se não sabes como funciona a oferta / procura, então realmente não entendes o que isso significaria.
Também se sabe que as consolas têm problemas de stocks (embora nem todas), mas a MAIOR diferença, é que estão sempre ao mesmo preço. Novamente, para o comum consumir (aquele que não é casmurro), isso tem muito valor.

PC Gaming VS Console Gaming, é noutro tópico.

Podes ir buscar um PC, um exemplo, a uma loja, onde irás pagar mais que o que merece em todo o caso, só porque queres uma gráfica. Assumes que toda a gente terá a obrigação, ou o interesse, de pagar mais e um PC inteiro só porque precisa de uma gráfica. A tua vontade, não é a vontade comum.

Novamente, qualidade gráfica PC vs consolas, é outro tópico, assim como a longevidade da mesma.

Curioso... Para a minha retórica não cair, dizes que argumento que não é lógico comprar um PC inteiro só porque se pretende uma gráfica, mas a tua retórica aguenta bem como contrário? Como lógico comprar um PC inteiro para uma gráfica? Certo...

Tu irás a continuar a agarrar-te a comprar um PC inteiro, quando eu dei-te o exemplo que quem JÁ tem computador, já sei, já todos sabem, que vais dizer que "porreiro" é comprar um PC inteiro só por uma gráfica.

A única alternativa que apresentei foram as consolas? Deixa-me cá repetir:

- Quem tiver um PC neste momento, que fique com ele, esqueça upgrade gráfico;
- Quem tiver um PC que precise inevitavelmente de um upgrade ou a gráfica avariou, tem três alternativas:
- Ou compra uma gráfica de 50€ e dá uma utilização normal ao mesmo e não joga;
- Ou desespera por uma gráfica e paga o dobro ou o triplo do que a mesma vale, caso seja aficionado de PC Gaming;
- Ou procura alternativas para jogar, que seriam as consolas;

Mas eu faço-te a vontade, alternativa extra:

- Comprar um PC inteiro, mesmo que só precisa da gráfica, e ficar com o prejuízo dos restantes componentes ou ter que estar preocupado a vender os restantes componentes, o que irá sempre perder "dinheiro";

Sim, porque se o PC com essa custa 2060 (que há muitas lojas conhecidas a vender a 1300€ com uma 2060, até fui ver) 900€, como dizes, assumes que se irá vender o resto por 600€, o que não irá acontecer. Mesmo que, fazendo bons negócios, vender por 450€, basicamente a gráfica ficou a 450€, mais as horas que perdeu a negociar e a vender os componentes, além de possíveis portes ou deslocações.
Mas claro, pelo que dizes, é a melhor coisa a fazer a quem apenas quer jogar, independentemente da plataforma.

Fikem bem!
 
Não faz é sentido comprar um computador inteiro porque me avariou a gráfica, e depois ter que andar a vender o resto. Só faz sentido a ti, e possivelmente a quem tiver "mesmo que ser". Para o comum consumidor, não.
Acho que temos visoes muito diferentes do "utilzador comum"..
O utilizador "comum" não é aquele que monta o PC ás peças. É aquele que vai a loja e compra um pre-feito.. E que avariando um componente critico simplesmente compra um computador novo..


não tenho culpa que não entendas os argumentos que te são apresentados. Há scalping, sempre houve, convido-te a ir ver preços ao OLX, como já dei o exemplo, até móveis mais caros que na loja, do Ikea, se vendem lá. Basta ires ao tópico do OLX, onde vês inúmeros exemplos de pessoal a criticar que há quem venda coisas mais caras que em loja. Haverá sempre quem tente passar a perna aos outros, é um facto.

Que argumentos ? apresentar razoes da falta de stock nada prova que haja scalping quando não há stock.
Mas se é assim tão obvio e evidente porque é que não apesentas uns exemplos ? É que acabei de percorrer 4 paginas no OLX de material com "Ikea" no nome e não vi um unico artigo a ser vendido acima de preço de loja..
Deves ter uma secção exclusiva no teu OLX de "scalping"


Assumes que toda a gente terá a obrigação, ou o interesse, de pagar mais e um PC inteiro só porque precisa de uma gráfica. A tua vontade, não é a vontade comum.
Mas claro, pelo que dizes, é a melhor coisa a fazer a quem apenas quer jogar, independentemente da plataforma.

Bastava leres e vias que não é de todo o que disse. Mas claro , é sempre mais facil inventar coisas :


alguém que tenha já bastante jogos de PC, e tenha avariado ou queira comprar um novo agora; até um PC com uma 2060 a 900€ não é pior negocio que uma consola. Até porque o PC dá também para outras coisas.

Ou seja, de tudo o subset de pessoas; os únicos que acabariam por fazer a transição facilmente seriam pessoas que :
> usem o PC exclusivamente para jogos
......
Logo numa das primeiras resposta disse quem usa o Pc exclusivamente para gaming faria essa transição facilmente..

E em nenhum lado disse que o PC seria sempre a melhor opção. Limitei-me a apontar todos os casos em que a consola não seria uma aposta viavel ( sendo ela viavel nas restantes situaçoes)

Já tu por outro lado, indicavas a consola como unica alternativa para jogar se a pessoa não for "PC gaming afficionado"; quando existem tantas outras limitantes ( que indiquei )
- Quem tiver um PC que precise inevitavelmente de um upgrade ou a gráfica avariou, tem três alternativas:
- Ou compra uma gráfica de 50€ e dá uma utilização normal ao mesmo e não joga;
- Ou desespera por uma gráfica e paga o dobro ou o triplo do que a mesma vale, caso seja aficionado de PC Gaming;
- Ou procura alternativas para jogar, que seriam as consolas;
 
Acho que temos visoes muito diferentes do "utilzador comum"..
O utilizador "comum" não é aquele que monta o PC ás peças. É aquele que vai a loja e compra um pre-feito.. E que avariando um componente critico simplesmente compra um computador novo..




Que argumentos ? apresentar razoes da falta de stock nada prova que haja scalping quando não há stock.
Mas se é assim tão obvio e evidente porque é que não apesentas uns exemplos ? É que acabei de percorrer 4 paginas no OLX de material com "Ikea" no nome e não vi um unico artigo a ser vendido acima de preço de loja..
Deves ter uma secção exclusiva no teu OLX de "scalping"





Bastava leres e vias que não é de todo o que disse. Mas claro , é sempre mais facil inventar coisas :



Logo numa das primeiras resposta disse quem usa o Pc exclusivamente para gaming faria essa transição facilmente..

E em nenhum lado disse que o PC seria sempre a melhor opção. Limitei-me a apontar todos os casos em que a consola não seria uma aposta viavel ( sendo ela viavel nas restantes situaçoes)

Já tu por outro lado, indicavas a consola como unica alternativa para jogar se a pessoa não for "PC gaming afficionado"; quando existem tantas outras limitantes ( que indiquei )

A tua definição de consumidor comum é um consumidor muito rico. Alguém que troca logo de PC só porque a gráfica avariou, tem muito que se lhe diga. Espero que nunca tenhas problemas no teu carro, se não, por ti, troca-se logo de carro assim que haja um problema no motor.

Poucas vezes e sempre é o mesmo para ti? Não veres agora um exemplo, não é sinónimo de nunca ter acontecido. Basta fazer uma pesquisa por necessidade e vês sempre exemplos.

Usar o PC exclusivamente para jogos é diferente de querer jogar exclusivamente em PC. Eu posso ter um PC exclusivamente para jogos e, se avariar, querer optar por uma alternativa. Mas se quiser jogar exclusivamente em PC, aí sim, terei que ir por uma das alternativas.

Não apontaste nenhum caso em que a consola não é viável, quiseste entrar pelo jogos das "features e números", dos RT, dos FPS, das resoluções e afins.

Que outras limitantes? Nem falei das Switchs, por exemplo. Nem falei que há quem prefira jogos como Octopath (excelente jogo), por exemplo. Se não ainda te dava uma coisinha má...

O ÚNICO argumento por ti apresentado, é que quem quiser um PC, eles existem, mesmo que mais caros que o normal, e quem quiser uma gráfica, existem os PCs pre-feitos, depois era só vender o que não interessava, como se isso tivesse qualquer lógica.
Mas também, se esse PC é assim tão bom negócio, não entendo porque não optaste por o adquirir.

Mas dito isto, o @Stormgiant tem toda a razão, isto já se prolonga há tempo demais, claramente és incapaz de aceitar qualquer opinião que difere daquilo que preferes.

Já apresentei, logicamente e racionalmente, o meu ponto de vista. Resumindo, neste momento, tirando alguém que prefira jogar exclusivamente em PC, a melhor alternativa (mesmo com as condicionantes dos stocks) serão consolas, face a todo o panorama que se encontra de preços super inflacionados nas gráficas, não só pela falta de matéria prima, mas pela variável que são os miners, que acabam por limpar tudo, independentemente dos preços, o que, devido à muita procura e fraca oferta, influência os preços. E este, é o tema do tópico.

Fikem bem!
 
Já apresentei, logicamente e racionalmente, o meu ponto de vista. Resumindo, neste momento, tirando alguém que prefira jogar exclusivamente em PC, a melhor alternativa (mesmo com as condicionantes dos stocks) serão consolas, face a todo o panorama que se encontra de preços super inflacionados nas gráficas, não só pela falta de matéria prima, mas pela variável que são os miners, que acabam por limpar tudo, independentemente dos preços, o que, devido à muita procura e fraca oferta, influência os preços. E este, é o tema do tópico.

Fikem bem!

Ou um portatil gaming, que (penso que vi uma estatistica qualquer) mesmo antes da pandemia já era a gama de produtos mais comprados e usados para gaming em PC.
Estão disponveis em todos os formatos e feitios a preços normais e com stock em todo o lado.
Para não entusiastas servem perfeitamente....
 
Ou um portatil gaming, que (penso que vi uma estatistica qualquer) mesmo antes da pandemia já era a gama de produtos mais comprados e usados para gaming em PC.
Estão disponveis em todos os formatos e feitios a preços normais e com stock em todo o lado.
Para não entusiastas servem perfeitamente....
Nem os portáteis se safam dos miners, embora não tenha pegado moda, no sentido em que lhes compensa montar farms que ter umas dezenas de portáteis.

E sim, tal como os pre-built, serão opções a quem vai agora adquirir um computador por inteiro. No meio desta loucura, acaba por ser o que compensa, a quem preferir esta plataforma.

Fikem bem!
 
A tua definição de consumidor comum é um consumidor muito rico. Alguém que troca logo de PC só porque a gráfica avariou, tem muito que se lhe diga. Espero que nunca tenhas problemas no teu carro, se não, por ti, troca-se logo de carro assim que haja um problema no motor.


Da uma vista de olhos na secção de compras/upgrades, e diz-me quando com PC's com mais de 4 anos estõa á procura de fazer apenas upgrade á gráfica. ( Não estamos a falar de PC's novos, decicilmente tens casos de graficas avariadas em PC's com 2 anos; são situaçoes mais exoticas )
E um PC já com alguma idade, se avaria a gráfica, o utilizador comum simplesmente compra um PC novo . Não é ser tico ou ser pobre, em muitos casos simplesmente assumem que uma grafica nova não vai ser compativel com o PC deles..

A zwame é uma website em que a grande parte das pessoas ainda tem algum conhecimento tecnico, mas não é uma amostra real do utilizador comum.. Vai passar uns dias á worten e logo vés .

Da mesma maneira que se rebentares com o motor num carro com 15 anos, duvido que vás comprar um novo para lá meter ( e memso um motor usado ... ) . Eu não vou de certeza..
Poucas vezes e sempre é o mesmo para ti? Não veres agora um exemplo, não é sinónimo de nunca ter acontecido. Basta fazer uma pesquisa por necessidade e vês sempre exemplos.

Haver 1 chico esperto em 500 que se lembrou de meter algo mais caro do que o preço de venda não é scalping, por amor da santa..

Usar o PC exclusivamente para jogos é diferente de querer jogar exclusivamente em PC. Eu posso ter um PC exclusivamente para jogos e, se avariar, querer optar por uma alternativa. Mas se quiser jogar exclusivamente em PC, aí sim, terei que ir por uma das alternativas.

Acho que está lá bem escrito ..
"
os únicos que acabariam por fazer a transição facilmente seriam pessoas que :
> usem o PC exclusivamente para jogos
"


Que outras limitantes? Nem falei das Switchs, por exemplo. Nem falei que há quem prefira jogos como Octopath (excelente jogo), por exemplo. Se não ainda te dava uma coisinha má...

- Querer/precisar de comprar imediatamente
- Ter uma biblioteca significativa
- Usar o PC para outras coisas que não apenas jogos
- Exclusivos de PC.
- Querer tirar mais partido de RT


Não, não me dá nenhum coisinha má..
E já que falas na switch , é outro exemplo. Se eu tivesse uma switch, e ela avaria-se; se um dos pontos de usar a swithc é a mobilidade nunca um Pc ou uma consola fixa seriam alternativas ... Mesmo que a swtich estivesse a 2000€ e sem stock durante meses, as restantes consolas não eram alternativas..
Existem limitantes em todo o lado que possam impedir uma pessoa de comprar um PS5/XSX .. Lá por elas estarem a MSRP não significa que sejam alternativas para todas as situaçoes.. E o mesmo para quem tem PC ( e vice versa caso a situação fosse invertida)

Eu não estou aqui dizer que o Pc é a melhor solução, estou a apontar que "correr jogos" + " MSRP" não é automaticamente uma alternativa válida
Há pessoas que é uma alternativa válida, e há pessoas para quais não é uma alternativa válida. Acho que não é muito dificil de perceber..
 
Coloquei a minha 1070 num i5 4460, há quem tenha colocado uma 3070 num 4790. Por norma a gráfica pede upgrades mais regulares que os restantes componentes. Uma troca ao fim de dois anos pode ser uma necessidade de upgrade e não avaria, nem sempre é necessário trocar um PC inteiro só porque sim. Aquilo que chamas de "utilizador comum", troca de computador a cada 10 anos. Isso não é o utilizador comum. Isso não é o utilizador que se preocupa em jogar no PC. Qualquer pessoa que jogue no PC tem o mínimo de noção e conhecimento técnico, ou sabe onde se encaminhar para tal.
Avariar gráfica =! de rebentar o motor todo. Avariar a gráfica poderá equivaler-se a rebentar o turbo, se isso justifica trocar logo de carro, por ti, já percebi que sim.

Seja 1 em 500, seja 500 em 500, é scalping. Roubar uma pessoa em 500 ou 500 pessoas em 500, não deixa de ser roubo.

Com tanto cuidado que tens a apontar as palavras dos outros, para ti é igual "PC exclusivamente para jogos" e "jogar exclusivamente em PC"? Se é, não devia. "PC exclusivamente para jogos", é quem tem o PC só para jogar, "jogar exclusivamente em PC" é que só joga em PC. Seguramente consegues entender a diferença.

- Querer / precisar de comprar imediatamente não é o argumento, dependendo da necessidade de cada um, como já o disse N vezes. Tu é que achas aceitável e lógico comprar um PC inteiro a quem só pretende uma gráfica;
- Bibliotecas de jogos fazem-se;
- Usar o PC para outras coisas que não apenas jogos, não precisas de sequer de ter um PC que dê para jogar;
- Exclusivos de consolas (estas mesmo com vontade de tornar isto num PC Gaming vs Console Gaming...);
- Não tiras partido de RT com um orçamento minimamente próximo de uma consola (que também tem RT);

Parece que já começas a perceber que as alternativas dependem das situações de cada um, mas não deixam de ser isso mesmo, "alternativas". Mais um bocado e consegues entender um ponto de vista diferente do teu!

Fikem bem!
 
Última edição pelo moderador:
Boa noite. Sou colaborador num das maiores, senão a maior loja do ramo no país. Em anos de serviço nunca vi nada assim. Como diz o outro, "a coisa está preta".

Passo a explicar. Neste momento devido às situação das placas gráficas, simplesmente não se estão a vender caixas, placas mãe, RAM e até processadores! Sim, porque acham que a Intel fez promoções tão agressivas com a sua linha Comet Lake? Excesso de produção e pouca procura. E, a nível AMD, vendem-se logo os 5900x/5950x, que vêm a conta - gotas e em número inferior ao dos clientes que já previamente com sistema AMD (board e cpu), querem algo mais poderoso.

Neste momento não há clientes a montar máquinas de raíz. Ou melhor, há muitos a querer, mas não há... Gráficas. E o cliente ou se farta de esperar e cancela toda a encomenda ou recusa-se a pagar os valores actuais.

Desengane-se quem acha que o problema está nas 3070, 3080, 6800 ou dentro dessa linha. O grande problema está no mercado que mais vende: gama média. Simplesmente não há gráficas, ou há preços impossíveis para a maior parte dos clientes, quando em stock. Uma loja não sobrevive do raro cliente entusiasta que aceita pagar 700€ a 1000€ por uma gráfica.

Neste momento, se não tivéssemos o negócio expandido a outros produtos, estaríamos com resultados péssimos, e temo por lojas concorrentes que não tiveram a oportunidade de expandir o seu negócio. Temos a área técnica e de montagem praticamente parada, algo que não acontecia há anos.

Em relação aos portáteis, estes vendem bem e há muitos portáteis em stock, mas são de valores altos que, novamente, a maior parte das pessoas não compra. Não são os portáteis acima de 1200€ que vão dar sustentabilidade ao PC gaming.

Para concluir, definitivamente tenho a certeza que toda esta situação provocada por Covid, falta de material/stocks e.. mining, que é indiscutivelmente quem tem a maior fatia de culpa (porque em Outubro, Novembro e Dezembro já havia pandemia, e havia 3070s e 3080s a preços MRSP com menor tempo de espera); vai claramente afetar negativamente a àrea de computadores de jogos.

Estes efeitos não vão ser notados hoje ou amanhã, mas sim dentro de meses, um ano, talvez. Muitas pessoas desistiram encomendaram consolas. E sim, é muito mais fácil garantir a um cliente uma PlayStation 5 ou Xbox series S/X do que uma placa gráfica a preços decentes neste momento. As pessoas que desistiram de montar máquina de jogos já não vão voltar nos próximos anos porque estão servidos ou prestes a ser servidos. E vão investir em toda uma biblioteca, da qual não vão tão cedo abdicar. A juntar a isso o facto de muitos se habituarem, entretanto, ao conceito consola e deixarem os PCs para trás.

Sobram ainda pessoas com placas como a GTX960,970,1050ti,1060,1070,RX470,480,570,580 que vão querer/necessitar de algo com mais potência de quadros, e não terão uma RTX2060,3060,3060ti,3050,3050ti,RX6600,6500 a preços aceitáveis.

Ouvimos há duas décadas que "PC gaming is dying" e sempre aqui estivemos a rir e a ver precisamente o contrário.

O PC gaming não vai morrer, até porque os jogos de mais sucesso são leves e alguns até numa integrada correm, mas desta vez a coisa está mesmo complicada, principalmente no que diz respeito a jogos triple A. Sem sinais de mudança à vista.

Cumprimentos
 
Não vendem PC completos? Parem de vender a rtx 3070 a 1400€. Guardem em stock para o pessoal que compre PC completos. Pronto assim já voltam a montar máquinas completas.
@Pedro Verissimo não estou a criticar é apenas uma opiniao. Até porque como nao se referem nomes. Até pode estar a fazer o correto.
Estou apenas a ver a loja tuga com mais rtx 3070/3090 no mercado. Tem 4 modelos de 3090 e 7 modelos de 3070 ou seja ainda devem ter pelo menos 3 de cada modelo, o que da 40 graficas. Retirem-nas do site e vendem em PC completos, assim ja faziam qualquer coisa.

Tambem nao estou a dizer para colocarem um rtx 3070 num pc completo e ela a valer o msrp de 550€ coloquem-na a 650.

Sei de uma loja (das mais velhas de portugal) que anda a vender as graficas ao preço certo, mas tambem da prioridade a quem compra maquina completa. @Pedro Verissimo se calhar és colaborador desta. Bom trabalho.
 
O problema disso é que se calhar já vem com preço totalmente inflacionado pelo fornecedor. E ao isso acontecer, a loja nunca pode comprar um artigo e ao vender ter prejuízo não faria sentido como é óbvio. Eu acho que as lojas sabem que estes preços não ajudam nada, mas não descem porque não conseguem.
 
Última edição pelo moderador:
Aqui a questão é quem tiver uma gráfica dessa gama que referes (@Pedro Verissimo) por último e quiser trocar por uma mais recente, tinha que mudar mais que isso. E falo por mim, e deve ser tambérm uma boa parte do pessoal com uma config do género da minha, que se quiser meter uma gráfica melhor e mais recente simplesmente não consegue. Isto é, para mudar a gráfica tinha que mudar literalmente tudo. Acho que no meu caso só sobravam as rams que eram DDR4. E isto era brincadeira para quantas centenas de euros?
 
Sei de uma loja (das mais velhas de portugal) que anda a vender as graficas ao preço certo, mas tambem da prioridade a quem compra maquina completa. @Pedro Verissimo se calhar és colaborador desta. Bom trabalho.

Se for a que estou a pensar, até essa, infelizmente, já subiu para 750€ mais iva o preço da 3070 numa máquina completa.

Ainda há duas semanas fazia 650€ (já com iva) numa máquina completa. Engraçado que no orçamento vêm indicado "o preço da gráfica é inferior à média actual do mercado", como que a justificar levarem aquele preço agora.

Ganharam clientes, aproveitaram logo para subir os preços. Essa mesma loja deu um orçamento de 1300€ numa 3080, esta semana deram 2300€, no mesmo espaço de tempo que dei no exemplo anterior.

Fikem bem!
 
Se for a que estou a pensar, até essa, infelizmente, já subiu para 750€ mais iva o preço da 3070 numa máquina completa.

Ainda há duas semanas fazia 650€ (já com iva) numa máquina completa. Engraçado que no orçamento vêm indicado "o preço da gráfica é inferior à média actual do mercado", como que a justificar levarem aquele preço agora.

Ganharam clientes, aproveitaram logo para subir os preços. Essa mesma loja deu um orçamento de 1300€ numa 3080, esta semana deram 2300€, no mesmo espaço de tempo que dei no exemplo anterior.

Fikem bem!
Esta loja trabalha muito com ASUS e a ASUS já anunciou subida de preço por duas vezes. É normal eles subirem os preços também. Mas uma rtx 3070 por 750€ continua a ser 1000 vezes melhor do que a 1400€.

O problema disso é que se calhar já vem com preço totalmente inflacionado pelo fornecedor. E ao isso acontecer, a loja nunca pode comprar um artigo e ao vender ter prejuízo não faria sentido como é óbvio. Eu acho que as lojas sabem que estes preços não ajudam nada, mas não descem porque não conseguem.
O fornecedor em Portugal deve ser o mesmo para todos, suponho eu. Ainda na 5-feira passada comprei um rtx 3080 por 1200€. Como é que as outras lojas não conseguem fazer este preco? Duvido que estejam a perder dinheiro na venda né?
 
Back
Topo