Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

@JPgod ficarias surpreso em como as pessoas usam PCs com quase décadas sem qualquer interesse em os actualizar, no meu local de trabalho esgotaram todos os PCs porque tínhamos pessoal que nem PC próprio tinham e outros até que nem Internet em casa tinham, com a existência de smartphones e tablets e dados moveis muitas pessoas deixaram de precisar de um PC em casa e até mesmo Internet fixa..

Muitos que tinham PC pessoal era algo com uma boa década que só era mesmo usado para ir ao mail, Facebook, Youtube e pouco mais, e era relegados para um canto da casa ou um simples portátil dos tempos da faculdade ou algo semelhante, confesso que me faz imensa impressão saber que colegas meus trabalham 8 horas num portátil de 14' numa mesa da sala, mas que há muito povo assim, há, hoje em dia ter uma secretária própria para um PC é bastante raro.
 
Última edição:
Eu no início da pandemia ajudei vários conhecidos a arranjar computadores "dinossauro", a nível de hardware e software.
Hoje em dia, para muitas famílias, o "computador pessoal" é o telemóvel e o tablet.
O desktop ou laptop é algo que estava encostado a um canto e só se ligava quando o rei faz anos.
Veio a pandemia e de repente o desktop ou laptop passou a ser importante.

Depois há outros factores. Parte da produção da AMD está assignada às consolas. Não têm interesse de produzir CPUs consumidor porque eles vendem todos os Epyc que conseguirem produzir, com maiores margens de lucro.
A Intel tem menor produção a 14 nm, porque já tinham convertido, ou estavam a converter parte das fábricas para 10 e 7 nm. A produção a 10 nm tem problemas de yelds e por isso é baixa.
A nVidia mudou-se para a Samsung, mas parece que não têm grande capacidade.
Depois há grande procura de outros sectores, o que faz com que certos componentes tenham lead times enormes.
Problemas de logística com o covid.....

Não culpem só os miners. Eles são apenas o alvo mais fácil, pela novidade e por serem os mais visíveis.
 
É a eterna caça às bruxas, o tema da busca do culpado já tem meses, e acaba sempre com "a nvidia é que não se interessa pelo consumidor" etc e tal..

Independentemente de no passado se ter estado numa situação semelhante com isto do mining, não apanhou, como ali o Nemesis diz e muito bem, tudo o resto...

É uma salganhada de factores que nos deixa sem conseguir antever o que nos espera ou quando poderá isto melhorar.
 
@M4N!4K por acaso já sabia do lançamento dos asics até comentei isso no tópico de mining mas acredita que a oferta de asics não vai chegar para a procura pelo menos numa fase inicial e enquanto a recompensa for favorável.

E isso é mesmo para o pessoal da pesada, porque estima-se preço de $20k + para o antminer e9, logo não é para o zé que tem 3 ou 4 gpus a minar esses continuam a expandir lentamente. E quando o eth deixar de ser viável em gpus, existem outras cryptos que estando em alta compensam. Logo só mesmo com facada no mundo crypto é que isto melhora a sério, acho que o pessoal não tem real noção da quantidade de gpus que o mining leva... São às dezenas/centenas de milhares carregadas em contentores logo à saída da fábrica para irem direto para farms, isto dito por alguém que trabalha para um fabricante de gpus.
 
Oh, eu falei com um amigo meu que convenci finalmente a deixar de esperar, e encomendar uma máquina pré feita com um 5600x e uma 3060 de 12gb, para não desistir da compra porque isto mesmo que melhore, significa que secalhar lá para Novembro Janeiro temos as gráficas a preços menos escandalosos, mas dificilmente a MSRP.
 
Eu creio que o que é falado no vídeo faz sentido. Já existe uma quebra considerável nos ganhos em mining, devido ao aumento da dificuldade em minar ETH. Se os ASICS entrarem em força na rede, vão papar os lucros das farms com GPUs, uma vez que estas são ineficientes comparados com hardware especializado para o algoritmo de eth. Quanto ao argumento de que vai haver sempre outras moedas minarem, vejam a análise que é feita lá mais para o fim do vídeo em relação às outras moedas: basicamente as outras cripto moedas à primeira podem parecer rentáveis, mas é mais devido ao facto que a grande maioria das pessoas andam a minar ETH. Se de repente deixasse de se puder minar eth, e todos os que andam a fazer mining com GPUs para essas moedas alternativas, os lucros em minerar essas moedas ia inteiramente pelo cano abaixo. Iam ser milhares de cães a um osso...

Eu quero acreditar que depois de entrar em vigor o EIP 1559 em julho, quando uma parte das transações de eth forem "queimadas" e que eram uma base de sustento para os miners, muitos vão acabar por desistir. E para realmente dar uma machadada final, quando o ETH passar para Proof Of Stake, adeus gpu mining! Pelo menos até aparecer alguma outra moeda que tenho o mesmo potencial emergente que o eth teve...

P.S. existe um outro indicador que me esqueci de referir: por onde vivo, já existem em stock Radeons 6700 xt, rtx 3060 e 3070 nas lojas, ainda que a preços quase estratosféricos, mas isto é um indicador que se atingiu o preço limite que os consumidores estão dispostos a pagar (antenção, isto não quer dizer que a relação de procura vs oferta tenha mudado). Isto inclui os miners. Mesmo no marketplace do face ou em sites de leilões, eu vejo as mesmas gráficas já há um par de dias e ninguém lhes pega. Quando isto acontece acho que é inevitável que os preços em breve tenham de descer. Vamos acarditar :D
 
Última edição:
Se os ASICS entrarem em força na rede, vão papar os lucros das farms com GPUs, uma vez que estas são ineficientes comparados com hardware especializado para o algoritmo de eth.

Não fazia ideia que as ASICS vão regressar em força para o ETH.

Mas a marca Bitman anunciou agora a sua Antminer E9. Trata-se de uma poderosa ASIC destinada à mineração da moeda Ethereum e que promete uma taxa de hash equivalente a 25 placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3090.
 
A minha questão é se o Ethereum passar para proof of stake, o que acontecerá a estes miners? Não existe mais nenhum uso para eles para além disto...

Não é uma questão de "se" mas sim de "quando". PoS vem para ficar no ethereum, EIP-1559 vai já dar um corte brutal nos lucros dos miners em Julho. Quando o PoS chegar talvez para o ano, é o final de gpu mining em ethereum e quando isso acontecer toda a Hashrate de gpus que existe em Ethereum vai voltar-se para outras coins, o que faz com que essas coins deixem de ser rentáveis para minar também devido à quantidade de Hashrate que estamos a falar e do facto de terem uma fracção da liquidez do Ethereum.
 
ou seja, para os interessados, continuar até aplicarem o 1559 e depois.. é fazerem contas se compensa continuar ou virar para outro lado..
 
ou seja, para os interessados, continuar até aplicarem o 1559 e depois.. é fazerem contas se compensa continuar ou virar para outro lado..

É um bocado isso. Mas parece-me que muita gente que se meteu no mining em busca do lucro fácil, em breve vai querer sair, o que significa menos procura de gpus e material a mais no mercado de usados, isto aliado ao facto de os ASICS entrarem em funcionamento nas próximas semanas. Ou seja a partir de Julho para a frente é provavel que comecemos a ver descidas significativas no preço do gpus, independentemente do preço de Ether.
 
Só uma curiosidade. Sem Gpu mining, como será criado novos blocos de eth e como será feita as transferências de eth?

Os blocos são criados aleatóriamente pelos validators e as transferências são verificadas pelos mesmos. Para seres um validator precisas de 32 ETH, esse valor serve como colateral para incentivar o bom comportamento dos validators, se fizeres asneira podes perder parte desse valor.

Mais sobre o assunto: https://ethereum.org/en/developers/docs/consensus-mechanisms/pos/
 
Ou seja, no fundo, o pessoal que quiser ganhar blocos, em vez de investir num Gpu potente, tem de comprar 32 ETH se ainda não os tiver. O investimento acaba por ser bem superior.

Mas pelo menos a Ethereum indica que uma das razões para fazerem esta mudança, é deixar de existir desperdício de energia para criar os blocos, o que é uma muito boa razão.
 
Ou seja, no fundo, o pessoal que quiser ganhar blocos, em vez de investir num Gpu potente, tem de comprar 32 ETH se ainda não os tiver. O investimento acaba por ser bem superior.

Mas pelo menos a Ethereum indica que uma das razões para fazerem esta mudança, é deixar de existir desperdício de energia para criar os blocos, o que é uma muito boa razão.

Possivelmente deverás ter grupos de várias pessoas que juntam os seus recursos para se tornarem um validator. Um pouco à semelhança do que já se faz com o mining pool, mas sim, o desperdicio de energia e hardware é infinitamente inferior. Ou seja são boas noticias para o impacto nos preços de hardware de pc.
 
Back
Topo