Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

sertorius

Power Member
Quanto mais os miners comprarem, mais vão parar aos usados daqui a uns meses e mais baratas vão ser vendidas, mesmo que tenham sido usadas 24/7, penso que vão-se encontrar bons negócios daqui a uns tempos. Por enquanto, agarrem-se ao que têm.

Desde que estejam bem refrigeradas, tanto faz virem de mining ou não.
 

sertorius

Power Member
Sim mas esse timespan é de quanto tempo...? Quando a gráfica der o berro por causa do mining se calhar já não vale nada para jogos.
 

askan7

Power Member
@sertorius não é bem assim, os semicondutores têm desgaste, a duração do material será certamente encurtada.

A minha antiga 1070ti veio de mining, com garantia. Ainda a usei uns bons 2 anos sem qualquer problema, e a memória fazia bom OC tendo em conta que era micron.

Quando a memória começa começa a degradar perde capacidade de OC.

A minha 3070 já tem uns bons 3 meses de mining em cima e não apresenta qualquer sinal de degradação na memória. Só uso ventoinhas a 38%, core nos 46-48ºC agora.

Tenho um familiar com uma rtx 3080 tuf que anda nos 100-105ºC nas memórias também á uns 4 meses e não tem sinais de desgaste ainda.
Tanto eu como eles testamos bem o limite da memória antes de começar a dar artefactos e está exatamente igual após meses de mining.
 

Ansatsu

Power Member
A minha antiga 1070ti veio de mining, com garantia. Ainda a usei uns bons 2 anos sem qualquer problema, e a memória fazia bom OC tendo em conta que era micron.

A memória que faz bom OC na 1070 Ti é a da Samsung.


Tenho a minha a 9300, e consigo ir aos 9600v sem artefactos, mas tenho receio das temperaturas.
 

askan7

Power Member
A memória que faz bom OC na 1070 Ti é a da Samsung.


Tenho a minha a 9300, e consigo ir aos 9600v sem artefactos, mas tenho receio das temperaturas.

Eu sei, por isso é que digo bom oc tendo em conta que era micron, fazia +400.

A minha 3070 faz +1200mhz sem qualquer share inválida em que miner seja. Consigo +1300mhz no nbminer, mas no trex por vezes tem uma inválida.
 

askan7

Power Member
Estava a ler o tópico e lembrei - me de uma coisa: há umas semanas a nvidea não tinha dificultado o mining?

Era só na 3060. Isto agora está a dar bem menos eth, mas é porque tens muito mais hash na rede e também não tem havido muito movimento na rede.
Assim que haja muito buy/sell normalmente dá mais. Quanto menos movimento no mercado, mais baixo são as gas fees e menos os miners recebem.

A mim cheira-me que com o EIP 1559 não vai valer a pena fazer mining a eth. Mesmo que o preço do eth aumente, que parece que vai aumentar bastante este mês.
 

godevskii

Power Member
Sim mas esse timespan é de quanto tempo...? Quando a gráfica der o berro por causa do mining se calhar já não vale nada para jogos.
Não sabes, tanto pode ser 10 anos como 10 meses, depende das condições a que o material foi submetido e durante quanto tempo, e a qualidade dos componentes.

Por isso é que escrevi não é bem assim, mas claro que com isto não quer dizer que as placas vindas do mining estão todas "podres", mas existe um risco real o material avariar mais cedo.
 
Ja esta a comecar a acumular o stock de graficas. Agora é aguardar descidas de preço.

Basicamente quem tava disposto a pagar os valor absurdos pelas gráficas já tem quase todos placa... Não havendo mais ninguém disposto a pagar esse valores começam a acumular...

O próximo passo ainda é os usados começarem a baixar os preços, depois irão baixar as lojas, na minha opinião. Por norma é o contrário, mas aqui será a excepção.

Um GPU de 1000, que está nos usados a 950, os das lojas irão ser vendidos. Quando os usados começarem a baixar para 700, 800, então aí sim, começa o stock a acumular ainda mais nas lojas e estas terão que começar a ajustar.
Isto, porque acredito que vai acontecer uma inundação de gráficos nos usados...

Fikem bem!
 

MaNoFtHeGrAsS

Power Member
Geralmente as unicas coisas que podem levar mais desgaste são as ventoinhas por razões mecánicas e as memórias que costumam levar overclock para aumentar a hashrate. Mas de forma geral todos os mineiros costumam ter atenção ao limites térmicos do equipamento até porque hoje em dia os semicondutores tem protecção via throttle.
Tirando isso é geralmente tranquilo comprar uma gráfica usada de mining.

Quando acabar este ciclo de minanço que isso não vos impeça de tentar apanhar bons negócios nos usados que de certeza hão de aparecer.
tenho 8 gráficas, quatro 470, duas 570 e duas 580. Todas elas a trabalharem há uns 3 anos e qualquer coisa (24/7). Os clocks tanto de memória e processador continuam na mesma. As voltagens também. Se estão desgastadas? Talvez. Mas a única coisa que "oiço" são os rolamentos das ventoinhas mais para lá do que para cá. Mas fora isso é botar fogo.
 

niko_pt

Power Member
Não é só a temperatura q degrada os semi condutores, a voltagem também. A qualidade do material tbm tem importância nisso.
 

_SkyWaLKeR_

Power Member
mas ai esta as placas do mining podem tar com maior carga na RAM, mas os GPUs estao a passear ....ali calmos nos 50C, a voltagens super baixas (pelo menos nas Ampere que é onde tenho maior know how), e estão a trabalhar a voltagens, temperaturas, velocidades e potencia constantes.... ate certo ponto acabam por tar a sofrer menos do que se estivessem meia duzia de horas em jogos por dia... onde as temperaturas estao constantemente a alterar, a potencia a atingir o limite permitido, as ventoinha no sobe e desce assim como as voltagens....

sinceramente nunca ouvi ninguém dizer que uma placa tenha morrido por causa da RAM, não quer dizer que nao possa acontecer...mas regra geral que eu saiba é o GPU, ou algum condensador/capacitador (acho que é assim que se chamam), que dão o berro...

eu sinceramente tenho as vezes a sensação que a minha ps4pro sofre mais com 2 horas de FFVII ramake que a minha 3080 que fica a noite toda a minar :D
 

Neural

Colaborador
Staff
Então estás um bocado a leste do panorama, é uma das principais causas de artefactos gráficos, já para não falar dos problemas de solda fria nos chips de memória.

O problema da solda fria, em que as soldaduras ficam quebradiças e deixam de fazer o contacto elétrico apropriado, tem muito mais a ver com ciclos térmicos, ou seja, com utilizações intermitentes. Com as soldas modernas, sem chumbo, por imposição das regulamentações ambientais, isso é um fenómeno recorrente. Contudo, na mineração, a temperatura é constante, eu arriscaria dizer que as soldaduras duram muito mais em mineração do que em gaming...
 

SideWalker

Moderador
Staff
A ideia que tenho de memórias que dão problemas é de o fazerem no inicio da vida das placas. Problemas normalmente associados a nova tecnologia ou a clocks demasiado optimistas.
Não tenho ideia de serem um ponto de falha comum em placas usadas.
A questão da solda é mais crítica no GPU, que são mais pads e mais pequenos que nos chips de memória. Além de sujeitos a variações mais bruscas e frequentes.
 

Roberto1973

Power Member
Elas quando veem de mining já trás boa rodagem. Os GPU perdem potência devido cálculo. Por ex GTX 1080 perde cerca 10% potencial do GPU em 2 anos.
 
Topo